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Saúde

Startups financeiras facilitam o acesso a procedimentos médicos no Brasil

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País lidera posição global no número de intervenções plásticas realizadas

Com quase 2 milhões de postagens nas redes sociais, a hashtag #cirurgiaplastica é apenas uma das formas de expressar o aumento no número de pessoas que buscam procedimentos médicos no Brasil. De acordo com o mais recente levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP), o país ocupa a primeira posição global em termos de quantidade de intervenções realizadas, ultrapassando países como Estados Unidos e México.

Somente no ano passado, mais de 1,8 milhão de procedimentos foram realizados em consultórios brasileiros, contribuindo para a movimentação de cerca de R$ 348,3 bilhões no mercado de saúde brasileiro. A expectativa é que o segmento continue crescendo. Segundo o relatório “Aesthetic Medicine Market Size & Growth”, apenas o mercado global de medicina estética, avaliado em US$ 99,1 bilhões (R$ 512,80 bilhões) em 2021, deve crescer aproximadamente 14,5% até 2030.

Para Igor D’Azevedo, CEO e cofundador da Inklo, fintech especializada no oferecimento de crédito para procedimentos de saúde , “apesar do progresso no setor, o acesso aos serviços de saúde ainda é limitado devido a diversos obstáculos burocráticos, como falta de informação sobre opções de tratamento, dificuldades de pagamento e complexidade na marcação de consultas.”

Nesse contexto, as fintechs do setor estão se tornando cada vez mais importantes como ferramentas para desburocratizar o acesso à saúde e reduzir as desigualdades de oportunidades. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 29 países, 90% dos brasileiros não têm condições financeiras para garantir um acesso à saúde de qualidade. Além disso, o estudo revela que 71% dos brasileiros concordam que o sistema de saúde do país está sobrecarregado.

Diferentemente dos consórcios tradicionais, que impõem taxas de juros cada vez mais altas, as startups têm atuado para oferecer soluções financeiras com custos mais baixos e modelos de negócio mais atrativos para atender às necessidades de uma parcela crescente da população. Uma alternativa aos planos de saúde e ao sistema público, a oferta de crédito para a realização de procedimentos médicos e odontológicos tornou-se um caminho plausível para tornar o acesso aos tratamentos mais rápido e resolver problemas subjacentes relacionados ao sistema de saúde no país.

“Apesar de desafiador, o contexto atual é também extremamente favorável para empresas que combinam entendimento de mercado com a capacidade de criar soluções para as inúmeras dores do setor. A ideia é oferecer soluções inovadoras para tornar a realização dos procedimentos de saúde menos excludentes, buscando assim democratizar o setor.” conclui o CEO e cofundador da Inklo.

Inklo

Fintech brasileira especializada no oferecimento de crédito para o setor de saúde, a Inklo atua em um mercado que movimenta bilhões de reais todos os anos. Fundada em agosto de 2022 por Igor D’Azevedo e Felipe Santiago, a empresa opera com um modelo de negócios estratégico e busca desburocratizar e facilitar o acesso a tratamentos de saúde . Buscando se tornar referência no segmento, a Inklo opera eliminando as fricções no processo de obtenção de crédito e financiando os procedimentos de forma rápida e facilitada, além de proporcionar o acesso a profissionais de saúde qualificados. De Minas Gerais, a empresa vem expandindo os negócios para outras cidades e já atua em 15 estados, com previsão de até o final do ano estar presente nas 26 unidades da federação e Distrito Federal.

 

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Saúde

Como as equipes têm usado a inteligência artificial na prática para vencer desafios?

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Com 34 cases sobre a aplicação desta tecnologia em diferentes áreas, epharma considera fundamental investir na capacitação

São Paulo, novembro de 2024 – Novas tecnologias, novos aprendizados. A capacitação para usar a inteligência artificial (IA) nas empresas têm gerado resultados na prática, como ocorre na epharma, uma das principais plataformas de gestão de benefícios de saúde do país.

A empresa acaba de acelerar o tempo de integração de clientes ao convênio farmácia com o uso da IA passando de 40 horas para três minutos. Para resolver este desafio, a equipe de integração da epharma usou a tecnologia para criar textos (scripts) relacionados à requisição dos clientes. Mas a variação da data da chamada dos clientes trazia uma dificuldade para o processo.

Foi então que Wagner dos Santos, líder da equipe, decidiu reformular a abordagem. Orientou a sua equipe a fazer uma pergunta específica, detalhando a formatação desejada para a data e a combinação entre login, senha e data. “Essa mudança permitiu à ferramenta de IA entender com clareza os requisitos e fornecer uma solução precisa”, afirma Santos.

A empresa conta hoje com 34 cases sobre a aplicação da AI em diferentes áreas. O estímulo para usar esta tecnologia faz parte do Programa Lifelong Learning (LLL), que capacita e fortalece a cultura de inovação na organização. Em seis meses, 255 colaboradores foram certificados pelo programa, ou seja, quase 70%. Os cursos de Comunicação, Welcome to AI Age e AI for Leaders foram os mais procurados.

Outro de case de sucesso foi a automação da gestão e do relatório de desempenho da agência interna de marketing da epharma, que envolvia, em média, 260 materiais de diferentes complexidades por mês. A geração do relatório, que durava oito horas, caiu para uma hora.

“Liderar esse projeto foi extremamente gratificante! Eu já participei de inúmeros projetos, mas esse em especial me estimulou a aprender mais, a ficar atenta as oportunidades e tecnologias que pudessem trazer produtividade e dar mais visibilidade das entregas de valor da minha área. Um trabalho em equipe que uniu aprendizado, planejamento, dor do negócio e excelência técnica”, afirma Luciana Vicente, coordenadora de marketing e negócios da companhia. Atualmente, o processo de apresentações de ROI e desempenho são 100% automatizadas.

Novo patamar – Capacitar equipes para atuarem com novas tecnologias é uma busca constante da empresa. Neste contexto, a epharma acaba de fazer uma parceria com a plataforma de inovação Distrito, que contribuirá para elevar ainda mais o patamar de desenvolvimento de soluções que contribuam para o ecossistema da saúde no Brasil.

“Esta é uma oportunidade para explorar ferramentas e novas possibilidades por meio de Open Innovation, como a prática de intraempreendedorismo, em um só lugar, para que mais de 400 epharmers possam colocar em prática os aprendizados das trilhas de desenvolvimento oferecidas pelo RH. A parceria também viabiliza a epharma a ter apoio de mais de 38 mil startups do ecossistema da Distrito para acelerar os projetos em desenvolvimento para transformar a área da saúde”, afirma Eduardo Mangione, CEO da epharma. “Este é mais um passo emocionante em direção ao futuro da epharma como líder em seu setor”, complementa.

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Saúde

8 Mitos e Verdades sobre Câncer de Próstata

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Aumento na incidência da doença exige conscientização e desmistificação. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens

De acordo com um estudo realizado pela The Lancet Commission e apresentado no Congresso da Associação Europeia de Urologia de 2024, os casos de câncer de próstata no mundo devem dobrar de 1,4 milhão por ano para 2,9 milhões por ano até 2040, principalmente nos países de baixa e média renda. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tipo de câncer é o segundo mais comum no Brasil entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. “A conscientização é fundamental para o diagnóstico precoce e a prevenção”, afirma Dr. Bernardo Salgado, Diretor Médico da Alliança Saúde e do CDB. “Precisamos quebrar os tabus que cercam essa doença e incentivar os homens a buscar informações e realizar exames regulares. O câncer de próstata é uma realidade, e quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de tratamento eficaz e cura.”

1. O câncer de próstata é uma doença exclusiva dos idosos – MITO

Embora a taxa de incidência cresça conforme o avançar da idade, e a grande maioria dos casos ocorra em homens mais velhos, a doença pode ser diagnosticada em homens mais jovens, em especial quando se tratam de subtipos mais raros da doença. A vigilância regular está indicada para os homens, em geral, a partir dos 50 anos, quando a incidência se torna maior, com objetivo de detectar a doença em seus estágios iniciais. “Não devemos subestimar a importância do monitoramento”, alerta Dr.Bernardo.

2. Ter histórico familiar aumenta o risco da doença – Verdade

Ter um histórico familiar de câncer de próstata realmente aumenta as chances de um homem desenvolver a doença. Homens que têm parentes de primeiro grau diagnosticados, como pai ou irmão, correm risco maior, especialmente se houver múltiplos casos na família. “Esse fator hereditário deve ser levado em consideração ao planejar exames preventivos. Neste caso, recomenda-se que o rastreio anual comece 10 anos antes, estando indicado, portanto, desde os 40 anos.”, destaca Dr. Bernardo Salgado.

3. O câncer de próstata é sempre sintomático – Mito

Muitas pessoas acreditam que o câncer de próstata apresenta sintomas visíveis em seus estágios iniciais. No entanto, isso é um equívoco. O câncer de próstata é quase sempre assintomático nas fases iniciais, o que significa que os homens podem não perceber qualquer sinal até que a doença avance. A falta de sintomas torna ainda mais crucial a realização de exames regulares para a população na faixa etária indicada. “Muitos homens podem ignorar a importância dos exames de rotina porque não sentem nada, mas essa é uma abordagem não recomendada. A detecção precoce é muitas vezes a chave para um tratamento bem-sucedido, e exames regulares podem identificar problemas antes que se tornem graves”, informa Bernardo.

4. Homens negros estão em maior risco de câncer de próstata – Verdade

Estudos demonstram que homens afrodescendentes têm uma incidência de câncer de próstata maior do que homens de outras etnias. Além disso, estudo observaram taxa de letalidade mais alta nessa população. Esse cenário destaca a importância de campanhas de conscientização e acesso a cuidados de saúde adequados. “Além dos fatores genéticos demonstrados, que conferem maior risco para câncer de próstata entre homens negros, essa população, não raro, enfrenta maiores obstáculos para obter acesso ao diagnóstico e tratamento precoces, o que tem sido associado à maior taxa de letalidade observada nesse grupo. Por conta desses fatores, algumas sociedades médicas internacionais recomendam que o rastreamento para câncer de próstata comece a partir dos 45 anos de idade.”, afirma o médico.

5. Realizar o exame PSA dispensa a indicação de realizar o exame de toque retal – Mito

A crença de que o exame de PSA pode substituir o toque retal é enganosa. Esses exames são complementares e devem ser idealmente realizados em conjunto, para uma avaliação mais precisa da saúde da próstata. “Embora menos frequente, um homem pode ter um PSA normal e ainda assim ter câncer, assim como um PSA elevado não garante a presença da doença. A combinação desses exames agrega informações relevantes para o diagnóstico”, alerta Dr. Bernardo.

6. O câncer de próstata é sempre fatal – Mito

Embora o câncer de próstata possa ser uma doença grave, a taxa de sobrevida em estágio inicial é alta, com mais de 90% dos homens diagnosticados com câncer de próstata em estágio inicial sobrevivendo por cinco anos ou mais. O tratamento e a detecção precoces são fundamentais para melhorar os prognósticos. “Com o diagnóstico correto e a abordagem adequada, muitos homens podem viver longas vidas após o tratamento”, garante Dr. Bernardo.

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Saúde

A comunicação é um super poder: Explica especialista em Comunicação Humana e Fonoaudiologia Dra. Renata Bertagnoli

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A Fonoaudiologia desempenha um papel essencial na sociedade. Desde a infância, o acompanhamento fonoaudiológico pode corrigir atrasos de fala, dificuldades de leitura e problemas motores orofaciais. Além disso, contribui significativamente para a inclusão de pessoas com distúrbios de linguagem, como o autismo, promovendo igualdade e qualidade de vida. O trabalho também é crucial na vida adulta, seja para reabilitação de lesões, aperfeiçoamento vocal ou desenvolvimento de habilidades interpessoais no ambiente corporativo.

Nessa série de entrevista conversamos com a Dra. Renata Bertagnoli, fonoaudióloga clínica, referência em linguagem e fluência, com especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Em uma entrevista ela conta que sua trajetória iniciou ainda na infância, quando, incentivada pela mãe, desenvolveu um fascínio pelas palavras e pela expressão verbal. “Minha mãe sempre me incentivou a falar em público, poesias em apresentações na escola e na igreja. Isso me fez me apaixonar por falar e expressar cada vez melhor”, relembra.

Após dar seus primeiros passos profissionais como professora de pedagogia, Renata percebeu a importância da comunicação eficaz na aprendizagem e no relacionamento interpessoal. Foi essa descoberta que a levou a ingressar na Fonoaudiologia, área que abraçou com paixão.

Consolidada como Professora e mentora de carreira para fonoaudiólogos, é autora de 4 métodos em casos de alterações de fala, especialmente no tratamento do desvio fonológico. A Dra. Renata foi reconhecida por suas técnicas para ajudar outras pessoas como o Destrava o / r /, que trabalha a famosa troca do cebolinha, o método 4F por 2F que trabalha as 4 formas do cérebro aprender um som, 12 Passos para Automatização dos Fonemas e o Retirando Hábitos que de forma gentil em 7 semanas a criança para de chupar dedo ou chupeta. Esses métodos aumentaram a eficiência terapêutica na área de Alterações de Fala que é chamado de Desvio Fonológico.

Em um bate papo com a especialista ela comenta que falar é muito mais do que articular palavras. É criar conexões, expressar emoções e ser compreendido. Quando trabalhamos isso, abrimos portas na vida pessoal e profissional”, explica Renata.

Essa ciência ajuda pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos com dificuldades auditivas até adultos que precisam aprimorar a fala para a vida profissional. Além disso, apoia pacientes na superação de desafios como atraso de fala, desvios fonológicos, gagueira e alteração de voz.

“A Fonoaudiologia dá voz a quem precisa. Ela é essencial para garantir qualidade de vida e inclusão social”, ressalta Renata.

No âmbito corporativo, a Dra. Renata aplica sua experiência para treinar líderes e equipes, mostrando como a comunicação estratégica pode melhorar a produtividade e fortalecer relações interpessoais. “No mercado de trabalho atual, não basta ter boas ideias. É preciso saber expressá-las de forma clara e atrativa”, afirma.

O diferencial da Dra Renata está na combinação entre Fonoaudiologia e Inteligencia Emocional. Para ela, comunicação não é apenas uma questão técnica, mas a habilidade especial do ser humano que envolve emoções. É fascinante ajudar alguém a descobrir seu poder de se comunicar. Por isso digo que a comunicação é um supor poder que precisamos saber utilizar.

Seja no consultório, nas aulas ou em palestras, a missão de Renata é guiar os seus pacientes e alunos, mostrando que todos podem se comunicar com clareza e autenticidade. “A comunicação é uma ponte que conecta nossas intenções ao mundo. Quando aprendemos a usá-la bem, podemos transformar nossas vidas e as de quem nos cerca”, conclui.

Saiba mais sobre a especialista no link abaixo!
https://www.instagram.com/renatadonadelifono?igsh=NXZhcm1hcTB4cHB1

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