Barra
Connect with us

Geral

Saiba como anda o mercado brasileiro de crédito de carbono. O advogado Dr. Fernando Albino explica!

Published

on

Dr. Fernando Albino, advogado e ex-diretor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), professor, especialista em Crédito de Carbono / Ativos Ambientais, conversou com o jornalista do Portal Ego Brazil e esclareceu algumas dúvidas de como anda o mercado brasileiro neste âmbito.

1-) Como o Sr. vê o mercado brasileiro de crédito de carbono / ativos ambientais no âmbito da legislação vigente?

Resp.:  Houve grandes avanços na legislação brasileira. Criou-se a CPR Verde de serviços ambientais e estes foram definidos, entre eles o de conservação de florestas, no qual o Brasil é líder mundial, foram conceituados juridicamente os ativos, carbono evitado, sequestrado, conservado, de metano os quais foram classificados como ativos financeiros, transferíveis e passíveis de serem aportados a fundos regulados, ou seja, a segurança jurídica existe. Agora estão se criando as instituições que irão implementar o mercado.

2-) Qual o potencial do Brasil para atender o mercado?

Resp.: O Brasil por ter dois terços da área preservada e 12% da água potável é incontestavelmente uma potência ambiental. Ao em vez de pedir recursos a comunidade internacional deve guiá-la nesse segmento assumindo preponderância e liderança. A forma de fazer isso é criar um estruturado mercado de carbono integrado ao mercado internacional.

3-) Quais os ativos ambientais que o Brasil tem que pode o mercado externo ter interesse?

Resp.:  O Brasil pode fornecer ao mundo por meio de mecanismos de mercado uma substancial parte do carbono que ele precisa para efetuar as compensações que serão necessárias até que a economia seja inteiramente descarbonizada, o que se estima ocorrer em 2060. Com isso teremos um país já conservado e praticante da conservação.

Dr. Fernando Albino - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Dr. Fernando Albino – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

4-) Qual a diferença entre mercado regulado de carbono e mercado voluntário?

Resp.: O mercado regulado é o do Acordo de Paris, que envolve quase 150 países e cujos ativos têm sido de mais lenta implementação. Como é urgente a descarbonização e a compensação ambiental o mercado voluntário tem suprido essa deficiência e crescido a cada dia. Nele são negociados diariamente, em volumes cada vez maiores, os mais diferentes títulos. A vocação brasileira é a do carbono estocado, a UEC – Unidade de Carbono Estocado.

5-) O Sr. faz parte do grupo de trabalho que está estruturando a bolsa verde do Rio de Janeiro, poderia explicar o estágio que está?

Resp.: O Governo do Estado do Rio de Janeiro criou uma Comissão Intersecretarial para induzir a criação de uma Bolsa de Ativos Sustentáveis, o que poderíamos chamar de “Bolsa de Carbono”, e assinou termo de cooperação com a Nasdaq americana que cederá a sua plataforma internacional de negociação e dará assistência a iniciativa. Criou-se também uma Comissão da Sociedade Civil para colaborar nesta iniciativa para a qual tive a honra de ser convidado. Os trabalhos estão evoluindo muito bem e em breve darão os frutos esperados com a Bolsa negociando os estoques brasileiros de carbono.

6-) O senhor mencionou UEC, poderia detalhar este crédito?

Resp.: UEC é a sigla para Unidade de Estoque de Carbono adotada pela legislação brasileira para o carbono estocado por uma mata nativa.

7-) A bolsa verde do Rio será uma bolsa privada? Ela listará a UEC – Unidade de Estoque de Carbono?

Resp.: Sim será uma bolsa privada devidamente autorizada pelos órgãos reguladores.

8- ) O senhor como ex-diretor da CVM já tem alguma informação de como a CVM interpreta o Crédito de carbono ?

Resp.: A CVM está atuante na regulamentação e na modernização do mercado e certamente focada nos ativos ambientais que serão albergados pela regulação.

Dr. Fernando Albino - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Dr. Fernando Albino – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Continue Reading
Advertisement

Geral

Agricultura Social chega a Casimiro de Abreu com foco em sustentabilidade e integração comunitária

Published

on

Projeto promove educação ambiental, segurança alimentar e entrega estufa para horta comunitária na 8ª edição_

Casimiro de Abreu recebe, no próximo sábado (20/09), das 9h às 14h, a 8ª edição do Projeto Agricultura Social, iniciativa realizada pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro, por meio da Pesagro-Rio. O evento acontecerá na Fazenda Visconde, em Professor Souza, reunindo produtores rurais e moradores locais.

Mais que um evento, o Agricultura Social é um movimento que promove educação ambiental, segurança alimentar e integração social. A proposta vai além da exposição de produtos e serviços, criando um espaço de troca de saberes e práticas sustentáveis que fortalecem a agricultura familiar e estimulam a consciência coletiva sobre o meio ambiente.

Além disso, haverá a entrega de uma estufa para a horta comunitária, que irá beneficiar diretamente moradores da região, garantindo o acesso a alimentos frescos e saudáveis, além de incentivar o cultivo colaborativo.

A programação também contempla oficinas, palestras e atividades voltadas para jovens e adultos, aproximando o público urbano da realidade rural e estimulando o consumo consciente. Para os produtores, o projeto representa oportunidade de networking, visibilidade e fortalecimento da economia local.

Ao reunir diferentes setores da sociedade em torno de um propósito comum, o Agricultura Social reafirma seu papel como iniciativa transformadora, capaz de unir desenvolvimento sustentável, cidadania e inclusão social. Casimiro de Abreu será palco de mais um capítulo dessa trajetória de impacto positivo no interior do estado do Rio de Janeiro.

Continue Reading

Geral

Viih Tube dá conselhos ao pai, Fabiano Moraes antes de “A Fazenda 17” e revela expectativa

Viih Tube comentou sobre a participação de seu pai, Fabiano Moraes, em “A Fazenda 17” durante stories no Instagram na manhã desta terça-feira (16). A influenciadora, que já passou pela experiência do “BBB 21”, revelou que conversou com ele antes do confinamento e está “curiosa” para acompanhar sua trajetória no reality show da Record. “Ontem meu pai entrou em ‘A Fazenda’. Ele veio à minha casa antes de entrar e conversou comigo. Os conselhos que eu tinha, principalmente sobre saúde mental, já dei. É importante preservar a saúde mental lá dentro, porque eu sei como é o confinamento”, disse Viih

Published

on

Viih Tube comentou sobre a participação de seu pai, Fabiano Moraes, em “A Fazenda 17” durante stories no Instagram na manhã desta terça-feira (16). A influenciadora, que já passou pela experiência do “BBB 21”, revelou que conversou com ele antes do confinamento e está “curiosa” para acompanhar sua trajetória no reality show da Record.

“Ontem meu pai entrou em ‘A Fazenda’. Ele veio à minha casa antes de entrar e conversou comigo. Os conselhos que eu tinha, principalmente sobre saúde mental, já dei. É importante preservar a saúde mental lá dentro, porque eu sei como é o confinamento”, disse Viih Tube.

A ex-BBB enfatizou que deseja que Fabiano seja visto além da imagem de “pai da Viih Tube”. “Sei que ele foi como pai da Viih Tube, mas ele sempre quis trabalhar com o meio artístico desde muito jovem. Que ele construa sua própria história e que as pessoas conheçam o Fabiano Moraes além de ser meu pai”, explicou.

Ela ainda afirmou que não pretende interferir na participação do pai, mas que irá apoiá-lo. “Eu não vou me meter muito, apenas para torcer e fazer mutirão por ele. Quero que ele construa a própria história. Estou curiosa para ver como será e o que vai acontecer”, comentou.

A influenciadora também refletiu sobre a percepção do público em realities: “Reality não tem como fugir: ou você será amado, ou vilão, ou planta. Às vezes somos um pouco de tudo, então nunca sabemos qual lado vai prevalecer”.

Além disso, Viih Tube demonstrou preocupação com a segurança do pai durante as provas: “Estou torcendo por ele, mas fico preocupada porque ele é praticamente cego de um olho, já fez transplante de córnea duas vezes. Tenho medo que ele se machuque, não sei se avisou as pessoas lá dentro. Mas tenho certeza que vai dar tudo certo”.

Continue Reading

Geral

Fat Family surpreende ao se apresentar no show de Priscilla no The Town 2025

O grupo vocal Fat Family, formado em 1996 em Sorocaba, fez uma participação especial e emocionante no show da cantora e apresentadora Priscilla (ex-Alcântara), durante a tarde deste sábado (13), no The Town 2025, em São Paulo. Atualmente formado pelo trio das irmãs Simone, Suzete e Katia Cipriano, o grupo levou o público ao delírio ao subir ao palco e interpretar um de seus maiores sucessos, que marcou gerações. O momento foi recebido com aplausos e cantoria da plateia, que acompanhou cada verso da canção. A presença do Fat Family no espetáculo de Priscilla reforçou o clima nostálgico e afetivo

Published

on

O grupo vocal Fat Family, formado em 1996 em Sorocaba, fez uma participação especial e emocionante no show da cantora e apresentadora Priscilla (ex-Alcântara), durante a tarde deste sábado (13), no The Town 2025, em São Paulo.

Atualmente formado pelo trio das irmãs Simone, Suzete e Katia Cipriano, o grupo levou o público ao delírio ao subir ao palco e interpretar um de seus maiores sucessos, que marcou gerações. O momento foi recebido com aplausos e cantoria da plateia, que acompanhou cada verso da canção.

A presença do Fat Family no espetáculo de Priscilla reforçou o clima nostálgico e afetivo do festival, reunindo diferentes estilos e gerações em um só palco. O público celebrou não apenas a potência vocal do grupo, mas também a força da música brasileira que atravessa décadas.

O The Town segue destacando encontros musicais inesquecíveis, e a performance do Fat Family ao lado de Priscilla entrou para a lista dos momentos mais marcantes desta edição do evento.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral2 minutos ago

Agricultura Social chega a Casimiro de Abreu com foco em sustentabilidade e integração comunitária

Projeto promove educação ambiental, segurança alimentar e entrega estufa para horta comunitária na 8ª edição_ Casimiro de Abreu recebe, no...

Saúde2 minutos ago

Conforte-se Maringá: referência em bem-estar no pós-operatório

A Conforte-se Maringá se consolidou como uma referência no apoio ao paciente durante a recuperação cirúrgica. Com poltronas modernas, ergonômicas...

Entretenimento2 minutos ago

Agência b+ca lança curso de cobertura mobile para formar profissionais do entretenimento digital

O mercado de produção audiovisual ganha um novo impulso com o lançamento do b+curso, iniciativa da b+ca, empresa reconhecida por sua atuação...

Saúde4 minutos ago

Conforte-se Florianópolis: inovação e cuidado no apoio ao pós-operatório

A Conforte-se Florianópolis oferece uma nova forma de encarar o período pós-operatório, trazendo mais segurança, praticidade e conforto aos pacientes...

Saúde9 minutos ago

Clínica Pro-Result: Vacinas para pneumopatas: quais, quando e por quê

Quem é considerado “pneumopata” Pacientes com asma (leve a grave), DPOC, bronquiectasias, fibrose pulmonar, sequelas infecciosas e outros quadros crônicos das vias...

Negócios14 minutos ago

Arena de palestras: SuperAgos 2025 abre com grandes nomes e palestras de impacto sobre liderança, superação e influência

Temas devem inspirar supermercadistas a pensar além dos negócios e se fortalecerem como líderes capazes de transformar o setor A...

Geral1 hora ago

Viih Tube dá conselhos ao pai, Fabiano Moraes antes de “A Fazenda 17” e revela expectativa

Viih Tube comentou sobre a participação de seu pai, Fabiano Moraes, em “A Fazenda 17” durante stories no Instagram na...

Famosos2 horas ago

Tayenne Barros: A Narizinho que Encanta Goiás com Arte, Comunicação e Carisma

Do interior de Minas aos holofotes da capital goiana, Tayenne constrói uma carreira que une teatro, arquitetura e entrevistas que...

Saúde3 horas ago

Setembro Amarelo: falar é a melhor prevenção

Criado para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo ultrapassa a ideia de uma simples campanha. É um...

Business4 horas ago

Especialistas apontam como enfrentar o “tarifaço” e identificar oportunidades em meio aos impactos das tarifas dos EUA

O chamado “tarifaço” — aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros — tem repercutido fortemente nas...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed