Em imagens, o fotógrafo capta a trajetória de sucesso e aprendizados do ex-atleta conhecido por desafiar ondas gigantes no mundo todo
Com um portfólio que ultrapassa 10 mil ensaios, todos marcados por técnica e direção humanizada, o fotógrafo Thiago Drummond se destaca como especialista em retratos e editoriais. Agora, ele também é o responsável pelo ensaio de Marcelo Luna, surfista brasileiro conhecido por desafiar ondas gigantes e autor do livro Uma Onda Gigante.
Após anunciar sua aposentadoria como atleta profissional no dia 10 de agosto, marcada por coragem e superação, que lhe rendeu a fama de “pulmão de aço”, ele ainda colhe frutos de sua indicação ao prêmio Big Wave Awards de 2016. Assim, Luna escolheu o fotógrafo Thiago Drummond para retratar essa nova fase de sua vida, em um editorial de um campeão das águas que deixa o profissionalismo para mostrar apenas seu lado mais humano. “Anuncio minha aposentadoria com gratidão por cada onda que desafiei e cada lugar que me acolheu. Este ciclo chega ao fim, mas levo comigo memórias e amizades que fiz mundo afora”, ressalta Luna.
Drummond conta que o conceito foi além do esporte, destacando o momento que Luna vive agora: aposentado das competições, mas ativo, focado na imagem pessoal e profissional que construiu ao longo dos anos. “Assim que recebi o convite, pensei imediatamente no nosso cenário de chuva. Surfe e água são melhores amigos, e isso traduzia perfeitamente a energia que eu queria capturar”, comenta o fotógrafo.
Entre os cenários estavam a chuva artificial do estúdio e um espaço com lona desgastada e um simples caixote de feira, onde os troféus de Luna foram dispostos. “Essa mistura poética foi uma alusão à origem humilde dele, contraposta às conquistas”, explica Thiago.

Luna celebra nova fase nos cliques de Thiago Drummond
Ao longo de sua carreira, Luna também deixou sua marca em ações sociais, como a parceria com o Instituto Ayrton Senna, estampando em suas pranchas e uniformes o legado do piloto. Agora, segue em projetos sobre sua história que estão em andamento, além de palestras e mentorias. Tudo isso é retratado nas imagens assinadas por Drummond, que soube extrair do surfista olhares, atitudes positivas e mensagens sociais que revelam sua personalidade única e as diversas facetas de um ex-atleta que fez história. “Ele chegou no fim da luz natural que entra por um cobogó no estúdio. Eu já falei: tira a roupa, fica só de calça ou sunga e entra na sala de chuva. Em menos de cinco minutos, estávamos fotografando. Foi inusitado, engraçado e criou uma conexão imediata”, comenta.

“Essa mistura poética foi uma alusão à origem humilde dele, contraposta às conquistas”
Thiago descreve Luna como generoso, amigo e muito profissional. E resume seu próprio aprendizado, onde para fazer algo extraordinário, não é preciso muito. “Fotografar o Marcelo Luna foi como traduzir a força de um mar em calmaria: intensidade, presença e verdade: e tudo em um só retrato”.
Saiba mais @estudiothiagodrummond