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Operação da ABILUMI com a RFB já autuou mais de 3,5 mil importações no mercado de luminárias e lâmpadas LED

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As multas da Receita Federal já superam R$ 68 milhões e estão previstas visitas de representantes da ABILUMI a unidades da Receita Federal no Sul do país

A sonegação de impostos é um dos obstáculos centrais para o ambiente de negócios nacional e afeta diversos setores, incluindo o segmento de iluminação e seu crescente mercado de luminárias e equipamentos LED que, de 2020 a 2022, só no âmbito das importações, movimentou mais de R$ 6,5 bi no Brasil. Para enfrentar esse desafio, a Receita Federal do Brasil (RFB) iniciou em 2017 a Operação Lúmen, com intuito, justamente, de combater irregularidades nos processos de importação de lâmpadas, dispositivos e acessórios LED.

Ao longo da operação – que conta com apoio e contínuo acompanhamento da ABILUMI (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) – 3.512 autuações por importação fraudulenta foram emitidas pela RFB, com multas que superam R$ 68 milhões.

As fraudes identificadas ocorrem, sobretudo, na indicação de valores inferiores aos importados pelas empresas nas Declarações de Importação (DI). Com isso, a incidência de impostos sobre os produtos é menor, fato que gera enormes prejuízos para a arrecadação tributária brasileira e desequilibra a concorrência no mercado de LED, uma vez que a precificação dos itens para o consumidor final diminui expressivamente a partir de uma base de cálculo fiscal irregular e subfaturada.

Outro risco são os equipamentos importados sem a devida certificação do INMETRO – também de menor custo, mas que não trazem garantias acerca da durabilidade, qualidade e segurança para os consumidores, haja vista que os padrões técnicos aplicados no Brasil não foram devidamente atestados.

“As importações de lâmpadas e luminárias LED vem sofrendo muito com práticas desleais de importadores, que acabam por subfaturar os produtos que importam, gerando uma concorrência desleal para com as empresas cumpridoras de suas obrigações, como também lesando o Fisco, que deixa de arrecadar os impostos corretos. Nesse sentido, a Operação Lúmen, no decorrer de seus 6 anos, merece reconhecimento e apoio do setor por ampliar o rigor da fiscalização aduaneira em um mercado que deve continuar crescendo com solidez hoje e no futuro”, comenta Georges Blum, Presidente Executivo da ABILUMI.

Autuações e Apreensões

Uma fraude comum no mercado de lâmpadas e luminárias LED envolve a subnotificação dos valores importados pelas empresas. A título de exemplo, se o valor de um produto é USD 1,00 e o importador declara USD 0,20, a diferença estará na sonegação da cadeia de impostos sobre USD 0,80 (1,00 – $0,20).

Neste cenário, cálculos da ABILUMI estimam que o percentual de impostos pagos não chega a 30% do custo real das importações – esse impacto pode ser ainda maior, uma vez que já foram identificadas Declarações de Importação com apenas 10% do valor real do produto.

Para combater a sonegação, o CORAD (Coordenação Especial de Gestão de Riscos Aduaneiros) – órgão de inteligência da Receita Federal – recebe e analisa denúncias e encaminha aos Auditores nos portos e aeroportos brasileiros. Nesses locais, os auditores checam as mercadorias, bem como os documentos de importações com suspeitas de fraudes.

Desde o início da Operação Lúmen, a Receita Federal já apreendeu produtos de 26 Declarações de Importação, nas quais foram relatados valores de R$ 2,6 milhões no total. Tomando como base o exemplo acima, é possível estimar que esses produtos deveriam ser declarados por aproximadamente R$ 13 milhões. Com isso, a sonegação de impostos estaria na casa de R$ 3,9 milhões.

Até o momento, a grande maioria das fraudes ocorreu na cadeia de importações de LED a partir dos portos de Santa Catarina – importante centro para o comércio internacional brasileiro que, em 2022, registrou o maior fluxo comercial de sua história, com uma soma de US$ 41 bilhões entre exportações e importações.

“O trabalho da Receita Federal, vem sendo muito bem coordenado pelo CORAD, no tocante ao recebimento e processamento das denúncias relacionadas a fraudes aduaneiras. O órgão tem mostrado bastante envolvimento com o tema, realizando uma análise nacional acerca das unidades da Receita Federal que mais recebem estes produtos de forma ilegal, com a inserção de alertas junto aos sistemas da RFB, para que os auditores espalhados pelo país possam ter mais atenção ao lidarem com Declarações de Importações de produtos com suspeitas de fraudes”, explica Georges Blum.

Os impactos das fraudes e das práticas irregulares no mercado de luminárias e lâmpadas LED

Do ponto de vista macroeconômico, por exemplo, a sonegação é um dos instrumentos utilizados para desequilibrar os níveis de concorrência no mercado e gera competição desleal para as empresas que cumprem com suas obrigações junto ao Fisco.

Há também um claro prejuízo para os cofres públicos que, aliás, tem na evasão fiscal um dos principais desafios para a arrecadação tributária: em 2022, mais de 626 bilhões de impostos foram sonegados no Brasil, de acordo com cálculos do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).

Finalmente, sobram impactos para os consumidores, que devem ficar atentos para produtos importados sem a presença de selos do INMETRO que põe em risco sua segurança, podem consumir mais energia e oferecer menor qualidade e durabilidade. É o que explica o Presidente Executivo da ABILUMI.

“Além dos prejuízos financeiros trazidos ao setor e ao Fisco, muitos dos produtos do mercado de LED, para ingressarem no nosso país, necessitam, obrigatoriamente, da certificação do INMETRO para assegurar seus desempenhos e a segurança dos consumidores, sendo certo que alguns itens trazidos por importadores desleais não são certificados pela agência reguladora, colocando assim os consumidores em risco. Ou seja: somente os importadores ilegais ganham com as fraudes. Na outra ponta, perde toda a sociedade”, aponta Georges Blum.

Nesse sentido, o Presidente Executivo da ABILUMI alerta ainda que itens com preços muito menores do que os praticados no mercado oferecem indícios de desvios fiscais que, por sua vez, podem comprometer a continuidade no mercado de empresas sérias e a consequente geração de empregos no segmento de produtos de LED.

Para cumprir com seu objetivo central de defender os interesses das empresas atuantes no segmento de importação e distribuição de produtos de iluminação, a ABILUMI vem atuando lado a lado da Receita Federal para alinhar práticas e prestar informações de mercado que possam contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Fisco.

“Os resultados da Operação Lúmen têm sido animadores e se intensificam com o passar dos anos. Para as próximas etapas, estão previstas visitas presenciais dos representantes da ABILUMI a algumas unidades da Receita Federal – principalmente da região Sul do país – onde estima-se que atualmente as possíveis fraudes ocorram com maior frequência. Há também expectativas para um rigor ainda maior da fiscalização, sendo que os impactos sobre as importações ilegais serão sentidos na pele (e no bolso) daqueles que tanto prejudicam o setor e a sociedade”, analisa Georges Blum.

O Presidente Executivo da ABILUMI frisa, no entanto, alguns desafios importantes, como a necessidade de aumento do efetivo da Receita Federal para os processos de fiscalização, importância da informatização dos dados sobre as importações brasileiras – a partir, por exemplo, da retomada de sistemas como o SISCORI, que organizava e disponibilizava com transparência informações aduaneiras para a sociedade – e de um estreitamento ainda maior das relações entre o Fisco e a ABILUMI.

São passos fundamentais para o mercado de luminárias e lâmpadas LED, que trouxe uma série de mudanças positivas, maiores índices de sustentabilidade nos modelos de iluminação aplicados no país e que, globalmente, deve movimentar mais de US$ 264 bilhões até 2029.

“A melhor forma de combater as fraudes aduaneiras, sem dúvidas, se dá por meio da união de esforços entre Governo e sociedade civil organizada. Isso já vem ocorrendo, e pelo que percebemos, será cada vez mais aprimorado”, conclui Georges Blum.

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A virada profissional de Filipe Faraco Gonçalves

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De Porto Alegre ao comando de operações globais, a trajetória de um especialista em datacenters que transformou desafios em liderança estratégica

 

Nascido em 1980 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Filipe Faraco Gonçalves aprendeu desde cedo que a vida profissional é feita de disciplina, resiliência e capacidade de adaptação. 

Foi em 1999, ainda muito jovem, que ele deu os primeiros passos no mercado de trabalho ao ingressar no McDonald’s, onde conviveu com realidades muito distintas da sua, observando colegas que sustentavam famílias inteiras com salários mínimos enquanto ele utilizava aquele mesmo recurso para os pequenos prazeres da juventude, experiência que, segundo ele, foi um divisor de águas para compreender a responsabilidade que o trabalho carrega na vida das pessoas.

Durante esse período, um episódio marcou sua memória de forma definitiva. Certa vez, ficou trancado dentro de um freezer industrial, situação que poderia ter terminado em tragédia, mas que se transformou em uma lição sobre presença de espírito, risco e superação em momentos críticos, algo que anos mais tarde se tornaria essencial em sua carreira quando precisaria liderar equipes em crises de grandes proporções dentro da área de tecnologia da informação.

Pouco tempo depois, Filipe ingressou na Atento, empresa terceirizada do Terra Networks, como analista de suporte técnico, foi nesse período que descobriu a força de sua curiosidade e de seu conhecimento prático, tornando-se um dos poucos profissionais da equipe habilitado a oferecer suporte também para desktops da Apple, e com esse desempenho conquistou promoções que o levaram à posição de supervisor, coordenando uma equipe de 25 a 30 pessoas durante quase cinco anos. Essa experiência foi fundamental para moldar seu estilo de liderança, pautado em proximidade, confiança e equilíbrio entre pressão e resultados.

Em 2005, sua trajetória ganhou um novo rumo quando participou do Fórum Social Mundial em Porto Alegre como responsável pelo suporte técnico da sala de imprensa. A qualidade do serviço prestado chamou a atenção de executivos que o convidaram a integrar a PC Service como terceirizado da Dell Computadores do Brasil, e pouco tempo depois foi efetivado pela própria Dell, iniciando uma jornada que se tornaria um divisor de águas em sua carreira.

Foi a sua base acadêmica que deu suporte a essa ascensão, Filipe formou-se como tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação pela Unisul, concluiu pós-graduação na mesma área, registrada como mestrado por questão administrativa, e acumulou quatro certificações Microsoft MCITP-SA, credenciais que reforçaram sua capacidade de unir conhecimento técnico e visão estratégica em todos os projetos que assumiu.

 

 

Na Dell, ele começou como especialista de suporte técnico e logo passou a atuar em projetos de Business Process Improvement (BPI) com base na metodologia Six Sigma. Seu primeiro projeto trouxe uma economia de US$ 75 mil em apenas 12 meses, e no segundo, liderado por ele, os savings ultrapassaram US$ 1,1 milhão em um único ano, resultados que abriram portas para assumir responsabilidades ainda maiores e consolidaram sua visão de que a tecnologia deve ser útil, eficiente e alinhada às necessidades do negócio.

A partir daí, sua ascensão foi constante: Assumiu a posição de Resolution Manager, lidando com escalações executivas em situações críticas, depois atuou como Case Mentor, orientando analistas em casos de alta complexidade, e mais tarde chegou à função de Technical Account Manager (TAM). 

Nesse posto, passou a gerenciar operações críticas de datacenters de altíssima complexidade, sendo seu primeiro cliente uma grande operadora de telecomunicações conhecida por um ambiente corporativo tóxico e desafiador, experiência que ele considera uma escola dura, mas transformadora, pois foi nesse cenário que aprendeu a manter a serenidade em meio ao caos e a tomar decisões firmes diante da pressão.

Em 2017, Felipe passou a atender o Google Global Cache e viajou pela primeira vez aos Estados Unidos, em Denver, para participar de reuniões estratégicas, marco que representou o início de sua atuação internacional e consolidou sua posição como especialista em operações globais de datacenters. 

Desde então, sua presença se expandiu para projetos de escala continental, conectando-o a alguns dos maiores players de tecnologia do mundo e projetando sua carreira além das fronteiras brasileiras.

Hoje, aos 44 anos, ele atua como Technical Customer Service Senior Manager e, a partir de Porto Alegre, gerencia uma carteira de 18 clientes estratégicos, de alta complexidade, que inclui gigantes como Google e a sexta maior instituição bancária do Brasil, além de diversas instituições do setor público na América Latina. Sua rotina envolve desde decisões críticas em momentos de crise até a liderança de equipes técnicas que garantem a continuidade de serviços em ambientes de alta complexidade, consolidando sua reputação como referência em transformar infraestrutura tecnológica em valor estratégico para empresas de diferentes portes e setores.

Sua visão inovadora o levou a defender que “um datacenter bem gerido não é apenas uma sala cheia de servidores, mas sim o coração estratégico que sustenta o negócio”. Essa mentalidade, somada a projetos de alta performance, garantiu-lhe reconhecimentos importantes dentro da Dell, como o prêmio Everyday Hero (categoria ownership) e o Silver Award por excelência em atendimento e entrega de resultados, que reforçam sua habilidade de conduzir equipes e projetos rumo à excelência em cenários de grande pressão.

Com mais de 20 anos de atuação, Filipe também se consolidou como mentor de profissionais de TI e líderes em formação, transmitindo conhecimento técnico e, sobretudo, valores de liderança e resiliência. “Liderar equipes técnicas é investir em pessoas, porque sem elas, a tecnologia perde sua força”, costuma afirmar, resumindo a filosofia que orienta tanto sua gestão quanto sua dedicação em inspirar novos talentos. 

Além disso, produz artigos técnicos e conteúdos internos que servem como referência para colegas e equipes, fortalecendo a cultura de inovação dentro das organizações em que atua.

Sua capacidade de inovação está ancorada no domínio de metodologias como ITIL, COBIT, DevOps e Six Sigma, somadas ao uso de telemetria e análise preditiva. Esses recursos permitiram ganhos contínuos em performance, eficiência e redução de falhas críticas, consolidando um modelo de gestão em que datacenters deixam de ser apenas infraestrutura para se tornarem ativos estratégicos, capazes de sustentar decisões de negócio e garantir competitividade em um mercado cada vez mais digitalizado e exigente.

 

 

Para o futuro, seus objetivos estão bem definidos: consolidar a gestão de contas internacionais de alta complexidade, ampliar a aplicação de telemetria e de modelos de governança estratégica em datacenters e fortalecer o relacionamento com grandes players globais. 

Sua ambição internacional reflete a essência de tudo o que construiu até aqui, a de que “a tecnologia só faz sentido quando resolve problemas reais e conecta pessoas”, princípio que resume sua jornada desde os primeiros passos profissionais até a posição de liderança que ocupa hoje.

A história de Filipe Faraco Gonçalves é, portanto, a de alguém que começou em ambientes simples, transformou dificuldades em aprendizados, enfrentou desafios em corporações globais e hoje se posiciona como um dos profissionais mais estratégicos de sua área, unindo técnica, visão de negócios e capacidade humana de liderar com propósito e resiliência.

Redes Sociais: 

LinkedIn linkedin.com/in/filipefgoncalves

Escrito por: Nathalia Pimenta.

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Rayne Santiago Elford e as Soluções Inovadoras para a Limpeza Urbana no Brasil

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Como a tecnologia, a educação ambiental e a organização comunitária podem transformar a eficiência e o impacto da limpeza urbana em cidades de médio e grande porte

 

A cena é comum: caminhões de lixo presos no trânsito, resíduos acumulados em horários de pico e bairros sem coleta regular. Embora essa realidade ainda faça parte da rotina de muitas cidades brasileiras, uma nova lógica vem ganhando espaço, baseada em inteligência de dados, logística avançada e participação da população.

Melhorar a limpeza urbana vai muito além de contratar mais caminhões ou aumentar o número de varredores. Trata-se de redesenhar todo o sistema, desde a coleta até o destino final, com apoio da tecnologia e gestão inteligente.

“Hoje, a limpeza urbana precisa ser tratada como uma operação logística, com dados em tempo real, controle de processos e decisões rápidas. Isso muda completamente o impacto que ela gera na cidade”, afirma o especialista em operações urbanas Rayne Santiago Elford, que há mais de uma década atua com gestão de resíduos em centros urbanos.

 

 

Formado em Tecnologia em Logística e com certificação pelo ILOS, Rayne tem contribuído diretamente para a modernização de serviços públicos de coleta, com foco em eficiência e sustentabilidade. Sua atuação envolve desde o planejamento de rotas inteligentes até a implementação de sistemas digitais que monitoram toda a operação.

Um dos pontos mais relevantes nesse processo é a otimização de rotas de coleta. Com o uso de algoritmos e dados georreferenciados, é possível traçar percursos mais eficientes, evitando trechos congestionados, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando o aproveitamento da frota. Isso significa menos consumo de combustível, menos emissão de poluentes e uma coleta mais ágil, sem sobrecarregar equipes ou a estrutura da cidade.

Outro avanço que vem ganhando espaço é o uso de sensores embarcados em veículos e equipamentos urbanos. Esses dispositivos conseguem informar, em tempo real, o nível de enchimento dos compartimentos, o desempenho das rotas e até o comportamento dos motoristas. Quando integrados a sistemas de gestão (como os softwares WMS), esses dados permitem uma resposta rápida a falhas e ajudam na tomada de decisão de forma muito mais precisa.

Além da tecnologia, a educação ambiental e a organização comunitária seguem como peças-chave na melhoria dos serviços. Iniciativas que envolvem moradores, desde a separação correta do lixo até o respeito aos horários de coleta, têm mostrado impacto direto na eficiência das operações. E quando a comunidade entende seu papel no processo, os resultados tendem a ser mais consistentes e duradouros.

“A cidade responde melhor quando todos participam. A tecnologia ajuda a mapear e otimizar, mas a transformação só acontece de verdade quando conseguimos alinhar processo, equipe e população”, destaca Rayne.

Em operações que ele liderou, foram registrados resultados concretos: redução de 22% nos atrasos, queda de 12% nos custos operacionais e aumento de 18% na disponibilidade de frota. Esses números refletem uma abordagem que combina inovação, gestão e visão sistêmica do serviço público.

 

 

Aos poucos, cidades de médio e grande porte vêm percebendo que a limpeza urbana não é apenas uma questão de manter ruas limpas, mas um reflexo direto da capacidade de planejamento e da qualidade de vida urbana. Inserir inteligência nesse processo, com apoio técnico e participação coletiva, é um caminho sem volta — e necessário.

Para acompanhar mais sobre soluções em logística urbana e gestão sustentável de resíduos, siga Rayne Santiago Elford no LinkedIn. 

Escrito por: Nathalia Pimenta.

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Implantes com mais segurança e previsibilidade: Dr. Cícero Deusdedit realiza cirurgias complexas em Fortaleza com alta precisão

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Com mais de 20 anos de experiência, o cirurgião-dentista une técnica, planejamento e sensibilidade para devolver função e autoestima a quem perdeu dentes

Perder um ou mais dentes pode parecer, à primeira vista, um problema isolado. Mas com o tempo, os impactos vão se acumulando: dificuldades para mastigar, mudanças na fala, retração da gengiva, desequilíbrios na mordida e, muitas vezes, o desconforto de não se reconhecer mais no espelho. Nessa hora, os implantes dentários aparecem como uma solução segura — desde que sejam feitos com critério, planejamento e por um profissional preparado para lidar com as particularidades de cada caso.

“Implantar um dente não é apenas substituir o que foi perdido. É entender o contexto de cada paciente, avaliar estruturas ósseas, saúde geral da boca e planejar com precisão. A técnica é importante, claro, mas o cuidado com o todo é o que realmente define o resultado”, afirma o cirurgião-dentista Dr. Cícero Deusdedit Aires Gondim.

Com formação específica em implantodontia e mais de duas décadas de prática clínica, Dr. Cícero atua em Fortaleza (CE) com foco em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Ele atende pacientes que buscam desde um implante unitário até reabilitações totais, especialmente em casos que exigem reconstrução óssea, enxertos ou correção de falhas anteriores.

Quando o caso exige mais do que o básico

A formação do Dr. Cícero na área começou cedo. Após se graduar em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba, em 1997, ele iniciou uma trajetória voltada para a reabilitação oral. Em 2000, concluiu sua especialização em Implantodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco — passo que consolidou sua atuação com foco em cirurgias e reabilitações complexas.

Ao longo dos anos, ele acumulou uma série de cursos e experiências que ampliaram sua visão técnica. Entre eles, destacam-se formações em técnicas cirúrgicas avançadas, odontologia interceptiva, oclusão e até transplante de células odontológicas, realizadas em instituições reconhecidas no Brasil e no exterior. Esse repertório permite que ele atue com segurança em casos que, muitas vezes, demandam mais do que o conhecimento padrão de implantodontia.

A atuação clínica por mais de 20 anos na Clínica José de França Neto, em Fortaleza, reforçou sua experiência prática com pacientes reais, lidando com situações desafiadoras em diferentes especialidades, da cirurgia à prótese, da endodontia ao diagnóstico de lesões bucais.

Precisão cirúrgica, disciplina e visão global

Entre 2005 e 2008, o Dr. Cícero também integrou os quadros do Exército Brasileiro como ortodontista, exercendo a função de segundo-tenente. A experiência, segundo ele, foi marcante por fortalecer sua disciplina clínica, o raciocínio lógico e a capacidade de lidar com pressão, qualidades essenciais em procedimentos cirúrgicos que exigem precisão e tomada de decisão rápida.

Mais recentemente, ele deu início à internacionalização de sua carreira ao conquistar a licença de Dental Assistant no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Em paralelo, iniciou o processo de validação como especialista facial no país. Esse movimento representa seu compromisso em acompanhar os padrões mais atualizados da odontologia mundial, sem perder de vista a base sólida construída no Brasil.

Planejamento, confiança e resultado

O diferencial no trabalho do Dr. Cícero está na forma como ele conduz cada etapa do tratamento. Antes de qualquer procedimento, ele realiza uma avaliação detalhada da estrutura bucal, identifica possíveis limitações e discute com o paciente o plano ideal, sempre com foco em funcionalidade, estética e conforto.

“Cada boca é única, e o tratamento precisa respeitar isso. Não existe fórmula pronta. O que eu busco é segurança, previsibilidade e um resultado que realmente devolva qualidade de vida ao paciente”, afirma.

Em sua rotina, Dr. Cícero atende pessoas que muitas vezes já passaram por tentativas frustradas de implantes, apresentam perda óssea avançada ou têm receio de procedimentos cirúrgicos. Seu compromisso é oferecer soluções viáveis, com clareza nas orientações e uma execução cuidadosa, do início ao fim.

 

Escrito por:  Nathalia Pimenta.

 

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