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Saiba como não ter o nome incluído na dívida ativa por débitos automotivos

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Desde setembro deste ano motoristas começaram a ser incluídos na dívida ativa pelo não pagamento do IPVA. Saiba se o seu nome está incluso e como evitar

Manter a documentação do veículo em dia é fundamental para o bolso e o bem-estar financeiro. A falta de pagamento de dívidas veiculares como IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) pode gerar a inscrição na dívida ativa e acúmulo de juros.

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do proprietário do veículo sem pagamento estará incluso na dívida ativa e só será retirado após o valor em débito ser quitado.

O que é dívida ativa de veículos

O termo dívida ativa se refere aos valores devidos aos órgãos públicos de qualquer esfera: municipal, estadual e/ou federal. Então, se uma pessoa não paga o IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana), que é um imposto municipal, contrai uma dívida com o município.

Se é o imposto de renda (IR) que um indivíduo fica devendo, por exemplo, sua dívida é com a União, ou seja, federal. E se o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) não for pago, a dívida é estadual.

“Na hipótese de a dívida não ser quitada dentro do prazo, o órgão competente pode inscrever o CPF, no caso de pessoa física, ou o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), no caso de pessoa jurídica, na chamada dívida ativa, que é um cadastro de devedores ao governo”, explica Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.

Consequências de ter o nome na dívida ativa de veículos

Em outras palavras, a dívida ativa é composta por créditos tributários e não tributários da Fazenda Pública que, depois de esgotado o prazo final para pagamento fixado pela lei ou por decisão final em processo administrativo regular, são remetidos para a Procuradoria municipal, estadual ou federal para inscrição e cobrança.

Porém, nem toda dívida é inscrita no cadastro, porque há custos para a abertura do processo judicial e a execução da cobrança. Por isso, cada esfera costuma ter um limite a partir do qual a inscrição é feita na dívida ativa.

“Esta cobrança, por sua vez, inicialmente é amigável, mas não havendo pagamento ou negociação, passa a ser judicial. Porém, antes mesmo da cobrança começar, a simples inscrição na dívida ativa já acarreta diversas penalidades”, conta e continua. “Assim, débitos de licenciamento, multas de trânsito, seguro obrigatório (SPVAT), IPVA e outras pendências financeiras relacionadas aos veículos e que forem inscritas na dívida ativa geram uma série de implicações legais e financeiras”, reforça.

Além disso, a inscrição na dívida ativa pode impedir o licenciamento do veículo, o que impede, por sua vez, que o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular) seja renovado.

E como este é um documento de porte e renovação anual obrigatórios, rodar sem ele é uma infração gravíssima, que gera 7 pontos na carteira, multa de R$293,47 e até apreensão do veículo em uma blitz, por exemplo.

Principais exemplos de dívida ativa de veículo

Dívida ativa do IPVA

O IPVA, como falamos anteriormente, é um imposto estadual. Cada estado tem liberdade para definir a alíquota cobrada, o calendário, a forma de pagamento e a destinação do dinheiro. Por isso, é importante consultar o Detran da sua região para conferir as informações todos os anos.

O valor arrecadado costuma ser direcionado para transporte, segurança, saúde e educação. Quando o imposto não é pago, as consequências são restrição no CPF ou CNPJ e o impedimento de licenciar o veículo.

Nesse caso, acaba ocorrendo também o impedimento de renovação do CRLV, documento de porte obrigatório e que precisa ser renovado anualmente. “Então, se o motorista for pego em uma blitz ou passar por uma fiscalização por qualquer motivo, como uma colisão, e o documento estiver atrasado, ele estará cometendo uma infração gravíssima, punida com multa e remoção do veículo”, alerta.

Loffreda ainda lembra que a apreensão do veículo por causa de IPVA atrasado foi renegada em 2016. Porém, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma medida administrativa chamada remoção. Esta medida prevê que se o veículo não estiver licenciado, deve ser removido para o pátio – não pelo atraso do IPVA em si, mas pelo veículo não estar licenciado. Essa medida foi julgada e considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Dívida ativa de licenciamento

O licenciamento anual é obrigatório e ele nada mais é do que a taxa para que o CRLV seja renovado. A falta de pagamento da taxa também impede que o veículo seja transferido.

“Mas não adianta pagar a taxa se o veículo tiver débitos em aberto, como multas, IPVA e seguro obrigatório, o SPVAT, porque o CRLV do não será emitido”, lembra.

Como consultar dívida ativa do IPVA

Para saber se o IPVA do seu veículo já está na dívida ativa do estado, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e colocar os dados pedidos, que geralmente são o CPF ou CNPJ à qual a placa está vinculada e a placa do veículo. Em alguns estados, é pedido também o número do Renavam.

O boleto para pagamento geralmente pode ser impresso no próprio site ou com um direcionamento para o banco conveniado. Também é possível fazer a consulta presencialmente, em um posto da Secretaria estadual da Fazenda da cidade onde o seu veículo é emplacado.

Apesar de cada estado ter um sistema próprio para a consulta dos débitos inscritos na dívida ativa, de um modo geral, o procedimento costuma ser o mesmo para todos os tributos.

Dessa forma, na Secretaria de Fazenda estadual é possível fazer a consulta de tudo o que está inscrito na dívida ativa vinculado ao seu CPF ou CNPJ.

Como pagar uma dívida ativa de veículos

O pagamento de uma dívida ativa de veículo normalmente é feito através da própria página do sistema que dá acesso às informações da dívida ativa, mas isso também pode variar de um estado para outro.

Em São Paulo, por exemplo, o pagamento deve ser feito através da Procuradoria Geral do estado, colocando o Renavam do veículo e o CPF ou CNPJ vinculado à placa.

Depois é só selecionar o débito que você quer quitar e gerar o boleto para o pagamento integral.

Como parcelar dívidas ativas de veículos

Vários estados têm programas de parcelamento de dívidas ativas, com canais de negociação para escolha das parcelas. “Comumente há descontos generosos para o pagamento à vista, mas também pode encontrar descontos interessantes nas multas e nos juros de acordo com o parcelamento. Em alguns estados, como São Paulo, há um valor mínimo para as parcelas”, afirma.

Uma dica é aproveitar os maiores descontos para o pagamento à vista e parcelar o boleto no site da Zignet. “Assim você aproveita o melhor de ambos os lados: quita de uma vez a dívida ativa com um bom desconto e ainda faz o parcelamento em até 12X no cartão de crédito da sua escolha pela Zignet”, finaliza.

Sobre a Zignet:

A Zignet é uma fintech que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos. Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas Zignet também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas.

Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a Zignet disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos. A Zignet é credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para parcelamento de débitos de veículos em todo o território nacional.

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Bruno Rodrigues explica como benefícios corporativos reduzem o turnover e fortalecem as empresas

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Bruno Rodrigues

Personalizar benefícios é a chave para reduzir a rotatividade e fortalecer a cultura organizacional das empresas.

A retenção de talentos se tornou um dos maiores desafios para as empresas brasileiras. Uma pesquisa do setor revelou que 68% dos trabalhadores estão em transição ou planejando mudar de emprego nos próximos 12 meses, um índice acima da média global de 60%.

A principal razão? Falta de benefícios atrativos, insatisfação com o ambiente de trabalho e a busca por mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A alta rotatividade de funcionários não apenas compromete a continuidade das operações, mas também gera custos elevados para as empresas. Segundo estimativas do mercado, substituir um profissional pode custar até 200% do seu salário anual, considerando gastos com recrutamento, treinamento e perda de produtividade.

“Muitas empresas enxergam benefícios corporativos como custo, quando, na verdade, eles são um investimento estratégico. Um pacote de incentivos bem estruturado pode reduzir drasticamente a rotatividade e aumentar o engajamento da equipe”, explica Bruno Rodrigues, especialista em seguros empresariais e fundador da New Life Insurance Consultoria e Corretora de Seguros Ltda.

Benefícios bem estruturados são um diferencial competitivo

A oferta de benefícios corporativos tem um papel cada vez mais relevante no mercado de trabalho. Uma pesquisa do Vox Populi/IESS revelou que o plano de saúde está entre os três principais desejos dos brasileiros. Mas os trabalhadores querem mais do que assistência médica: esperam que suas empresas invistam em bem-estar, educação e suporte à qualidade de vida.

Segundo o levantamento, os profissionais consideram essenciais:

  • 75% esperam que seus empregadores apoiem mais o bem-estar dos colaboradores
  • 67% gostariam de benefícios voltados para educação
  • 66% buscam suporte para o cuidado com crianças
  • 60% desejam orientação financeira
  • 58% querem mais benefícios voltados à saúde da mulher

Para Bruno Rodrigues, o erro de muitas empresas está em adotar benefícios genéricos, sem avaliar o que realmente faz sentido para seus funcionários.

Bruno Rodrigues
“Não adianta apenas oferecer um pacote padrão. O segredo é entender o perfil da equipe e personalizar os benefícios para atender às suas necessidades reais”, destaca Bruno.

Como um especialista pode ajudar na personalização dos benefícios?

Criar um pacote de incentivos eficiente exige um olhar estratégico. Um corretor especializado pode ajudar empresas a:

  • Analisar o perfil dos funcionários – Mapear idade, uso dos serviços e prioridades da equipe para estruturar um pacote adequado.
  • Negociar contratos mais vantajosos – Empresas muitas vezes pagam por coberturas que não utilizam. Ajustar esses contratos pode gerar economia sem reduzir a qualidade dos benefícios.
  • Integrar diferentes incentivos – Além do plano de saúde, benefícios como suporte psicológico, auxílio-creche e programas de bem-estar podem ser incluídos com um custo menor do que se contratados separadamente.
  • Acompanhar a gestão dos benefícios – Monitorar o uso do plano ajuda a evitar reajustes abusivos e identificar oportunidades de melhoria.

“Cada empresa tem um perfil único. O que funciona para um setor pode não ser eficiente para outro. O papel do especialista é garantir que os benefícios sejam alinhados às reais necessidades da organização e dos colaboradores”, reforça Bruno Rodrigues.

Retenção de talentos: um investimento para o futuro

Os dados mostram que a insatisfação com a estrutura de benefícios leva muitos profissionais a buscar novas oportunidades. Empresas que investem em incentivos estratégicos, por outro lado, fortalecem sua cultura organizacional, aumentam o engajamento da equipe e evitam os altos custos do turnover.

Além de reduzir a rotatividade, um pacote de benefícios bem planejado melhora a reputação da empresa no mercado e atrai talentos qualificados.

“As empresas precisam entender que a retenção de talentos não é um custo extra, mas um diferencial competitivo. Com benefícios bem estruturados, é possível garantir equipes mais produtivas e satisfeitas”, conclui Bruno Rodrigues.

Para saber mais sobre como estruturar benefícios corporativos eficientes, entre em contato com Bruno Rodrigues pelo LinkedIn.

Por: Nathália Pimenta

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Crescer com estratégia: João Edson Dinardi Abreu e a gestão que impulsiona negócios

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João Edson Dinardi Abreu

Empresário revela como planejamento, inovação e visão de longo prazo são determinantes para o sucesso no agronegócio e no comércio.

Expandir um negócio exige mais do que bons produtos ou serviços. Exige gestão estruturada, análise de mercado e a capacidade de tomar decisões certeiras, muitas vezes em cenários incertos. João Edson Dinardi Abreu, que construiu uma trajetória de sucesso tanto no agronegócio quanto no varejo, sabe que empreender é um jogo de estratégia – e aqueles que dominam as regras prosperam.

Com anos de experiência na administração de propriedades rurais e empresas do setor comercial, João Edson se consolidou como um gestor diferenciado. Seu método de trabalho combina rigor financeiro, leitura de mercado e inovação na tomada de decisões, garantindo que seus negócios cresçam com solidez e longevidade.

“A expansão nunca pode ser um movimento impulsivo. Crescer é necessário, mas se não houver estrutura e planejamento, o crescimento pode ser a ruína de um negócio”, afirma.

A expansão como estratégia, não como consequência

Muitos empreendedores enxergam a expansão como uma consequência natural do sucesso, mas João Edson tem um olhar diferente: para ele, crescer é uma estratégia planejada, e não apenas um reflexo de boas vendas.

Ele aprendeu isso cedo, ainda na administração de sua propriedade rural. Ao invés de aumentar a produção sem critério, sua prioridade sempre foi garantir eficiência antes da expansão. Esse princípio foi aplicado também no varejo, quando estruturou a Colosso Comércio e Confecções, consolidando a empresa antes de pensar em novos investimentos.

“A pior coisa que um empresário pode fazer é crescer sem estrutura. Você precisa saber exatamente o momento certo de expandir, onde investir e quais riscos são aceitáveis. Quem cresce de forma desorganizada acaba perdendo tudo que construiu.”

Para João Edson, um dos maiores erros no mundo dos negócios é confundir crescimento com progresso. Nem toda expansão significa avanço – às vezes, o melhor movimento é fortalecer a base antes de dar o próximo passo.

João Edson Dinardi Abreu

Gestão inteligente: controlar números, prever cenários e agir rápido

No agronegócio ou no comércio, uma empresa não pode se dar ao luxo de operar sem controle financeiro. João Edson sempre tratou seus negócios como organismos vivos, que precisam de ajustes constantes para manter a saúde financeira e operacional.

O segredo? Tomada de decisão baseada em dados e capacidade de adaptação rápida.

“Um gestor precisa entender os números do seu negócio como ninguém. Quando os dados mostram que algo não está indo bem, o pior erro é insistir em uma estratégia que já deu sinais de desgaste. A diferença entre os que prosperam e os que fecham as portas está na rapidez em identificar problemas e mudar a rota.”

João Edson Dinardi Abreu

Na prática, essa visão se traduz em gestão de custos precisa, investimento calculado e um olhar constante para o comportamento do mercado. É essa leitura estratégica que permite que João Edson tome decisões assertivas, tanto no campo quanto no varejo.

Inovação na administração: o diferencial que garante longevidade

Se a inovação foi um fator decisivo no aumento da produtividade no agronegócio, no comércio ela se mostrou essencial para manter o crescimento. Mas, para João Edson, inovar não significa apenas usar tecnologia avançada – é encontrar maneiras mais inteligentes de administrar.

Afinal, um dos maiores desafios das empresas não é apenas crescer, mas se manter relevantes em um mercado que muda constantemente.

“A inovação que realmente transforma um negócio não é a que chama mais atenção, mas a que resolve problemas, reduz custos e aumenta a eficiência. Empresas que não inovam na gestão podem até crescer no curto prazo, mas dificilmente se sustentam no longo prazo.”

O futuro dos negócios: estratégia, adaptação e disciplina

Com uma trajetória consolidada em diferentes setores, João Edson acredita que o maior erro de um empreendedor é achar que o sucesso de hoje garante o futuro. Para ele, a única certeza nos negócios é que tudo muda – e quem não estiver preparado para se reinventar vai ficar pelo caminho.

“Uma empresa não cresce sozinha. Ela precisa de um líder atento, que saiba enxergar oportunidades, corrigir falhas e agir com inteligência. O mercado sempre vai testar os empresários, e só os preparados vão passar no teste.”

Seja no campo ou no varejo, João Edson Dinardi Abreu prova que crescimento não acontece por acaso – é resultado de uma gestão estruturada, inovação inteligente e decisões bem planejadas.

Por: Nathália Pimenta

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Estácio lança cursos profissionalizantes para jovens e adultos

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Universidade oferece 40 cursos com duração de seis meses, voltados para qualificação e realocação no mercado de trabalho

A Estácio lançou 40 cursos profissionalizantes nas áreas de Gestão, Tecnologia, Saúde, Comunicação, Ciências Jurídicas e Educação. Abrangendo uma ampla faixa etária, os cursos são voltados tanto para jovens que ainda não concluíram o ensino médio e buscam o primeiro emprego quanto para adultos interessados em novas qualificações ou na recolocação profissional.

O portfólio de cursos profissionalizantes da Estácio inclui dezenas de opções, como Assistente de Controle de Qualidade, Desenvolvimento Mobile, Auxiliar de Laboratório, Inbound Marketing e Auxiliar Jurídico, entre outros. Não há pré-requisitos acadêmicos para se inscrever, o que reforça a estratégia da instituição em democratizar o acesso à educação de qualidade. Os interessados podem ter mais informações e realizar suas inscrições pelo link: https://estacio.br/cursos-tecnicos-e-profissionalizantes.

Desenvolvido para ser flexível e inclusivo, o novo portfólio profissionalizante é totalmente digital, permitindo que os alunos estudem no seu próprio ritmo. Entre os cursos em destaque estão: Gestão de Vendas, Assistente de IA, Auxiliar Veterinário, Auxiliar de Mídias Sociais e Criador de Conteúdo Digital, e Auxiliar de Despachante Aduaneiro, todos alinhados às demandas de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

A iniciativa acompanha o crescimento da educação profissional no Brasil que, segundo o Censo Escolar 2023, registrou um aumento significativo no número de matrículas. As inscrições em cursos técnicos e profissionalizantes subiram de 2,1 milhões, em 2022, para 2,4 milhões em 2023. Desde 2021, o crescimento foi de 27,5% quando havia 1,8 milhão de estudantes matriculados.

Juliana Menezes, gerente de Educação Digital da Estácio, reforça a relevância da educação profissionalizante para quem deseja se destacar em diversas funções no mercado de trabalho. “Com mais de 54 anos no segmento de ensino e sendo uma das instituições pioneiras no desenvolvimento do ensino digital de alta qualidade acadêmica, a oferta de cursos profissionalizantes amplia não apenas o portfólio da Estácio, mas também possibilita uma qualificação profissional rápida, inclusiva e acessível, preparando jovens e adultos para os desafios do mercado de trabalho.”

Com a duração de seis meses, os cursos profissionalizantes possibilitam a aquisição de habilidades aplicáveis no mercado de trabalho. Além dos temas acadêmicos, os cursos incluem vídeos ilustrativos, redação e simulação. Os estudantes terão acesso a sessões mensais que abordarão tendências de mercado e soft skills, bem como tutores, que apoiarão na resolução de dúvidas. Ao final, os alunos aprovados receberão um certificado de conclusão emitido pela Estácio.

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