Barra
Connect with us

Negócios

Semana do meio ambiente: Grupo Creative mira em negócios da economia circular

Published

on

Na língua tupi, Itaquaquecetuba significa lugar abundante de taquaras-faca, uma espécie de bambu usado para fabricar utensílios de caça e de combate. De certo modo, o nome do município situado na região Metropolitana de São Paulo resume alguns dos atributos de sua população, acostumada a enfrentar inúmeros desafios no cotidiano. Não à faca, evidentemente, mas sim com trabalho duro, suor e muita criatividade.

Que o digam os fundadores do Grupo Creative, gigante do segmento de fabricação de displays e mobiliários para o comércio varejista, tanto em volume quanto em tecnologia embarcada. Sua mais nova tacada é o desenvolvimento de projetos focados no conceito upcycling, técnica de transformação de embalagens pós consumo em produtos diferentes do original.

O parceiro nesta empreitada é a catarinense Rato Design Circular, baseada em Jaraguá do Sul (SC) e criadora do ByePlastic, resina feita com insumos coletados por recicladores da cidade. Além do evidente ganho ambiental, outro destaque é a versatilidade, uma vez que o produto pode ser convertido em placas usadas no revestimento de pisos e paredes ou para fabricação de mobiliário e demais itens de decoração.

“Nós sempre atuamos com foco na sustentabilidade e no atendimento das necessidades específicas de cada cliente, pois entendemos que cada projeto é único”, explica Andreia Taba, sócia-fundadora e diretora-executiva do Grupo Creative. “A parceria com a Rato permitirá que ofereçamos novas opções de materiais dentro do conceito de economia circular”.

O ByePlastic foi um dos destaques do Creative Lab Summit, evento realizado pelo Grupo, no final de março, na cidade de São Paulo, e no qual o ecodesign deu o tom. “A disputa pela atenção do consumidor está cada vez mais acirrada. Por conta disso as marcas estão buscando soluções inovadoras para ganhar e espaço e se consolidar no mercado”, destaca o designer Júnior Vendrami, cofundador da consultoria Bubbleless, responsável por apresentar o ByePlastic ao grupo Creative. Como prova de conceito, ele trouxe o Banco Capivara que depois foi exposto na Galeria Metrópole, na região central de São Paulo, em meio aos eventos da Design Week.

Ao que parece, os objetivos do Summit foram alcançados. “Já recebemos diversas consultas de empresas interessadas na produção de mobiliários ou displays, a partir da upcycling de seus próprios insumos”, diz Andreia.

Uma delas é a 3 Corações que estuda a fabricação de coletores de cápsulas de café feitos de embalagens vendidas pela empresa. A lista de potenciais clientes inclui, ainda, Heineken, L`Óreal e O Boticário. “Isso demonstra a maturidade do mercado em assumir a sua responsabilidade na cadeia de descarte consciente”, completa Vendrami.

Mais que uma resina versátil e resistente o ByePlastic é tido por ele como sendo o estado da arte em matéria de economia circular e regenerativa. Sua cadeia produtiva inclui coletores de resíduos e cooperativas baseados em Jaraguá do Sul. A fabricação da resina não utiliza quaisquer tipos de aditivos, fazendo com que o processo seja quase artesanal.

“O sistema produtivo é complexo, pois exige muita qualificação ao longo de suas diversas etapas, para que as placas tenham as características desejadas”, explica ele. Por conta disso, os parceiros recebem um valor até cinco vezes maior por tonelada de material triturado, em relação a cotação de mercado.

Para demonstrar a funcionalidade e a versatilidade do material, o espaço onde aconteceu o Creative Lab Summit contou com diversos acessórios feitos com o ByePlastic.

Andreia explica que o papel da Rato na nova fase do Grupo Creative não se resumirá ao fornecimento de insumos. A ideia é que as empresas atuem em conjunto, num sistema de inovação aberta que integre os clientes do Grupo. “Queremos que o varejo e os fabricantes de produtos de consumo nos enxerguem como uma empresa capaz de resolver desafios, a partir de soluções que embutem criatividade e sustentabilidade, com preços competitivos.”

Desistir, nunca. Render-se, jamais!

Apesar de estar há mais de 30 anos no segmento industrial, a família Taba começou sua trajetória empresarial no varejo. E este setor ficou de tal forma enraizada na memória de cada um deles que Andreia costuma dizer aos interlocutores que nascera debaixo de um checkout. Brincadeiras à parte, é certo que foi a partir do balcão de um minimercado que o patriarca Paulo Taba enxergou a oportunidade de criar expositores para exibição de produtos em pontas de gôndola ou na frente do caixa.

Trata-se de um item vital na dinâmica diária de uma rede varejista, pois ele incentiva o giro de mercadorias, a partir de compras por impulso. “Na década de 1970, as grandes marcas não valorizavam o pequeno varejo. Sempre que pedíamos um expositor eles negavam, pois só atendiam os super e hipermercados”, conta Andreia.

O descaso, no entanto, nunca foi o maior problema da família que conviveu com episódios de violência em meios a furtos e roubos, comuns na região. Para tentar virar o jogo e ampliar a força dos pequenos, Paulo congregou seus pares a ingressar na Associação Paulista de Supermercados (APAS). Conseguiu a adesão de 50 empreendedores e, com isso, foi eleito, de cara, vice-presidente da Associação, em 1982. A insegurança crescente fez com que a família optasse por se desfazer do negócio, em 1989.

Naquele momento, Paulo, vislumbrou a possibilidade de abrir uma metalúrgica para fabricar expositores e displays. Porém, mais uma vez, a violência se fez presente. Não a das armas, mas a institucional. “Todo nosso dinheiro estava depositado no banco e acabou sendo retido no Plano Collor”, recorda Andreia.

Mas, um Itaquaquetubense, de nascimento ou adoção, tem na resiliência um dos seus principais atributos. Foi aí que surgiu a ideia de vender o único imóvel da família e investir em um novo negócio. “Fomos morar de aluguel e eu me tornei sócia do meu pai”, conta.

Conhecer a “dor” dos pequenos comerciantes ajudou na trajetória da nova empresa. Contudo, Andreia destaca que todos os integrantes da família se prepararam para as novas funções. Ela, que pensava em cursar direito, acabou indo fazer administração. “O curso de direito no Mackenzie era durante o dia, me impossibilitando de trabalhar. Tive de esperar a empresa se consolidar para ter minha graduação em direito.”

A conversão da pequena metalúrgica, que empregava seis funcionários, em um conglomerado espalhado por um terreno de 22 mil m², sendo 18 mil m² de área construída, foi em etapas. A primeira delas se deu em 1997, com a fundação da Creative, num galpão de 700 m², onde permaneceu até mudar para o endereço atual, em 2003. Seis anos depois, a parceria com grupos estrangeiros garantiu a modernização do parque fabril e a tecnologia passou a dar o tom.

Àquela altura, o negócio já havia se estabelecido como uma referência no setor. Tanto que continuou gerando filhotes, como a divisão Creative D+, a Creative Display, a Creative LAB e a Creative Retail, passando a operar de forma vertical, dominando praticamente todas as etapas do processo. A linha de produtos evoluiu do display para todas as mobílias do interior de uma loja e, hoje, o complexo industrial do Grupo abriga gráfica, metalúrgica e estamparia, que atendem clientes do porte de Diageo, Centauro, Renner, Nike, C&A, Riachuelo, Duracell e Colgate, entre outras.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Terceirização Inteligente: A Estratégia que Impulsiona Negócios — e a Força da NeverStopsGroup no Mercado Nacional

Published

on

No cenário competitivo em que vivemos, empresas que desejam crescer com solidez precisam fazer escolhas estratégicas — e uma das mais eficazes é a terceirização de serviços. Essa prática, que já movimenta bilhões no Brasil, é sinônimo de eficiência, foco e otimização de recursos.

Por que cada vez mais empresas estão terceirizando?

A resposta está nos benefícios concretos que a terceirização oferece. Entre os principais:

-Redução de custos operacionais e encargos trabalhistas

-Acesso a profissionais qualificados e treinados

-Foco total no core business da empresa contratante

-Agilidade na adaptação a demandas e sazonalidades

-Redução de riscos jurídicos e administrativos

Terceirizar é deixar que especialistas cuidem da operação, enquanto sua empresa avança de forma estratégica.

NeverStopsGroup: Excelência, Inovação e Performance

Em um mercado exigente, a NeverStopsGroup se destaca por oferecer soluções terceirizadas completas, com alto padrão de qualidade e atuação em diversos segmentos: limpeza, portaria, recepção, serviços administrativos, suporte offshore, entre outros.

Com uma equipe capacitada, processos otimizados e uma gestão orientada a resultados, a empresa entrega muito mais do que serviços — entrega comprometimento, inteligência operacional e confiança.

“Trabalhamos para gerar soluções práticas, humanas e eficientes. Nosso objetivo é facilitar a vida dos nossos clientes, com responsabilidade e profissionalismo em cada detalhe”, destaca Xenia Dandrade CEO  da NeverStopsGroup.

A empresa atua com abrangência nacional, adaptando seus serviços às necessidades específicas de cada cliente, sempre com agilidade, transparência e foco em resultados reais.

Escolher a NeverStopsGroup é mais do que terceirizar. É evoluir.

Num mundo onde o tempo é o recurso mais precioso, terceirizar com inteligência é o caminho para crescer com segurança e solidez. E contar com uma empresa como a NeverStopsGroup é garantir que cada etapa da sua operação esteja nas mãos certas.

Porque aqui, a excelência nunca para.

Continue Reading

Negócios

Liderança feminina: o legado de Renata Soares para a inovação das auditorias jurídicas no Brasil

Published

on

A recente edição da pesquisa “Sem Atalhos”, realizada e divulgada pela empresa de consultoria Bain & Company, mostrou que, entre 2019 e 2024, o número de mulheres que ocupam cargos executivos em grandes empresas brasileiras cresceu de 23% para 34%. Na posição de CEO, o avanço foi de 3% para 6%. Apesar do aspecto positivo em termos de evolução, mesmo que de forma lenta, este cenário mostra que a desigualdade de gênero entre as lideranças ainda trava o potencial de inovação dessas companhias. “Organizações com perfil insurgente estimulam o questionamento do status quo e a busca por novas formas de gerar valor, especialmente em tempos de baixo crescimento econômico, quando identificar oportunidades inexploradas no mercado ou internamente é algo fundamental. Nesse cenário, a diversidade de gênero na liderança da organização traz perspectivas distintas e ideias que desafiam padrões estabelecidos, promovendo a inovação e a ousadia estratégica”, diz o documento.

Renata Soares, sócia-fundadora da Port Louis e criadora da plataforma PortData, que alia inovação e tecnologia para transformar o setor de auditorias jurídicas no Brasil, é um exemplo dessa contradição do mercado. Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), atuou nas áreas de Macro Research, Investment Banking, Structured Finance e Private Equity. Foi responsável pela área de private equity do Banco Credit Suisse/Garantia, onde ficou por 11 anos. Renata também estruturou as áreas de captação de recursos, jurídica e de relações com investidores na Autonomy Investimentos.

Agora a empreendedora também se destaca por representar a liderança feminina na tecnologia, um setor historicamente dominado por homens. Segundo dados do relatório Mulheres na Tecnologia 2024, apenas 20% dos cargos de liderança na área de tecnologia são ocupados por mulheres. À frente da PortData, Renata tem revolucionado os processos de due diligence, trazendo mais eficiência, transparência e segurança para transações empresariais e patrimoniais.

A plataforma nasceu com o propósito de reduzir o chamado “custo Brasil”, que impacta diretamente a competitividade das empresas ao tornar as operações mais burocráticas e onerosas. Com tecnologia avançada, a solução automatiza a emissão e análise de documentos jurídicos e fiscais, otimizando processos antes morosos e suscetíveis a erros manuais. Utilizando inteligência artificial e machine learning, a PortData consegue levantar mais de três mil certidões em todo o território nacional, abrangendo órgãos como Tribunais de Justiça, Receita Federal e Justiça do Trabalho.

A presença de executivas como Renata não só contribui para o aumento da representatividade, como também inspira outras mulheres a ocuparem espaços estratégicos em um mercado em expansão, pois o seu legado para a tecnologia no setor jurídico é significativo e inspirador. Antes da automação, auditorias jurídicas exigiam grande esforço manual para reunir e interpretar certidões e registros, o que podia atrasar ou até inviabilizar negociações importantes.

Com a PortData, esse processo tornou-se mais ágil, reduzindo riscos e aumentando a confiabilidade das transações. Em 2024, a empresa cresceu mais de 25% em faturamento, demonstrando a crescente demanda por soluções inovadoras no setor.

“A transparência nas transações não é apenas um benefício para empresas e investidores, mas um motor para o desenvolvimento econômico do país. Ao reduzir burocracias e mitigar riscos, estamos contribuindo para um ambiente de negócios mais seguro e produtivo”, destaca Renata Soares.

A trajetória de Renata reflete sua capacidade de inovação e liderança no setor jurídico. Sua experiência anterior em consultoria e gestão de processos, somada ao olhar estratégico para o uso da tecnologia, permitiu a criação de uma solução disruptiva, que facilita e acelera auditorias jurídicas no Brasil.

Sobre a PortData

Criada em 2018 pela Port Louis, a PortData é uma solução tecnológica que automatiza auditorias jurídicas por meio do conceito de Due Diligence 5.0. A plataforma emite e analisa certidões fiscais, trabalhistas, cíveis e criminais, permitindo que empresas tomem decisões informadas e seguras em processos de fusões, aquisições e investimentos. Utilizando inteligência artificial e machine learning, a PortData organiza informações e classifica riscos de forma automatizada, reduzindo custos operacionais e promovendo maior transparência no mercado.

Para saber mais, acesse: https://www.portdata.tech

Continue Reading

Negócios

JK Estética Avançada lança nova marca com foco no mercado de luxo global

Published

on

A JK Estética Avançada, reconhecida como uma das mais importantes clínicas de estética da América Latina, anuncia o lançamento de sua nova marca. Sob a liderança das sócias Isabela Savoretti Viegas e Simone Viotto, com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, a marca passa a refletir um posicionamento mais moderno, sofisticado e alinhado ao mercado de luxo global, em alinhamento com o seu plano estratégico de internacionalização.

A nova identidade da JK é uma verdadeira experiência sensorial, englobando elementos de toque, cor, cheiro, visual e som, representando uma abordagem completamente inovadora para o setor de estética.

O projeto foi desenvolvido sob a mentoria de Joca Guanaes, ícone da publicidade brasileira e cofundador da lendária agência DM9, considerada uma das marcas de comunicação mais influentes do mundo.

O rebranding ficou a cargo da renomada Atlantis Intelligence Lab, uma agência internacional especializada em comunicação de luxo, liderada pelos sócios Samara Araújo e Sidney Araújo, com células em Dubai, Londres e São Paulo. Eleita em 2021 como a melhor empresa de comunicação de luxo do mundo, a Atlantis trouxe sua expertise para criar uma marca que eleva a JK Estética Avançada ao mais alto padrão global de exclusividade e sofisticação.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento11 horas ago

Brasileiros Gerson Fogaça, Sophia Pinheiro e Adriano Moraes expõem na mostra coletiva “Nosotros, del Otro Lado”, na Espanha

Com abertura nesta quinta-feira (14), exposição na cidade de León, Espanha, conta com coordenação da Art Concept   A exposição...

Saúde16 horas ago

Março Amarelo – Mês da Conscientização da Endometriose

A endometriose é uma doença crônica, infiltrativa, inflamatória e incapacitante. Ela destrói a vida de várias mulheres. É preciso tratar...

Negócios17 horas ago

Terceirização Inteligente: A Estratégia que Impulsiona Negócios — e a Força da NeverStopsGroup no Mercado Nacional

No cenário competitivo em que vivemos, empresas que desejam crescer com solidez precisam fazer escolhas estratégicas — e uma das...

Famosos17 horas ago

BK’ confirma participações de Evinha, Fat Family, Luccas Carlos e outros artistas no primeiro show de DLRE no Festival GIGANTES

O evento acontece no dia 26 de abril, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, e conta ainda com...

Geral17 horas ago

BOOM MUSIC inaugura estúdio em Osasco e chega para impactar a cena musical da Grande São Paulo

Com estrutura moderna, atendimento humanizado e uma visão artística conectada às tendências globais, a Boom Music nasce para transformar sonhos...

Famosos17 horas ago

Modelo e atriz mirim, Cecília Costa apresenta grande evolução em frente às câmeras

Com apenas 6 anos, a modelo Cecília Costa já prova que talento, dedicação e aprendizado fazem toda a diferença! Desde...

Entretenimento17 horas ago

“Jogadinha” do É o Tchan explode no Carnaval e reforça força do grupo

O grupo de axé É o Tchan mostrou mais uma vez sua relevância no cenário musical com o sucesso de...

Entretenimento17 horas ago

“Na Ondinha: A Sedução e o Ritmo Contagiante de DJ Calixto”

A música “Na Ondinha”, o mais novo sucesso do DJ Calixto, tem conquistado o público e se tornado um verdadeiro...

Entretenimento18 horas ago

Silvana Salazar emociona Ilha do Retiro com hino de Pernambuco no Dia Internacional da Mulher

Em um momento de pura emoção e celebração, a cantora Silvana Salazar abriu o clássico do último sábado (09), na...

Entretenimento18 horas ago

No Sigilo: O hit de Felipe Beats e Cesinha Garcia que conquistou as redes sociais

A música No Sigilo, uma colaboração entre Felipe Beats e Cesinha Garcia, tem ganhado destaque significativo desde seu lançamento. Disponível...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed