Connect with us

Geral

Terror noturno: psicóloga explica essa experiência muito presente nos tempos atuais

Published

on

Muitas obras das telinhas e telonas estão explorando o terror noturno, tema que não só está fazendo parte da ficção, mas também da vida de muitas pessoas.

“Por trás de seus olhos”, da Netflix, e “Evil, Contatos Sobrenaturais”, da Globoplay, são alguns dos muitos exemplos que têm feito os telespectadores maratonarem as obras, às vezes buscando respostas para aquilo que estão vivenciando.

Mas, afinal, do que se trata isso?

Rosangela Sampaio, psicóloga e apresentadora do programa Mulheres Em Flow, esclarece mais sobre o assunto, independentemente de acometer crianças ou adultos.

Vale a pena conferir!

O que é terror noturno?

Rosangela Sampaio – O terror noturno é classificado como parassonia – um comportamento ou experiência indesejável durante o sono.

São episódios de gritos, medo intenso e agitação durante o sono. Inegavelmente, o terror noturno costuma ser associado ao sonambulismo.

Um episódio de terror noturno normalmente dura de segundos a alguns minutos, mas pode durar mais.

Por mais assustadores que sejam, os terrores noturnos frequentemente não são motivo de preocupação, entretanto, a maioria das crianças supera o terror noturno na adolescência.

É importante frisar que os terrores noturnos são diferentes de pesadelos. O sonhador de um pesadelo acorda do sonho e pode se lembrar de detalhes, mas uma pessoa que tem um episódio de terror noturno permanece adormecida.

As crianças, sobretudo, não se lembram de nada sobre seus terrores noturnos pela manhã. Os adultos podem se lembrar de um fragmento de sonho que tiveram durante os terrores noturnos.

Vale lembrar que o terror noturno pode exigir tratamento se causar problemas para dormir o suficiente ou representar um risco à segurança.

Considerada a melhor série da atualidade pela TV Guide, Evil trata também do terror noturno da psicóloga cética e forense Kristen Bouchars (Katja Herbers)

Existe uma motivação emocional / psicológica que agrave as crises?

RS – Deixo aqui alguns deles:

  • Privação de sono e cansaço extremo;
  • Estresse;
  • Interrupções da programação do sono, viagens ou interrupções do sono;
  • Febre. Às vezes, os terrores podem ser desencadeados por condições subjacentes, que interferem no sono, como os distúrbios respiratórios do sono, que são um grupo de distúrbios que incluem padrões respiratórios anormais durante o sono. Os mais comuns são:  apnéia obstrutiva do sono e síndrome das pernas inquietas.

Quanto aos medicamentos:

  • Transtornos do humor, como depressão e ansiedade;
  • Em adultos, o uso de álcool.

Algumas complicações que podem resultar de terrores noturnos incluem:

  • Sonolência diurna excessiva, que pode levar às dificuldades na escola, no trabalho ou problemas com as tarefas diárias;- Sono perturbado;
  • Constrangimento sobre os terrores noturnos ou problemas com relacionamentos;
  • Lesão em si mesmo ou raramente em alguém por perto.

É possível alterar algo no ambiente ou no comportamento dos familiares para aliviar as crises?

RS – Para prevenir os episódios de terror noturno é importante saber se existe alguma situação na vida  que esteja causando estresse e provocando algum tipo de conflito interno.

Então, se isso acontecer, procure ajuda de um psicólogo (infantil ou adulto), pois este profissional pode ajudar com terapia e técnicas adaptadas à criança.

É importante buscar ajuda quando: torna-se mais frequente; rotineiramente perturba o sono da pessoa com terrores noturnos ou outros membros da família, levam a preocupações de segurança ou lesões, resultam em sintomas diurnos de sonolência excessiva ou problemas de funcionamento ou continue além da adolescência ou comece na idade adulta.

Adianta abordar o assunto com a criança?

RS – Não, as crianças geralmente não se lembram o que aconteceu pela manhã.

Se o seu filho tem terror noturno, você pode simplesmente mencioná-lo em um exame de rotina para a criança.

O terror noturno pode estar ligado a outros distúrbios ou transtornos neuropsicológicos?

RS – Em geral, não há associação significativa entre terror noturno e distúrbios psicológicos, ao contrário do que foi sugerido em outros tipos de parassonias.

Como outras parassonias, há algumas evidências de que o terror noturno tem um componente genético e é mais provável de ocorrer em indivíduos com histórico familiar de parassonia, especificamente nos pais ou irmãos.

Além disso, pessoas com outros distúrbios do sono, como asma noturna, apnéia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas ou refluxo gastroesofágico, são cada vez mais reconhecidas em pessoas com terror noturno.

Em particular, a apnéia obstrutiva do sono (AOS), um distúrbio respiratório, está presente em mais da metade das crianças que são encaminhadas a médicos por causa do terror noturno.

Segundo Rosangela Sampaio, sonolência diurna excessiva, que pode levar às dificuldades na escola, no trabalho ou problemas com as tarefas diárias, além de sono perturbado, podem causar terrores noturnos

Quais atividades ao longo do dia e pouco antes de dormir podem ajudar?

RS – É importante criar uma rotina de sono relaxante antes de dormir:

  • Tomar banho quente;
  • Ler uma história;
  • Colocar músicas tranquilas;
  • Os medicamentos só devem ser usados com recomendação médica e, geralmente, são usuais  quando a criança tem algum outro distúrbio emocional associado.

Como agir durante a crise? (e quando a criança chuta e empurra os pais pra longe?)

RS – Embora possa ser desafiador, não acorde seu filho durante o episódio de terror noturno.

Ou seja, mantenha a calma até o episódio acabar.

Se você acordar seu filho, ele poderá se sentir desorientado ou confuso.

Não intervenha, a menos que ele esteja em perigo ou possa se ferir por objetos ao seu redor.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Geral

Veleiro Witness, do Greenpeace, vem ao Brasil para expedição científica na bacia da Foz do Amazonas

Published

on

Chega a Belém (PA), em 28 de fevereiro, o veleiro Witness, a mais nova embarcação do Greenpeace. A presença do Witness em águas brasileiras é parte da expedição Costa Amazônica Viva, do Greenpeace Brasil, que, entre outras atividades, vai fomentar o aprofundamento de conhecimento científico sobre a costa do Amapá, e os potenciais impactos da exploração de petróleo na região.

Em um contexto de abertura de novas fronteiras de exploração de petróleo na Amazônia, em áreas extremamente sensíveis do ponto de vista socioambiental e insuficientemente conhecidas pela ciência, o objetivo da expedição científica é coletar dados sobre as correntes marítimas da região. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), responsáveis pelo estudo, lançarão derivadores (equipamentos oceanográficos que emitem sinais de localização GPS) em diferentes pontos da Bacia da Foz do Amazonas para mapear as correntes de superfície no litoral do Amapá.

A expedição permitirá, entre outros objetivos, a obtenção de mais informações sobre a dinâmica das águas costeiras e oceânicas na bacia da Foz do Amazonas, que sofrem influência direta da descarga de águas do rio Amazonas.

O estudo busca contribuir para um entendimento mais acurado sobre a trajetória de eventuais vazamentos de petróleo, já que não há um consenso científico sobre tais dinâmicas. Pelo contrário, há um dissenso fundamental: as modelagens de dispersão de óleo apresentadas pela Petrobras, que indicavam que ele não chegaria até a costa foram recebidas com ceticismo por oceanógrafos de renomadas instituições do país.

Ainda há incertezas em relação ao risco do petróleo derramado atingir a costa amazônica, os manguezais, os rios, terras indígenas, açaizais e lavouras da região. Esses dados também são centrais para que a empresa apresente ações de prevenção e mitigação de impactos do óleo.

A modelagem da Petrobras contraria, ainda, relatos de comunidades indígenas e pescadores da região, que não tiveram suas vozes ouvidas, e afirmam reiteradamente que diversos objetos caídos em alto-mar já chegaram à costa do Amapá, aos rios e mangues do Oiapoque.

Além do mapeamento das correntes marinhas superficiais, que vem inclusive da oitiva desses relatos das comunidades locais, a expedição trará a percepção de povos indígenas e outros atores do território sobre a questão do petróleo na região, além de documentar os ambientes costeiros e Unidades de Conservação, mostrando a importância socioambiental da costa amazônica.

Com a expedição, o Greenpeace pretende fomentar o debate público em relação aos potenciais impactos do petróleo na região, cobrar responsabilidade das entidades de Estado (e o próprio governo) para que os povos do território e a ciência sejam escutados e que se respeite o Princípio da Precaução – que prevê a não implementação de projetos sem que haja consenso científico em relação à região e os potenciais impactos das atividades.

O Witness possui 22,5 metros de comprimento e, devido à elevação da quilha e do leme, é capaz de navegar em águas rasas e inacessíveis a barcos maiores. Adaptações tecnológicas promovidas na embarcação em 2022 visam tornar o veleiro mais ecológico e incluem células solares, turbinas eólicas e um sistema otimizado de gerenciamento de energia.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Geral

Aprenda a fazer uma make incrível para entrevista de emprego

Published

on

Passo a passo foi realizado pelo maquiador da agência de modelos Max Fama, Royce Beenson

Sabe aquela vontade de começar uma carreira nova, trocar de emprego ou apenas ingressar no mercado de trabalho? Bom, dizem que o ano só começa depois do carnaval, né? Então chegou a hora de tirar os planos do papel e transformá-los em realidade. A entrevista de emprego é um passo decisivo para esta nova jornada, que demanda preparo e atenção. Mas você já parou pra pensar no que você quer transmitir com a sua imagem? Sabe qual é a importância de uma maquiagem para este grande momento?

“A primeira impressão é importantíssima. Vai muito além do currículo. Você tem que determinar a mensagem que quer passar, e passar com segurança. E make tem um papel muito importante nisso”, relata o maquiador da agência de modelos Max Fama, Royce Beenson. “Leveza é imprescindível. É de bom tom não exagerar para esta ocasião, o que não quer dizer que a produção pode ser feita de qualquer jeito, longe disso. Invista em uma maquiagem que chame atenção para os seus olhos, afinal, é com eles que você vai conseguir transmitir com firmeza o que quer passar ao recrutador. Não tenha medo de arriscar”, finaliza.

Ser confiante é fundamental e se sentir bem com a sua pele ajuda muito nesse processo. Montar uma make perfeita para uma entrevista de emprego pode parecer um tanto quanto desafiador. Mas também é revigorante. É o primeiro passo do seu novo caminho, e nós estamos aqui do seu lado para ajudar. Então pegue a sua base, ajuste aquela luz que você ama e vem conferir esse passo a passo que realizamos em parceria com a agência de modelos Max Fama, para facilitar, e muito, a sua vida em 2024. Confira!

Passo a passo

Higienize, tonifique e hidrate a pele;

Uniformize a pele com base e corretivo (de acordo com o seu  tom de pele);

Com um pincel fofinho, esfume sombra marrom e, próximo aos cílios, esfume sombra preta para fazer o degradê;

Aplique blush rosado e o iluminador;

Para realçar o olhar, capriche na máscara de cílios;

Contorne a boca com lápis marrom e finalize com lipgloss transparente;

Agora você está pronta para sua entrevista de emprego.

Ficha Técnica

Modelo: Agência de Modelos Max Fama (@maxfama_oficial)

Fotógrafo: Roger Monteiro (@rogermonteiro.fotografia)

Editora de Moda:Paloma Almeida (@_almeidaax_)

Maquiadora: Royce Beenson  (@roycebeensonbeauty)

Edição:  Felipe Melo (@mwtano)

Produção Executiva: Maria Alice (@mariaalice_le)

Coordenador Geral: Felipe Monteiro (@lippe_monteiro)

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Geral

Desenvolvimento Desenfreado Ameaça Praia do Preá: Moradores e Ambientalistas Exigem Ação das Autoridades

Published

on

Moradores da Praia do Preá, localizada no município de Cruz, Ceará, estão em alerta devido ao crescimento de construções potencialmente prejudiciais ao ecossistema local. Lideranças comunitárias e empresários denunciam a construção de pousadas e condomínios na região sem a realização de estudos de impacto ambiental adequados. As atividades de construção, que incluem desmatamento e concretização, estão causando perturbações significativas, como ruídos em horários inapropriados, afetando negativamente o turismo sustentável, uma das principais fontes de renda da região.

Um empresário local, que preferiu não se identificar, expressou preocupação com os efeitos irreversíveis dessas construções na natureza local. “Estamos testemunhando uma urbanização descontrolada, e a comunidade não foi consultada nesse processo,” ele disse. Paralelamente, eventos e festas de fim de ano, patrocinados por grandes empresas, têm gerado lixo, barulho e impacto ambiental significativo, com movimentação de dunas e desmatamento sem estudos de impacto ambiental.

Uma denúncia foi feita ao Ministério Público Federal à época dos eventos de fim de ano, informando que se tratava de área de preservação permanente. A grande preocupação está no curto espaço de tempo na emissão das licenças ambientais pela Prefeitura sem uma análise criteriosa da sensibilidade ecológica do local e os resíduos e efluentes gerados pelas milhares de pessoas presentes.

Outro ponto de controvérsia é a instalação de três pontos de apoio ao velejador ao longo do litoral, que envolvem a colocação de contêineres na praia, um projeto aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Moradores questionam a consistência das políticas do ICMBio, que, embora proíba atividades menores como a venda de água de coco por questões ambientais, permite intervenções maiores como a instalação de contêineres.

Rodrigo Tafarel, profissional do setor de turismo, destaca a contradição nas políticas do ICMBio e o descontentamento da população local. Um vídeo postado por ele no Instagram, mostrando a situação, já alcançou mais de 25 mil visualizações, refletindo a preocupação generalizada dos moradores e nativos.

A situação também atraiu a atenção de um morador local que é tecnólogo ambiental, jornalista e designer de sustentabilidade. Ele destaca o impacto negativo dessas atividades no tecido social e ambiental da região, criticando a falta de compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da comunidade local.

Em resposta a essas preocupações, os moradores têm exigido uma ação urgente da prefeitura e das empresas responsáveis.

A legislação ambiental brasileira é considerada uma das mais protetivas do mundo, ao mesmo tempo que harmoniza a utilização dos recursos naturais com o desenvolvimento da atividade econômica. É preciso avançar na sua aplicação e fiscalização.

A comunidade local espera uma solução que preserve e desenvolva a região de forma sustentável, respeitando o equilíbrio entre desenvolvimento humano e conservação ambiental.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento2 dias ago

Fenômeno gospel Gabriela Rocha aposta em versão latina do hit “Me Atraiu”

Crescendo no mercado latino, Gabriela Rocha, a voz que alcançou milhões de pessoas com o hino gospel “Me Atraiu”, está...

Entretenimento2 dias ago

Revelação da música gospel Nicoli Francini lança o single “Seja Corajoso” com participação de Victin

Nicoli Francini considerada um dos mais promissores nomes da nova geração da música gospel, acaba de anunciar o lançamento de...

Negócios2 dias ago

Empresário Congolês Moise Boele Revoluciona o Mundo das Apostas e Investimentos no Brasil

Moise Boele, um nome que vem conquistando espaço e notoriedade no Brasil, não apenas como um empresário e investidor congolês,...

Negócios2 dias ago

Giovana Rassen: A Sensibilidade Através das Lentes em Goiânia-Goiás

Da Técnica à Emoção: O Elogiado Trabalho de Giovana Rassen Nos últimos meses, uma talentosa fotógrafa tem conquistado o coração...

Negócios2 dias ago

Mês das mulheres: Documentário conta história de brasileiras que empreendem em Massachusetts, nos Estados Unidos

Quinta temporada do Cidade Delas terá doze episódios, todos gratuitos, que vão ao ar a partir do dia 05 de...

Moda2 dias ago

Models Black apresenta desfile de moda com afroempreendedores

Evento acontece na próxima segunda-feira (26) e apresenta ao público tendências outono-inverno 2024 Na próxima segunda-feira (26), a agência de...

Moda2 dias ago

Desfile de moda infantil apresenta tendências de afroempreendedores

Evento acontece na próxima segunda-feira (26), na agência de modelos Models Black Na próxima segunda-feira (26), a agência de modelos...

Famosos2 dias ago

Megahista das famosas faz transição da carreira pra se dedicar a ministrar cursos do método de mega hair Micro Emborrachada

A consagrada especialista em beleza capilar, Eliana Martins, cuja técnica revolucionária de mega micro emborrachada conquistou uma vasta legião de...

Gestão2 dias ago

80% dos alunos que prestaram vestibular quer ingressar imediatamente, mas apenas 6 em cada 10 sabem onde querem estudar

Pesquisa realizada pela Somos Young reforça a urgência na reformulação do modelo acadêmico para receber alunos durante todo ano letivo....

Entretenimento2 dias ago

DIA DA MULHER: Thaís Bezerra fará Oficina de Percussão “Tá no Batuque de Mulheres para Mulheres”

A maestrina Thaís Bezerra é conhecida por ser referência no Carnaval carioca. Além disso, há cinco anos promove a oficina...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed