Barra
Connect with us

Entretenimento

Últimos dias: Exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência se encerra dia 27 de agosto

Published

on

Instalada no Memorial da Resistência, a mostra condensa mais de um século da história da população negra no Estado de São Paulo

Quem ainda não visitou a exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistênciainstalada no Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tem até o dia 27 de agosto para conhecer gratuitamente os registros que revelam a vida cotidiana da população negra no Estado de São Paulo, a partir de 1888 até os dias atuais. A mostra reconta diferentes experiências subjetivas e coletivas que formaram conexões de lutas por direitos, solidariedade antirracista e afirmação da vida negra, com cultura e lazer, como forma de resistência. A curadoria foi realizada pelo escritor e sociólogo Mário Medeiros, com o apoio da historiadora Pâmela de Almeida Resende e da pesquisadora Carolina Junqueira Faustini.

A instalação ocupa 689 m² do museu e reúne 450 itens, divididos entre fotografias, cartazes, revistas, jornais, documentos da repressão e manifestações artísticas. Tem a participação de artistas e fotógrafos como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Moisés Patrício, No Martins, Renata Felinto, Sidney Amaral, Wagner Celestino, Jesus Carlos, Mariana Ser, Monica Cardim e Tiago Alexandre e Soberana Ziza.

Antes mesmo de adentrar ao museu, os visitantes são impactados com um grande painel chamado “Fio da Memória”, que mede 21m x 4,60m, e foi criado pela multiartista e grafiteira paulistana Soberana Ziza. A obra, que convida a conhecer a exposição completa, foi inspirada pela frase “Afinal, o século XXI é negro, feminino e nosso. Basta apenas tomá-lo em nossas mãos”, publicada no Gelefax, jornal do Geledés (Instituto da Mulher Negra), em 1997.

Segundo o idealizador Mário Medeiros, a motivação central é contar como a experiência negra, frequentemente ocultada, caminhou em conjunto com a construção da cidadania brasileira e compôs a luta por direitos. A cidade de São Paulo colonial, por exemplo, teve em sua construção a participação de muitas pessoas escravizadas, libertas ou cidadãos negros, como Joaquim Pinto de Oliveira (Tebas), ex-escravizado e arquiteto. Em uma metrópole na qual só se olhava para o futuro, houve um apagamento da história dos lugares e da presença negra, mostrando na prática que enquanto houver racismo, não haverá democracia.

“Em todos esses períodos, os associativismos e movimentos negros sempre estiveram lá e é importante reconhecê-los, homenageá-los e aprender com essas vidas negras impressionantes. São pessoas que lutaram para existir em um tempo melhor. Ao fazer isso, pensaram em si e em seus descendentes. A luta por direitos é incessante, justa, pública e encontrará a sua vitória, através de nossas ações e nossos compromissos antirracistas públicos com relação ao passado, presente e ao futuro”, diz o curador da mostra.

Para Ana Pato, Coordenadora do Memorial da Resistência, a realização da exposição, que foi inaugurada em junho de 2022 e teve o seu encerramento prorrogado, representa um marco histórico. ”Reforçamos a missão que o Memorial tem com a luta pela valorização dos princípios democráticos, pelo exercício da cidadania e pela educação em direitos humanos. Entendemos que é urgente nos indagarmos enquanto cidadãos sobre a nossa responsabilidade na perpetuação do racismo e como podemos nos engajar na luta antirracista para construir uma sociedade verdadeiramente democrática. Esta exposição é um convite para seguirmos os fios tecidos por mulheres e homens negros em torno de suas memórias e fabulações por um futuro.”

A exposição se divide em oito eixos: Territórios negros e memórias em disputa: a persistênca no espaço | Associativismo, Clubes, Entidades e Irmandades: a força do coletivo | Imprensa negra paulista e circulação das ideias: a comunicação como meio de luta | Literatura negra: o direito à imaginação | Espaços de sociabilidade e resistência: as ruas, os salões e os palcos como lugares de direitos | Repressão, vigilância e resistência, 1930-1980 | Redemocratização e Nova República: a democracia é uma luta negra | Enfrentando a tripla opressão – O século XXI é negro, feminino e nosso.

Conheça mais detalhes de cada eixo clicando aqui

 *A mostra, lançada em 4 de junho de 2022, ficará em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo até 27 de agosto de 2023. Foi criada em colaboração com organizações e coletivos convidados, como a Coalização Negra por Direitos, a revista O Menelick 2º Ato, a Capulanas Cia de Arte Negra e o Ilú Obá de Min, em parceria com os arquivos e acervos de cultura negra no AEL – Unicamp, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Estado, e o Condephaat.

 Sobre o Memorial da Resistência de São Paulo

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Este trabalho é realizado por meio da educação, da pesquisa, além da organização de exposições temáticas norteadas pela defesa da cidadania, da democracia e dos direitos humanos. Entre 1940 e 1983, funcionou no edifício que hoje abriga o Memorial o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país, fazendo do espaço museu um local com enorme valor histórico e simbólico.

Sobre Mário Augusto Medeiros da Silva

Docente na UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (2003), mestrado em Sociologia (2006) e doutorado em Sociologia (2011) pela mesma Universidade. É Diretor Adjunto do Arquivo Edgar Leuenroth – AEL/Unicamp (2020-). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando sobretudo com as temáticas Pensamento Social Brasileiro, Literatura e Sociedade e Intelectuais Negros. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra. É autor do livro “Gosto de Amora” (Editora Malê, 2019), finalista da 62ªedição do Prêmio Jabuti; e de “Numa Esquina do Mundo (Editora Kapulana, 2020), semifinalista do Prêmio Oceanos de Língua Portuguesa”

Serviço

Exposição: Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

Período: até 27 de agosto de 2023 (domingo)

Faixa etária: Livre

Entrada: Grátis

Local: Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia

Horário: quarta a segunda, das 10h às 18h (fecha às terças)

Os ingressos do Memorial estão disponíveis no site e na bilheteria do prédio.  Reservas aqui.

Acompanhe as redes do Memorial: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Simone Morena leva projeto ‘Bar da Morena’ a Lauro de Freitas e agita interior da Bahia

Published

on

 

A cantora baiana Simone Morena, conhecida por sua voz marcante e presença vibrante nos palcos, dá início a julho com dois shows especiais na Bahia.

No dia 5 de julho (sábado), Simone se apresenta no Ruuf, em Lauro de Freitas (BA), onde leva ao público o repertório do seu projeto ‘Bar da Morena’. Além do show, a artista aproveitará a ocasião para gravar um novo audiovisual, intitulado ‘Bar da Morena 2.0’, que promete trazer releituras e novidades da sua fase solo em clima de festa e conexão com o público.

Já no dia 6 de julho (domingo), a artista segue para o interior baiano, onde se apresenta em Adustina (BA). O show foi pensado especialmente para o evento e promete não deixar ninguém parado, com um repertório que mistura romantismo, sofrência e muita animação.

Entre os destaques das apresentações está a canção “Na Maldade”, hit autoral composto por Simone em parceria com Thiago Costa. A faixa integra o primeiro audiovisual da cantora, ‘Bar da Morena’, gravado em Salvador, e se tornou uma das marcas do novo momento da artista.

Com passagens por bandas como Raio da Silibrina, Dose Dupla, Esquema 3, Forró Biss e Pássaro de Fogo, Simone Morena segue consolidando seu espaço na música com autenticidade, talento e carisma de sobra.

Continue Reading

Entretenimento

Chaline Grazik revela nova leva de previsões e causa alvoroço nas redes

Published

on

 

A vidente Chaline Grazik voltou a surpreender com uma série de previsões divulgadas nesta quinta-feira, dia 3 de julho.

Reconhecida por antecipar acontecimentos envolvendo figuras públicas, Chaline trouxe alertas que envolvem desde questões de saúde até possíveis crises internacionais.
Confira os principais pontos revelados:
• Filho de Marília Mendonça: Chaline afirma que informações estão sendo omitidas por interesses financeiros. A espiritualidade aponta possíveis questões relacionadas à saúde da criança.
• África: Um alerta sobre algo grave ocorrendo no continente. “Vai precisar de ajuda”, declarou.
• Acidente com dupla sertaneja: A vidente prevê um acidente envolvendo uma dupla de cantoras, com possível repercussão nacional.
• Conflito internacional: Chaline mencionou a possibilidade de os Estados Unidos entrarem em conflito com o Brasil, sem revelar detalhes.
• Virginia Fonseca e Zé Felipe: Segundo Chaline, ambos poderão se envolver com outras pessoas — Virginia com um homem moreno, Zé com uma mulher clara. Mesmo que ocorra um retorno, “não será com a mesma intensidade”.
• Luísa Sonza: A cantora enfrentará uma fase difícil. “Vejo uma energia densa, olho gordo, e risco de acidentes, problemas de saúde e até roubos.”
• Neymar: Uma nova traição envolvendo o jogador deve se tornar pública em breve, segundo a vidente.
As previsões foram feitas de forma espontânea durante uma das anotações espirituais da sensitiva, que já acumula milhares de seguidores atentos a seus alertas. Como ela costuma dizer: “Meu papel é avisar, o de vocês é orar.”

Continue Reading

Entretenimento

Fenômeno da música gospel, Marcos Freire reuniu milhares de pessoas no Maior São João do Mundo

Published

on

O cantor Marcos Freire foi uma das atrações de destaque na noite do último dia (02), no palco principal do São João 2025 de Campina Grande, no Parque do Povo, na qual é considerado o maior São João do mundo.

O evento é reconhecido por atrair mais de 3 milhões de pessoas ao longo das 38 noites de festa entre 30 de maio e 6 de julho.

A presença de Marcos Freire, representando o segmento evangélico, reforçou a diversidade espiritual da festa — que tradicionalmente é associada à música junina e sertaneja.

A apresentação teve um público expressivo, confirmando que o gospel também ocupa um lugar de destaque no calendário cultural de Campina Grande, Ao lado de Fernanda Brum, ele trouxe momentos de louvor e espiritualidade em meio à grandiosidade da celebração popular.

Marcos, que é de Campina Grande, vem fazendo sucesso na música gospel – um dos seus maiores sucessos, “Yahweh Se Manifestará”, já tem mais de 33 milhões de reproduções no Spotify. Ele também se destaca com trabalhos sociais através do Instituto Baluarte, fundado por ele, que já ajudou quase mil crianças em situação de pobreza no Brasil, Congo e Angola.

Já Fernanda Brum, uma das maiores artistas evangélicas do país, já foi indicada ao Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum Cristão de Língua Portuguesa” quatro vezes, com o álbum Cura-Me em 2008, e em 2017 com o álbum Ao Vivo em Israel, sendo vencedora com o álbum ao vivo Da Eternidade em 2015, e em 2018 com o álbum Som da Minha Vida.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral12 horas ago

‘Curta na Praça’: Belford Roxo recebe festival de cinema com exibição gratuita de 16 filmes

Público esperado é de 450 pessoas e terá direito a pipoca e refrigerante Famílias de plantão da cidade de Belford...

Entretenimento1 dia ago

Simone Morena leva projeto ‘Bar da Morena’ a Lauro de Freitas e agita interior da Bahia

  A cantora baiana Simone Morena, conhecida por sua voz marcante e presença vibrante nos palcos, dá início a julho...

Negócios1 dia ago

Romaria do Divino Pai Eterno 2025: Prefeitura de Trindade (GO) estima incremento na renda per capita de 24%

  Turismo Religioso: Prefeitura estima que Romaria resulte em incremento na arrecadação de 35% com receita superior a R$ 100...

Entretenimento1 dia ago

Chaline Grazik revela nova leva de previsões e causa alvoroço nas redes

  A vidente Chaline Grazik voltou a surpreender com uma série de previsões divulgadas nesta quinta-feira, dia 3 de julho....

Famosos2 dias ago

“Can U Hear Me”: KASINO entrega batida nostálgica com toque moderno

(Crédito da Imagem: Marcos Almeida) Clipe é dirigido por Marcos Vinicius e apresenta a cantora Clarissa nos vocais O grupo...

Saúde2 dias ago

Dra. Silvana Correa: O poder da beleza natural com o tratamento de contorno e volume russo para lábios

A busca por lábios mais definidos, volumosos e com aparência natural tem se tornado uma das principais tendências da estética...

Negócios2 dias ago

O Contador e a Importância do Registro de Marca

Empresas fortes têm contadores que olham além das finanças — e protegem o que realmente importa. Muita gente ainda vê...

Celebridades2 dias ago

Bianca Rinaldi e Rodrigo Phavanello participam do “The Noite com Danilo Gentili” na noite desta quinta-feira

Atores elencam a comédia “Casa Comida e Alma Lavada”, peça de autoria Américo Nouman Jr. e Ricardo Tibau, que terá...

Geral2 dias ago

Alessandra Rodrigues: A Consultora Tributária que Transforma Dívidas em Oportunidades para Empresas

Em um cenário onde a complexidade do sistema tributário brasileiro ainda sufoca muitas empresas, encontrar soluções fora da esfera judicial...

Famosos2 dias ago

Trend do desodorante criada por Luís Augusto Brito viraliza nos shows de Taty Girl

Um momento inusitado durante o São João do Nordeste transformou o influenciador digital Luís Augusto Brito em um dos nomes...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed