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Operação da ABILUMI com a RFB já autuou mais de 3,5 mil importações no mercado de luminárias e lâmpadas LED

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As multas da Receita Federal já superam R$ 68 milhões e estão previstas visitas de representantes da ABILUMI a unidades da Receita Federal no Sul do país

A sonegação de impostos é um dos obstáculos centrais para o ambiente de negócios nacional e afeta diversos setores, incluindo o segmento de iluminação e seu crescente mercado de luminárias e equipamentos LED que, de 2020 a 2022, só no âmbito das importações, movimentou mais de R$ 6,5 bi no Brasil. Para enfrentar esse desafio, a Receita Federal do Brasil (RFB) iniciou em 2017 a Operação Lúmen, com intuito, justamente, de combater irregularidades nos processos de importação de lâmpadas, dispositivos e acessórios LED.

Ao longo da operação – que conta com apoio e contínuo acompanhamento da ABILUMI (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) – 3.512 autuações por importação fraudulenta foram emitidas pela RFB, com multas que superam R$ 68 milhões.

As fraudes identificadas ocorrem, sobretudo, na indicação de valores inferiores aos importados pelas empresas nas Declarações de Importação (DI). Com isso, a incidência de impostos sobre os produtos é menor, fato que gera enormes prejuízos para a arrecadação tributária brasileira e desequilibra a concorrência no mercado de LED, uma vez que a precificação dos itens para o consumidor final diminui expressivamente a partir de uma base de cálculo fiscal irregular e subfaturada.

Outro risco são os equipamentos importados sem a devida certificação do INMETRO – também de menor custo, mas que não trazem garantias acerca da durabilidade, qualidade e segurança para os consumidores, haja vista que os padrões técnicos aplicados no Brasil não foram devidamente atestados.

“As importações de lâmpadas e luminárias LED vem sofrendo muito com práticas desleais de importadores, que acabam por subfaturar os produtos que importam, gerando uma concorrência desleal para com as empresas cumpridoras de suas obrigações, como também lesando o Fisco, que deixa de arrecadar os impostos corretos. Nesse sentido, a Operação Lúmen, no decorrer de seus 6 anos, merece reconhecimento e apoio do setor por ampliar o rigor da fiscalização aduaneira em um mercado que deve continuar crescendo com solidez hoje e no futuro”, comenta Georges Blum, Presidente Executivo da ABILUMI.

Autuações e Apreensões

Uma fraude comum no mercado de lâmpadas e luminárias LED envolve a subnotificação dos valores importados pelas empresas. A título de exemplo, se o valor de um produto é USD 1,00 e o importador declara USD 0,20, a diferença estará na sonegação da cadeia de impostos sobre USD 0,80 (1,00 – $0,20).

Neste cenário, cálculos da ABILUMI estimam que o percentual de impostos pagos não chega a 30% do custo real das importações – esse impacto pode ser ainda maior, uma vez que já foram identificadas Declarações de Importação com apenas 10% do valor real do produto.

Para combater a sonegação, o CORAD (Coordenação Especial de Gestão de Riscos Aduaneiros) – órgão de inteligência da Receita Federal – recebe e analisa denúncias e encaminha aos Auditores nos portos e aeroportos brasileiros. Nesses locais, os auditores checam as mercadorias, bem como os documentos de importações com suspeitas de fraudes.

Desde o início da Operação Lúmen, a Receita Federal já apreendeu produtos de 26 Declarações de Importação, nas quais foram relatados valores de R$ 2,6 milhões no total. Tomando como base o exemplo acima, é possível estimar que esses produtos deveriam ser declarados por aproximadamente R$ 13 milhões. Com isso, a sonegação de impostos estaria na casa de R$ 3,9 milhões.

Até o momento, a grande maioria das fraudes ocorreu na cadeia de importações de LED a partir dos portos de Santa Catarina – importante centro para o comércio internacional brasileiro que, em 2022, registrou o maior fluxo comercial de sua história, com uma soma de US$ 41 bilhões entre exportações e importações.

“O trabalho da Receita Federal, vem sendo muito bem coordenado pelo CORAD, no tocante ao recebimento e processamento das denúncias relacionadas a fraudes aduaneiras. O órgão tem mostrado bastante envolvimento com o tema, realizando uma análise nacional acerca das unidades da Receita Federal que mais recebem estes produtos de forma ilegal, com a inserção de alertas junto aos sistemas da RFB, para que os auditores espalhados pelo país possam ter mais atenção ao lidarem com Declarações de Importações de produtos com suspeitas de fraudes”, explica Georges Blum.

Os impactos das fraudes e das práticas irregulares no mercado de luminárias e lâmpadas LED

Do ponto de vista macroeconômico, por exemplo, a sonegação é um dos instrumentos utilizados para desequilibrar os níveis de concorrência no mercado e gera competição desleal para as empresas que cumprem com suas obrigações junto ao Fisco.

Há também um claro prejuízo para os cofres públicos que, aliás, tem na evasão fiscal um dos principais desafios para a arrecadação tributária: em 2022, mais de 626 bilhões de impostos foram sonegados no Brasil, de acordo com cálculos do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).

Finalmente, sobram impactos para os consumidores, que devem ficar atentos para produtos importados sem a presença de selos do INMETRO que põe em risco sua segurança, podem consumir mais energia e oferecer menor qualidade e durabilidade. É o que explica o Presidente Executivo da ABILUMI.

“Além dos prejuízos financeiros trazidos ao setor e ao Fisco, muitos dos produtos do mercado de LED, para ingressarem no nosso país, necessitam, obrigatoriamente, da certificação do INMETRO para assegurar seus desempenhos e a segurança dos consumidores, sendo certo que alguns itens trazidos por importadores desleais não são certificados pela agência reguladora, colocando assim os consumidores em risco. Ou seja: somente os importadores ilegais ganham com as fraudes. Na outra ponta, perde toda a sociedade”, aponta Georges Blum.

Nesse sentido, o Presidente Executivo da ABILUMI alerta ainda que itens com preços muito menores do que os praticados no mercado oferecem indícios de desvios fiscais que, por sua vez, podem comprometer a continuidade no mercado de empresas sérias e a consequente geração de empregos no segmento de produtos de LED.

Para cumprir com seu objetivo central de defender os interesses das empresas atuantes no segmento de importação e distribuição de produtos de iluminação, a ABILUMI vem atuando lado a lado da Receita Federal para alinhar práticas e prestar informações de mercado que possam contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Fisco.

“Os resultados da Operação Lúmen têm sido animadores e se intensificam com o passar dos anos. Para as próximas etapas, estão previstas visitas presenciais dos representantes da ABILUMI a algumas unidades da Receita Federal – principalmente da região Sul do país – onde estima-se que atualmente as possíveis fraudes ocorram com maior frequência. Há também expectativas para um rigor ainda maior da fiscalização, sendo que os impactos sobre as importações ilegais serão sentidos na pele (e no bolso) daqueles que tanto prejudicam o setor e a sociedade”, analisa Georges Blum.

O Presidente Executivo da ABILUMI frisa, no entanto, alguns desafios importantes, como a necessidade de aumento do efetivo da Receita Federal para os processos de fiscalização, importância da informatização dos dados sobre as importações brasileiras – a partir, por exemplo, da retomada de sistemas como o SISCORI, que organizava e disponibilizava com transparência informações aduaneiras para a sociedade – e de um estreitamento ainda maior das relações entre o Fisco e a ABILUMI.

São passos fundamentais para o mercado de luminárias e lâmpadas LED, que trouxe uma série de mudanças positivas, maiores índices de sustentabilidade nos modelos de iluminação aplicados no país e que, globalmente, deve movimentar mais de US$ 264 bilhões até 2029.

“A melhor forma de combater as fraudes aduaneiras, sem dúvidas, se dá por meio da união de esforços entre Governo e sociedade civil organizada. Isso já vem ocorrendo, e pelo que percebemos, será cada vez mais aprimorado”, conclui Georges Blum.

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O olhar que transforma: a história de Cristiane Esteves e sua jornada pelo desenvolvimento humano

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Especialista em desenvolvimento humano com formação internacional, múltiplas certificações e uma trajetória que une técnica, sensibilidade e intuição, Cristiane Esteves construiu uma carreira que reflete sua forma singular de enxergar o mundo e as pessoas

 

Poucas pessoas conseguem perceber o intervalo invisível entre o que é dito e o que realmente é sentido, mas Cristiane Esteves sempre habitou esse espaço silencioso, desde muito cedo desenvolveu uma sensibilidade para captar nuances que escapavam ao olhar da maioria e, aos 12 anos, já se inscrevia em seu primeiro curso dedicado ao estudo da mente humana, em 1982, guardando até hoje o certificado como lembrança de um caminho que seria percorrido por toda a vida, enquanto passava horas observando o comportamento das pessoas nas ruas de São Paulo, reparando em porteiros e babás, adolescentes em grupo, professores em sala de aula, empresários apressados e até em como clientes tratavam garçons e manobristas em restaurantes, uma prática quase natural de decifrar atitudes e emoções que se tornaria a base de sua profissão.

Apesar dessa vocação evidente, sua trajetória não começou diretamente no universo do desenvolvimento humano, já que, apaixonada por números e planilhas, escolheu cursar Economia na FAAP e trabalhou por alguns anos no mercado financeiro, mas a lógica exata dos gráficos logo se mostrou insuficiente para quem desejava lidar com gente e não apenas com estatísticas, decisão que a levou a abandonar a faculdade no último semestre e a reorientar sua vida para aquilo que realmente a movia: compreender as pessoas e suas emoções.

O recomeço exigiu coragem, disciplina e anos de estudo, resultando em uma formação sólida com certificações nacionais e internacionais válidas no Brasil, Estados Unidos e Europa, emitidas por instituições de renome como a Graduate School of Master Coaches, o International Coaching Council (ICC), o Behavioral Coaching Institute (BCI) e o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), onde se especializou em áreas como coaching ericksoniano, constelações sistêmicas integrativas, análise comportamental, inteligência emocional, transformação pessoal, técnicas de liberação emocional (EFT), meditação e mentalidade de alta performance, além de cursos complementares com nomes de peso como Mario Sergio Cortella e Tony Robbins, experiências em parapsicologia e desenvolvimento mental no Pro Vida Integração Cósmica e formação em design de fotografia pela Escola Panamericana de Arte, compondo um repertório plural que dialoga com ciência, filosofia, espiritualidade e arte.

Todavia, para Cristiane, diplomas nunca foram um fim em si mesmos, já que sempre acreditou que conhecimento só ganha sentido quando gera experiências reais de conexão, e é por isso que costuma dizer que “o estudo é a estrutura, mas é a sensibilidade que dá vida ao que faço”, frase que resume o equilíbrio entre método e intuição que caracteriza seu trabalho, marcado pela escuta empática, pela capacidade de ler nas entrelinhas e pela convicção de que cada encontro humano carrega potencial de transformação.

Esse olhar encontrou na fotografia uma linguagem complementar poderosa, que começou como interesse artístico e logo se transformou em uma verdadeira ferramenta terapêutica, permitindo que Cristiane desenvolvesse o conceito de “fotografia com alma”, em que a câmera deixa de ser apenas um instrumento de registro para se tornar um espelho capaz de revelar luzes, sombras e nuances de quem se coloca diante dela, processo que convida cada pessoa a enxergar a si mesma de uma forma mais profunda e acolhedora, e que inspirou o e-book A Fotografia como Espelho da Alma (2025), obra em que entrelaça arte e terapia ao provocar um encontro íntimo com a própria imagem. Parte desse trabalho pode ser vista em seu acervo disponível no Flickr, com registros desde 2002, onde cada enquadramento reflete não só domínio técnico, mas também a sensibilidade de captar a essência de quem é fotografado, algo que Cristiane resume em uma de suas reflexões: “com gente, não é diferente da fotografia, o que você escolhe focar pode mudar completamente a forma de enxergar a pessoa”.

Cristiane também publicou outros títulos que reforçam sua visão holística sobre o ser humano, como Rituais de Bem-Estar (2020), dedicado a práticas de equilíbrio no cotidiano, e Clareza em Fragmentos (2025), que propõe reflexões integradas sobre corpo, mente e espírito sem vínculo religioso, compondo uma obra autoral que une técnica, vivência e espiritualidade em diferentes camadas.

Fora do consultório, a compaixão também se traduziu em ação, como aconteceu durante a pandemia, quando fundou com uma amiga o projeto Conexão Salva Vidas, que arrecadou e distribuiu mantimentos, roupas e produtos de higiene a famílias em situação de vulnerabilidade, iniciativa que reforçou sua convicção de que, muitas vezes, o que mais falta a alguém não é apenas apoio material, mas o sentimento de ser visto e reconhecido.

A ligação com o corpo e o movimento acompanha Cristiane desde cedo, quando praticou Kung Fu e conquistou medalhas, e hoje segue dedicada à corrida e yoga caminhos que fortalecem corpo e mente, unindo-se à musculação, que pratica há 30 anos, e ao crossfit, no qual, após os 40 anos, alcançou boa classificação em campeonatos mundiais, simbolizando superação e a celebração da força em cada fase da vida. Destaca-se que no ano de 2005, Cristiane estampou a capa do caderno Folha Equilíbrio, da Folha de S.Paulo, em uma reportagem especial sobre saúde e atividade física, reforçando seu papel como referência de vitalidade e inspiração.

Para ela, o grande diferencial não está em oferecer respostas prontas, mas em criar um espaço de escuta verdadeira, onde cada pessoa possa encontrar dentro de si o que procura, já que, em suas palavras, “quando alguém está em busca de uma resposta é porque, de alguma forma, já a carrega consigo, meu papel é apenas ajudar a clarear esse caminho”.

Comunicando-se de forma reflexiva e profunda, mas também direta quando necessário, Cristiane Esteves construiu um percurso singular, que vai da infância curiosa em São Paulo a uma atuação internacional baseada em sensibilidade, conhecimento técnico e propósito, e que hoje inspira quem cruza com suas reflexões e registros em @crisesteves__, no Instagram, ou em sua presença no Facebook, LinkedIn e no Flickr, sempre com a mesma convicção de que, num mundo acelerado e superficial, parar para observar com atenção e ouvir de verdade pode ser o primeiro passo para compreender o outro e a si mesmo.

 

Escrito por: Flávia Lopes.

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Empreender na gastronomia é mais do que servir pratos, defende Marcelo Pimentel em evento da ADVB-CE

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Na terça-feira, o Butcher’s foi palco de mais uma edição da Rota do Networking, promovida pela ADVB-CE (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil no Ceará). O encontro reuniu empresários e profissionais para discutir caminhos de inovação e gestão no setor de gastronomia, com palestra de Marcelo Pimentel, fundador do grupo PimFood.

Durante sua fala, Marcelo relembrou sua trajetória marcada por experiências diversas até encontrar na gastronomia sua verdadeira vocação. Ele contou que começou por acaso, após ser desafiado a preparar um hambúrguer, e em apenas uma semana desenvolveu a receita que deu origem ao Barney’s Burger. “O objetivo não é ser o maior ou o mais barato, mas criar algo único, que não possa ser comparado com o concorrente. É a estratégia que eu chamo de First Move”, disse, ressaltando a importância da originalidade como diferencial competitivo .

Ele também destacou que a gestão profissional é a chave para a longevidade dos negócios, mais importante até que a ideia inicial. “Muitos empreendimentos morrem porque os donos acreditam que o sucesso de hoje vai durar para sempre. Mas sem gestão, qualquer conquista se perde”, afirmou, lembrando que já buscou até 12 consultorias diferentes ao mesmo tempo para aprimorar sua operação. Outro ponto reforçado foi o desapego em relação às marcas criadas: “Amor é lorota, quem manda é a nota. Pagou, levou. Negócio bom é aquele que pode ser vendido com orgulho”, afirmou, ao explicar sua visão de que encerrar ou vender empresas faz parte do processo de inovação e crescimento .

Para Marcelo, o futuro dos empreendimentos passa pela tecnologia. Ele defendeu que todo negócio hoje deve ser visto como uma empresa de tecnologia que vende um produto ou serviço, e alertou: “Quem não incorporar inteligência artificial e automação vai desaparecer do mercado em poucos anos.” Em sua visão, inovação não está apenas no cardápio ou no atendimento, mas também na forma de gerir dados, conectar pessoas e antecipar tendências .

O presidente da ADVB-CE, Wladson Sidney, destacou a relevância do encontro para o ambiente de negócios no estado. Segundo ele, “eventos como esse fortalecem o ecossistema de negócios do Ceará, pois permitem que empresários compartilhem experiências reais, gerando conexões que resultam em inovação, competitividade e novas oportunidades.”

Já a diretora de eventos da ADVB-CE, Rebeca Sabóia, reforçou a importância de encontros como a Rota do Networking para impulsionar o empreendedorismo local. Para ela, “a proposta é justamente criar pontes entre líderes empresariais e novos empreendedores. Quando reunimos trajetórias inspiradoras como a do Marcelo, mostramos que a troca de conhecimento é um dos ativos mais valiosos para quem deseja crescer.”

Com intensa participação de associados e convidados, o evento reforçou o compromisso da ADVB-CE em fomentar a cultura empreendedora e promover conexões que impactam diretamente o desenvolvimento econômico e social do Ceará.

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Pizza em Curitiba: Predileta completa 15 anos e se consolida como referência no delivery

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Com mais de 60 sabores no cardápio e prêmios de reconhecimento, a pizzaria aposta em tecnologia, qualidade e proximidade com os clientes para seguir crescendo em Curitiba e Pinhais

 

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de consumo de pizza, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Trata-se de um setor que cresce ano após ano e que, mesmo diante de desafios, continua lucrativo: segundo pesquisa da APUBRA em parceria com a Galunion, 92% das pizzarias brasileiras tiveram lucro em 2024, e 62% viram o faturamento aumentar em relação ao ano anterior. Nesse cenário competitivo, a Predileta, de Curitiba, alcança em 2025 a marca de 15 anos de atuação e se consolida como um dos nomes mais lembrados quando o assunto é delivery.

Da ideia ao reconhecimento

Fundada em 2010 por três empreendedores apaixonados por massa, a Predileta começou com o forno aceso em um pequeno espaço e cresceu acompanhando os hábitos da cidade. De início modesto, tornou-se uma marca premiada, reconhecida por plataformas como iFood e Foody Delivery pelo compromisso com qualidade e agilidade nas entregas. O que poderia ser apenas mais uma pizzaria local se transformou em referência regional, resultado de uma combinação de gestão eficiente, tecnologia e cuidado com o produto.

Delivery como essência

O modelo de negócio explica parte desse crescimento: 97% dos pedidos chegam aos clientes pelo delivery, reflexo de uma estratégia que desde cedo entendeu o peso da conveniência para o consumidor moderno. Sistemas de gestão permitem acompanhar cada etapa do pedido, do clique inicial à saída do motoboy, reduzindo falhas e garantindo que a pizza chegue quente e dentro do tempo combinado. “Nossa prioridade sempre foi respeitar o desejo do cliente, entregando sabor e confiança em cada caixa”, afirma  Jonathan Borato, sócio da Predileta.

Os clientes confirmam essa consistência em avaliações do Google que ressaltam não apenas a qualidade do sabor, mas também a simpatia dos entregadores. Os comentários elogiam tanto a massa e os recheios generosos quanto a cordialidade de quem bate à porta com a pizza em mãos. Essa proximidade, cada vez mais rara em um setor dominado pela pressa, é um dos fatores que ajudam a fidelizar.

Cardápio e futuro

Outro diferencial está no cardápio, com mais de 60 sabores entre pizzas e calzones, capaz de atender diferentes perfis de consumo. Dos clássicos que atravessam gerações às combinações especiais que despertam curiosidade, sempre há espaço para novas escolhas. Promoções e combos frequentes completam a estratégia e atraem públicos variados.

Para os próximos anos, a Predileta aposta em inovação contínua, mas sem abrir mão do preparo artesanal que marcou sua história. “Queremos estar sempre próximos dos nossos clientes, acompanhando as mudanças do setor, mas mantendo o sabor e a tradição que nos trouxeram até aqui”, reforça Jonathan Borato.

Com uma trajetória marcada pela combinação de tradição e modernidade, a Predileta encerra seus primeiros 15 anos reafirmando o slogan que se tornou identidade: “Mais que pizza, é uma paixão.”

Para conferir o cardápio completo e acompanhar as promoções, acesse www.pizzariapredileta.com.br e siga a Pizzaria Predileta nas redes sociais.

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