Barra
Connect with us

Negócios

Reuniões improdutivas são a principal frustração profissional de 47% dos entrevistados

Published

on

Em meio a novas dinâmicas e maiores demandas, a inteligência artificial surge como solução acelerada para produtividade

São Paulo, Brasil – Com o número crescente de ferramentas digitais gerando um alto fluxo de dados e transformando a forma de trabalhar, os desafios de produtividade estão se intensificando. Um novo estudo da Read AI, plataforma de produtividade e uma das ferramentas de gravação e resumo de reuniões que mais crescem na América Latina, revela que 43% dos profissionais brasileiros utilizam seis ou mais ferramentas de software diariamente. As reuniões, que também geram grande volume de informações que frequentemente se perdem ou ficam desorganizadas, se destacam como a maior fonte de frustração: 47% dos trabalhadores afirmam que as reuniões ineficientes são o momento menos produtivo do dia. Outros grandes desperdiçadores de tempo incluem a busca por documentos em diferentes pastas e locais online (40%) e longas trocas de e-mails (39%).

“Nossa pesquisa também mostrou que 34% das pessoas participam de seis ou mais reuniões por semana, 74% realizam múltiplas tarefas durante essas reuniões e 48% acabam perdendo encontros por conflitos de agenda”, explica David Shim, cofundador e CEO da Read AI. “Esses números revelam um problema crescente de produtividade: com tantas reuniões, muitas vezes em diferentes fusos horários, e um fluxo constante de informação, as pessoas estão sobrecarregadas. No entanto, softwares de IA que geram valor real podem ajudar a mediar esse problema, organizando fluxos de trabalho, priorizando tarefas e reduzindo a sobrecarga operacional.”

A IA como solução para a sobrecarga digital

No Brasil, cresce o interesse por soluções que aumentem a eficiência no dia a dia. Entre as tarefas que os profissionais mais gostariam de automatizar com inteligência artificial estão: unificar plataformas e conteúdos para facilitar o acesso à informação (46%), gerar insights a partir de grandes volumes de dados (39%), e transcrever e resumir reuniões (38%).

“Com recursos como o Search Copilot da Read AI, os profissionais conseguem identificar automaticamente as informações mais relevantes em todas as ferramentas que utilizam, sem precisar perder horas vasculhando e-mails ou pastas. Esse é um tempo precioso que pode ser redirecionado para o que realmente importa”, acrescenta Shim.

Lideranças apostam na IA para organizar e priorizar

Melhorar a eficiência das reuniões está entre as principais prioridades da liderança (54%), seguida por melhor rastreamento de decisões e compromissos (40%), nível de engajamento dos participantes (40%) e identificação de necessidades de treinamento (37%).

Para os gestores, os maiores desafios ao acompanhar o desempenho dos colaboradores com as ferramentas atuais incluem: garantir o cumprimento de prazos (43%), colaboração entre equipes (42%), execução de tarefas atribuídas (41%) e clareza e eficácia da comunicação (40%).

“Como 68% dos profissionais brasileiros já usam ferramentas de IA diariamente, e 84% gostariam que suas empresas adotassem mais plataformas com inteligência artificial para tornar o trabalho mais eficiente, vemos uma tendência clara em ascensão. A medida que percebemos que muitas tarefas podem ser automatizadas, essa mudança passa a ser guiada pelo desejo de fortalecer a dinâmica dos times. Isso mostra o grande potencial da IA para simplificar rotinas e aprimorar a liderança no dia a dia, permitindo que os líderes foquem no que realmente impulsiona a performance e a inovação”, complementa Shim.

Informações perdidas e tempo desperdiçado: os maiores obstáculos à produtividade

Entre os desafios mais comuns enfrentados pelos profissionais estão: localizar detalhes específicos enterrados em documentos longos (32%), recuperar discussões perdidas em extensas trocas de e-mails (27%) e encontrar arquivos criados por ex-funcionários (27%). Quase dois terços (64%) admitem já ter cometido erros por não conseguirem acessar informações críticas com rapidez suficiente.

“Não se trata apenas de reduzir o ruído; trata-se de ajudar as pessoas a agirem com mais rapidez e inteligência”, conclui Shim. “Quando os profissionais têm acesso a uma IA que entende o contexto e centraliza o conhecimento, eles podem agir com velocidade e segurança, independentemente da complexidade do fluxo de trabalho.”

Impulsionando a produtividade na América Latina com IA acessível e inteligente

A Read AI está oferecendo a todos os usuários pagantes acesso gratuito e ilimitado ao GPT-4o, da OpenAI, e ao Claude 3.7 Sonnet, da Anthropic. Isso representa uma disrupção no mercado de IA, ao combinar os principais modelos de linguagem dentro da Read AI por um preço único e acessível. Ao integrar busca corporativa, inteligência de reuniões e agora acesso direto a LLMs por meio do Search Copilot, a Read AI elimina a necessidade de múltiplas assinaturas, simplifica fluxos de trabalho e entrega valor imediato às organizações.

Durante o mês de maio, todos os clientes da América Latina poderão acessar a plataforma com 75% de desconto em novos planos anuais. O número de usuários ativos mensais no Brasil mais que dobrou desde o início do ano, tornando o país um dos mercados que mais crescem globalmente para a empresa, e evidenciando a crescente adoção da inteligência artificial no cotidiano da região.

Metodologia

A pesquisa foi realizada em abril de 2025 com 583 profissionais brasileiros que trabalham pelo menos 20 horas por semana em ambiente de escritório. Metade da amostra (51%) está na faixa dos 35 a 54 anos; 41% têm entre 18 e 34 anos; e 8% têm mais de 55 anos. A maioria dos entrevistados (64%) são mulheres; 36%, homens.

Sobre a Read AI

A Read AI é uma empresa independente de inteligência artificial voltada à produtividade, que ajuda pessoas e organizações a otimizarem seu fluxo de trabalho de forma simples e acessível, com recursos para reuniões, mensagens, e-mails e busca. Com transcrição e resumo de reuniões líderes de mercado e milhares de integrações, incluindo Microsoft Teams, Google Meet, Zoom, Slack, HubSpot, Notion, Salesforce e outras, a Read AI transforma a forma como equipes se conectam, colaboram e evoluem com um copiloto de IA presente em todos os ambientes de trabalho. A empresa foi listada como uma das 16 empresas para ficar de olho em 2025, segundo a Inc. Magazine.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Reta final: Últimos dias para declarar o Imposto de Renda 2025

Published

on

Mais de 7 milhões de brasileiros ainda não enviaram a declaração

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 está chegando ao fim: termina na próxima sexta-feira, dia 30 de maio. Até o momento, a Receita Federal já recebeu 32.160.855 de declarações, mas ainda são esperadas 7,7 milhões, segundo dados oficiais divulgados nesta semana. A expectativa é receber 46,2 milhões de declarações até o encerramento do prazo.

O contador Rodrigo Valadão, da Dinastia Contábil, alerta que deixar para a última hora pode gerar riscos, como o congestionamento no sistema da Receita e até erros no preenchimento. “O contribuinte que não declarar dentro do prazo está sujeito à multa, que pode chegar a 20% do imposto devido, além de restrições no CPF que impactam diretamente a vida financeira, como dificuldades para obter empréstimos, financiamentos e até para assumir cargos públicos”, explica.

Entre as principais novidades deste ano estão as mudanças nos limites de obrigatoriedade. Agora, precisam declarar quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 em 2024, ou receita bruta de atividade rural acima de R$ 169.440,00, além de quem operou na bolsa acima de R$ 40 mil, realizou atualizações de bens no exterior ou no Brasil, ou recebeu rendimentos de aplicações financeiras no exterior.

Outra facilidade que se mantém é a declaração pré-preenchida, disponível para contribuintes com conta prata ou ouro no Gov.br, e a possibilidade de receber a restituição via Pix, que agiliza os pagamentos.
A Receita também reforça que as restituições serão pagas em cinco lotes, de maio a setembro, priorizando idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves, professores e quem optar pela restituição via Pix.

Rodrigo Valadão faz um alerta: “Apesar das facilidades oferecidas, o contribuinte precisa revisar todos os dados cuidadosamente. Informações incorretas podem levar à malha fina e gerar transtornos futuros. Por isso, é sempre recomendável contar com o suporte de um contador.”

Para quem ainda não declarou, é possível acessar o sistema da Receita Federal, utilizar o novo aplicativo Meu Imposto de Renda ou procurar um contador de confiança para evitar surpresas desagradáveis.

Prazo final: 30 de maio de 2025. Não deixe para a última hora!

Continue Reading

Negócios

De DJ de rua a Diretor Geral da GR6: Conheça a trajetória inspiradora do Dodô Costa

Published

on

Com mais de 30 anos de carreira no mundo da música, Douglas lidera atualmente mais de 80 artistas e um canal com mais de 42 milhões de inscritos.

Douglas Costa, mais conhecido como Dodô, Diretor geral da GR6, maior produtora de música urbana da América Latina, é o responsável por coordenar o setor de A&R (artístico e repertório), Marketing e Orçamento Artístico, além de liderar a gestão de mais de 80 artistas e um canal com cerca de 42 milhões de inscritos. 

Com toda essa bagagem, Dodô foi um dos convidados especiais da Universidade Anhembi Morumbi, para contar um pouco da sua trajetória pessoal e profissional na Semana Anhembi Music, a palestra aconteceu no dia 22 de maio, na unidade da Vila Olímpia. 

Dodô apresentou na palestra suas vivências mais importantes e valiosas no mundo da música, aos 14 anos ele já trabalhava como DJ, logo depois se tornou técnico de som, produtor de estrada, A&R, e agora, gestor e diretor de projetos. Mas, antes de chegar na produtora de música urbana, Dodô trabalhou com outros grandes nomes como produtor musical, artistas como Jeito Moleque, Belo, Edson & Hudson, Marcos & Belutti, entre outros, já contaram com a expertise do diretor da GR6. 

‘’Fiquei muito feliz e honrado em ser convidado para palestrar para a galera nova, acho extremamente importante essa troca de experiências, tô sempre tendo essa troca com meu time e, ampliar isso, me faz ter certeza que todo percurso, por mais difícil que seja, vale a pena’’, diz Dodô Costa. 

Na palestra, Dodô apresentou seus números e seus últimos sucessos, no qual, ele trabalhou nos bastidores, foram diversos Top 1 no YouTube e Spotify, DVDs e clipes com milhões de visualizações, e presença em grandes festivais, TVs e podcasts. Além de ser o o responsável por planejar lançamentos com distribuidoras de peso como Virgin e ADA.

Entre os cases de sucesso sob sua gestão, destacam-se:

  • “Malvadinho” (MC Luuky, DJ JB Mix): Top 1 Brasil no Spotify (+141 milhões de streams) e YouTube (+153 milhões de views), com viralização no TikTok e remix com Léo Santana.
  • “Fui MLK” (Nilo, MC Paiva ZS, DJ Di Marques, Tropa Daw&S, Famouskyo): Top 1 Brasil no Spotify (+176 milhões de streams) e forte presença nas redes sociais.
  • “Descer” (Kew e DJ LK da Escócia): Top 3 Brasil no Spotify (+1 milhão de streams diários) e viralização no TikTok.
  • “Mãe Solteira” (DG e Batidão Stronda feat. MC Davi, J. Eskine e MC G15): Top 1 Brasil no Spotify (+90 milhões de streams) e parcerias estratégicas de marca.

Esses resultados demonstram a capacidade de Dodô Costa e da GR6 em transformar músicas em fenômenos culturais através de planejamento, visão de mercado e execução estratégica de ponta a ponta, do estúdio ao palco. Inclusive, desde de 2015 que essa parceria acontece, ano em que o Rodrigo Oliveira, Presidente da GR6, convidou Douglas Costa para integrar o time da produtora.

‘’Esses números não são só meus, e sim, de todos aqueles que divido os meus dias na GR6, ninguém faz nada sozinho, nem eu, e fico feliz em poder trabalhar com potências do mercado da musical, tanto com a geração mais antiga, como com os jovens que estão mergulhando nesse mundo’’, completa o Diretor Geral. 

Para ficar por dentro dos bastidores, rotina, eventos liderados pelo Dodo Costa, acompanhe ele nas redes sociais:

Instagram 

TikTok

Continue Reading

Negócios

Pesquisa revela que startups e multinacionais priorizam notebooks de última geração para equipes mais produtivas

Published

on

Apple MacBook Pro M4 Pro, M4 Max e CTO lideram a demanda por dispositivos de alto desempenho no ambiente corporativo digital

Um levantamento realizado pela Bord, empresa especializada em soluções tecnológicas para trabalho remoto e híbrido revelou que a busca por equipamentos de alta performance vem crescendo entre empresas brasileiras e latino-americanas. Os modelos Apple MacBook Pro M4 Pro, M4 Max e MacBook CTO estão entre os mais procurados por startups e multinacionais que operam com equipes distribuídas.

O estudo, baseado nos dados internos da Bord, aponta que quase 75% dos executivos de empresas que implementaram a volta ao escritório em pelo menos três dias por semana priorizam dispositivos de alto desempenho para suas equipes. Essa tendência é reforçada por uma pesquisa da Resume.org, plataforma de análise de tendências corporativas, que mostra que a tecnologia avançada é um fator importante para aumentar a eficiência e a competitividade no ambiente de trabalho. Companhias como Deel, Buk e Nubank estão entre as que investem em tecnologia de ponta para otimizar suas operações.

A Bord tem identificando um crescimento na demanda por dispositivos potentes e customizáveis, especialmente entre equipes técnicas e de desenvolvimento, Christian Wilkins, CEO da Bord conta que a empresa tem observado uma demanda crescente por equipamentos customizados. Segundo ele, a busca por equipamentos mais robustos reflete a necessidade das empresas de oferecer ferramentas que garantam maior produtividade no ambiente digital: “Na Bord, temos observado uma demanda crescente por MacBook Pro M4 Pro e M4 Max, além de CTOs customizados para atender às necessidades específicas de desenvolvedores e equipes técnicas. As empresas estão cada vez mais conscientes de que oferecer equipamentos de alto desempenho não é apenas uma questão de tecnologia, mas sim de produtividade e competitividade. Dispositivos mais robustos permitem que as equipes trabalhem com maior eficiência”, afirma Christian

Além da preferência por hardware premium, os serviços de suporte e gestão de TI também estão em alta. O BORD IT Care, um modelo de assinatura por dispositivo, tem sido uma solução cada vez mais adotada por empresas que buscam reduzir custos logísticos e simplificar a gestão de tecnologia. “O IT Care permite que as equipes trabalhem com mais eficiência, independentemente da localização, oferecendo autonomia aos funcionários e mais flexibilidade para as empresas”, explica Wilkins.

A digitalização acelerada e a qualificação profissional fazem da América Latina um dos polos mais promissores para o crescimento de startups e multinacionais. Países como Brasil, México, Chile e Argentina têm se destacado na formação de talentos em tecnologia, marketing e negócios. Empresas inovadoras têm aproveitado essa transformação para estruturar operações e equipar equipes de forma ágil e eficiente.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios8 minutos ago

Reta final: Últimos dias para declarar o Imposto de Renda 2025

Mais de 7 milhões de brasileiros ainda não enviaram a declaração O prazo para enviar a declaração do Imposto de...

Negócios48 minutos ago

De DJ de rua a Diretor Geral da GR6: Conheça a trajetória inspiradora do Dodô Costa

Com mais de 30 anos de carreira no mundo da música, Douglas lidera atualmente mais de 80 artistas e um...

Negócios1 hora ago

Pesquisa revela que startups e multinacionais priorizam notebooks de última geração para equipes mais produtivas

Apple MacBook Pro M4 Pro, M4 Max e CTO lideram a demanda por dispositivos de alto desempenho no ambiente corporativo...

Negócios1 hora ago

Vibe Coding: O futuro da programação é conversacional, criativo e mais acessível

Abordagem que transforma o programador em um diretor criativo é um movimento duradouro com potencial para mudar permanentemente a criação...

blog2 horas ago

Quer casar ainda em 2025? Veja quatro simpatias para acelerar o pedido

Veja como usar elementos simples como vela rosa, mel e rosas vermelhas para atrair o pedido de casamento Maio é...

Entretenimento3 horas ago

Therolaser x Endolaser: Entenda a Diferença Entre as Técnicas e o Sucesso da Biomédica Dra. Larissa Jordão

Nos últimos anos, os tratamentos estéticos a laser têm conquistado cada vez mais espaço no Brasil, tanto pela eficiência quanto...

Saúde3 horas ago

”Treino de luta particular e personalizado transforma resultados e melhora autoestima”, diz Hygor Johnson

Instrutor destaca que o acompanhamento indvidual oferece ganhos rápidos, melhora a saúde física e mental, e ainda fortalece a disciplina...

Negócios3 horas ago

Inovação em tecnologia de compliance brasileira é apresentada a empresários da Suécia

Com crescimento acima de 40% ao ano nos últimos três anos, Kronoos foi selecionada para participar da missão Brazilian Startups...

Negócios4 horas ago

Crise logística atinge empresas brasileiras com nova política de exportação da China

Fácil Negócio Importação tem carga retida e alerta para riscos de desabastecimento global diante da exigência de licenças e maior...

Saúde5 horas ago

Marielly Camargo: referência em Yôga Antigo de Alta Performance amplia acesso à prática no Brasil

Com uma trajetória de mais de 18 anos dedicada ao ensino do Yôga, Marielly Camargo, 39 anos, consolidou-se como uma...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed