Barra
Connect with us

Entretenimento

Universidade Zumbi dos Palmares lança campanha Racismo Zero para combater a discriminação racial no comércio

Published

on

Projeto “Racismo Zero: Notas do Respeito” vai utilizar notas fiscais como ferramenta de letramento racial para conscientizar a sociedade

De perseguição por parte de equipes de segurança dos estabelecimentos a casos de falsa acusação de furto. Clientes constrangidos e coagidos a mostrarem a nota fiscal para comprovarem que são donos de algum objeto que possuem. Cotidianamente, esses exemplos, que são apenas algumas das diversas agressões racistas praticadas no comércio, estampam as manchetes dos jornais Brasil afora.

O racismo integra a estrutura social de modo que sequer necessita de intenção para se manifestar, ou seja, está nos contextos sociais e afeta os grupos racialmente identificados, que são discriminados de forma sistemática, direta ou indiretamente, como aponta o professor universitário e atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Luiz de Almeida, no livro Racismo Estrutural.

A partir desse cenário, a Grey Brasil criou para o programa Racismo Zero, desenvolvido pela Universidade Zumbi dos Palmares, a campanha Notas do Respeito, com o objetivo de chamar a atenção e conscientizar as pessoas acerca dos diversos tipos de agressões racistas praticadas no varejo e, assim, convidar empresas a aderirem ao programa, que oferece letramento racial para os colaboradores dessas empresas, concedendo um selo de “empresa antirracista” àquelas que zerarem os casos em seus estabelecimentos.

A campanha se divide em duas partes. Na primeira, pontos de mobiliário urbano espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília exibirão notas fiscais coletadas entre pessoas que já sofreram esse tipo de violência, explicando como pessoas negras são obrigadas a carregar suas notas fiscais e convidando as empresas a fazerem parte do projeto.

De acordo com Jose Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, a nota fiscal é um componente com uma comunicação sensorial indispensável. “Ela comunica, coloca um símbolo potente para fazermos um georreferenciamento e traz evidências de como isso, além de ser uma realidade, produz danos e malefícios que podem ser evitados, enfrentados e, ao final, eliminados. E essa é a grande importância das notas fiscais dentro do “Notas do Respeito”, diz ele.

A segunda parte da campanha é um convite para que estabelecimentos comerciais façam parte do programa, por meio de uma ferramenta que transforma a nota fiscal, símbolo deste tipo de racismo, em um canal de protesto e denúncia.

Trata-se de um software que pode ser baixado de maneira gratuita, em Notas de Respeito, para ser utilizado em impressoras de notas fiscais. O software funciona como qualquer outro de notas fiscais, mas traz um QR code em forma de punho cerrado, símbolo da resistência negra, que direciona consumidores a um portal de pronto atendimento, onde é possível fazer denúncias e encontrar assessoria jurídica e emocional. Além disso, as notas impressas pelo software trarão histórias reais de cidadãos negros que enfrentaram situações de racismo no seu dia a dia, tendo que provar que não furtaram ou roubaram algo que era deles. Falar sobre o óbvio para escancarar a realidade e apontar para o que precisa mudar.

O software será divulgado por peças em redes sociais, OOH  e um filme, produzido em parceria com a Landia e a Malala Filmes, dirigido por Viviane Santos. Para usar o software, as lojas só terão que baixá-lo no site: racismozero.com.br/notasdorespeito.

Para Gabriella Batista, criativa da Grey Brasil, a iniciativa pretende dar visibilidade a situações que não recebem o olhar da sociedade. “O Notas do Respeito parte de uma dor cotidiana, dor essa que as pessoas negras são ensinadas a normalizar desde a infância: ter sempre em mãos a nota fiscal para provar que pagamos por objetos e produtos que compramos. E a ideia de ressignificar um item tão emblemático quanto a nota fiscal, transformando-a em um canal de denúncia, parte da necessidade de questionar e coibir as violências racistas que ainda são muito normalizadas e aceitas pelo varejo e pela sociedade”, salienta.

Para acessar a página do Notas de Respeito clique aqui

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Arthi visita o SBT e vivencia os bastidores da comunicação com novas conexões e oportunidades

Published

on

Para quem vive o marketing, o audiovisual e a comunicação, certas experiências vão além do conteúdo, elas tocam a essência do que inspira e move ideias. Foi com esse olhar que o time da Arthi participou de uma vivência única nos bastidores do SBT, em uma ação especial promovida pela emissora.

Mais do que uma visita, o momento foi uma imersão em tudo o que dá vida ao que vemos nas telas: dos estúdios à montagem dos cenários, passando pela tecnologia dos equipamentos, os processos de produção e, principalmente, pelas pessoas que fazem tudo acontecer.

A experiência permitiu ao time da Arthi conhecer de perto como a comunicação é pensada, produzida e executada em uma das maiores emissoras do país. Um aprendizado riquíssimo para quem atua diariamente na construção de mensagens e conexões com o público.

“Foi aquela vivência diferenciada pra quem vive o marketing, o audiovisual e a comunicação. Muito massa conhecer os bastidores, os equipamentos, como são feitos os cenários, as pessoas por trás de tudo isso e poder trabalhar em oportunidades e conexões reais.”

O encontro proporcionou ainda a abertura de novas possibilidades de parcerias, reforçando o valor das trocas autênticas, do networking criativo e da comunicação feita com propósito.

A Arthi acredita que toda boa história começa com boas conexões e momentos como esse fortalecem ainda mais o caminho da marca em direção a uma comunicação relevante, humana e inspiradora.

Sobre a Arthi

Presente em lares de todo o Brasil, a Arthi é uma das maiores fabricantes nacionais de utilidades domésticas, com foco em organização, cozinha, lavanderia e banheiro. Unindo design, funcionalidade e inovação, a marca busca facilitar o dia a dia das pessoas, sempre com um olhar atento à qualidade e à praticidade. Atuando há mais de 25 anos no mercado, a Arthi tem como propósito transformar casas em lares, com produtos que combinam beleza, utilidade e acessibilidade.

Continue Reading

Entretenimento

Expressão Ativa anuncia álbum “Estrada 33” em parceria com a Radar Records

Published

on

O grupo de rap nacional Expressão Ativa, ícone do segmento, apresenta ao público em parceria com a Radar Records, o projeto “Estrada 33”, um marco na trajetória do grupo.

Trata-se de uma série de lançamentos acústicos que resgatam os maiores clássicos da carreira do grupo, agora revisitados com novos arranjos e a participação especial do grupo vocal Coral Voice Soul, que confere emoção, profundidade e uma nova camada artística às interpretações.

O álbum “Estrada 33” será revelado gradualmente, com o lançamento de uma música por mês, sempre acompanhada de um clipe exclusivo, em um formato que valoriza a construção da narrativa e o envolvimento contínuo do público com o projeto.

A primeira faixa a ser lançada é “Último Perdão”, um dos registros mais impactantes da discografia do grupo Expressão Ativa.

A canção ganha nova vida no formato acústico, com o peso das rimas e a força da letra intensificadas pelos arranjos vocais do Coral Voice Soul. Em uma narrativa crua, emocional e espiritual, “Último Perdão” é um grito de arrependimento de quem viveu à margem, mergulhado na violência, e no leito de morte busca redenção.

Com “Estrada 33”, Expressão Ativa reafirma sua relevância artística e social, mostrando que a maturidade musical pode andar lado a lado com a força das raízes do rap de mensagem.

A música será lançada no dia 20 de junho nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music. O single já está em fase de pré-save nas plataformas.

Faça o pré-save em: https://found.ee/expressaoativa_ultimoperdao

Continue Reading

Entretenimento

Casa de Cultura Os Capoeira abre inscrições para oficina de Percussão com Mestre Dalua

Published

on

A Casa de Cultura Os Capoeira, espaço que é dedicado à valorização da capoeira, percussão e música, está com inscrições abertas para iniciação à percussão com o renomado mestre Dalua — músico premiado, capoeirista e parceiro de grandes nomes da música como Elza Soares, Ney Matogrosso e Maria Rita. 

O curso é voltado para iniciantes e tem como foco a exploração do corpo como instrumento, promovendo ritmo, movimento e identidade cultural. Os participantes aprenderão técnicas e ritmos com instrumentos como ganzá, agogô, tambor e pandeiro, fazendo conexão com a história e exaltando a força simbólica da percussão na cultura afro-brasileira.

SERVIÇOS:
Quando: Às terças-feiras, às 20h30 – a partir do dia 05/08 e vai até 18/11
Endereço: Rua Belmiro Braga, 186, Vila Madalena – São Paulo (SP)
Público: Iniciantes e maiores de 16 anos
Inscrições: Através do whatsapp –  (11) 98141-5534 – com vagas limitadas
Valor: 4x de R$279,00 ou R$1.000,00 à vista. 

APOIO:
Contemporânea Team Musical: @contemporaneateam
Torelli Musical: @torellimusical
Casa de Cultura Os Capoeira: @casadeculturaoscapoeira

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento2 horas ago

Arthi visita o SBT e vivencia os bastidores da comunicação com novas conexões e oportunidades

Para quem vive o marketing, o audiovisual e a comunicação, certas experiências vão além do conteúdo, elas tocam a essência...

Geral2 horas ago

Pontremoli: O 6º Restaurante Mais Romântico do Mundo é Dica Imperdível para o Dia dos Namorados em Campos do Jordão

    Imagine um jantar à luz de velas, cercado por araucárias, com vista para as montanhas e o frio...

Business6 horas ago

AG. PPLURAL nasce no Rio como nova agência de entretenimento

A empresa, fundada por Caio Tupper e Thiago Barros, tem a proposta de um olhar plural sobre a cultura Chega...

Negócios12 horas ago

Lion Minerals amplia presença no continente africano com foco em ouro, diplomacia e sustentabilidade

A empresa Lion Minerals, atuante no setor de mineração, vem expandindo suas operações em diversos países africanos, com ênfase na...

Empreendedorismo12 horas ago

Do automotivo ao e-commerce inteligente: a trajetória visionária de Thiago Fernandes de Freitas

Empresário carioca se destaca pela inovação em vendas online, transformação logística e impacto social com soluções escaláveis Aos 14 anos,...

Negócios12 horas ago

Educação, posicionamento e impacto: Sophia Martins inspira no QR Summit com o painel “O Poder Delas”

O QR Summit 2025, realizado nos dias 3 e 4 de junho no Teatro Claro Mais, em São Paulo, reuniu...

Negócios12 horas ago

Entenda por que está na hora de trocar sua parabólica tradicional por uma digital* Prazo para que famílias do CadÚnico

Prazo para que famílias do CadÚnic solicitem a substituição gratuita termina em 30 de junho. Quem ainda assiste TV por...

Negócios13 horas ago

Planejamento tributário reduz impostos de e-commerce em até 80% e impulsiona expansão de negócios

Estudo da LCS Services para a Belly Modas, empresa que fatura R$ 7 milhões por ano, gerou economia de R$...

Negócios13 horas ago

Empresário Paulo Henrique Sampaio Nobre recebe Medalha Boticário Ferreira na Câmara Municipal de Fortaleza

Honraria reconhece trajetória inspiradora de superação, impacto social e fortalecimento do empreendedorismo à frente da Vonixx. Na noite desta quinta-feira,...

Negócios13 horas ago

Oportunidade urgente: vagas para Bombeiros de Aeródromo em Porto Alegre (RS)

As oportunidades são para início imediato, com um pacote de benefícios competitivo e um ambiente dinâmico para profissionais que desejam...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed