Barra
Connect with us

Geral

Psicóloga e coautora de obra sobre violência doméstica explica mais sobre o assunto

Published

on

Cristine Lima dos Santos, que assina um dos capítulos do livro sobre violência doméstica, faz um bate-papo exclusivo falando sobre como as mulheres devem lidar com a situação em casa e até no trabalho

Atuante na Psicologia há quase 30 anos, a psicóloga Cristine Lima dos Santos sentiu que também é hora de colocar em livros a sua experiência profissional.

Então, além de ser coautora da obra “Mulheres Invisíveis”, lançado nesse ano sobre violência contra a mulher, ela agora encara a coordenação editorial de mais um livro: “Como cuidar da Ansiedade”, com previsão de lançamento para 2022.

Mas falando nas altas taxas de violência sofrida por mulheres, com os casos praticamente dobrando os números durante a pandemia, nós conversamos exclusivamente com a coautora.

E nesse bate-papo ela explica mais sobre como detectar um agressor, o que leva mulheres a se submeterem a situações assim, como proceder diante desses casos e muito mais.

Confira!

Quais os sinais “clássicos” de que uma relação é abusiva?

Cristine Lima dos Santos – Entenda a relação abusiva de uma forma mais ampla, porque não é somente a  violência física ou sexual que lhe dá essa conotação, ela pode se apresentar de maneira mais sutil.

Geralmente, o agressor inicia com o lado psicológico, já que primeiro ocorre a sedução, a conquista para que a pessoa se encante, se apaixone.

Após perceber o envolvimento e a dependência emocional, o abusador começa a atacar com questões que parecem comuns nas relações, como controle de horários (“Onde vai?”, “Por que demorou?”), ciúmes frequentes e sem motivo (criar situações inexistentes) , afastamento dos amigos e parentes (isolamento social, evita contato e quando acontece, sempre ocorre briga por motivos inexistentes), invasão de privacidade (como do celular, redes sociais, conta bancária), manipulação ( para o outro  fazer o que o abusador quer), chantagem emocional (se coloca no papel de vítima para alcançar o que deseja ou envolve os filhos, responsabilizando o outro pelas  reações agressivas), controle na liberdade (de ir e vir ou nas vestimentas), abuso patrimonial (gastos excessivos, falência, dependência econômica), sexual (estupro, fica muito irritado ou ainda ameaça com traição), críticas destrutivas (invalidação dos sentimentos, da pessoa, ignorando, rebaixando sua autoestima, ridicularizando suas opiniões e gostos).

“Geralmente, o agressor inicia com o lado psicológico, já que primeiro ocorre a sedução, a conquista para que a pessoa se encante, se apaixone”.

E quando ela passa a ser uma violência doméstica, o que pode ser apontado como esses sinais?

Cristine – De forma geral, os itens apontados acima são considerados violência doméstica, entretanto, a diferença é a forma, pois inicia-se com atitudes mais sutis.

Então, essas vão se avançando conforme o companheiro percebe que a reação do outro é de recuo, notando o medo e a submissão, dando mais segurança e poder para o outro.

Quando o agressor está “empoderado”, começa a se utilizar de posturas mais agressivas para conseguir o que deseja e fazer com que a submissão se torne  total.

Toda violência doméstica um dia foi uma relação abusiva ou não necessariamente?

Cristine – Um companheiro não se torna agressivo ou abusivo de um dia para o outro.

Com certeza ele já possuía esse perfil, só não se manifestava pois o aspecto inicial é sempre o do sedutor, tanto é que apesar de usar de violência, agressão ou de manipulações,  a companheira ainda  permanece na relação justamente pelo lado sedutor.

Isso porque quando percebe que existe a ameaça de evasão ou uma atitude negativa extrema da companheira, ele recorre à sedução com desculpas, flores, mimos entre outros,  conhecido como “Círculo da Violência”.

Além disso, o opressor leva o abusado a acreditar que esse tipo de relação é o melhor que pode conquistar.

No caso do ambiente de trabalho, o que a mulher pode levar em consideração para saber que está em um ambiente machista, tóxico e recorrer aos seus superiores?

Cristine –  Vamos pensar que a empresa tem uma filosofia e se existem funcionários com o perfil machista, a empresa passa a ser conivente com este tipo de postura.

Podemos concluir que a mulher que está passando por assédio não poderá contar muito com seus superiores para impedir ou eliminar esta problemática, porém, não se deve calar diante das atitudes abusivas.

No mundo corporativo e, dependendo do nível da empresa, os relacionamentos tóxicos podem ser mais sutis por conta das habilidades mais refinadas, por isso, sempre comece exercitando a observação, porque os comportamentos se repetem.

Perceba se ocorre hostilidade, o ignorar da presença, excluir de reuniões, abuso de poder, repressão, conduta manipuladora, ameaças, sentir-se sempre em alerta por se sentir ameaçada,  ter autonomia limitada, palavras ou atitudes agressivas e pressão em demasia são alguns exemplos.

Temos algumas mais grosseiras, como orientar um trabalho de forma errônea ou sem explicação  para prejudicar,  atribuir erros imaginários, proibir colegas de falar ou  estar na companhia dele, retirar instrumentos de trabalho, exigir horários injustificados, fazer brincadeiras ou críticas de mau gosto, perseguições da chefia etc.

Essas ameaças podem atingir de modo físico, emocional ou psicológico, levando a  pessoa ao declínio de sua produtividade, depressão, ansiedade crônica ou doenças físicas.

“Em um nível corporativo, procure inicialmente juntar provas como e-mails, salve conversas, grave falas abusivas, procure o RH da empresa,  o seu superior e, por fim, se achar necessário, faça uma denúncia ao Ministério Público ou Sindicato”.

Muitas mulheres, tanto no ambiente de trabalho, como em casa, ainda se aceitam em situações de assédio moral, sexual etc. Por quê?

Cristine – Hoje há vários caminhos onde a mulher pode ser amparada e ajudada, seja na empresa ou no relacionamento conjugal.

Em um nível corporativo, procure inicialmente juntar provas como e-mails, salve conversas, grave falas abusivas, procure o RH da empresa,  o seu superior e, por fim, se achar necessário, faça uma denúncia ao Ministério Público ou Sindicato.

Quando falamos no relacionamento íntimo, o ponta pé inicial é saber que você não está sozinha!

Existem alguns órgãos da Prefeitura que oferecem serviços de proteção à mulher que sofrem de violência e  são sigilosos.

Alguns deles são os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

O  Centro de Defesa  e de Convivência  da Mulher (CDCM) oferece proteção e apoio, a rede  socio-assistencial,  15 unidades  com mais de mil vagas, proporcionando  atendimento social, orientação psicológica e encaminhamento jurídico.

Qual o principal ou “empurrão” que a mulher deve dar para sair dessa situação? E como as pessoas podem ajudar (se isso for possível), caso ela não queira se ajudar por algum motivo?

Cristine – Agora, você, que tem uma amiga, colega, vizinha, parente e percebe que essas dinâmicas estão acontecendo ao seu lado, ajude!

Oriente, converse, dê uma leitura e elucide, pois geralmente a pessoa não percebe por que está muito envolvida nisso tudo e também bastante fragilizada, acreditando que é a única culpada por receber esse tipo de abuso.

Você sabia que o assédio ou o abuso são crimes no Brasil? Sim, desde 2001 e podem gerar até dois anos de prisão para o praticante! Ligue 180 para denunciar vítimas de violência doméstica.

 

Cristine Lima dos Santos é psicóloga clínica e hospitalar, além de diretora da Clínica Eubiose Integração Em Saúde.

Também é coautora e coordenadora editorial do livro “Como cuidar da Ansiedade”, que está em fase de captação de coautores e deve ser lançado em 2022.

Saiba mais: @cristine.psicologia – (11) 99710-0663

Continue Reading
Advertisement

Geral

Bispo Bruno Leonardo doa R$ 100 mil para criança com paralisia cerebral e emociona multidão em Feira de Santana

Published

on

Em um momento que uniu fé, emoção e solidariedade, o Bispo Bruno Leonardo, reconhecido como o pastor evangélico mais visto do mundo na internet, protagonizou uma cena que tocou profundamente os corações presentes no último culto realizado em Feira de Santana, na Bahia. Durante a celebração, uma história especial se destacou entre a multidão, a de um pequeno guerreiro, uma criança com paralisia cerebral, cuja vida é marcada por desafios diários e pela coragem de seguir lutando.

Ao avistar o menino entre os fiéis, o líder religioso relatou ter sentido o coração se comover de forma única. Inspirado pelo amor a Deus e ao próximo, princípio que norteia sua vida e ministério, o Bispo decidiu transformar aquele encontro em um gesto concreto de apoio. Com recursos provenientes dos dízimos e ofertas entregues com fidelidade pela comunidade, ele anunciou a doação de R$ 100 mil para auxiliar nos cuidados, tratamentos e necessidades dessa criança tão especial.

O anúncio foi seguido por aplausos, lágrimas e orações. Muitos presentes se emocionaram com a iniciativa, que reforça a mensagem central do evangelho: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. “Tudo é para a glória de Deus. Quando semeamos no Reino, vidas são alcançadas e o amor de Cristo se torna visível”, destacou o Bispo, visivelmente tocado pela ocasião.

Conhecido por seu alcance digital impressionante e por levar a mensagem cristã a milhões de pessoas em diferentes países, Bruno Leonardo reafirma com ações aquilo que prega em suas palavras. 

A doação não é apenas um auxílio financeiro, ela representa também um abraço simbólico, um alívio para uma família que enfrenta diariamente batalhas silenciosas. Tratamentos, medicamentos, equipamentos e cuidados especiais demandam altos custos, e a ajuda chega como um verdadeiro milagre para aqueles que vivem essa realidade.

O Bispo encerrou o culto dedicando uma oração especial ao menino e à sua família, pedindo força, saúde e paz para todos que enfrentam desafios semelhantes. “Estou orando por você, amiguinho”, disse, em tom carinhoso, arrancando sorrisos mesmo em meio às lágrimas.

Em tempos onde a fé e a solidariedade são tão necessárias, gestos como este se tornam exemplos poderosos de que é possível mudar o mundo, começando por mudar o dia de uma única pessoa. E, como destacou o próprio Bispo Bruno Leonardo, “esse é o verdadeiro evangelho”.

Acompanhe o Bispo Bruno Leonardo nas redes sociais: @bispobrunoleonardo

Continue Reading

Geral

Machine Girl lança nova música “Come On Baby Scrape My Data”

Published

on

Foto: Yulissa Benitez

Assista ao clipe aqui

O agora trio nova-iorquino de electronic hardcore Machine Girl, liderado por Matt Stephenson, acaba de lançar uma nova faixa, “Come On Baby Scrape My Data” — seu primeiro lançamento desde o sucesso estrondoso de MG Ultra, em 2024. Sobrepondo uma linha de baixo gutural a um loop hipnótico de computador old-school, a faixa evoca uma batida frenética vinda das profundezas do ciberespaço.

“Foi escrita depois de passar por algo esquisito e perturbador, seja com IA ou com o estado de vigilância”, revela Stephenson. “Meu telefone me conhece bem demais – o que é uma sensação com a qual todos nós nos acostumamos muito nos últimos dez anos. A música provoca as grandes empresas de tecnologia, desafiando-as a tentar tomar nossos dados e identidades.”

O lançamento chega acompanhado de um videoclipe temático dirigido pelo próprio Stephenson, no qual ele interpreta um paranoico e alucinado “Data Junky” isolado em um quarto de hotel.

A novidade segue um ano de impulso global sem precedentes para a banda. Após uma turnê pela Europa que incluiu apresentação no Primavera Sound, o Machine Girl embarcou em uma série de shows esgotados pela América Latina – vendendo mais de 1.750 ingressos em apresentações no Brasil, Argentina, Chile, Peru e México – além de uma participação celebrada no Pitchfork Festival CDMX. O projeto também foi destaque em uma entrevista aprofundada para a La Bestia e na minissérie documental francesa Arte Tracks, reforçando sua reputação como um dos nomes mais ousados da cena electronic hardcore.

Ainda este ano, eles se apresentam em datas selecionadas nos EUA, incluindo o show anual de Halloween em Nova York, participação no festival Levitation e um show em Los Angeles, no The Fonda Theatre.

O álbum MG Ultra, de 2024, gerou o maior entusiasmo crítico da carreira da banda até agora. A Pitchfork afirmou: “A música deles soa como a trilha sonora da fase final de um bullet hell de arrancar bolhas nos dedos”, enquanto a Dazed observou: “é difícil imaginar uma trilha sonora melhor para a revolução do que o Machine Girl”. A turnê subsequente vendeu mais de 55 mil ingressos, com o álbum acumulando milhões de streams e se tornando um dos maiores lançamentos do grupo até hoje.

Machine Girl online:

Site Twitter Instagram Discord

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras. 

ForMusic nas redes:

Website | Facebook | Instagram

Continue Reading

Geral

Yellowcard revela novo single “Bedroom Posters”

Published

on

NOVO ÁLBUM BETTER DAYS, PRODUZIDO POR TRAVIS BARKER, CHEGA EM 10 DE OUTUBRO VIA BETTER NOISE

Foto: Joe Brady

Faça pré-save do álbum aqui

Yellowcard lança hoje seu quarto single, “Bedroom Posters”, extraído do aguardado álbum Better Days, enquanto o single principal e faixa-título “Better Days” continua subindo nas paradas, alcançando esta semana o 4º lugar no ranking de alt-rock. Better Days é o primeiro álbum completo da banda em quase dez anos e estará disponível em 10 de outubro. O disco foi coproduzido por Travis Barker, que toca bateria em todas as faixas. Até o momento, “Better Days”, “honestly I” e “Take What You Want” já acumularam mais de 6,4 milhões de streams desde o lançamento.

O single “Bedroom Posters” é dedicado a todos que guardam lembranças carinhosas de sua cidade natal. O vocalista Ryan Key comenta: “Você já voltou para visitar sua cidade natal e se sentiu esmagado por todas as memórias que levaram ao dia em que você partiu? Já sentiu que se estabelecer em algum lugar significava abrir mão do seu sonho? Se sim, ‘Bedroom Posters ‘é para você.”

Assista ao lyric video de “Bedroom Posters” aqui

Este novo álbum apresenta o melhor da banda, agora com uma paixão renovada pela música que fazem. O grupo concordou que não valeria a pena criar um novo disco se ele não fosse o melhor de sua carreira. Recusaram-se a apressar o processo e, pela primeira vez, se permitiram pedir ajuda. Ryan Mendez convidou seu amigo de longa data Nick Long para participar das sessões de composição, e foi através de Long que Barker entrou no projeto, assumindo as baterias e a produção de todo o álbum.

“Comecei o disco sendo uma versão de mim mesmo e saí do outro lado transformado”, diz Ryan Key, que credita a Barker um impacto significativo em seus avanços pessoais e criativos no estúdio. “Entrei sabendo que precisava de ajuda. Saí compondo como se tivesse 19 anos novamente.”

O retorno do Yellowcard aos palcos brasileiros marca um dos momentos mais aguardados desta nova fase da banda. Em agosto, o grupo desembarca no país para uma série de apresentações: no dia 23 em Curitiba, no Estádio Couto Pereira; no dia 27 no Rio de Janeiro, na Jeunesse Arena; e em São Paulo, com duas datas — uma performance no Tokio Marine Hall no dia 29 e outra no Allianz Parque no dia 30. Os shows prometem reunir fãs de todas as gerações para celebrar não apenas os clássicos que marcaram época, mas também as novas canções de Better Days, reafirmando o Yellowcard como um dos nomes mais queridos do alt rock mundial. Veja as datas abaixo.

Formado em Jacksonville, Flórida, em 1997, Yellowcard tornou-se uma das bandas mais influentes da cena alt rock dos anos 2000. Conhecida por misturar o pop punk energético com o violino como marca registrada, seu álbum de 2003, Ocean Avenue, foi certificado platina, com a faixa-título alcançando certificado duplo-platina. Com mais de 4 milhões de álbuns vendidos mundialmente e mais de 1 bilhão de streams, a banda está pronta para um sucesso ainda maior nesta nova fase. Após encerrar as atividades em 2017, Yellowcard se reuniu em 2022, iniciando uma nova era criativa com uma turnê global.

BETTER DAYS TRACK LIST

  1. Better Days
    2. Take What You Want
    3. Love Letters Lost (feat. Matt Skiba of Alkaline Trio)
    4. honestly i
    5. You Broke Me Too (feat. Avril Lavigne)
    6. City of Angels
    7. Bedroom Posters
    8. Skin Scraped
    9. Barely Alive
    10. Big Blue Eyes

Yellowcard realmente quis dizer adeus. As luzes se apagaram para uma das bandas mais queridas do pop-punk e alt-rock dos anos 2000 de forma intencional e autêntica. Encerrando tudo com uma turnê de despedida, o Yellowcard saiu do palco da maneira “certa”: com elegância, gratidão e senso de finalização.

Mas a história não estava completa. O legado entreabriu a porta. A cura escancarou-a. Surfando em uma onda de ressurgimento — que incluiu a turnê global de 20 anos de Ocean Avenue, destaque na Forbes, e uma reconciliação que trouxe paz aos quatro membros em relação ao legado e entre si — o Yellowcard acaba de criar o disco mais ambicioso e emocionalmente ressonante de sua carreira. Better Days, o primeiro álbum em quase uma década, foi produzido por Travis Barker, do blink-182, que também gravou as baterias de todas as faixas.

Primeiro lançamento pela Better Noise Music, Better Days é o testemunho do Yellowcard de que a cura é um processo, o crescimento não é linear, e às vezes o melhor capítulo se abre após o suposto final. Este não é apenas um retorno. É um acerto de contas. E, desta vez, o Yellowcard está pronto.

Yellowcard é:

William Ryan Key – Vocais/Guitarra
Sean Mackin – Violino
Ryan Mendez – Guitarra
Josh Portman – Baixo

Próximas datas no Brasil:

23/08/2025 – Curitiba, Brasil – Estádio Couto Pereira
27/08/2025 – Rio de Janeiro, Brasil – Jeunesse Arena
29/08/2025 – São Paulo, Brasil – Tokio Marine
30/08/2025 – São Paulo, Brasil – Allianz Parque

YELLOWCARD online:

Website  Instagram  Facebook   X  TikTok  YouTube  Spotify  Apple

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras. 

ForMusic nas redes:

Website | Facebook | Instagram

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde5 horas ago

Saúde da Mulher 40+: desafios após os 40 anos

Com a expectativa de vida em constante crescimento, a saúde da mulher na meia-idade tem se tornado um tema central...

Entretenimento5 horas ago

IGOR KANNÁRIO LANÇA “NO PASSINHO”, NOVO HINO DO VERÃO BAIANO

  Nesta sexta-feira, dia 15 de agosto, Igor Kannário lança o clipe de “No Passinho”, música que mistura groove, pagode...

Geral6 horas ago

Bispo Bruno Leonardo doa R$ 100 mil para criança com paralisia cerebral e emociona multidão em Feira de Santana

Em um momento que uniu fé, emoção e solidariedade, o Bispo Bruno Leonardo, reconhecido como o pastor evangélico mais visto...

Negócios6 horas ago

Shineray do Brasil lança campanha “Shineray Entrega Tudo” com Nattan como estrela

Ação nacional investe R$ 20 milhões e reforça a conexão da marca com o público brasileiro, oferecendo prêmios que mudam...

Famosos7 horas ago

Clínica Integrary leva apoio e treinamento para crianças e educadores na África

Dra. Camila Lessa da Clínica Integrary, especializada em desenvolvimento infantil, localizada na Granja Viana, em Cotia (SP), vai muito além...

Saúde7 horas ago

Má gestão compromete a sustentabilidade financeira de consultórios odontológicos, alerta especialista

Com ampla atuação na integração entre odontologia digital, implantodontia e educação profissional, o cirurgião-dentista Renês Augusto Parizotto (37 anos) figura...

Negócios8 horas ago

Oportunidade para o varejo: evento em São Paulo destaca potencial de crescimento das marcas próprias no Brasil

PL Connection 2025 acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Expo Center Norte, com mais de 100 empresas...

Entretenimento8 horas ago

David Almeida – a voz que encanta com o modão raiz

Aos 28 anos, o cantor e multi-instrumentista David Almeida, vem ganhando espaço no cenário musical do sul do Brasil com...

Geral8 horas ago

Machine Girl lança nova música “Come On Baby Scrape My Data”

Foto: Yulissa Benitez Assista ao clipe aqui O agora trio nova-iorquino de electronic hardcore Machine Girl, liderado por Matt Stephenson,...

Geral8 horas ago

Yellowcard revela novo single “Bedroom Posters”

NOVO ÁLBUM BETTER DAYS, PRODUZIDO POR TRAVIS BARKER, CHEGA EM 10 DE OUTUBRO VIA BETTER NOISE Foto: Joe Brady Faça...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed