Na noite de 31 de julho de 2024, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) foi palco de uma celebração especial: os 40 anos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Seccional São Paulo (ABRAJET-SP). O evento, marcado por discursos inspiradores e homenagens, destacou a importância do jornalismo de turismo e a trajetória da ABRAJET-SP. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem ao Secretário de Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, pela presidente da associação, Miriam Petrone.
Jorge Fraga, convidado especial da solenidade, foi reconhecido como um dos grandes amigos da ABRAJET-SP. Em seu discurso, ele destacou a significativa contribuição de Miriam Petrone para a promoção do turismo em Aracaju e no estado de Sergipe. Fraga lembrou que Petrone recebeu recentemente o título de cidadã aracajuana em reconhecimento ao seu trabalho de divulgação responsável e de qualidade que tem beneficiado a cidade.
“A divulgação que a ABRAJET-SP se dispõe a fazer é essencial para o desenvolvimento de uma cidade. Espero que o turismo seja levado com mais seriedade, como é em muitos outros países, e que o Brasil, num futuro próximo, possa se igualar a nações que recebem dez vezes mais turistas que nós”, afirmou Fraga. Ele citou a França como exemplo e expressou sua gratidão por ser homenageado com a placa e troféu “Amigo da ABRAJET-SP”.
A presidente Miriam Petrone, em seu discurso, enfatizou a importância da responsabilidade nos textos escritos pelos associados da ABRAJET-SP. “Escrevemos para o consumidor final e não para o trade. É nossa responsabilidade fomentar o turismo entre os leitores”, destacou Petrone. Ela também celebrou a aprovação do Dia do Jornalista de Turismo pela ALESP, que será comemorado em 31 de julho, e anunciou a criação de um prêmio de turismo chancelado pela ABRAJET-SP para 2025.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e personalidades do setor, incluindo o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o ex-jogador de futebol e pentacampeão mundial, Cafu, que foi nomeado Embaixador da ABRAJET-SP.
O evento, conduzido pelo jornalista Luciano Faccioli, foi uma demonstração de união e força, celebrando quatro décadas de história e preparando o terreno para um futuro ainda mais promissor para o jornalismo de turismo. A ABRAJET-SP agradeceu a todos que participaram e contribuiu para o sucesso deste momento histórico, reafirmando seu compromisso com a ética, a qualidade jornalística e o desenvolvimento do setor.
País ultrapassa 20 milhões de empresas ativas e empreendedores compartilham suas estratégias
Neste sábado (05/10) é comemorado o Dia do Empreendedor, uma homenagem ao Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841, em 1999. De acordo com o indicador de criação de novas empresas, um levantamento realizado pelo Serasa Experian, o Brasil registrou cerca de 3,9 milhões de novos negócios somente em 2023. Atualmente, o país possui mais de 20 milhões de empreendimentos ativos, uma consequência do aumento de lançamentos de empreitadas que vêm acontecendo desde 2020. Apesar do cenário positivo, empresários afirmam que é necessário definir algumas estratégias para manter o negócio rentável.
Igor Remegio – www.aiqfome.com.br Fundado em 2017, o aiqfome é o aplicativo de delivery pioneiro no Brasil e o líder do seu segmento no interior, presente em mais de 700 cidades. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu, se tornando a vertical food do conglomerado. E para o Dia do Empreendedor, Igor Remigio, sócio fundador e CEO do aiqfome, oferece três dicas para obter sucesso como empreendedor. 1) “Ninguém nasce com DNA de empreendedor, até porque isso nem existe. Quando você entende isso, a ficha de que “empreender é uma habilidade possível de se desenvolver e não algo legal se de fazer” finalmente cai e você percebe que 90% do seu sucesso é feito de habilidade, esforço, saber aproveitar boas oportunidades e treino”. Apenas 10% são sorte/benção. Se fosse o contrário, toda pessoa que gosta de jogar futebol e joga desde pequeno seria o próximo Pelé”, comenta Remigio. 2) “Autoconhecimento é uma arma essencial para o empreendedor. Saiba no que você é muito bom, no que você é médio e no que você é ruim. Então, coloque 200% de esforço nas coisas que você faz muito bem e cerque-se de pessoas que dominam as outras coisas, afinal, empreender não é uma coisa que se faça sozinho, e sim junto de pessoas de confiança e que acreditam no mesmo que você”, acrescenta. 3) “Lucro é muito importante, mas se você trabalhar visando apenas isso, você vai transformar processos e pessoas em apenas mais um degrau. Ser um bom empreendedor significa ter relações sinceras com quem você topar pelo caminho, sejam elas do seu time, sejam do time do seu concorrente. Pode ser exatamente isso que vai te diferenciar de todo mundo”, finaliza o CEO do aiqfome.
Beatriz Scher – www.lojabiabetica.com.br Para Beatriz Scher, empresária e fundadora da loja Biabética, especializada na venda de produtos para melhorar a rotina de diabéticos, entender a necessidade do seu público é um passo fundamental para ter um negócio de sucesso. “Quem busca entrar no ramo de saúde, pesquisar e estudar é essencial, é necessário ter um conhecimento básico sobre a questão de saúde que a empreitada vai alcançar. Dessa forma é possível saber quais itens são considerados necessários e básicos para a rotina de seus futuros clientes, gerando uma proximidade ainda maior com eles, e consequentemente, bons resultados de vendas. Estar sempre atento em relação a novidades na área que vai atuar também é uma estratégia importante”, recomenda a carioca.
Grupo Conaes Brasil – www.conaesbrasil.com.br João Paulo Cristofolo, sócio-fundador da startup Grupo Conaes Brasil, afirma que a inovação é o melhor caminho. “É importante ressaltar que acompanhar as novidades do mercado é uma das melhores estratégias que empresários do setor de saúde podem adotar. Isso porque, recentemente, inúmeros tratamentos e medicamentos novos estão sendo descobertos, sendo esses adicionados na rotina de pacientes, o novo empreendedor pode se tornar uma referência por ter sido o pioneiro”, ressalta. Não à toa, sua empreitada conquistou seu primeiro R$1 milhão em 2023, após investir no ensino médico sobre prescrição de cannabis medicinal para profissionais da saúde, o tratamento alternativo que está conquistando cada vez mais espaço entre a área médica. “Empreender na área médica é um desafio que poucos estão dispostos a enfrentar, mas que traz consigo um imenso potencial para transformar realidades. Acredito profundamente que a educação fornece a base necessária para o conhecimento técnico e científico, enquanto o empreendedorismo impulsiona a inovação e a aplicação prática desse conhecimento. Juntos, eles são forças transformadoras que podem revolucionar a área médica, melhorando não apenas os serviços de saúde, mas também a qualidade de vida das pessoas”, afirma Arthur Melo, sócio do Grupo Conaes Brasil.
Rodrigo Giraldelli – www.chinagate.com.br Para Rodrigo Giraldelli, CEO da China Gate, empresa especializada em consultoria e educação sobre importação que fatura R$ 18 milhões, a base para o crescimento e sucesso de uma empresa depende de três fatores: entender o que o cliente precisa, cuidar das pessoas e compreender que o concorrente não é uma empresa ou produto. “Escutar o cliente é muito importante, esse é o começo da jornada, porém mais do que isso, é necessário entender o momento do cliente, o que precisa e desenvolver a solução para ele. O segundo é cuidar dos colaboradores e parceiros. Pois, os colaboradores estando bem, cuidam melhor dos clientes, com isso eles retornam e compram mais produtos. A empresa bem cuidada pelos clientes cresce, constrói-se um círculo muito virtuoso entre a companhia, funcionários e clientes. E por último, é muito importante estar conectado e entender a necessidade do cliente para não focar nas ações erradas. Às vezes, o seu concorrente é uma empresa, uma solução, um aplicativo ou uma tecnologia que não tem nada a ver com o produto que você vende”, orienta Giraldelli.
Mariana Tortella – @radiestesiaterapeutica Mariana Tortella, terapeuta holística fundadora do maior grupo de radiestesia do Brasil, a Comunidade Radiestesia Terapêutica, diz que o segredo em ter um negócio de sucesso, é estar aberto a mudanças e enfrentar o medo. “As mudanças geram medo. Mas, se passar por uma transformação fosse algo ruim, o universo não estaria em constante evolução. Por isso, reflita todas as vezes antes de achar que não pode ou não consegue, que quem é bom em dar desculpas, não é bom em mais nada”. Foi com esse lema na cabeça que Tortella resolveu apostar suas fichas na terapia holística, que até então era apenas um hobby, e largar seu emprego de carteira assinada em uma multinacional. Só em 2023, ela faturou R$ 12 milhões ensinando vários outros alunos a serem terapeutas de si mesmos e a ajudar também outras pessoas.
Desde a fusão, a equipe já assinou produções de destaque, como a cenografia de Ludmilla no Palco Mundo do Rock in Rio e o show Numanice
A união de duas forças criativas resultou em um novo capítulo no mercado de cenografia: o nascimento da ScenaREC, formada pela experiência de Zula Matias e o know-how da Scena21, liderada por Laís Garcia e Marina Marchiori.
Zula Matias trouxe para essa fusão sua vasta bagagem no mercado audiovisual, acumulada em anos de trabalho com cenografia para grandes eventos e sendo pioneira nos cenários de gravações de stand-up comedy. Com uma trajetória sólida, Zula já atendeu clientes como Whindersson Nunes, Thiago Ventura, Fabio Porchat, além de trabalhar em festivais e grandes produções para plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime, Star+, Globoplay, GNT, Paramount e Comedy Central. Sua expertise vai além da estética: Zula cria cenários que proporcionam uma experiência imersiva para o público, sendo essa fusão essencial para o sucesso 360° dos eventos.
Desde a criação da ScenaREC, a equipe já assinou produções de destaque, como as transmissões ao vivo no Multishow, incluindo o Palco Mundo do Rock in Rio e o show Numanice, ambos da cantora Ludmilla. Recentemente, Ludmilla encantou o público com seu novo palco em Lisboa, cativando tanto os presentes quanto os espectadores que acompanharam de casa.
Em breve, o público poderá conferir outros grandes projetos, como o Paggodin, de Léo Santana, e o novo especial de comédia de Whindersson Nunes, gravado em Teresina. Este último se destaca no portfólio por ter estabelecido um recorde: o maior palco de comédia do Brasil, um marco na cenografia para espetáculos de humor.
Uma das principais metas da ScenaREC é expandir ainda mais sua atuação, alcançando artistas renomados da música brasileira e festivais de grande porte. O objetivo é continuar oferecendo propostas inovadoras tanto em produções nacionais quanto internacionais. Cada novo projeto é uma oportunidade de elevar o padrão das produções culturais e audiovisuais no país.
O futuro da ScenaREC reserva grandes passos, incluindo a criação de um curso de cenografia voltado para arquitetos interessados em ingressar nesse mercado. Nosso propósito é compartilhar conhecimento e formar novos talentos capazes de transformar o cenário criativo no Brasil.
A ScenaREC nasceu da fusão de histórias, experiências e visões, e está aqui para deixar sua marca no Brasil e no mundo.
Mais de 536 mil famílias do Ceará fizeram a substituição da antena parabólica antiga pela nova parabólica digital, por meio da Siga Antenado. Agora, a entidade inicia uma nova fase de atuação, abrindo agendamento para a instalação do kit em mais 25 municípios cearenses, com previsão de beneficiar cerca de 54,6 mil lares.
Entre as novas cidades com agendamento aberto agora estão: Acopiara, Boa Viagem, Iracema, Jaguaribe, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Senador Pompeu e Várzea Alegre. Com esta nova fase, a Siga Antenado passa a estar presente em todos os 184 municípios cearenses.
A Siga Antenado é uma entidade criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apoiar a população na substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital. Para ter direito ao benefício é preciso estar inscrito em algum programa social do governo federal, por meio do CadÚnico, e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
A substituição é necessária porque, em breve, o sinal da parabólica tradicional vai deixar de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição ficará sem assistir à TV aberta.
Serviço
Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital e agendar a instalação, é preciso acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para o ligar para 0800 729 2404, número que também funciona como WhatsApp.
O próprio beneficiário define a melhor data para receber, em casa, o técnico, que apenas confere a documentação do morador antes de fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. Ele não solicita dados bancários, nem exige pagamento pela instalação do kit digital, que contém a antena, o receptor e o controle remoto já com as pilhas. O aparelho antigo fica com o morador.
“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e agendar a substituição da parabólica antiga pela nova parabólica digital”, alerta o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra. “Além da imagem de melhor qualidade e som perfeito, a troca dos equipamentos é a garantia de evitar o risco de ficar sem TV quando o sinal da parabólica tradicional for desligado”.
Novos municípios com agendamento aberto na atual fase de atuação da Siga Antenado: