Barra
Connect with us

Entretenimento

Teatro Griô: espetáculo retrata saga de lideranças do candomblé e tupinambás do Sul da Bahia

Published

on

“Histórias Grapiúnas” fica em cartaz no Teatro SESI Rio Vermelho do dia 14 de setembro a 6 de outubro e promove resgate histórico dos povos tradicionais

A Companhia Teatro Griô entra em cartaz no Teatro SESI Rio Vermelho, em Salvador, com o espetáculo “Histórias Grapiúnas”, fruto de uma pesquisa histórico-artística realizada pelo grupo sobre a saga heroica de lideranças do candomblé e tupinambás do Sul da Bahia. As apresentações acontecem nas quintas-feiras de setembro (14, 21 e 28) e no dia 6 de outubro de 2023, com ingressos que custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), disponíveis na plataforma Sympla.

Cada apresentação vai receber um convidado especial, figuras ilustres que contribuíram no processo de coleta de dados e legitimaram as informações utilizadas no desenvolvimento do espetáculo. Mãe Hilsa Mukalê, Pai Ruy Póvoas e Dona Maria Tupinambá são descendentes das comunidades e aldeias retratadas em “Histórias Grapiúnas” e terão contato direto com o público.

Diretor de “Histórias Grapiúnas”, o ator e dramaturgo Rafael Morais ressalta que “o espetáculo propicia uma viagem mediante o contato com mitos, causos, lendas e histórias de vida de pajés, caciques, pais e mães de santo, que além de devotados líderes de suas comunidades, intercambiaram com os artistas da Companhia Teatro Griô com muita cumplicidade e se revelaram exímios e admiráveis contadores de histórias”. Rafael Morais também destaca que a meta é levar a experiência imersa em encantamento, histórias, dramas e poesia para os terreiros, outros teatros e aldeias do Sul da Bahia.

“Histórias Grapiúnas” – O espetáculo tem dramaturgia e direção de Rafael Morais; Cenário e Figurinos de Tânia Soares; Direção Musical de Luciano Salvador Bahia; Luz de Ruhan Álvares; Assistência de Dramaturgia de Gabriela Sampaio e elenco da Companhia Teatro Griô.

“Histórias Grapiúnas” traz o olhar da Companhia Teatro Griô sobre narrativas que se mantiveram à margem da história oficial do país, no lastro de oralidade que ainda permanece vivo, submerso nas tramas e memórias das primeiras histórias brasileiras: mitos, histórias de vida, causos e lendas do Sul da Bahia, também conhecida como região cacaueira ou nação grapiúna. A palavra grapiúna tem origem tupi e está relacionada ao grande número de aves de plumagem preta, como jacus, macucos, mutuns e diversas outras que enriquecem a região da costa do cacau. Grapiúna também é o nome dado pelos sertanejos aos primeiros habitantes do litoral. A região grapiúna é fonte riquíssima de histórias de tradição oral, de matrizes diversas, misturando referências das culturas afro-brasileiras, indígenas, árabes e europeias.

O espetáculo nasceu de uma instigante pesquisa realizada em parceria entre a Companhia Teatro Griô e os Terreiros Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon e Matamba Tombenci Neto, ambos com sua ancestralidade marcada pela história de antepassados heroicos que marcaram a existência do Engenho de Santana – fundado em 1534, como a extraordinária sacerdotisa Mejigã, advinda de Ilexá, na Nigéria, para este engenho situado na chamada Mata do Camacã, assim como a notável Iyá Tidu, fundadora do Terreiro Aldeia de Angorô (primeiro nome do Matamba Tombenci Neto), em 1885, no mesmo Engenho de Santana. Além destes antepassados históricos, o espetáculo Histórias Grapiúnas se inspira também em lideranças contemporâneas como Pai Ruy Póvoas, descendente de Mejigã e Mãe Hilsa Mukalê, descendente de Iyá Tidu. Em cena serão desvelados momentos marcantes, repletos de dor, coragem, emoção e resistência, da saga destes tradicionais terreiros grapiúnas e seu povo de santo.

A pesquisa também adentrou, a convite de lideranças tupinambás parceiras do Sul da Bahia, pela Terra Indígena Tupinambá de Olivença, através do encontro com Claudio Magalhães, com o Cacique Alicio Amaral e sua família, e das lideranças da Aldeia Serra do Padeiro, Dona Maria Tupinambá e Célia Tupinambá. O espetáculo revela o heroísmo e a resistência do povo tupinambá, sua luta, regeneração e retomada da terra. Homenageando heróis excepcionais como o Caboclo Marcelino, primeiro indígena degredado do Brasil e a lendária Cabocla Jupiara, que miticamente se encanta numa imensa cobra que protege as matas grapiúnas.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

SERVIÇO:
O Quê: Espetáculo “Histórias Grapiúnas”
Onde: Teatro SESI Rio Vermelho
Quando: 14, 21 e 28 de setembro, quintas-feiras, e 6 de outubro, sexta-feira, às 20h.
Ingressos à venda no site https://www.sympla.com.br/evento/historias-grapiunas/2153545
Crédito das Fotos: Eduardo Mafra

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Mariana Ximenes estrela campanha de verão da Ramarim

Published

on

A Ramarim se une com Mariana Ximenes para um verão ardente, intenso que explora a beleza dos contrastes

Uma grande estrela da televisão brasileira, protagonista de papéis inesquecíveis, Mari une a arte com o universo da moda. Sua versatilidade traduz a essência da coleção, criada para quem tem olhar atento às tendências e valoriza escolhas.

“Um sapato precisa ter personalidade, calçar bem os pés e estar sintonia com o visual todo. Eu gosto muito de sapatos, até me inspiro na criação de personagens para a TV começando pelo calçado”, finaliza Mariana.

Alinhada às principais tendências de moda, a Ramarim traz para o seu verão  sandálias, plataformas e tênis  que nesta coleção surgem em modelos estilosos para deixar os looks mais fashion.

Você verá uma variedade de produtos, cores, texturas, acabamentos e estilo, sem abrir mão do conforto e claro de preços acessíveis ao consumidor final.

Continue Reading

Entretenimento

A atriz Vanessa Giácomo é o novo rosto da marca de calçados Comfortflex

Published

on

A coleção de verão 2026 da Comfortflex reúne versatilidade, beleza e principalmente leveza. A marca evidencia a importância de sentir-se bem em todos os momentos da vida

Vanessa, conta, que é fã de conforto, mas não perde a chance de ser fashionista: “eu gosto de tudo, e hoje, há opções incríveis de peças diferentes, inusitadas, fashionistas e confortáveis”, finaliza Giacomo.

A marca investe em pesquisa e desenvolvimento de ponta. O fruto desse investimento resulta em soluções extremamente confortáveis que permitem uma excelente experiência no caminhar.

Com esse lançamento, a marca segue com o mote de proporcionar uma caminhada mais confortável às mulheres, trazendo calçados que proporcionam leveza, bem-estar e autoestima; além de estar antenado ao conceito de moda: os novos modelos apresentam tecnologia, estilo, sustentabilidade, e cores alegres e vibrantes, que estarão em alta na próxima temporada.

Mais informações:

www.comfortflex.com.br

Continue Reading

Entretenimento

Grupo “Visão de Rua” lança single “Eles Falam de Paz” na voz de Dina Di

Published

on

O terceiro capítulo do aguardado álbum “O Poder nas Mãos” acaba de chegar nas plataformas digitais pela Radar Records. Com a força poética e espiritual que eternizou Dina Di como uma das maiores vozes do rap nacional, o grupo “Visão de Rua” lança o single “Eles Falam de Paz”, uma denúncia visceral da hipocrisia, da violência encoberta e da desesperança que marca nossos dias.

Na faixa a rapper confronta um mundo dominado por discursos falsos e promessas vazias: “Eles Falam de Paz, mas no seu íntimo armam uma emboscada”. O verso resume a essência da música uma crítica direta a líderes corruptos, ao sistema falido e à perda da fé em tempos de dor, impunidade e frieza emocional.

A canção é também um grito de resistência: fala da luta diária para se manter em pé, da força necessária para não se entregar à amargura e da esperança que ainda resiste em corações que se recusam a se calar. Com reflexões profundas sobre fé, justiça, perda e redenção, “Eles Falam de Paz” emociona e desperta, com a marca inconfundível da lírica consciente de Dina Di.

Dina Di, faleceu aos 34 anos em 2010, após uma infecção hospitalar ao dar a luz a sua segunda filha. Um dos maiores nomes do rap nacional a cantora recebeu uma homenagem póstuma do Google. Legado da artista reúne músicas sobre as várias formas de ser mulher na periferia.

A rapper conquistou, em vida, premiações importantes da música brasileira, como o prêmio Hutúz, criado pela Central Única das Favelas (Cufa). Dina Di foi vencedora em 2000, 2001 e 2009 na categoria “Melhor grupo ou cantora solo feminina”. O Hutúz foi a maior honraria do rap nacional na década de 2000.

O single está disponível pela primeira vez de forma oficial nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music.

Ouça em:

https://found.ee/visaoderua_elesfalamdepaz

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento4 horas ago

Mariana Ximenes estrela campanha de verão da Ramarim

A Ramarim se une com Mariana Ximenes para um verão ardente, intenso que explora a beleza dos contrastes Uma grande...

Entretenimento4 horas ago

A atriz Vanessa Giácomo é o novo rosto da marca de calçados Comfortflex

A coleção de verão 2026 da Comfortflex reúne versatilidade, beleza e principalmente leveza. A marca evidencia a importância de sentir-se...

Famosos5 horas ago

“Foi uma experiência transformadora”, diz influenciador Byel após conversão ao islamismo

O influenciador digital Byel anunciou sua conversão ao islamismo em vídeo publicado nas redes sociais. O processo teve início após...

Negócios5 horas ago

Pratipet inova na higiene pet com toalhas umedecidas com proteção solar e linha de cuidados exclusivos para gatos

Nova linha da Pratipet de tolhas umedecidas aposta em proteção solar e fórmula exclusiva para felinos, com ingredientes calmantes e...

Saúde7 horas ago

Congresso Nacional recebe iluminação especial para alertar sobre o colesterol alto e a saúde do coração

Ação faz parte da campanha Um Coração e defende políticas públicas para reduzir mortes por doenças cardiovasculares Na noite de...

Saúde7 horas ago

Farmacêutica integra ciência e estética facial para elevar segurança em procedimentos

O setor de estética facial no Brasil movimenta bilhões de reais por ano e segue em franca expansão, impulsionado por...

Tecnologia8 horas ago

Influenciadores adolescentes e a adultização digital: até onde vai o trabalho e os direitos de quem começa cedo na internet?

Após o vídeo do youtuber Felca sobre a ‘adultização’ de menores nas redes sociais, especialistas alertam para os limites legais...

Negócios9 horas ago

Startup de impacto capta R$ 2,6 milhões e usa inteligência artificial para descobrir talentos em regiões periféricas

Qualifica AI usa inteligência artificial para descobrir vocações ocultas, formar profissionais em regiões periféricas e conectar talentos ao mercado com...

Famosos10 horas ago

Ela foi expulsa da academia por causa de um short, hoje vive da própria liberdade

Jéssica nunca imaginou que uma roupa de treino pudesse mudar o rumo da sua vida. A expulsão da academia não...

Entretenimento10 horas ago

Grupo “Visão de Rua” lança single “Eles Falam de Paz” na voz de Dina Di

O terceiro capítulo do aguardado álbum “O Poder nas Mãos” acaba de chegar nas plataformas digitais pela Radar Records. Com...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed