Barra
Connect with us

Negócios

Quando trocar o CEO da empresa?

Published

on

Por Ricardo Haag

Todo empreendedor sabe a importância de um bom CEO para engajar os times, gerenciar as estratégias e alavancar a empresa em seu segmento – mas, nem sempre é possível encontrar o profissional ideal logo de cara. É muito comum observar a necessidade de trocar estes executivos em diversas companhias por motivos variados, sempre com o mesmo objetivo de encontrar aquele que esteja melhor alinhado com os propósitos do negócio. Seja qual for caso, essa certamente será uma substituição de forte impacto, que deve ser bem conduzida para evitar conflitos internos e outras consequências para as operações da empresa.

Independentemente do porte ou segmento da organização, o diretor executivo é aquele que irá liderar, inspirar e guiar a companhia no caminho preestabelecido com todos os seus membros. É seu dever assegurar que as estratégias estabelecidas sejam desempenhadas com êxito, conduzindo o negócio rumo a um futuro próspero a partir do máximo gerenciamento dos recursos humanos do negócio. Todas, atribuições extremamente importantes para o sucesso da empresa no mercado.

Em um estudo publicado na Harvard Business School, 71% dos altos executivos classificam o engajamento dos colaboradores como a chave para o sucesso do negócio – missão que deve ser fortemente estimulada por meio dos CEOs. Dessa forma, aqueles que não estiverem conseguindo trazer este resultado ou estiverem enfrentando outros problemas relacionados ao desalinhamento cultural, na visão de negócios, em termos de compliance ou, ainda, demonstrando uma certa inflexibilidade em suas funções, dificilmente conseguirão trazer algum êxito no cargo para a empresa.

Quando identificar estes sinais e ter certeza de que será preciso contratar outro CEO para a empresa, é preciso ter claro em mente que esta pode ser uma transição de grande ruptura para as equipes. Afinal, o negócio trará um novo profissional encarregado de transportar sua visão e metas para todos, o que pode gerar certa insegurança em muitos no que diz respeito à nova rotina e liderança deste novo membro.

Aquelas que não conduzirem essa mudança de maneira apropriada podem sofrer com movimentações antecipadas de seus times desencadeadas justamente por este receio, além de outros descontentamentos que terão alta probabilidade de impactar na satisfação e desempenho de cada um. Essa definitivamente será uma tarefa difícil em qualquer caso, e que dependerá, principalmente, de uma comunicação clara e próxima com todos para reduzir esses impactos e suavizar ao máximo a chegada e adaptação deste novo profissional.

Ao invés de optar por uma contratação velada sem informar ninguém sobre o andamento do processo e correr maiores riscos de desencadear desentendimentos e fortes descontentamentos, a melhor opção é sempre realizar uma substituição transparente, comunicando tudo o que está sendo feito e, acima de tudo, deixar claro todas as expectativas e o que será esperado daquele que ocupará esta posição. Ambos os lados devem estar 100% alinhados frente a esses objetivos, para que não haja dúvidas sobre os resultados que deverão ser atingidos.

Quando escolhido, sua chegada da empresa deve ser conduzida para que os times enxerguem esse diretor como seu aliado. Um verdadeiro líder, que irá orientá-los para que tenham o melhor desempenho possível em suas atribuições, aumentem sua produtividade e, principalmente, se sintam felizes e satisfeitos no ambiente de trabalho.

Tendo em vista que equipes engajadas e motivadas terão todo o potencial para alavancar a marca frente aos seus concorrentes, uma contratação errada pode ser bem custosa para as empresas, principalmente falando de um CEO. Desta forma, encontrar o melhor profissional para ocupar essa cadeira é uma escolha complexa, devendo levar em consideração muitos aspectos e habilidades que vão além das hard skills.

Por isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada fará toda a diferença para a construção de um processo seletivo assertivo, com a expertise necessária para dedicar o tempo e atenção necessários até encontrar aquele que estará mais próximo da cultura e expectativas da sua empresa para que cresçam juntos e conduza a companhia rumo a seu sucesso.

Ricardo Haag é sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

Sobre a Wide:

https://wide.works/

Com mais de 30 anos somados de recrutamento especializado e mais de 20 mil entrevistas realizadas, o propósito da Wide, empresa de recrutamento e seleção de alta gerência, é construir legados, seja o das empresas contratantes, o dos candidatos e o seu próprio.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Astros Jeffrey Dean Morgan e Rodrigo Lombardi protagonizam baile de gala em novo filme de Spaten

Published

on

Ícones do entretenimento contracenam em duelo repleto de provocações e elegância nesta nova megaprodução realizada pela tradicional marca de cerveja criada em 1397

Os fãs do cinema terão a oportunidade de ver a partir desta semana um duelo que somente o universo do entretenimento pode proporcionar. De um lado, estará o norte-americano Jeffrey Dean Morgan, estrela de inúmeras séries internacionais renomadas. Do outro, Rodrigo Lombardi, que interpretou diversos personagens de sucesso no Brasil, principalmente na televisão. Eles são os protagonistas do novo filme de Spaten lançado nesta segunda-feira (12), ambientado em um elegante baile de gala, e repleto de provocações e rivalidade.

Jeffrey e Rodrigo enfrentam-se em um duelo cheio de tensão, caracterizado pelos gestos e troca de olhares mais incisivos, e que tem como motivo a disputa por uma Spaten. A estreia do baile de gala aconteceu nesta segunda-feira (12), com a exibição do filme de 30 segundos na televisão. Mas a história não vai parar por aí. Diversos conteúdos serão publicados em plataformas digitais nas próximas semanas, para seguir dando fôlego à rivalidade dos personagens interpretados pelos astros.

Para esta produção atual, Jeffrey Dean Morgan e Rodrigo Lombardi foram levados até a cidade de Montevidéu, no Uruguai, onde as filmagens foram realizadas no mês de abril.

Continue Reading

Negócios

Base reforça estratégias de live commerce com integração de TikTok Shop

Published

on

Luciano Basile, Head de Operações LATAM , Base

A plataforma de integração e automação para e-commerces está entre as primeiras a oferecer o TikTok Shop para marcas e vendedores no Brasil

São Paulo, maio de 2025 – A revolução do live commerce acaba de chegar ao Brasil com o TikTok Shop. A Base, plataforma global de integração e automação para e-commerces, anuncia a integração completa e imediata com a nova funcionalidade de live commerce do TikTok para todos os clientes brasileiros.

Isso significa que todas as funcionalidades necessárias para gerenciar a sua loja ou vendas via TikTok Shop já estão centralizadas e automatizadas na plataforma da Base, incluindo a gestão completa de anúncios, pedidos, estoques, relatórios e muito mais.

“O live commerce é uma grande tendência para as estratégias omnichannel nos próximos anos, e a integração antecipada da Base com o TikTok Shop demonstra que a prioridade é estar sempre um passo à frente para os nossos clientes”, explica o head de operações LATAM, Luciano Basile, que desde 2023 lidera o crescimento da Base no país.
“As redes sociais se tornaram o principal ponto de contato das marcas com seus clientes, e vender onde a atenção deles está, no momento em que desejam fazer a compra, é a experiência que fará a diferença na jornada deles”, conclui.

Desde o lançamento do recurso, em setembro de 2023, o TikTok Shop já ultrapassou a marca de 15 milhões de vendedores ativos no mundo. E a proposta é simples: unir conteúdo viral com uma experiência de compra direta — sem sair do app.

O TikTok Shop já opera nas regiões da Europa, Ásia, América do Norte e México, mercados em que a Base também está presente com a integração. Números mostram que a expectativa é que o TikTok Shop movimente cerca de R$ 39 bilhões até 2028, representando uma fatia significativa do e-commerce nacional e se consolidando entre os principais marketplaces do mercado.

Como funciona o TikTok Shop

O TikTok Shop é um conjunto de funcionalidades para marcas, criadores de conteúdo e lojistas venderem seus produtos diretamente do feed e das lives na rede social, podendo até mesmo criar páginas personalizadas da loja.

Mais do que um canal de marketing, o TikTok Shop vai criar oportunidades únicas para os sellers, pela plataforma da Base, e para os afiliados, que são os criadores de conteúdo promovendo produtos em troca de comissão.

Ou seja, o TikTok criou um ecossistema onde sellers, marcas e influenciadores trabalham juntos para impulsionar as vendas para mais de um bilhão de contas ativas por meio de:

● Vídeos no feed com o link de compras
● Lives com carrinho de compras integrado
● Página personalizada da sua loja
● Aba “Shop” diretamente no seu perfil
● Campanhas com influenciadores promovendo as suas vendas

E, para ser um seller no TikTok Shop, é muito simples: é só fazer um cadastro direto no aplicativo do TikTok ou via o TikTok Seller Center e integrar com a conta na Base. Além do TikTok Shop, a Base oferece outras 1.300 integrações de marketplaces e ferramentas de gerenciamento para impulsionar as vendas online. Saiba mais acessando a página de registro.

Sobre a Base

A Base é uma plataforma global que simplifica a integração e automação de e-commerces de todos os tamanhos. A Base está presente em 14 países e com mais de 1.300 marketplaces, ERPs, lojas virtuais e soluções de gestão integradas. A Base chegou ao Brasil em 2023 para democratizar o acesso às melhores ferramentas para sellers e marcas de todos os tamanhos e oferecer a possibilidade de escalar globalmente, sem barreiras e sem complicações. Saiba mais em: https://www.base.com

Continue Reading

Negócios

Após abertura de escritório em São Paulo, Elir Andrade mira expansão no mercado de eventos e celebridades

Published

on

Renomado por seu trabalho como relações-públicas de influenciadoras, celebridades e nomes fortes do entretenimento, Elir Andrade celebra uma nova fase em sua carreira com a inauguração de seu escritório no Shopping Jardim Pamplona, no sofisticado bairro Jardim Paulista, em São Paulo.

Após consolidar seu nome no Rio de Janeiro, Elir escolheu a capital paulista para ampliar sua atuação, de olho nas crescentes oportunidades nos segmentos de eventos, moda e mídia. “São Paulo é o coração do entretenimento e da visibilidade no Brasil. Estar aqui com um espaço físico em um dos shoppings mais bem localizados da cidade é um passo importante na consolidação do nosso trabalho”, destaca o RP.

Conhecido como “o RP das blogueiras e famosas”, Elir vem se destacando pelo posicionamento estratégico de seus clientes em portais de grande alcance e publicações de alta relevância. O novo escritório também funcionará como base de atendimento para personalidades que buscam projeção em mídias digitais e tradicionais.

A inauguração marca não apenas uma expansão geográfica, mas também o fortalecimento de seus serviços. Com foco em relacionamento com a imprensa, presença em eventos de alto padrão e ativações de marca, Elir Andrade pretende transformar o novo endereço em um polo de conexões entre personalidades influentes e os principais veículos de comunicação do país.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business3 horas ago

Botoclinic anuncia contratação de nova Head de Marketing

A Botoclinic, rede referência em harmonização facial no Brasil, anuncia Priscila Viana como nova Head de Marketing da marca. A...

Entretenimento3 horas ago

Thiago Solrac: do luto à fé, o influenciador que emociona milhões com sua missão de amor

Natural de Pernambuco, Thiago Solrac começou sua trajetória nas redes sociais com vídeos de humor e sátiras de cantores famosos...

Entretenimento9 horas ago

Grandes nomes da gastronomia estarão reunidos no Bárbaros BBQ SP

A 16ª edição do Bárbaros BBQ, maior festival de churrasco do Brasil, vai reunir um verdadeiro time de peso no...

Negócios12 horas ago

Astros Jeffrey Dean Morgan e Rodrigo Lombardi protagonizam baile de gala em novo filme de Spaten

Ícones do entretenimento contracenam em duelo repleto de provocações e elegância nesta nova megaprodução realizada pela tradicional marca de cerveja...

Saúde12 horas ago

Poltronas para locação de pós-operatório em Campo Grande: conforto e segurança com a Conforte-se

A recuperação de cirurgias exige não apenas repouso adequado, mas também uma estrutura que favoreça o bem-estar do paciente. Pensando...

Negócios17 horas ago

Base reforça estratégias de live commerce com integração de TikTok Shop

Luciano Basile, Head de Operações LATAM , Base A plataforma de integração e automação para e-commerces está entre as primeiras...

Negócios17 horas ago

Após abertura de escritório em São Paulo, Elir Andrade mira expansão no mercado de eventos e celebridades

Renomado por seu trabalho como relações-públicas de influenciadoras, celebridades e nomes fortes do entretenimento, Elir Andrade celebra uma nova fase...

Moda17 horas ago

SUI Ateliê: A marca brasileira queridinha das celebridades que começa a conquistar a Europa

A empresária e designer Sui Sáh, conhecida por sua atuação no segmento infantil com a Sui Accessoria Piccola, dá um...

Negócios18 horas ago

Adventure Studio, uma produtora especialista em conteúdo digital, recebe a cantora Duda Bertelli em podcast exclusivo

A Adventure Studio, uma Produtora Especialista em Conteúdo Digital, segue se consolidando como referência em produções audiovisuais de alto nível....

Entretenimento18 horas ago

Filhos do Coração: Até Onde Vai o Direito Quando o Amor É por um Boneco?

Você conseguiria imaginar um boneco sendo objeto de disputa judicial? E se esse boneco representa um filho perdido, um luto...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed