Barra
Connect with us

Negócios

Salvador ganha super space de conteúdos digitais e potencializa capital baiana como polo de economia criativa

Published

on

Respirando tecnologia e inovação, California Media House lança complexo à beira da Baía de Todos os Santos

A California Media House, reconhecida há quase uma década como uma empresa líder na gestão de conteúdos originais e na economia criativa, inaugurou, nesta terça-feira (22), seu mais novo espaço de criação de conteúdo em Salvador. A nova estrutura se junta a uma rede de content spaces espalhados pelo Brasil, com presença em cidades como Fortaleza/CE, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

A perspectiva do projeto é atrair marcas e parceiros que façam investimento superior a 60 milhões nos próximos 3 anos, algo que condiz com o mercado de economia criativa do país. Espera-se que sejam lançados, anualmente, mais de 5 mil conteúdos originais, mais de 100 músicas, dezenas de projetos especiais, festivais e novos canais de entretenimento. Para isso, o complexo se converte em estúdios com 2,5 mil m² e conta com desdobramento de até 30 cenários, proporcionando um ambiente de produção de alta qualidade e em larga escala.

Além do espaço para criação de conteúdos, o Doca1 também se torna uma ótima oportunidade para as marcas que desejam potencializar o mercado da economia criativa. Através do complexo, as empresas se conectam com diferentes comunidades, criadores e projetos, ampliando suas atuações em um mercado promissor no Brasil.

A economia criativa da Bahia e do Nordeste se destaca pelo poder do conteúdo. Segundo o Mapeamento da Indústria Criativa, realizado pela Firjan, a produção criativa do estado da Bahia representa 12,2% da indústria criativa nacional, superando os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que representam 5,2% e 8%, respectivamente. Além disso, segundo o estudo, os negócios criativos espalhados pelo país geram R$ 217,4 bilhões para o PIB nacional.

“O nosso papel é acelerar e dar visibilidade a economia criativa do nordeste, gerando valor para uma região que transpira criatividade e tem a cultura como um dos seus principais expoentes. Sabemos o quão importante é investir no conteúdo e na estratégia digital como o caminho para concretizar essa transformação. Vamos atuar no fomento à capacitação e infraestrutura de ponta, além de nos posicionar como meio de conexão entre criadores, projetos e marcas, incluindo as big-techs”, comenta Bruno Duarte, CEO da California Media House.

No catálogo de serviços do Doca1, é possível encontrar atuação em gestão de plataformas de conteúdo, produção musical, captação de patrocínios, gestão de carreira, programas de aceleração, formação e uma extensa grade de conteúdos, que inclui um programa de auditório semanal, podcasts de música e comédia, batalhas de rima, videoclipes, documentários sobre novos artistas, sessions musicais e conteúdos voltados para a geração Z.

Com um histórico de sucesso, a empresa acumula grandes parcerias no cenário audiovisual, construindo uma relação de sucesso com o YouTube, sendo responsável pela gestão das operações do YouTube Space no Rio de Janeiro. Além disso, a empresa administrou plataformas de conteúdo de marcas da Ambev como Skol, Brahma, Budweiser e Beats; da Sony Music, na América Latina; além da gestão do conteúdo da FitDance. A California Media House também foi responsável pela Casa Salvador, um espaço dedicado aos YouTubers da capital baiana.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

7 motivos por que o posicionamento do seu negócio está errado

Published

on

Toda marca transmite uma emoção, mesmo sem perceber: frieza, descaso, agilidade, acolhimento, credibilidade. As pessoas sentem algo quando compram de você, e é por isso que o posicionamento não pode ser improvisado. Ele é o que ancora percepção, reputação e crescimento.

Segundo uma pesquisa da McKinsey, marcas com posicionamento claro geram até 15% mais receita e 20% mais satisfação dos clientes.

Para Gustavo Hansel e Tiago Denardin, cofundadores da GH Brandtech, a maioria das empresas fracassa por competir em atributos genéricos, como preço, e deixar a construção de marca à deriva. “Sem um posicionamento claro, a empresa cria uma percepção confusa de valor e perde força competitiva”, afirma Hansel.

A seguir, Hansel lista sete erros comuns e fatais cometidos pelas empresas ao definir (ou negligenciar) seu posicionamento:

1) Você não sabe contra quem está competindo
Muita empresa acha que sabe quem são seus concorrentes — mas só “acha”. “O que seu cliente compraria se você não existisse?”, pergunta Hansel, CEO da GH Brandtech. “Essa resposta revela mais do que você imagina”. Sem entender o cenário competitivo, você não tem como ocupar um espaço real na mente do público.

2) Seu diferencial não está claro nem para você
Marcas que não sabem o que as torna únicas dificilmente sobrevivem. Pouco a pouco, ficam parecidas com todas as outras. Liste seus principais atributos, avalie quais são relevantes para o seu público e veja o que os concorrentes também entregam. O que sobrar é o que você precisa destacar. “Marcas autênticas ganham corações, mas acima de tudo caminham com consistência”, diz Denardin, líder da vertical de Branding da GH.

3) O cliente não enxerga valor no que você vende
Se o público não percebe valor, não importa o quanto você se esforce. Talvez ele nem saiba o que ganha ao escolher sua marca. “Valor precisa ser construído, mas também precisa ser comunicado”, afirma Denardin. Mostre os benefícios práticos e emocionais de forma objetiva. Se eles não existem, comece por aí.

4) Você está mirando no público errado
Nem todo mundo que precisa de você é seu melhor cliente. Existem nichos dentro do nicho. “Descubra quem realmente valoriza o que você entrega e foque sua energia neles”, diz Hansel. “É esse grupo que vai aumentar sua margem, defender sua marca e indicar seu produto com convicção”.

5) Seu produto não faz sentido no contexto atual
Não basta ter um bom produto — ele precisa fazer sentido aqui e agora. Há demanda? Há espaço nessa categoria de mercado? Talvez seja o público errado. Ou até o mercado errado. “Pesquisas de mercado e testes de validação podem esclarecer muitas dúvidas”, afirma Hansel.

6) Você não está resolvendo problema nenhum
Uma boa ideia não sustenta um negócio. Um problema bem resolvido, sim. Se você não consegue dizer qual dor está aliviando, ou qual ganho está entregando, talvez sua empresa ainda não tenha um motivo forte para existir. E se esse motivo não está claro, não tem branding que salve. “Se você não tem um problema para resolver, também não tem um valor para oferecer”, diz.

7) Não ter um propósito claro
Propósito precisa ser mais do que uma frase bonita em apresentação institucional. É a força que move decisões, define a linguagem e conecta a marca com as pessoas. “É um direcionamento atemporal, que ajuda a marca a prosperar em qualquer contexto”, diz Tiago Denardin. Quando o propósito existe, tudo se alinha — produto, discurso, identidade. E o público sente isso.

Quer construir uma marca que ocupe um lugar real na cabeça (e no coração) das pessoas? Comece pelo básico: descubra quem você é, para quem existe e o que faz melhor do que ninguém. A partir disso, o posicionamento deixa de ser uma aposta e passa a ser uma vantagem.

Continue Reading

Negócios

Brahma anuncia SAB – Sociedade Anônima Brahma para torcedores investirem em seus clubes de coração “Brindando”

Published

on

Com Ronaldo como “presidente”, a marca da Ambev, parceira histórica do futebol nacional, cria iniciativa grandiosa que permite ao torcedor destinar percentual das compras da linha Brahma feitas no Zé Delivery para investimentos nos clubes, sem custo extra; na compra de Brahma 0,0% o investimento é dobrado

O futebol nacional acaba de ganhar novos investidores de peso: os torcedores brasileiros. Em um país em que 81% da população torce por um time, segundo o Datafolha, e onde apenas os maiores clubes concentram mais de 30% da torcida nacional, o impacto vai muito além das arquibancadas e dos campos. Pensando no protagonismo das torcidas e na paixão do torcedor por seus clubes dentro e fora dos estádios, Brahma, parceira histórica do futebol brasileiro e patrocinadora de grandes momentos do esporte símbolo nacional, apresenta a SAB – Sociedade Anônima Brahma, iniciativa que permite aos torcedores e consumidores de Brahma apoiarem financeiramente os clubes brasileiros, sem custo adicional para eles.

A partir de agora, a marca de cerveja da Ambev vai transformar um percentual de qualquer compra de produtos Brahma no Zé Delivery, feita por torcedores participantes da iniciativa, em um valor a ser destinado para investimentos diretos nos clubes e sem que o torcedor precise gastar nada a mais por isso. A iniciativa, que conta com Ronaldo como “presidente” e embaixador, valoriza o papel do torcedor além das arquibancadas, contribuindo para o crescimento dos seus clubes do coração.

“Brahma tem uma longa história de apoio ao futebol, e isso é motivo de orgulho para nós. Sempre acreditamos que o futebol brasileiro é uma potência. Temos os melhores talentos, torcidas espetaculares, e recentemente o mundo inteiro pode comprovar que não somos o país do futebol por acaso. Por isso, criamos a SAB, um movimento grandioso que envolverá as torcidas do país, que já fazem muito por seus clubes e agora farão ainda mais, contribuindo para o crescimento dos times do coração, brindando com Brahma”, afirma Felipe Cerchiari, diretor de marketing da Brahma.

Para os consumidores investirem com Brahma é simples. Cada vez que adquirir um produto da linha Brahma no aplicativo Zé Delivery e escolher seu time do coração, um percentual do valor da compra será destinado para o clube escolhido que for participante da ação. E se a escolha for pela versão Brahma 0.0%, o valor dobra, incentivando o consumo responsável. A ação tem início com 10% das compras de Brahma e 20% da versão zero.

“Atualmente, o torcedor tem algumas formas de ajudar financeiramente seu time: comprando ingresso, adquirindo itens oficiais ou se tornando sócio, por exemplo; agora, Brahma oferece uma nova opção. O torcedor precisa apenas declarar sua paixão no Zé Delivery, comprar a sua Brahma de sempre e brindar com os amigos – no churrasco ou no sofá – enquanto parte do valor da sua compra é destinada para investimentos no seu time”, comenta Cerchiari.

Paixão declarada, investimentos garantidos

Eleita a segunda marca mais valiosa do Brasil*, Brahma vai destinar parte do valor de seus produtos comprados pelos torcedores em investimentos para os clubes, mediante a aprovação de projetos que priorizam iniciativas que busquem fortalecer o futebol brasileiro não só hoje, mas no futuro.

No site oficial, o torcedor poderá acompanhar o quanto já foi destinado ao seu time de coração e, no futuro, acompanhar os projetos selecionados para receber os valores: https://brahma.com.br/brahmasab

“O torcedor, que já sustenta o futebol com amor, agora também pode fortalecê-lo com contribuição direta, pedindo sua Brahma no Zé Delivery e curtindo com a torcida, sem esquecer da moderação”, conclui Cerchiari.

De acordo com a pesquisa Marcas mais valiosas do Brasil – BrandZ Kantar

(Fotos : Ambev)

Continue Reading

Negócios

Zexter aposta em vendas diretas e tecnologia para impulsionar renda de influenciadores

Published

on

Na era da economia dos criadores, em que o Brasil lidera em tempo de tela e consumo de conteúdo, a Zexter se consolida como a plataforma que transforma seguidores em clientes fiéis. Por meio de uma estrutura completa de monetização e ferramentas de relacionamento direto, a startup oferece aos criadores autonomia, rentabilidade e conexão real com seus públicos.

Segundo relatório da Future Social & Economy (2025), o Brasil é um dos países com maior tempo médio de uso diário da internet, com mais de 10 horas por dia, superando em cerca de 3 horas a média global. Ainda de acordo com o estudo, mais de 40% dos brasileiros já compraram produtos ou serviços indicados por criadores de conteúdo. No entanto, mais da metade dos influenciadores digitais no país ainda fatura menos de 100 dólares por mês. A Zexter surge justamente para preencher essa lacuna entre influência e retorno financeiro.

Criada em 2024, a plataforma permite que criadores de conteúdo monetizem diretamente suas audiências com funcionalidades como assinatura de perfis, venda de fotos e vídeos sob demanda, leilões de objetos pessoais, vídeos personalizados, envio de mensagens pagas, loja de produtos físicos e uso de cupons promocionais. Todo o conteúdo é comercializado diretamente com os fãs, e o criador recebe até 90% da receita — sem intermediários.

A Zexter também se diferencia pelo uso de inteligência artificial. A tecnologia é usada para personalizar recomendações, automatizar o relacionamento com o público, sugerir estratégias de venda e analisar o comportamento dos usuários.

“Nosso objetivo é dar poder ao criador. Na Zexter, ele define o que quer vender, quanto quer cobrar e como quer se comunicar com os fãs. A plataforma foi pensada para garantir liberdade criativa e retorno financeiro real, sem depender de algoritmos ou intermediações.” afirma Bruno Souza, CEO da Zexter.

O crescimento do setor corrobora a aposta da empresa. Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Hotmart, revelou que a creator economy gerou um aumento de 30% na criação de empregos diretos e indiretos no Brasil, totalizando mais de 389 mil vagas em 2024.

No cenário internacional, dados da Polaris Market Research estimam que o mercado global de plataformas da creator economy, que foi avaliado em 162 bilhões de dólares em 2024, deve atingir 187 bilhões de dólares em 2025, podendo chegar a 701 bilhões até 2034, com taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 15,8%.

Com um modelo centrado no protagonismo do criador e na fidelização do público, a Zexter se posiciona como uma alternativa sólida e inovadora frente a plataformas internacionais. Fãs deixam de ser apenas audiência e passam a ser parte ativa do ecossistema, adquirindo conteúdos, produtos e experiências diretamente de seus ídolos.

Sobre a Zexter
A Zexter é uma plataforma de monetização para criadores de conteúdo, que permite a venda direta de conteúdos, produtos e experiências exclusivas. Criada no Brasil, a plataforma oferece autonomia, liberdade criativa e até 90% da receita para os criadores. Com tecnologia de inteligência artificial e foco em engajamento direto, a Zexter transforma seguidores em clientes fiéis.

https://zexter.com

(Fotos : felipe mazzucatto)

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde12 minutos ago

Conforte-se Jundiaí SP com solução inovadora em locação de poltronas para pós-operatório

A Conforte-se chega a Jundiaí SP trazendo uma proposta inovadora e altamente necessária para quem busca conforto, segurança e qualidade...

Saúde58 minutos ago

Dia do Homem: vaidade, autocuidado e consumo consciente em alta entre eles

(Capa: O ator brasileiro-americano Haysam Ali, 37) Pesquisa mostra que homens estão mais vaidosos e preocupados com saúde, beleza e...

Negócios1 hora ago

7 motivos por que o posicionamento do seu negócio está errado

Toda marca transmite uma emoção, mesmo sem perceber: frieza, descaso, agilidade, acolhimento, credibilidade. As pessoas sentem algo quando compram de...

Saúde1 hora ago

Poltrona de pós-operatório para locação em Jundiaí SP garante conforto e segurança na recuperação

A Poltrona de pós-operatório para locação em Jundiaí SP é uma solução altamente eficaz e cada vez mais procurada por...

Saúde1 hora ago

Poltrona de pós-operatório para locação em Alphaville SP garante conforto e segurança na recuperação

A Poltrona de pós-operatório para locação em Alphaville SP é uma solução cada vez mais procurada por pacientes que valorizam...

Saúde1 hora ago

Poltrona para locação de pós-operatório em Alphaville SP oferece conforto, segurança e comodidade ao paciente

A Poltrona para locação de pós-operatório em Alphaville SP é mais do que um item de apoio: é uma solução...

Negócios1 hora ago

Brahma anuncia SAB – Sociedade Anônima Brahma para torcedores investirem em seus clubes de coração “Brindando”

Com Ronaldo como “presidente”, a marca da Ambev, parceira histórica do futebol nacional, cria iniciativa grandiosa que permite ao torcedor...

Negócios1 hora ago

Zexter aposta em vendas diretas e tecnologia para impulsionar renda de influenciadores

Na era da economia dos criadores, em que o Brasil lidera em tempo de tela e consumo de conteúdo, a...

Negócios2 horas ago

Elev-C: Startup une tecnologia, propósito social e empreendedorismo em novo modelo de monetização legal e sustentável para influenciadores

Com a crescente demanda por modelos de negócios sustentáveis e legais no universo digital, a Elev-C surge como uma solução...

Negócios2 horas ago

Criada em plena pandemia, a Samarella nasceu com apenas 150 pares de sandálias e muita coragem

Hoje, é referência no atacado de moda e símbolo de superação e independência para centenas de empreendedores brasileiros. Em meio...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed