Barra Universidade Zumbi dos Palmares lança campanha Racismo Zero para combater a discriminação racial no comércio - Business Feed
Connect with us

Entretenimento

Universidade Zumbi dos Palmares lança campanha Racismo Zero para combater a discriminação racial no comércio

Published

on

Projeto “Racismo Zero: Notas do Respeito” vai utilizar notas fiscais como ferramenta de letramento racial para conscientizar a sociedade

De perseguição por parte de equipes de segurança dos estabelecimentos a casos de falsa acusação de furto. Clientes constrangidos e coagidos a mostrarem a nota fiscal para comprovarem que são donos de algum objeto que possuem. Cotidianamente, esses exemplos, que são apenas algumas das diversas agressões racistas praticadas no comércio, estampam as manchetes dos jornais Brasil afora.

O racismo integra a estrutura social de modo que sequer necessita de intenção para se manifestar, ou seja, está nos contextos sociais e afeta os grupos racialmente identificados, que são discriminados de forma sistemática, direta ou indiretamente, como aponta o professor universitário e atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Luiz de Almeida, no livro Racismo Estrutural.

A partir desse cenário, a Grey Brasil criou para o programa Racismo Zero, desenvolvido pela Universidade Zumbi dos Palmares, a campanha Notas do Respeito, com o objetivo de chamar a atenção e conscientizar as pessoas acerca dos diversos tipos de agressões racistas praticadas no varejo e, assim, convidar empresas a aderirem ao programa, que oferece letramento racial para os colaboradores dessas empresas, concedendo um selo de “empresa antirracista” àquelas que zerarem os casos em seus estabelecimentos.

A campanha se divide em duas partes. Na primeira, pontos de mobiliário urbano espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília exibirão notas fiscais coletadas entre pessoas que já sofreram esse tipo de violência, explicando como pessoas negras são obrigadas a carregar suas notas fiscais e convidando as empresas a fazerem parte do projeto.

De acordo com Jose Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, a nota fiscal é um componente com uma comunicação sensorial indispensável. “Ela comunica, coloca um símbolo potente para fazermos um georreferenciamento e traz evidências de como isso, além de ser uma realidade, produz danos e malefícios que podem ser evitados, enfrentados e, ao final, eliminados. E essa é a grande importância das notas fiscais dentro do “Notas do Respeito”, diz ele.

A segunda parte da campanha é um convite para que estabelecimentos comerciais façam parte do programa, por meio de uma ferramenta que transforma a nota fiscal, símbolo deste tipo de racismo, em um canal de protesto e denúncia.

Trata-se de um software que pode ser baixado de maneira gratuita, em Notas de Respeito, para ser utilizado em impressoras de notas fiscais. O software funciona como qualquer outro de notas fiscais, mas traz um QR code em forma de punho cerrado, símbolo da resistência negra, que direciona consumidores a um portal de pronto atendimento, onde é possível fazer denúncias e encontrar assessoria jurídica e emocional. Além disso, as notas impressas pelo software trarão histórias reais de cidadãos negros que enfrentaram situações de racismo no seu dia a dia, tendo que provar que não furtaram ou roubaram algo que era deles. Falar sobre o óbvio para escancarar a realidade e apontar para o que precisa mudar.

O software será divulgado por peças em redes sociais, OOH  e um filme, produzido em parceria com a Landia e a Malala Filmes, dirigido por Viviane Santos. Para usar o software, as lojas só terão que baixá-lo no site: racismozero.com.br/notasdorespeito.

Para Gabriella Batista, criativa da Grey Brasil, a iniciativa pretende dar visibilidade a situações que não recebem o olhar da sociedade. “O Notas do Respeito parte de uma dor cotidiana, dor essa que as pessoas negras são ensinadas a normalizar desde a infância: ter sempre em mãos a nota fiscal para provar que pagamos por objetos e produtos que compramos. E a ideia de ressignificar um item tão emblemático quanto a nota fiscal, transformando-a em um canal de denúncia, parte da necessidade de questionar e coibir as violências racistas que ainda são muito normalizadas e aceitas pelo varejo e pela sociedade”, salienta.

Para acessar a página do Notas de Respeito clique aqui

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Festival celebra Gastronomia do Mar a partir de 23/11

Published

on

Envolvendo toda a cadeia produtiva de pescados, o Festival Gastronomia do Mar 2024 acontece de 23 de novembro a 7 de dezembro, no Rio de Janeiro, Niterói e região. Idealizado e produzido pela C Comunicação, sob curadoria de Flávia Quaresma, o festival terá três sábados de aulas abertas com chefs renomados e Circuito Gastronômico com mais de 30 restaurantes, todos os dias.

A abertura do festival, às 12h de 23 de novembro, no Polo Gastronômico do Jardim Icaraí, em Niterói, terá a atração extra do “Chef na Calçada”. Restaurantes locais – Salve Simpatia, Boteco Confraria Queen Jardim, Luca Forneria, Torninha e Gurumê – montarão mesas na rua, servindo pratos à base de pescado, com preços acessíveis ao público, ao longo da Rua Doutor Leandro Mota e adjacentes.

Abertas a todo o público e sempre gratuitas, as aulas do Festival Gastronomia do Mar 2024 começam com o chef Elia Schramm, da Babbo Osteria, às 12h do dia 23, no Jardim Icaraí. Em seguida, virão Ana Bueno, do Banana da Terra, de Paraty (13h); Teresa Corção, chef executiva do Bistrô Sesc Convento do Carmo (14h); e César Antunes, do Único Casa na Praia (15h).

No sábado seguinte, 30 de novembro, o Mercado São Pedro, também em Niterói, terá aulas com os chefs João Diamante, do Dois de Fevereiro (11h); Jess Hulme, do Pitanga (12h); Frederic Monnier, consultor do Sesc (13h); e Vicente Maia, da Casa Buonesera (14h), na Avenida Visconde do Rio Branco, 55.

O festival faz seu evento final em 7 de dezembro, em frente às águas da Guanabara. Na Praça Mauá, as aulas serão como a chef e proprietária do Polvo Bar, Monique Gabiatti (11h); a curadora Flávia Quaresma (12h); o chef do Gruta de Santo Antônio, Alexandre Henriques (13h); e o sommelier sommelier Marcelo Copello, ensinando as melhores harmonizações entre vinhos e pescados, às 14h.

“Fiquei muito feliz em fazer a curadoria deste festival, que é o primeiro voltado para a gastronomia de peixes e frutos do mar, essa riqueza que o Rio de Janeiro e Niterói têm em comum. A nossa ideia é movimentar os restaurantes das duas cidades, movimentar o público, mostrando como comer peixe é bom, além de ser saudável, e, com as aulas, ensinar a praticidade de se fazer peixe”, ressalta a chef Flávia Quaresma, curadora do festival.

As aulas ocorrerão no Palco Naturgy, durante os eventos de rua que também terão apresentações musicais, no Palco Sesc, além da exposição “Riquezas do Mar”.

Circuito gastronômico reúne mais de 30 restaurantes

O Festival Gastronomia do Mar também terá, em todos os dias ao longo de suas duas semanas, um circuito gastronômico em que restaurantes do Rio de Janeiro e de Niterói servirão pratos especiais de pescados. No circuito, 30 restaurantes já confirmaram participação, incluindo estabelecimentos premiados, como Babbo Osteria e Gruta de Santo Antônio – que também terão seus chefs dando aulas abertas nos eventos de rua do festival.

Tradicional restaurante português da Ponta D’Areia, em Niterói, a Gruta de Santo Antônio venceu dez vezes o prêmio de melhor restaurante de frutos do mar por “O Globo”, além de melhor restaurante do Brasil e quarto da América Latina pelo Tripadvisor. Aberta em 2021, a Babbo Osteria foi eleita melhor tratoria moderna de 2023 pelo guia Comer e Beber, da Veja Rio.

A versatilidade do festival se mostra em massas com frutos do mar, como no Ragazza di Pasta, do Centro; e no Mr. Lang, de Itaipu, além de combinações nordestinas, no Canto do Peixe (Centro), Dos Sertões (Icaraí) e Siri (São Francisco), até hambúrguer de salmão do Odashi (Icaraí) e o rosbife de pirarucu do Gurumê (Icaraí).

O lado mais tradicional destaca nomes como o Berbigão Grill, de frente para as colônias de pescadores de Jurujuba; o arroz de polvo da Família Paludo (São Francisco). De Niterói, também participam Armazém São Jorge, Boteco Confraria, Casa Di Lucy, Fafelli, Lucca Forneria, Malbek, Namorando, Pitanga, Queen Jardim, Salve Simpatia e Torninha (Icaraí); Ancestral (Engenho do Mato), Bicho Papão (Jurujuba), Sagrado Mar (Mercado Municipal) e Único Casa na Praia (Piratininga).

O circuito conta ainda com Arabesco, Gutas, do Centro do Rio; Polvo Bar, de Botafogo; Espeto Brasileiro, de Copacabana; Tasca do Marquês, no Barra Shopping; e o Malona’s, de Itaipuaçu (Maricá), além do food truck itinerante Sushi Barcellos.

A relação de participantes, além dos endereços dos restaurantes e locais dos eventos de rua, está no site https://gastronomiadomar.com.br.

‘Riquezas do Mar’ tem frutos-do-mar em exposição

Em paralelo aos eventos de rua o festival mostrará a exposição “Riquezas do Mar”, organizada pela Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro). Mesclando arte e ciência, a mostra reúne imagens e textos de dez frutos-do-mar comuns à Baía de Guanabara e ao litoral fluminense em geral, como polvo, mexilhão, camarão-rosa e sete espécies de peixes: tamboril, trilha, dourado, tainha, namorado, robalo-flecha e sardinha-verdadeira.

Sobre o festival

Criado para movimentar toda a cadeia econômica e produtiva, da rede de pesca ao prato, o Festival Gastronomia do Mar tem patrocínio da Naturgy, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O festival ainda tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, apoio da Fecomércio-RJ e coparticipação do Sesc e parceria educacional do Senac, além de parcerias com SindiRio e da Abrasel – representando os bares e restaurantes – e com as prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro.

Continue Reading

Entretenimento

Nuna inicia nova era com novo nome e show na estreia solo de Pe Lanza

Published

on

(Crédito: Heitor Ribeiro)

Após lançar hits como Sem Meia, a banda muda de nome, mas segue na raiz do pop rock, além da  abertura do espetáculo do ex-Restart, banda que marcou gerações, em 19 de novembro

A banda Sem Meia agora é NUNA. E esta não é a sua única novidade para a nova fase: Raphael Yudao, guitarrista e compositor, traz um novo fôlego criativo e um estilo que complementa perfeitamente a proposta do grupo. O primeiro grande passo da banda vem em um evento mais do que especial: a banda é a abertura do show do Pe Lanza, ex-vocalista do Restart, que lança o single “Te Espero” no dia 15 de novembro em todos os apps e comemorará com os fãs em São Paulo, no City Lights Music Hall, em 19 de novembro.

Segundo os integrantes, Yudao se encaixou de maneira natural no estilo da banda, adicionando um toque mais moderno ao pop punk que já define o grupo, mas sem abandonar suas raízes.

“A mudança de nome não mudou o formato de banda que era a SM continuamos a ser a mesma banda com a mesma forma de compor e reflexões sobre como vemos a música e entendemos como gostaríamos que ela fosse. Musicalmente, fincamos de vez dentro do pop punk rock com uma abertura a mais para o que entendemos como moderno e atual, mas sem abandonar essa raiz da banda.”, pontuaram.

Embora o nome tenha mudado, a essência permanece: NUNA continua a explorar o universo do pop punk, mantendo a mesma abordagem de composição e reflexões sobre a música. Agora, no entanto, eles abrem um pouco mais de espaço para influências contemporâneas, evoluindo o som para um formato mais atual, seguindo suas raízes com inspirações em Avril Lavigne, Simple Plan, Charlie Brown Jr., entre outros.

Os próximos meses também prometem ser movimentados para o grupo. Em dezembro e janeiro, a banda se prepara para lançar novos singles, parte dos seis previstos para 2025. Três desses singles contarão com a produção de Tadeu Patola, com Bruno Graveto na bateria, e todos terão versões audiovisuais, alinhando-se à proposta de inovação e modernidade dessa nova fase.

Serviço

  • Pe Lanza | Lançamento do Single
  • Data: 19 de novembro de 2024
  • Horário: 20h – Abertura da casa
  • Local: City Lights Music Hall
  • Endereço: Rua Padre Garcia Velho, 61 – Pinheiros, São Paulo/SP
  • Ingressos: Sympla / Link para compra de ingressos
  • Classificação: 18 anos

Sobre NUNA

A banda Nuna, anteriormente conhecida como Sem Meia, traz uma nova fase artística, marcada pela chegada de Raphael Yudao, que se uniu à formação original e trouxe novas influências e composições para o grupo. A mudança de nome reforça esse novo momento, em que a banda se consolida na cena pop punk rock com um toque moderno, mantendo, no entanto, a essência que conquistou os fãs ao longo dos anos.

Anteriormente, como Sem Meia, o grupo destacou-se em eventos como o Nova Cena Festival em São Paulo, onde apresentou seu estilo único de pop punk e rock alternativo. Com músicas como “Agridoce” e “A Vida Tem Jeito”, a banda compartilhou temas de superação e mudanças, conectando-se de maneira profunda com seu público. O EP lançado em 2023, contendo versões acústicas e originais, fortaleceu a trajetória da banda, mostrando um lado reflexivo e emocional.

Como Nuna, a banda agora se prepara para tocar na abertura do show de Pe Lanza, do Restart, no dia 19 de novembro, coincidindo com o lançamento do single “Te Espero” do artista. Em dezembro e janeiro, a banda pretende lançar um novo single, parte de uma série planejada para 2025, que trará colaborações com Tadeu Patola e Bruno Graveto, além de conteúdo audiovisual para cada faixa.

Continue Reading

Entretenimento

Letícia Hally estreia o EP “Atenção” com feat com MC Daniel

Published

on

  • Em seu primeiro EP, a cantora reflete sobre o amor, identidade e auto descoberta com colaborações de peso, incluindo MC Daniel
  • Em videoclipe exclusivo, MC Daniel atua como entregador de pizza e foge de stalker patricinha

Ouça agora o EP “Atenção”

Assista agora ao videoclipe “Só Eu e Você”

Traduzindo sua versatilidade e abordando assuntos como o amor e o autoconhecimento, a cantora e compositora Letícia Hally estreia o aguardado primeiro EP da carreira, “Atenção”, que já está disponível em todas as plataformas de streaming de música. O novo trabalho traz colaborações marcantes, como a faixa-foco “Só Eu e Você” feat com MC Daniel, além de outras parcerias com artistas como King Saints, Donatto, Kweller, Sotam e Enzo Cello.

O EP explora temas como busca por identidade, amor, prazer e intimidade. Letícia explica que o projeto é resultado de um processo de auto descoberta e transformação, tanto como artista quanto pessoa. “É sobre desdobrar-se em várias facetas, ambientes e grupos na tentativa de compreender o que significa ser uma mulher na indústria, expressar o que está dentro de você e, acima de tudo, descobrir o que está dentro de mim”, declara a artista.

Emoções variadas permeiam as oito composições que integram o projeto, com cada faixa trazendo uma mensagem distinta. Há canções que exploram o romance, que evocam sensualidade e outra que traz uma despedida dolorosa que representa evolução pessoal. “Foi um passeio prazeroso explorar cada uma das faixas de um jeito único, uma mais romântica, outra mais sensual, outra mais melancólica e todas elas combinadas com estilos diferentes”, ela completa.

Durante o processo de criação das músicas, a cantora passou por vivências que a fizeram questionar que tipo de artista gostaria de ser, em conflito com sua vida pessoal, nos âmbitos amorosos, amizade, profissional, a ideia de estar exposta e se tornar uma pessoa pública, e o que ela está disposta a mostrar ou entregar para o público. “Perceber que se encontrar é sobre abandonar algo que você tem certeza apenas para ter mais dúvidas sobre quem você é. É sobre experimentar, vivenciar fases, em vez de se limitar à ideia de ser apenas uma coisa”.

Confira o tracklist de “Atenção: 

1 – Só eu e Você (feat. MC Daniel)
2 – Baila (feat Sotam)
3 – Atenção
4 – Nah Hora H (feat Donatto, Kweller e Enzo Cello)
5 – Passeio (feat King Saints)
6 – Interlúdio
7 – Deus é Mulher
8 – Tudo Escuro

A versatilidade artística 

O projeto deixa ainda mais evidente a essência multifacetada de Letícia, apresentando uma sonoridade diversificada que apresenta gêneros como Reggaeton, R&B, Funk, balada voz e piano, trap com vibe de ‘patricinha’, afrobeat caribenho e uma faixa que carrega o peso urbano da rua. “O intuito é apresentar um pouco de tudo que eu gosto de fazer e de tudo que faz parte de mim. Apesar dos estilos serem variados, todos eles flertam com o pop, que é a minha raiz original”, conta a artista.

Baila” traz influências de reggaeton inspiradas pelo tempo que Letícia passou em Miami, enquanto “Atenção” faz referência a sua experiência com covers da Ariana Grande. “Tudo Escuro” evoca o clima das noitadas paulistanas. 

“Só Eu e Você” feat MC Daniel

A faixa-foco do álbum é o single “Só Eu e Você“, uma colaboração íntima, romântica e significativa com MC Daniel. A faixa, composta por Letícia e seu namorado, Donatto, retrata a paixão intensa do início de um relacionamento. “É uma letra bem verdadeira que representa todo o fogo da paixão que existe quando a gente acaba de se apaixonar por alguém. Todo mundo um dia na vida já sentiu ou vai sentir isso e essa música trata desse sentimento”, conta a cantora.

A parceria entre eles surgiu de forma surpreendente. Letícia e Donatto – também diretor musical do projeto -, mostraram a canção ao Daniel, que logo se apaixonou pelo trabalho. Inicialmente, a cantora e Donatto haviam sugerido outros nomes para que o artista fizesse o feat da canção, mas foram surpreendidos. Ela explica: “Pensamos em nomes como Ludmilla, mas no final o Daniel mesmo acabou sugerindo que a faixa fosse comigo. Fiquei muito honrada e amei esse presente, porque o convite foi feito no dia do meu aniversário”. 

A faixa-foco também ganha um videoclipe que estará disponível nesta sexta-feira (15), às 11h, no YouTube da artista. Nele, Mc Daniel atua como entregador de pizza e foge de stalker. O audiovisual conta a história de uma paixão à primeira vista de uma patricinha – vivida por Letícia -, com um entregador de pizza – interpretado por Daniel. 

Este é o primeiro álbum da carreira de Letícia Hally, se tornando um grande marco na carreira artística da cantora após uma série de lançamentos de singles e videoclipes. Ela comemora o novo passo: “Está sendo gratificante, representa um período de autoconhecimento, mudanças, novos começos, autodescoberta, experimentação e libertação”.

Sobre Letícia Hally: 

A cantora e compositora pop Letícia Hally é natural de Diadema, na grande São Paulo. Viver da música sempre foi o seu grande sonho, e desde os 15 anos, participava de concursos de música, mostrando por onde passava que ser uma estrela pop seria o seu destino certo.

Letícia conquistou notoriedade nas redes sociais ao começar a compartilhar conteúdos em que encarnava a artista pop americana Ariana Grande. Seu trabalho como cover abriu portas internacionais, levando-a até Londres, onde se apresentou em um programa da BBC.

Nas redes, chamou atenção da diva Lady Gaga, que interagiu em sua postagem. A princípio, a semelhança com a estrela internacional foi o que despertou o interesse do público, mas com sua forte personalidade, logo a essência vocal e artística da cantora conquistou o seu público.

Em 2022, Letícia Hally lançou seu primeiro single, “Gostei, com participação de Vitão e Mc Zaac e “Gayana”, conhecida na voz de Caetano, com Johnny Hooker para a trilha sonora do filme “Me Tira da Mira”. Nos últimos anos estreou novas faixas como “Atenção”, “Tudo Escuro” e “Baila”, feat Sotam. 

Hoje, Letícia Hally faz parte do rol de artistas da Universal Music e se prepara para mais lançamentos e novos passos da carreira, incluindo a chegada do primeiro EP da carreira, intitulado “Atenção” .

Links Letícia Hally:

Spotify 

Instagram

Youtube 

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde6 minutos ago

Salas sensoriais às pessoas com autismo ganham espaços em aeroportos, estádios de futebol e shoppings

O Governo anunciou a implantação de 20 salas especiais até 2026 em aeroportos Estima-se que no Brasil existem mais de...

Saúde10 minutos ago

Cirurgião-Dentista Victor Saraiva Alerta: Automedicação pode agravar problemas Bucais, prejudicar a Saúde do corpo e levar até a Óbito

Victor Saraiva, cirurgião-dentista de 25 anos, decidiu trilhar um caminho que desafiou as expectativas familiares. Filho de uma família que...

Moda11 minutos ago

Experience Models desembarca em Belo Horizonte em busca de novos talentos da moda

Evento acontece entre os dias 21 e 24 de novembro, com inscrições gratuitas Belo Horizonte será o próximo destino de...

Negócios1 hora ago

Mundo La Feira a maior Imersão para Profissionais de Saúde no Brasil nos dias 23 e 24 de novembro

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, Alphaville, São Paulo, será palco do Festival de Conteúdo Mundo La...

Famosos1 hora ago

Juliana Herc foi a apresentadora da 25ª edição do Grammy Latino, em Miami pela Revista GQ Portugal

A apresentadora Juliana Herc conduziu a 25ª edição do Grammy Latino, que ocorreu na última quinta-feira (14) em Miami, nos...

Saúde1 hora ago

O Impacto da falta de dentes na saúde

*Por Dr. Emerson Ribeiro do Nascimento Como cirurgião-dentista especializado em ortodontia e implantodontia, tenho observado, ao longo da minha carreira,...

Famosos2 horas ago

Carol Marques a influencer que vem se destacando com suas dicas na internet

Carol Marques é uma influenciadora digital que tem se destacado por sua capacidade de equilibrar duas carreiras: a de farmacêutica...

Business14 horas ago

Premiado Nacionalmente, Daniel Reis Lidera Como Empreender e Planejador Financeiro nos Estados Unidos

Daniel Reis, reconhecido jornalista e relações públicas, lidera com distinção a DKBEN Comunicação como CEO e presidente. Sob sua direção,...

Entretenimento17 horas ago

Festival celebra Gastronomia do Mar a partir de 23/11

Envolvendo toda a cadeia produtiva de pescados, o Festival Gastronomia do Mar 2024 acontece de 23 de novembro a 7...

Empreendedorismo19 horas ago

Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati bate recordes e se torna um dos maiores do nordeste

O Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati 2024 foi um sucesso absoluto, recebendo cerca de 50 mil pessoas por...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed