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Terceira Edição do Prêmio Destaque Pontual do Interior Paulista tem recorde de público

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Empresários, artistas e empreendedores são homenageados com o Oscar do Interior Paulista

Na sexta-feira, 26 de agosto, colocou de vez o Prêmio Destaque Pontual no hall dos grandes eventos barbarenses. A terceira edição foi marcada por um público de mais de trezentas pessoas que estiveram prestigiando uma grande noite de honrarias, magia, sonhos, humor e muita boa música.

O mega evento recheado de grandes empresários e empreendedores de Santa Bárbara d’Oeste e região, idealizado pelo Diretor de Jornalismo do Portal SB24Horas, Dennis Moraes,  aconteceu no Jardins Casa de Eventos. A 3ª edição do evento homenageou empresários, políticos e artistas que se destacaram no ano de 2021.

Ao todo foram 100 homenageados em várias categorias. A abertura do evento contou com a apresentação do Mágico Fernando Lázzaro e um show musical da cantora Luna Maria que lançou seu clipe musical da canção “Camisa dos Beatles” gravado no sítio Archanjo Miguel, depois, o grande público presente pode acompanhar um musical com o Grupo Catavento, que abrilhantou o evento com lindas fantasias inspiradas no Oscar e universo Disney. O encerramento contou com a Banda CPK Rock Band, que levantou o público presente com grandes clássicos do rock and roll. Os convidados foram servidos com um  jantar completo servido pelo Ednei Chinelato Buffet, cerveja Original, Ilha de açaí, Cachaça Artesanal e Drinks do Afonso’s Bartender, além da premiação dos melhores de 2021 eleitos pelo Portal SB24Horas.

A terceira edição do Prêmio Destaque Pontual é um marco para Santa Bárbara d´Oeste. Essa edição coroou de vez o evento que se torna definitivamente o verdadeiro e único jantar de empresários de Santa Bárbara d´Oeste. Nessa edição nós ousamos com atrações que fizeram a diferença no evento. Agradeço demais todos os patrocinadores que acreditam no SB24Horas, tenho certeza que as próximas edições serão ainda maiores e únicas”, completou Dennis Moraes.

Prêmio Destaque Pontual

O cerimonial do evento ficou por conta do grande Oswaldo Bachin Júnior, que anunciou os seguintes homenageados:

MESTRE DE CERIMÔNIAS OSWALDO BACHIN JR.
DESTAQUE POLÍTICO SBO ELIEL MIRANDA
DESTAQUE POLÍTICO AMERICANA VEREADORA PROFESSORA JULIANA
GASTRONOMIA DELIVERY STROGONOFF DELIVERY
SEGURANÇA PRIVADA SEGURITY SEG
SEGURADORA SEGERAL SEGUROS
AGÊNCIA DE TURISMO BRUTURISMO
ASSESSORIA PARLAMENTAR ESTADUAL ABNER SILVA 
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS ACAPULCO IMÓVEIS
MODA FEMININA PATHMI MULTIMARCAS
NETWORKING MATHEWS PATRICIO (GOLDEN NETWORKING)
ADVOCACIA FABIANA FANTIN
CALÇADOS CASTOR CALÇADOS
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL ACISB
MEDICINA VETERINÁRIA DRA MARIA LAURA (PET ROOM)
CONTABILIDADE TOTALCONT
FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ANNA TERRA
ASSESSORIA E CERIMONIAL ELAINE PERINI
FOTOGRAFIA MARILIA MANZATTO
SHOPPING CENTER TIVOLI SHOPPING
FOTO LEMBRANÇA CLICK FOR FUN
ESTÉTICA CORPORAL BELEZA DE EVA
FISIOTERAPEUTA NILMARA DECHEN
ESPAÇO DE EVENTOS JARDINS CASA DE EVENTOS
RADIALISTA ROBERTO MIAMOTTO
CLINICA ODONTOLÓGICA OFICINA DO DENTE
APRESENTADORA DE TV LILIAN BONFIM
MEDICINA ALTERNATIVA LUIZ SILVA (TAO)
NUTRICIONISTA ERIKA MELO SAMPAIO
ODONTOLOGIA DRA ANDREA MACHIONI DE MACEDO
DANÇA LEONARDO WITTIG 
DIGITAL INFLUENCER LU BRANDÃO
ARTES VISUAIS ELISABETE PADOVEZI
PODCAST IRON PODCAST
ARTE DA FOTOGRAFIA ROSY JESUS VAZ
CANTORA LUNA MARIA
CANTOR  (VOTAÇÃO ONLINE)
DUPLA SERTANEJA (VOTAÇÃO ONLINE)
CULTURA  ELSON DE BELÉM
EDUCAÇÃO COLÉGIO ETHOS
COACH ALINE VIOLA
BANDA DE ROCK CPK ROCK BAND
BLOG SERTANEJO JEITO SERTANEJO DE SER
EMPREENDEDORISMO FEMININO BRENDA LIMA
FOTOGRAFIA DE EVENTOS DANIEL ASSUAD
INVESTIMENTOS SHARKS INVESTIMENTOS
SOM E ILUMINAÇÃO DJ POTI
DEFESA DOS ANIMAIS PRISCILLA SARTI
REPORTAGEM  RAFAEL REZENDE
SEXOLOGIA JUSSÂNIA OLIVEIRA
GROOMER  OTÁVIO ANTONIASSI
PSICOLOGIA MARIANA SGARIONI (CLINICA AUDOWN)
AUTOMÓVEIS ROTA DO CARRO
ARTIGOS POLÍTICOS DR. CÁSSIO FAEDDO
BARBEARIA DR. BARBEIRO
ATELIÊ INARA ALMA TROPICÁLIA
PROJETO SOCIAL  PROJETO COLETIVO EDUCADOR ROMANO
GASTRONOMIA GERAL EMPÓRIO D´AÇAI
ASSESSORIA PARLAMENTAR MUNICIPAL TAIS TASSELI
COLUNISTA SOCIAL LU BACHIN 
CONSULTORA DE IMAGEM CLAUDIA  LIMA
EMPREENDEDORISMO RAFAEL ORNAGUI
BUFFET EDNEI CHINELATO 
BANHO E TOSA PET ROOM
EMPRESÁRIO ÁREA TEXTIL ANTONIO CARLOS ZAVATTI
MÚSICA AUTORAL ZÉ ADRIANO
AÇÃO SOCIAL VIEIRA (GM)
MODA SUSTENTÁVEL FADA SENSATA BRECHÓ
JORNALISMO ESPORTIVO ISABELLA SABELICO
SEGURANÇA PÚBLICA CABO DORIGON
MIDIA DIGITAL TH MIDIA 
DESTAQUE NA POLÍTICA EXECUTIVA FELIPE SANCHES
ASSESSORIA ARTÍSTICA MF PRODUÇÕES
BARTENDERS AFONSOS BARTENDER
PROFESSOR  MARCO ROMERO
COMÉRCIO INTERNET NET WEB TELECON
COMÉRCIO ACESSÓRIOS BELLA ACESSÓRIOS
CHURRASCO GUSTAVO CHAVARI
JORNALISMO POLÍTICO MARCELO HARTEMAN
COMERCIO DE PORTAS E JANELAS CASA NOVA PORTAS E JANELAS
CUIDADOS COM A PELE ESPAÇO BRONZE
CONSULTORIA DE CARREIRAS VAGAS 019
TRABALHO SOCIAL S.B.O JONATAS CARVALHO 
HISTORIADORA DENIZE RAMOS
SALÃO DE BELEZA MANIA DE BELEZA
SUSTENTABILIDADE SUZANO 
CORRETOR DE IMÓVEIS FÁBIO RIBAS
FACULDADE EAD  CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL
COMÉRCIO ELETRÔNICO E ASSIS. TEC. 100% CELULARES
ONG CÂMARA BRASILEIRA DE CULTURA
DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CONSELHO TUTELAR S.B.O
COMERCIO DISTRIB DE ALIM. CCB DISTRIBUIDORA
CELEBRANTE DE CASAMENTOS THIAGO NUNES
APRESENTADOR  (VOTAÇÃO INTERNET)
COOPERATIVA DE CRÉDITO SICOOB ACICRED
MODA FITNESS LOVATTI CONFECÇÕES
QUALIDADE DE VIDA EDUARDO ALVES (PEDALA SBO)
LOCUTOR(A) DE RÁDIO  ANDRESSA DOMINGOS 
COMÉRCIO POPULAR (SBO) ERVAS E TEMPEROS MOTA
COMÉRCIO POPULAR (AMERICANA) BANCA DO TATO CANTEIRO
PLANOS DE SAÚDE CLARIAN SAÚDE
DECORAÇÃO KONKIST FLORES
MÁGICO FERNANDO LÁZZARO
ANIMAÇÃO DE EVENTOS CATAVENTO
VIDRAÇARIA ALPHA VIDROS
MISTER BRASIL MARCOS LIMA
CONFEITARIA BOLOS DA LU – LUCIANA MARTIGNAGO
COMERCIO DIGITAL  GIGANTE ELETRO.COM
ATELIÊ  BEE ART
MAPEAÇÃO DE VIDEO   1080 MAPPING VIDEO
VÍDEO LEMBRANÇA  HOUVER 360

 

Prêmio Destaque Pontual

Prêmio Destaque Pontual

Patrocinadores:

Ednei Chinelato Buffet, Bruturismo, Tivoli Shopping, Segurity Seg, 1080 Vídeo Mapping, Vagas 019, 100% Celulares, Golden Networking, Totalcont Assessoria Contábil, Oficina do Dente, Perini & Saviolli Assessoria de Eventos, Empório D’açai, Konkist Flores, Catavento Produções Artísticas, Afonso’s Bar, Casa Nova Portas e Janelas, Clarian Especialista em Planos de Saúde, Jardins Casa de Eventos, Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara D’oeste), Alpha Vidros, CCB Distribuidora de Alimentos, Click For Fun, Tadeu Negócios Imobiliários, Consultoria Murbach, Giganteeletro.Com, Fada Sensata Brechó, Marilia Manzatto, Furlan Foto e Vídeo, Strogonoff Delivery, Edwiges Pizzaria e Bistrô.

Todas as fotos da Premiação podem ser conferidas através do link: https://flic.kr/s/aHBqjA5uFE

Prêmio Destaque Pontual

Prêmio Destaque Pontual

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Sete em cada dez têm dívidas em atraso há mais de 90 dias

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Na Bahia e no Maranhão, por exemplo, a maior parte das dívidas está concentrada em contas de água e luz. Em São Paulo, a grande maioria é com despesas de alimentação

O peso das contas básicas tem se tornado insustentável para milhões de brasileiros. Luz, água, supermercado e gás — despesas que deveriam ser prioridade em qualquer orçamento familiar — estão entre os principais motivos de inadimplência no país. Segundo dados recentes da Serasa e da CNDL/SPC Brasil, mais de 77 milhões de brasileiros não pagaram suas dívidas em maio de 2025, isto  equivale a 47,1% da população adulta. Desses, cerca de 70% têm dívidas em atraso há mais de 90 dias, o que evidencia uma situação crítica de endividamento prolongado e sem perspectiva de recuperação no curto prazo.

O aspecto mais alarmante é que cerca de 20% dessas dívidas são referentes a contas básicas, como energia elétrica, abastecimento de água, gás e alimentos. Isso mostra que o problema não está mais concentrado em gastos supérfluos ou consumo por impulso, mas, sim, na sobrevivência.

Em diversas regiões do país, esse quadro se agrava ainda mais. O Nordeste lidera o índice proporcional de inadimplência, com 52,8% da população adulta endividada. Na Bahia e no Maranhão, por exemplo, a maior parte das dívidas está concentrada em contas de água e luz. Já na região Norte, onde 51,3% dos adultos estão inadimplentes, estados como o Amazonas registram crescimento contínuo nos atrasos com contas de energia.

A região Sudeste reúne o maior número absoluto de inadimplentes, mais de 30 milhões de pessoas. Só em São Paulo, são quase 15 milhões, com destaque para o aumento expressivo das dívidas relacionadas a supermercado, principalmente em redes que oferecem cartão próprio.

No Centro-Oeste, 47,2% da população adulta enfrenta dívidas, e o Mato Grosso do Sul tem se destacado pelo aumento da inadimplência em contas de gás e abastecimento. No Sul, a inadimplência é menor, mas ainda atinge 40,6% dos adultos, com destaque para o avanço das dívidas em farmácias e supermercados no Paraná.

O valor médio das dívidas por pessoa gira em torno de R$ 4.700, segundo levantamento da Serasa. Para muitos brasileiros, esse montante representa uma barreira praticamente intransponível, agravada por uma combinação de inflação nos itens básicos, aumento de tarifas públicas e juros elevados, que reduzem a margem de manobra financeira das famílias.

Diante desse contexto, muitos consumidores acabam priorizando despesas mais imediatas, como aluguel ou alimentação, e deixam em segundo plano as contas de consumo essencial.

Fernando Lamounier aponta que as contas básicas devem ser as prioritárias, porque correm risco de corte no fornecimento, como contas de água e luz, parcelas vencidas do condomínio, mensalidades atrasadas em escolas, contas de gás e telefonia.

Em seguida, contas de consumo, que acumuladas no cartão de crédito, podem significar um grande problema por conta dos altos juros, assim como limites de cheque especial. Por fim, se sobrar algum valor, vem o planejamento para fazer uma reserva de emergência ou investimentos.

Hoje, o que vemos é uma exclusão financeira em massa. Famílias inteiras estão fora do sistema de crédito e sem acesso a renegociações viáveis. Em muitos casos, as dívidas estão paradas há mais de dois anos”, avalia Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios. A consequência dessa inadimplência crônica é a retração do consumo, o aumento da informalidade e o risco de colapso em setores fundamentais da economia popular.

Diante da gravidade do quadro, especialistas e entidades de defesa do consumidor defendem medidas urgentes e estruturantes. “A renegociação de dívidas precisa ser facilitada, com condições reais de pagamento. Além disso, políticas de geração de renda, revisão de tarifas públicas e educação financeira ampla e contínua são essenciais para frear o avanço da inadimplência e permitir que os brasileiros voltem a ter o mínimo: luz, água e comida na mesa”, finaliza o especialista.

Pensando nisso, o especialista listou algumas dicas para se organizar financeiramente e sair do vermelho:

  1. Mapear renda total, isto é, salário e rendas extras;
  2. Separar as despesas fixas no seu orçamento, como aluguel, condomínio, internet e contas de serviços públicos (água, luz, gás);
  3. Esquematizar as despesas variáveis como alimentação, transporte e gastos com saúde;
  4. Organizar dívidas e pagamentos, como parcelas de empréstimos e cartão de crédito.

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Como as roupas ajudam as crianças a criar memórias afetivas?

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Menina bonitinha com sacos de compras em um fundo amarelo

Se você fechar os olhos por alguns segundos, provavelmente vai se lembrar de uma roupa da sua infância. Pode ser aquele vestido florido do aniversário de cinco anos, a camiseta que usava para brincar com os primos ou o pijama que sua avó te deu. 

Simples, né? Mas marcante. E isso acontece porque as roupas têm o poder de criar memórias afetivas — especialmente na infância. A relação entre roupa e afeto vai muito além da estética. 

Neste artigo, conversaremos sobre como as roupas contribuem para a construção dessas memórias, por que certos vestidos infantis se tornam tão simbólicos, e como transformar o vestir em um momento cheio de significado dentro da família.

Qual o poder das roupas na construção de memórias?

Memórias afetivas não se constroem apenas com grandes acontecimentos. Muitas vezes, elas nascem dos detalhes: um cheiro, uma textura, uma imagem guardada na memória visual. E a roupa é um elemento que carrega todos esses sentidos.

Vestir-se é, para a criança, uma experiência sensorial. Os tecidos tocam a pele, as cores e estampas despertam emoções, o ato de se vestir com a ajuda de alguém querido vira parte de uma rotina que, aos poucos, vai se consolidando como afeto.

Quando uma roupa está presente em momentos especiais — uma festa, uma viagem, um encontro importante — ela se transforma em símbolo. E esse símbolo carrega sentimentos que duram por toda a vida.

Por que peças especiais de loja de vestido infantil viram lembranças valiosas?

Sabe aquele vestido lindo que você comprou especialmente para a festa de aniversário da sua filha? Ou o macacão fofo usado no primeiro passeio na casa da vovó? Essas peças, geralmente adquiridas com carinho, cuidado e intenção, têm grandes chances de se tornarem lembranças afetivas.

  • A escolha da peça foi emocional;
  • Ela esteve presente em momentos marcantes;
  • Ganhou um significado emocional ao ser elogiada, fotografada ou usada em um momento bom.

Lojas de vestido infantil que se preocupam com acabamento, design e conforto costumam oferecer roupas que não apenas vestem bem, mas que também encantam. E esse encantamento é o primeiro passo para a construção de uma memória.

Como transformar a escolha de roupas em momentos familiares significativos?

Vestir uma criança pode (e deve!) ser mais do que uma tarefa prática. Pode ser um momento de vínculo, de conversa, de troca. Incluir a criança na escolha das próprias roupas, explicar por que certas peças são especiais ou até guardar juntas aquelas que já não servem mais — tudo isso constrói um senso de afeto e pertencimento.

Veja algumas formas de transformar esse processo em memória:

  • Escolha a roupa junto com a criança — deixe que ela participe, opine, experimente;
  • Conte histórias ligadas à peça — “Esse vestido foi o que você usou no seu primeiro passeio na praia”;
  • Guarde peças simbólicas com carinho — envolva a criança nesse momento de despedida;
  • Crie pequenos rituais — separar a roupa da escola no domingo à noite, escolher o look da festa juntas.

Cada um desses gestos mostra à criança que a roupa vai além do tecido — ela carrega significado, cuidado, intenção.

Quais tipos de peças costumam marcar fases importantes da infância?

Algumas roupas ficam na memória com mais força. Isso acontece porque estão diretamente ligadas a rituais de passagem ou momentos marcantes. Veja os tipos de peças que costumam criar memórias afetivas de forma mais intensa:

1. Roupas de aniversário

Quase sempre associadas a momentos felizes, cheios de carinho, bolo, fotos e presentes.

2. Uniformes escolares

Simbolizam o começo de uma nova fase, a entrada em um novo ciclo, os primeiros amigos.

3. Vestidos de festa

Principalmente quando usados em casamentos, formaturas, apresentações ou festas de família.

4. Fantasias

Aquela roupa de princesa, super-herói ou animal preferido é uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação.

5. Roupas herdadas

Peças que vieram de irmãos, tias, avós — e carregam uma história de família por trás.

6. Roupas feitas à mão

Peças artesanais, feitas pela avó ou por uma costureira próxima, costumam ganhar um valor emocional forte.

Essas roupas não apenas marcam a infância, mas muitas vezes acompanham a criança por meses — e depois ficam guardadas por anos.

Como preservar roupas que se tornaram memórias afetivas?

Guardar roupas com valor afetivo é uma forma bonita de preservar histórias. Mas não basta dobrar e jogar no fundo da gaveta. Separamos algumas dicas para conservar essas peças com cuidado:

1. Lave e guarde a peça limpa

Manchas antigas tendem a oxidar e estragar o tecido com o tempo.

2. Use caixas organizadoras ou saquinhos de tecido

Evite plástico, que pode abafar e gerar mofo. Prefira caixas arejadas.

3. Identifique a peça com uma etiqueta

Você pode anotar: data, ocasião e até imprimir uma foto daquele dia especial.

4. Evite exposição direta à luz

A luz do sol pode desbotar tecidos com o tempo. Guarde em locais escuros e secos.

5. Crie um baú da infância

Separar um espaço físico (ou até digital, com fotos) para armazenar essas memórias pode ser um projeto emocionante e significativo. Esse cuidado com a preservação mostra à criança que aquilo que ela viveu foi importante, e que a história dela merece ser lembrada.

Conclusão

A infância passa rápido, mas deixa rastros afetivos que nos acompanham por toda a vida. As roupas são uma dessas formas silenciosas de eternizar momentos, sentimentos, fases e pessoas queridas.

Por isso, da próxima vez que você escolher uma roupa para a sua filha, seu filho, afilhada ou sobrinho, lembre-se: você pode estar ajudando a criar memórias afetivas que vão durar para sempre.

Se este artigo te tocou de alguma forma, compartilhe com outras famílias, mães, pais ou responsáveis. Espalhar carinho também é uma forma de vestir o mundo com afeto.

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Tecnologia e inteligência artificial na gestão esportiva: como os dados estão mudando o treino, a administração e o relacionamento com o público

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Aplicativos, dispositivos inteligentes e análise de desempenho em tempo real já fazem parte da rotina das academias e centros esportivos. Rodrigo Vitali, gestor com 25 anos de experiência, explica por que inovação só faz sentido quando anda junto com a prática

Se até poucos anos atrás bastava um papel e uma prancheta para planejar o treino de um aluno, hoje a realidade nas academias e centros esportivos é outra. A tecnologia vem transformando profundamente a forma como os espaços são geridos, os treinos são construídos e o relacionamento com os usuários acontece. Dados em tempo real, inteligência artificial e dispositivos vestíveis já fazem parte do cotidiano — e isso muda tudo, inclusive o papel do gestor.

As inovações não estão restritas à área técnica. A gestão esportiva também passou a se apoiar fortemente em ferramentas digitais para garantir eficiência, personalização e escala. É o caso de softwares de gestão integrada, plataformas de agendamento, controle de acesso automatizado, painéis de indicadores e até sistemas de análise preditiva, que ajudam a antecipar padrões de comportamento ou desempenho.

No meio desse cenário em constante evolução, quem tem experiência prática no setor percebe com clareza: tecnologia sozinha não resolve. É preciso interpretar os dados, tomar decisões com base neles e, principalmente, lembrar que por trás de cada número há uma pessoa. Rodrigo Vitali, que atuou por mais de duas décadas no Sistema S — grande parte no SESC-DF — reforça essa visão.

“A tecnologia trouxe ferramentas valiosas, mas quem dá sentido a isso tudo é o profissional que conhece a realidade do espaço, entende a rotina dos professores e sabe como os usuários se comportam. É a vivência prática que transforma o dado em ação estratégica”, afirma.

Rodrigo acompanhou de perto muitas dessas mudanças. Ao longo dos anos em que liderou equipes e gerenciou estruturas esportivas complexas, ele viu a entrada gradual de sistemas digitais no dia a dia das unidades. No início, eram recursos básicos. Hoje, aplicativos rastreiam a frequência dos usuários, anéis inteligentes monitoram o sono e dispositivos vestíveis informam o gasto calórico com precisão. Tudo isso gera dados — e muitos.

O desafio, segundo ele, não está em ter acesso à tecnologia, mas em saber o que fazer com ela. “Você pode ter uma planilha sofisticada com indicadores de presença, desempenho e engajamento, mas se não souber interpretar o contexto, dificilmente vai conseguir usar essa informação para melhorar o serviço ou fortalecer a equipe”, pontua.

Além da gestão interna, a tecnologia também impacta a relação com o público. Usuários estão mais exigentes, esperam personalização e praticidade, e buscam experiências positivas desde o primeiro contato com a academia. Para isso, é preciso pensar o digital não só como uma ferramenta de controle, mas como uma ponte entre gestão, equipe e comunidade.

Rodrigo lembra que, mesmo com todas as inovações, os princípios de uma boa gestão continuam os mesmos: escuta, planejamento, clareza nos processos e valorização das pessoas. “A tecnologia potencializa, mas não substitui. Ainda é o gestor, ali no dia a dia, que vai perceber quando a equipe está sobrecarregada, quando o ambiente precisa de ajustes ou quando o aluno está desmotivado. Esse olhar não vem de um gráfico — vem da convivência”, completa.

Essa integração entre inovação e prática tem sido, aliás, um dos grandes desafios do setor. Em muitos espaços, a implementação de tecnologia ocorre sem preparo adequado, o que pode gerar ruído na equipe e até afastamento do público. Por isso, especialistas como Rodrigo defendem que qualquer modernização precisa vir acompanhada de formação, diálogo e adaptação à realidade local.

“A tecnologia precisa ajudar, não complicar. E, para isso, ela tem que fazer sentido para quem está na ponta: o professor, o coordenador, o recepcionista. Se o sistema não conversa com a rotina real, vira um peso, não uma solução”, diz ele.

No fim das contas, a gestão esportiva de hoje — e do futuro — exige equilíbrio. Por um lado, é preciso acompanhar as tendências, adotar ferramentas digitais e explorar o potencial dos dados. Por outro, não dá pra perder o contato com a base, com as pessoas e com o que acontece ali, no chão da academia. É nessa combinação que mora a inovação de verdade.

Para seguir acompanhando insights e reflexões sobre gestão esportiva, tecnologia e liderança com foco em pessoas, siga Rodrigo Vitali no Instagram e no LinkedIn.

 

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