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Streaming: A Nova Fronteira para Marcas Conquistarem Públicos Engajados

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O boom do streaming, exemplificado pela cobertura inovadora da CazéTV nas Olimpíadas de 2024, sinaliza uma mudança significativa no consumo de mídia, abrindo portas para que marcas aproveitem essa plataforma como uma forma poderosa e eficaz de se conectar com seus públicos-alvo. À medida que mais consumidores migram da TV tradicional para plataformas digitais, o streaming se consolida como uma mídia essencial, oferecendo às marcas novas maneiras de interagir com audiências altamente segmentadas e engajadas.

Tatiana Dejavite, especialista em mídia e diretora executiva da Star no Mundo, enfatiza como o streaming pode transformar a estratégia de marketing das marcas: “O streaming é mais do que uma simples plataforma de transmissão; é um ecossistema dinâmico onde as marcas podem criar experiências ricas e personalizadas para seus consumidores. A capacidade de segmentar audiências de forma precisa e de oferecer conteúdos alinhados aos interesses específicos de cada grupo faz do streaming uma ferramenta indispensável para qualquer marca que deseja se destacar no ambiente digital.”

Oportunidades para Marcas no Streaming

As marcas que desejam capitalizar sobre o crescimento do streaming devem considerar várias estratégias para maximizar sua presença e impacto nessa plataforma:

  1. Criação de Conteúdo Original: Desenvolver conteúdo original que ressoe com os valores e interesses do público-alvo pode diferenciar uma marca no competitivo mercado digital. Com a penetração da TV conectada crescendo 33 pontos percentuais entre 2017 e 2023, segundo pesquisa da Kantar IBOPE Media​, o alcance desse conteúdo é cada vez mais significativo, abrangendo diversos dispositivos e contextos de consumo​.
  2. Anúncios Nativos e Interativos: Diferente da publicidade tradicional, o streaming permite a criação de anúncios nativos que se integram perfeitamente ao conteúdo que o usuário está consumindo. “As marcas podem criar experiências publicitárias que não interrompam o fluxo de visualização, mas que, ao contrário, complementam e enriquecem a experiência do usuário,” explica Dejavite. Além disso, os anúncios interativos têm mostrado maior taxa de engajamento e lembrança de marca, com 74% dos consumidores pesquisando produtos após vê-los em anúncios de streaming, de acordo com a pesquisa da Magnite.
  3. Segmentação e Personalização: Uma das maiores vantagens do streaming é a capacidade de coletar e analisar dados detalhados sobre o comportamento do usuário. Em 2023, 44% do público de VOD afirmou usar apenas o período gratuito do provedor, trocando de plataforma logo em seguida, segundo estudo da Kantar IBOPE Media​. Isso permite que as marcas personalizem suas campanhas de marketing para grupos específicos de consumidores.
  4. Parcerias e Patrocínios: Associar a marca a eventos de grande porte, como as Olimpíadas, por meio de patrocínios em plataformas de streaming, pode ampliar significativamente a visibilidade e a credibilidade da marca. A Caze TV, por exemplo, ofereceu uma cobertura diferenciada que atraiu milhões de espectadores, e as marcas que se associaram a essa transmissão puderam beneficiar-se do engajamento massivo.
  5. Live Commerce: Uma tendência crescente no streaming é o live commerce, onde marcas podem promover produtos em tempo real durante transmissões ao vivo, permitindo que os espectadores comprem diretamente enquanto assistem. “Essa integração entre conteúdo e e-commerce oferece uma oportunidade única para marcas converterem visualizações em vendas instantâneas,” afirma Tatiana.

O Futuro do Marketing no Streaming

À medida que o streaming continua a evoluir, as marcas que se adaptarem rapidamente a essa nova realidade serão as que mais colherão benefícios. O mercado global de streaming de vídeo, avaliado em aproximadamente USD 106,83 bilhões em 2023, deve crescer a uma taxa anual composta de 21,5% até 2030, conforme dados do eMarketer​. No Brasil, o consumo de CTV, ou TV Conectada, já alcançou 74,3% das residências, de acordo com a Kantar IBOPE Media​, reforçando o papel dessa mídia na estratégia de marketing.

Outro dado relevante é o fato de que o conteúdo ao vivo gera 37% mais engajamento em comparação com vídeos pré-gravados​, o que oferece uma vantagem significativa para as marcas que desejam aumentar a interação com seus públicos. Com a maior penetração de dispositivos e a evolução dos modelos de consumo, o streaming não é apenas uma tendência, mas uma realidade consolidada.

O sucesso da CazéTV durante as Olimpíadas mostra que o futuro da mídia está cada vez mais centrado em experiências digitais personalizadas e interativas. “O streaming oferece uma plataforma onde a marca pode não apenas ser vista, mas vivenciada. Esse tipo de conexão é o que diferencia marcas bem-sucedidas das que ficam para trás,” conclui Tatiana Dejavite.

Com a consolidação do streaming como um dos principais meios de consumo de conteúdo, as marcas têm agora uma oportunidade sem precedentes de criar laços mais profundos e significativos com seus públicos, aproveitando as vastas possibilidades oferecidas por essa mídia em constante crescimento.

Sobre Tatiana Dejavite

Tatiana é uma renomada especialista em mídia e publicidade com mais de uma década de experiência no setor. Formada em Comunicação Social e com pós-graduação em Neuromarketing, Tatiana construiu uma carreira sólida em grandes agências como WMcCann, DM9, Wieden+Kennedy, JWT e Suno, atendendo marcas icônicas como Chevrolet, Vivo, BRF, Diageo, Mondelez, Unilever, Santander e iFood. Premiada internacionalmente, Tatiana fundou a Star no Mundo em 2020, onde aplica sua visão estratégica para potencializar a comunicação de empresas e pessoas. Professora da ESPM desde 2023, ela ministra cursos de extensão em planejamento de mídia e mídia exterior, contribuindo para a formação da próxima geração de profissionais da área.

Sobre Star no Mundo

A Star no Mundo é uma empresa de mídia moderna fundada em 2020 por Tatiana Dejavite, com a missão de potencializar a comunicação de pessoas e empresas através de criatividade, eficiência, rentabilidade e inovações. A empresa se destaca por realizar pesquisas, planejamentos e execuções de mídia de ponta, operando mais de 28 milhões de reais em mídia para seus clientes em apenas quatro anos. Com um olhar atento e cuidadoso, a Star no Mundo se dedica a colaborar para a construção de histórias memoráveis, oferecendo soluções personalizadas que criam conexões inteligentes e insights estratégicos de mídia.

 

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Mobilidade urbana: 5 curiosidades sobre o ônibus no Brasil que você (provavelmente) não sabia

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Meio de transporte desempenha papel central na mobilidade brasileira, e nem sempre paramos para conhecer sua história, importância ambiental e as inovações tecnológicas que o cercam

O ônibus é o principal meio de transporte público coletivo do Brasil. Mesmo assim, de acordo com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em 2018 o uso do transporte individual (carro e motocicleta) já havia ultrapassado o uso do transporte coletivo no país, representando 30,3% e 24% das viagens, respectivamente. Esse é um fato preocupante porque o aumento do transporte individual gera congestionamento no trânsito e pesa na emissão de gases poluentes.

A conta é simples: enquanto um ônibus convencional comporta 70 passageiros e um ônibus articulado (mais longo) comporta 126, a média nacional de pessoas por carro é de 1,5 e de pessoas por motocicleta é de 1,1, segundo a ANTP. Além disso, um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério do Desenvolvimento Regional aponta que “a maior capacidade de transporte de pessoas torna o ônibus oito vezes menos poluidor do que os automóveis, quando são analisadas as emissões de CO2 equivalente por passageiro e quilômetro”. Enquanto o índice de emissão de CO2 para ônibus é de 4,6, para automóvel é de 36,1 e para motocicleta é de 20,3.

Além da alta capacidade de transporte e da menor emissão proporcional de poluentes, o setor de mobilidade urbana também avança em soluções sustentáveis, como o uso de biocombustíveis nos ônibus e a eletrificação progressiva das frotas. Essas iniciativas visam reduzir ainda mais os impactos ambientais e contribuir para uma matriz de transporte mais limpa e eficiente.

Para lembrar como o ônibus faz parte da história moderna do Brasil e estimular o seu uso, a Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana, traz 7 curiosidades sobre esse meio de transporte no país.

  1. O primeiro ônibus do Brasil começou a circular em 1908

Quando quase ninguém tinha carro e o principal meio de transporte coletivo no Rio de Janeiro era o bonde, a cidade viu surgir o primeiro “auto-ônibus” do Brasil. O veículo, importado da França, ligava a Praça Mauá ao Passeio Público e chamava atenção por ser movido a gasolina, com espaço para cerca de 20 passageiros. Na época, o trajeto era um evento: as pessoas se reuniam nas calçadas só para ver a novidade passar.

  1. Já existiram ônibus movidos a carvão no Brasil

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando o combustível ficou escasso, muitos ônibus e caminhões brasileiros foram adaptados para rodar com gasogênio (um gás feito a partir da queima de carvão ou lenha). O processo era bastante trabalhoso para o motorista, que precisava alimentar o queimador com carvão durante o trajeto. Esses veículos ajudaram o transporte urbano a não parar em tempos de crise e mostram como a busca por alternativas energéticas vem de longa data.

  1. O Brasil já fabricou o maior ônibus do mundo

Pode parecer exagero, mas é verdade: em 2016, a Volvo apresentou em Curitiba o Gran Artic 300, um biarticulado de 30 metros de comprimento, capaz de levar até 300 passageiros de uma só vez. O modelo foi criado especialmente para os corredores exclusivos de ônibus, como os do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que também nasceu no Brasil e hoje é exportado para dezenas de países.

  1. O primeiro bilhete eletrônico foi testado em 1997

Na década de 1990, o vale-transporte ainda era feito de papel. Tamanha era sua circulação que começou a ser usado como “segunda moeda” para compras em padarias, supermercados e outras transações financeiras, gerando uma grande evasão tarifária. Foi nesse cenário que, em 1997, a Empresa 1 liderou a introdução de uma tecnologia francesa de cartões inteligentes no Brasil, substituindo os bilhetes de papel e inaugurando uma nova era na mobilidade urbana do país com o primeiro sistema de bilhetagem eletrônica.

  1. Pagar a passagem com PIX é a nova tendência

O Brasil revolucionou os meios de pagamento com o PIX, o que fez o comportamento dos passageiros se transformar. Depois dos bilhetes de papel e dos cartões, o PIX chegou aos ônibus. Hoje, cidades como Florianópolis, Guarapari e Uberlândia já permitem pagar a passagem via QR Code direto no validador, sem precisar de cartão físico. A modalidade integra o portfólio de soluções da Empresa 1 e é parte de uma tendência global de digitalização dos transportes, prometendo facilitar a vida de milhões de passageiros.

(Foto: Unsplash)

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3º Encontro de Trancistas encerra ciclo formativo com palestra inspiradora e competição empreendedora

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Evento promovido pelo Instituto Preta Brasileira Cultural e SEBRAE Tatuapé fortalece autonomia, liderança e profissionalização de trancistas em São Paulo

Na última segunda-feira (24), o salão Preta Brasileira, em parceria com o SEBRAE – Unidade Tatuapé, realizou o 3º Encontro de Trancistas, fechando com chave de ouro a maratona formativa que marcou o ano de 2025. A edição final reuniu dezenas de profissionais da beleza afro para um dia de aprendizado, troca de experiências e estímulo ao empreendedorismo, consolidando um ciclo de transformações pessoais e profissionais.

O encontro teve início com a participação especial de Hamalli Alcântara, diretora da Revista Raça, a maior publicação voltada ao público preto e periférico no Brasil. Em uma palestra potente, Hamalli compartilhou sua trajetória e os bastidores de liderar mensalmente uma revista que pauta beleza, moda e cultura negra. Com franqueza, destacou os desafios de ser uma mulher preta e periférica à frente de um negócio próprio, emocionando as participantes ao falar sobre liderança, rede de apoio, resistência e resiliência.

Na sequência, Léia Abadia, idealizadora do Salão Preta Brasileira e referência no empreendedorismo da beleza afro, conduziu as atividades práticas do dia. Apresentando a ferramenta Canva e fundamentos essenciais de gestão e inovação, Léia orientou as participantes na construção de seus próprios modelos de negócio, uma etapa fundamental para fortalecer a autonomia e a visão empreendedora de trancistas que atuam, majoritariamente, em territórios periféricos. Durante a dinâmica, ela reforçou o propósito do movimento. “Nosso trabalho é sobre autonomia, autoestima e transformação. Quando uma trancista entende que seu talento é também um negócio, ela passa a ocupar outros lugares. Estamos formando mulheres que lideram, que inovam e que devolvem potência para seus territórios”.

O momento mais esperado do encontro ficou por conta do pitch final, etapa que desafiou as participantes a apresentarem seus projetos e propostas de negócio em até três minutos. A banca avaliadora, formada por profissionais do SEBRAE Tatuapé, analisou clareza, propósito, estratégia e potencial de crescimento. A grande vencedora foi Jucélia Lisboa, trancista já atuante no segmento da beleza, que emocionou a plateia ao apresentar seus planos de expansão ao incorporar o trançado como especialidade. Sua performance destacou visão de futuro, sensibilidade estética e forte compromisso com o território onde atua. A premiação foi oferecida pelo Instituto Preta Brasileira.

O encontro também reafirmou o papel fundamental do ecossistema que sustenta o Preta Brasileira. Além de Suelen Lima, responsável por trazer o olhar estético e artístico para o trançado, o projeto conta com Roselaine Aparecida da Silva, engenheira e sócia do movimento, que atua no pilar de inovação e tecnologia, e Glaucileia Fátima da Silva, referência em gestão e carreira empreendedora, ampliando o impacto social e estratégico das trancistas em todo o país.

A programação manteve a energia colaborativa que já se tornou característica do movimento. As participantes foram recebidas com coffee break preparado pelo Instituto Preta Brasileira, fortalecendo a rede de apoio entre empreendedores negros. O evento contou novamente com apoio institucional da Baruk Tecnologia, Uniafro, CIVI-CO, Movimento Black Money, Matilha Comunica e Sebrae SP.

O encerramento do ciclo formativo, composto por três encontros ao longo do ano, reforçou o impacto coletivo do projeto. Mais do que aperfeiçoar técnicas, o movimento se dedica a ampliar perspectivas, oferecer ferramentas concretas de gestão e fortalecer uma rede de mulheres pretas e periféricas que transformam suas vidas e comunidades por meio do trançado.

Com trancistas mais preparadas, confiantes e conscientes de seu papel cultural e econômico, o Instituto Preta Brasileira Cultural e o SEBRAE Tatuapé celebram não apenas o fechamento de uma etapa, mas o início de uma nova fase de protagonismo e profissionalização. E este é só o começo de um movimento que segue crescendo.

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Jus Imobiliário Leilões: plataforma revoluciona o ensino e a prática do Direito Imobiliário no Brasil

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Projeto idealizado pelos advogados Felipe Wolut e Bruno Naide une conhecimento do mercado de leilões, educação digital e estratégia de negócios para transformar a relação das pessoas com o mercado imobiliário.

O mercado imobiliário brasileiro vive um momento de transformação, e com ele surge a necessidade de uma compreensão mais acessível sobre o mercado de leilão de imóveis e formas de investimento seguro. Com esse propósito, os advogados Felipe Wolut e Bruno Naide, idealizaram o Jus Imobiliário Leilões — uma plataforma digital que democratiza o conhecimento jurídico e aproxima investidores e proprietários das soluções que realmente importam.

Mais do que um canal de conteúdo, o Jus Imobiliário Leilões é um hub de conhecimento completo sobre investimentos em leilões de imóveis, que abrange desde a análise de risco do investimento até a estratégia de arremate e venda.

O projeto busca simplificar o que há de mais complexo no universo dos leilões, traduzindo a linguagem técnica em conteúdo útil, acessível e, acima de tudo, estratégico para gerar lucro e segurança.

“O Jus Imobiliário Leilões nasceu da necessidade de tornar o mercado de investimento em leilões mais compreensível. Queremos que as pessoas tomem decisões seguras, evitem prejuízos e tenham confiança ao lidar com o patrimônio, seja para investir ou se defender”, explica o advogado Felipe Wolut.

A plataforma também tem um forte viés estratégico e de networking. Além de gerar informação qualificada, atua como um ponto de convergência vital entre investidores que buscam alta rentabilidade e proprietários em crise (executados) — dois perfis que se conectam diretamente nas dinâmicas de mercado e nas oportunidades que o Jus Imobiliário Leilões explora no contexto de leilões.

“Nosso propósito é conectar o conhecimento com oportunidades reais. O Jus Imobiliário Leilões é um ambiente de aprendizado, mas também de negócios, onde quem busca rentabilidade e quem precisa de encontrar caminhos sustentáveis e éticos para suas demandas”, complementa o advogado Bruno Naide.

Com conteúdo técnico de alto nível, linguagem clara e foco no impacto real do investimento em leilões, o Jus Imobiliário Leilões consolida-se como uma referência nacional Estratégica em investimento em Leilões, ajudando a transformar conhecimento em segurança, e estratégia em resultados significativos no arremate de imóveis.

(Fotos : Arquivo Pessoal)

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