Resiliência e espírito inovador tornam empreendedor referência no segmento de venda de pipocas - Business Feed
Connect with us

Negócios

Resiliência e espírito inovador tornam empreendedor referência no segmento de venda de pipocas

Published

on

Resiliência e espírito de inovação. Essas duas qualidades fizeram de Toshio Hito um empreendedor de sucesso em uma área tão inusitada quanto tradicional: a da venda de pipocas. Toshio precisou dar vazão à sua criatividade para se destacar em um mercado mais do que saturado e testar a sua persistência para não desistir atuando em uma área que se mostrou repleta de desafios, muitos deles aparentemente incontornáveis. Hoje, a sua marca, a Pop’s Fantasy, venceu as barreiras físicas impostas pelo carrinho de pipoca e já comercializa seus produtos (pipocas e algodão doce) para várias regiões do Brasil, sendo considerada um case de sucesso.

Na infância, Toshio tinha duas grandes paixões: desenhar e assistir comerciais de televisão, vislumbrando participar de alguma forma na criação daquilo que considerava um espetáculo visual. E assim procurou fazer quando chegou à vida adulta. Em uma pequena agência, arrumou emprego como desenhista, assumindo sete anos depois a posição de diretor de criação. Contudo, apesar do progresso, Toshio estava infeliz. “Eu ganhava muito pouco e sentia que, embora me esforçasse tanto, o sonho alimentado desde a infância de fazer campanhas marcantes em grandes agências não iria se realizar”, relata. Além disso, passava por crises emocionais tão intensas que decidiu mudar radicalmente seu modo de vida para encontrar novamente a felicidade. Foi para o Japão ser um dekassegui.

A milhares de quilômetros de sua terra natal, Toshio teve uma vida marcada por diversos trabalhos: limpando peixes, operando máquinas, fazendo reciclagem e prestando serviço pesado. Assim, conseguiu comprar uma casa para seus pais e no processo ainda conheceu sua futura esposa, Suzana. Com ela começou a fazer planos para o futuro, considerando alternativas de sustento financeiro caso os empregos minguassem. Empreender mostrou-se ser uma boa saída. Toshio começou a estudar mais a fundo sobre como empreender, fazendo cursos online e montando até um plano de negócios.

Ainda no Japão, surgiu pela primeira vez a ideia de vender pipocas. “Pareceu-me um negócio interessante, por ser um produto de grande consumo e que carecia de inovação”, diz o proprietário da Pop’s Fantasy. Mas ainda era uma ideia incipiente, que poderia ou não se realizar. O objetivo palpável de Toshio era voltar ao Brasil, casar-se com Suzana e regressar ao Japão para continuar trabalhando até juntar dinheiro suficiente para fazer um “pé de meia”.

O destino, contudo, quis que o empreendimento de vender pipocas saísse do papel o mais cedo possível. Um problema familiar fez com que Toshio decidisse permanecer no Brasil por tempo indefinido, após cerca de uma década vivendo no Japão. “E a necessidade de ganhar dinheiro para o sustento da família foi a oportunidade que precisava para que eu e Suzana colocássemos o plano de nos tornarmos empreendedores em ação”, conta.

Antes de colocarem a mão na massa, porém, Toshio e Suzana se prepararam. “Conversamos com pipoqueiros para entender o mercado e pegar dicas e receitas. E pensamos nas inovações que necessitavam ser implementadas para que a empresa não fosse apenas mais uma entre tantas”, relata o empreendedor.

Primeiramente pensaram no lugar para vender o produto. Marília (SP) foi a cidade escolhida, tendo em vista o objetivo de despertar nos cidadãos interioranos o velho hábito já esquecido de comprar pipocas em carrinho de pipoqueiros. Depois, realizaram os ensinamentos aprendidos em terras nipônicas de prezar pela qualidade com o espírito de servir, seja na embalagem, seja no trato com os consumidores. “Atender bem para os japoneses não é só um lema. Eles colocam em prática, utilizando também o visual e o cenário para isso”, diz Toshio.

Em um dia 12 de junho – para simbolizar a paixão pelo novo empreendimento – Toshio e a esposa foram às ruas de Marília munidos de um carrinho de pipocas colorido e bem cuidado. Nascia a Pop’s Fantasy, que no início vendia as tradicionais pipocas salgadas e doces. “Para agregar valor vendíamos a pipoca salgada com pequenos pedaços de queijo crocante em cima, e em caixas de papelão como nos cinemas, com dicas e promoções. Já a pipoca doce não era vermelha como de costume, mas uma mistura de diversas cores. As embalagens eram transparentes com cordões dourados e cartões ilustrados contando histórias, dando a impressão de um presente”, conta o empreendedor.

Com mentalidade empresarial em um corpo de vendedor ambulante, Toshio deu um jeito de fazer um atendimento personalizado. Para isso, anotava em uma caderneta – “era meu CRM portátil” – relembra sorrindo o empresário, diversas informações relacionadas aos pedidos dos clientes. Além disso, incrementava o serviço com foco na higiene. “Há 16 anos já disponibilizava spray de álcool 70 no meu carrinho para que os clientes, principalmente crianças, pudessem desinfetar as mãos antes de se alimentarem”, diz.

Por conta do clima, que, muitas vezes inóspito, espantava sua clientela por grandes períodos e pela violência das ruas, que trazia insegurança ao trabalho realizado de madrugada, e já com as primeiras reservas obtidas a partir do negócio ambulante, Toshio resolveu transformar seu carrinho de pipocas em uma loja de doces com sala de chá e sucos anexos. Um ponto errado, porém, fez com que o negócio falisse em cinco meses. Dívidas e contas se acumularam até que cortaram a energia elétrica do seu apartamento. “Nesse momento, dois caminhos se abriram para mim: lamentar ou partir para a frente. Escolhi a segunda opção”, relata o proprietário da Pop’s Fantasy.

Mas para recomeçar e persistir era preciso, segundo Toshio, investir mais ainda em inovação, pois o que haviam feito até aquele momento não tinha sido suficiente. “Comecei a apostar em novos canais de vendas como, por exemplo, eventos com centenas de pessoas e tendas para oferecer em festas de aniversário”, diz. A retomada passou também pela entrada em uma incubadora, onde manteve contato e estreitava laço com diversas pequenas empresas inovadoras.

Além disso, Toshio resolveu se capacitar, para que a inovação pudesse se concretizar com o mínimo de erros. Munido de conhecimentos relativos ao empreendedorismo, teve um pequeno insight que propiciou uma grande expansão da Pop’s Fantasy. A empresa precisava de uma embalagem que aumentasse o prazo de validade do produto, visando à venda de pipocas para localidades mais distantes. Até então, a comercialização era feita em saquinhos, que não mantinham o frescor do produto por muito tempo. “Com um pequeno fardo de copos e uma máquina de selagem resolvemos o problema de logística que nos possibilitou vender nossa pipoca para o Brasil inteiro”, relata.

Ao lançar, tempos depois, novamente de forma pioneira, as primeiras pipocas doces com sabores de frutas e algodões doces em copos, a Pop´s Fantasy não apenas ganhava o mercado, como também inaugurava um novo segmento de snacks no Brasil, que só vem expandindo ano a ano.

Durante muitos anos, Toshio almejou ser um grande publicitário, um vendedor de ideias, um criador de imagens belas e conceitos que conseguissem abranger multidões. Quis o destino que ele não concretizasse seu sonho na profissão que tanto amou, mas sim como empreendedor, vendendo pipocas e algodões doces. Com o objetivo inicial de arrumar uma ocupação que lhe sustentasse financeiramente, conseguiu criar uma empresa que inovou o mercado. Com planejamento, criatividade, resiliência, e o espírito de encantar e servir as pessoas, mostrou que é possível fazer diferente e se destacar, mesmo em um segmento onde aparentemente não há mais o que inventar.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Instituto Bichomania recebeu reconhecimento oficial como uma entidade de Utilidade Pública Estadual

Published

on

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei proposto pelo Deputado Danniel Oliveira, que reconhece o Instituto Bichomania de Proteção Animal e Preservação Ambiental como uma entidade de Utilidade Pública Estadual. Para Felipe Ribeiro, presidente do Isntituto, essa aprovação é motivo de grande felicidade, pois representa o reconhecimento do trabalho realizado pelo Instituto.

O Instituto Bichomania atua tanto na proteção dos animais quanto na preservação ambiental, incluindo a realização de reflorestamento na APA Serra do Maranguape. Além disso, estão desenvolvendo um projeto de revitalização de nascentes e planejam transformar uma área em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Na causa animal, o Instituto realiza diversos serviços, como eventos de adoção, doação de castrações e apoio a organizações que trabalham em prol dos animais.

Um dos destaques é o evento de adoção Bichomania e Sana, realizado em parceria com a Fundação Cultural Nipônico Brasileira, que é considerado um dos maiores do Brasil. Além disso, mantêm o site Adotapetce.com.br, dedicado à adoção permanente de animais. O Instituto também promove projetos de controle de natalidade por castrações e atendimento veterinário para animais carentes e sob os cuidados de protetores, ONGs e pessoas de baixa renda. Felipe Ribeiro destaca a importância dessas ações e agradece o apoio do Deputado Danniel Oliveira na proposição e aprovação do projeto de lei.

Continue Reading

Negócios

Fortaleza celebra Dia Mundial do Turismo com evento gratuito e aberto ao público

Published

on

Com o tema “Turismo e Paz”, evento promove debates sobre o papel transformador do turismo na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

Fortaleza se prepara para sediar a celebração do Dia Mundial do Turismo 2024 e o Dia do Turismólogo, que acontece no próximo dia 25 de setembro, das 8h30 às 12h, no Auditório do SEBRAE Ceará, localizado na Av. Monsenhor Tabosa nº 777. Com o tema “Turismo e Paz”, o evento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo Seccional Ceará (ABBTUR) em parceria com a Amorim Eventos, é gratuito e aberto ao público, e visa discutir como o turismo pode ser um fator decisivo na promoção da paz, da reconciliação e do desenvolvimento sustentável.

A abertura do evento ficará a cargo da cantora Debora Lee, ex-vocalista de renomadas bandas de forró como Zanzibar, Catuaba com Amendoim e Cavalo de Pau, que agora segue em carreira solo. Com sua simpatia e talento, Débora promete encantar o público presente e dar um tom especial ao início das celebrações, combinando sua voz vibrante com a temática do evento, reforçando o papel da cultura e da arte na promoção da paz e na construção de pontes entre diferentes povos e tradições.

A programação incluirá painéis, apresentações culturais e exposições que abordarão a convergência entre turismo e paz, destacando como viagens, intercâmbios culturais e práticas sustentáveis podem contribuir para a resolução de conflitos e para o fortalecimento de laços entre nações e culturas. Entre os palestrantes confirmados estão Daiana Macuxi, que apresentará o painel “Turismo como Ferramenta de Paz e Preservação Cultural: A Visão Indígena”, Marcelo Uchôa, que discutirá “Turismo, Paz e Direitos Humanos: A Preservação da Memória como Pilar da Justiça Social”, e Martír Silva, com o tema “Afroturismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial: Caminhos para a Paz.”

Outro destaque da programação será a cerimônia de entrega do troféu Patativa, concedido pela ABBTUR desde 2003 para personalidades e entidades que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do turismo no Ceará. Os troféus são criados pela artesã Avany Oliveira em vidro e preenchidos com areias coloridas das falésias de Beberibe, simbolizando a rica cultura e a beleza natural da região.

Sílvia Guimarães, presidente da ABBTUR Ceará, destacou a importância do evento para consolidar Fortaleza como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “O Dia Mundial do Turismo 2024 é uma oportunidade única para a comunidade de Fortaleza se reunir, compartilhar conhecimento e promover discussões fundamentais sobre o futuro do setor. Fortaleza tem experimentado um crescimento expressivo, especialmente como hub aéreo, recebendo cerca de 440 mil turistas apenas em julho deste ano, um aumento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior,” afirma Silvia, citando dados da Secretaria de Turismo do Ceará.

Ela ainda acrescenta, conforme os dados do Ipece, que “O turismo no Ceará registrou o maior crescimento no índice de atividades turísticas do Brasil em janeiro de 2024, com um aumento de 11,9%, superando o desempenho nacional, que teve uma queda de 0,8% no mesmo período. Em abril, o Ceará novamente alcançou o melhor resultado do país, com um crescimento de 6,8% nas atividades turísticas, muito acima da média nacional de 2,3%. Esses dados refletem a força do nosso estado como um destino turístico dinâmico e em crescimento constante. Além disso, o impacto econômico do turismo no estado é significativo. Em julho de 2023, a receita direta do turismo no Ceará alcançou aproximadamente R$ 1 bilhão, um aumento de 14% em relação ao mesmo mês de 2022. O setor também é responsável pela geração de cerca de 120 mil empregos diretos e indiretos, demonstrando seu papel essencial na economia local e na valorização da diversidade e identidade cultural do Ceará,” conclui Sílvia.

O evento é uma iniciativa da ABBTUR, com correalização da Amorim Eventos, e conta com o apoio do SEBRAE, Visite Ceará, ABEOC, SINDEVENTOS e UNI7. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma Sympla ou pelo Instagram da ABBTUR.

Serviço:

– Evento: Dia Mundial do Turismo Ceará – gratuito e aberto ao público
– Data: 25 de setembro de 2024
– Horário: 8h30 às 12h
– Local: Auditório do SEBRAE CEARÁ, Av. Monsenhor Tabosa nº 777, Fortaleza, CE
– Inscrições: [Sympla](https://www.sympla.com.br/dia-mundial-do-turismo-dmt–2024__2629113)
– Instagram: @abbturce @amorimeventoseproducoes

Continue Reading

Negócios

De olho no atacado, Mega Moda antecipa campanha especial para o Dia das Crianças com promoções e desfile infantil

Published

on

Ação inclui promoção com brinde para compras acima de R$1.000 e um desfile infantil com mais de 40 influenciadores mirins, programado para o dia 28 de setembro

Focado na movimentação do comércio para o Dia das Crianças, o Mega Moda, formado pelos shoppings atacadistas Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, realiza uma campanha especial destinada a potencializar suas vendas, tanto no atacado quanto no varejo. Com início no dia 16 de setembro, a ação visa fortalecer o movimento dos lojistas de marcas infanto-juvenis, impulsionando o fluxo de clientes e as vendas.

A campanha “Criança inventa moda, e o Mega também”  terá como um dos destaques um desfile infantil com a participação de mais de 40 influenciadores mirins no dia 28 de setembro – todos vestindo peças de marcas com unidades nos shoppings do Mega Moda. Outra vantagem da ação é que quem fizer compras acima de R$1.000 ganhará uma mochila sacola, como forma de reconhecer a fidelidade de quem busca a Região da 44 para suas compras.

Paula Sepulveda, Gerente de marketing do Mega Moda, enfatizou a importância da campanha: “Estamos muito entusiasmados com a campanha do Dia das Crianças. Nosso objetivo é criar uma experiência envolvente e memorável para nossos clientes, ao mesmo tempo em que impulsionamos o desempenho comercial dos nossos shoppings, ainda mais no segmento infanto-juvenil que movimenta grandes valores”.

Nacionalmente, o mercado de moda infantil tem mostrado um crescimento robusto e consistente. No Brasil, o mercado é avaliado em cerca de R$ 8 bilhões e continua a crescer a uma taxa estável de 5% ao ano. Os números mostram que o  crescimento é impulsionado pela demanda crescente por roupas de qualidade e pela inovação no setor.

Ainda segundo Sepulveda, o Mega Moda tem se posicionado como um ponto de referência no mercado de moda infantil em Goiás. “Temos um mix de marcas importantes para atender o segmento que vai desde roupas para bebês até 16 anos. Além disso, muitos são confeccionistas, garantindo uma maior qualidade nas peças”, destaca.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios3 horas ago

Instituto Bichomania recebeu reconhecimento oficial como uma entidade de Utilidade Pública Estadual

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei proposto pelo Deputado Danniel Oliveira, que reconhece o Instituto Bichomania de Proteção...

Negócios3 horas ago

Fortaleza celebra Dia Mundial do Turismo com evento gratuito e aberto ao público

Com o tema “Turismo e Paz”, evento promove debates sobre o papel transformador do turismo na construção de um futuro...

Business9 horas ago

Quer tirar o Visto de Nômade Digital para Portugal?

O visto de nômade digital para Portugal é uma excelente oportunidade para profissionais remotos que desejam viver e trabalhar no...

Negócios14 horas ago

De olho no atacado, Mega Moda antecipa campanha especial para o Dia das Crianças com promoções e desfile infantil

Ação inclui promoção com brinde para compras acima de R$1.000 e um desfile infantil com mais de 40 influenciadores mirins,...

Famosos14 horas ago

Sophia Eldo Prepara-se para um Projeto Inovador Inspirado no K-pop

Nos bastidores do cenário artístico, Sophia Eldo tem se destacado por sua dedicação e empenho em aprimorar suas habilidades. A...

Negócios15 horas ago

Salões ‘Fast Beauty’ são os novos amores das mulheres em Goiânia

Bem Fast Oeste oferece praticidade, conforto e preços acessíveis com serviços de beleza sem agendamento O mercado de beleza no...

Saúde15 horas ago

Goioerê: Excelência em Estética com a Dra. Daniella Oliveira

Goioerê Clínica de Estética oferece os mais avançados tratamentos faciais na cidade Goioerê, uma cidade acolhedora no Paraná, é conhecida...

Business16 horas ago

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

Negócios17 horas ago

Exame Admissional em Goiânia Setor Central: Menor Preço na Clínica e Plataforma Ocupacional vem levando praticidade para as Empresas

Em Goiânia, encontrar uma clínica ou plataforma ocupacional para realizar exames admissionais nunca foi tão fácil e acessível. Com a...

Entretenimento17 horas ago

Discos do Motörhead, Overkill e Ramones são disponibilizados em CD

Através da iniciativa do Wikimetal com Oporto da Música, álbuns clássicos do rock e metal que eram difíceis de encontrar...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed