Barra Palestra de Magatte Wade durante Fórum Liberdade e Democracia acende busca por prosperidade - Business Feed
Connect with us

Empreendedorismo

Palestra de Magatte Wade durante Fórum Liberdade e Democracia acende busca por prosperidade

Published

on

Evento abordou o tema “Da Pobreza à Riqueza das Nações”, com diversas discussões sobre como reduzir a miséria no Brasil e no mundo

No dia 20 de outubro, no Teatro B32, aconteceu a 10ª edição do Fórum Liberdade e Democracia. Idealizado pelo IFL-SP – Instituto de Formação de Líderes de São Paulo, o evento abordou o tema “Da Pobreza à Riqueza das Nações”.

A principal palestra da noite foi a da senegalesa Magatte Wade, empreendedora e líder visionária no campo do empreendedorismo africano apontada como uma das “20 Jovens Mulheres Poderosas da África” pela Forbes. A jovem líder global, reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial, já palestrou em diversas organizações prestigiadas ao redor do mundo, como as Nações Unidas, Instituto Aspen, Harvard e TED.

De acordo com Gabriel Maradei, presidente do IFL- SP, o evento trouxe grande profundidade para temas que, geralmente, são abordados em discussões rasas. “Desde educação até saneamento básico, os assuntos tratados foram de grande importância quando se fala em redução da pobreza no Brasil. Além disso, a presença de palestrantes de alto calibre deixaram o evento ainda mais memorável”, revela.

Para o Maradei, a palestra de Magatte foi a mais significativa para os que estavam presentes. “Embora ela não seja amplamente conhecida no Brasil, o IFL-SP se esforçou para contar com a presença dessa líder visionária. Suas palavras foram surpreendentes e trouxeram uma importância ainda maior à 10ª edição do Fórum Liberdade e Democracia”, pontua.

Uma das estratégias do evento foi a distribuição de ingressos sociais, proporcionando a alguns estudantes a possibilidade de acompanhar uma série de palestras importantíssimas para o seu desenvolvimento. “Pessoas das mais diversas origens foram incluídas na discussão de assuntos significativos a cunho social”, declara.

Segundo Mariana Zequeto, diretora do IFL- SP, o fórum é um projeto que tem a missão de formar potenciais líderes que irão propagar ideias liberais para impactar a sociedade de forma positiva. “Mais do que apenas teoria e conteúdo, esse é um evento de ação, que apresenta formas concretas de como transformar uma sociedade. Tenho certeza que todo o público e, principalmente, os mais jovens, saíram do fórum transformados e prontos para agir”, relata.

Durante sua palestra, Magatte Wade declarou que sua estadia no Brasil estava sendo emocionante. “Sempre me emociono ao ouvir pessoas que lutam pela liberdade e querem uma vida melhor para todos nós. Indivíduos como os que conheci durante esse fórum são meus verdadeiros heróis”, revela.

Ao contar sua história de vida, Magatte deu detalhes sobre uma infância difícil. “Quando eu tinha apenas dois anos de idade, meus pais decidiram ir em busca de uma vida melhor, deixando nosso lar e nosso país para trás. O objetivo era que toda a nossa família tivesse a chance de um futuro promissor”, pontua.

Para a palestrante, esse fato é traumatizante até os dias de hoje. “Após alguns anos, meus pais confirmaram que a imigração para a Alemanha estava aprovada e eu me vi deixando meu país, meus amigos e tudo o que eu havia conquistado ao longo dos anos. Não é fácil ter a vida completamente remodelada de um dia para o outro”, lamenta.

Muitas crianças teriam dificuldades para se adaptar a um contexto completamente diferente. No entanto, Magatte passou a dominar a língua local em poucos meses. “Minha avó, que me criou enquanto meus pais estavam longe, falava que não seria um problema ser a única negra em uma escola na qual só tinham brancos. Além disso, ela dizia que a língua que eles usam é simplesmente um dialeto para humanos e, como sou humana, seria fácil aprender. Realmente, ela estava correta. Após seis meses eu era a melhor estudante da minha sala”, declara.

Para Magatte, isso trouxe um grande salto de confiança. “Minha avó me mostrou que não existe absolutamente nada que eu não possa fazer se eu estiver com a mentalidade correta”, relata.

Após alguns anos na Alemanha, os pais de Magatte decidiram que seria melhor mudarem-se  para a França, onde haveria um número maior de oportunidades. No entanto, os planos da jovem senegalesa eram diferentes. “Após terminar as aulas de administração, decidi que iria seguir em frente e fui para os EUA. Após alguns meses, eu estava morando em São Francisco e trabalhando para empresas como Google e Netflix. Era a vida dos sonhos”, revela.

Mesmo com tanta positividade, a palestrante passou a refletir. “Enquanto eu entrei nesse país por meio legais e diversas empresas se ofereceram para serem patrocinadoras do meu visto, outras pessoas estão arriscando suas vidas em navios irregulares ou se pendurando em trens de pouso de aviões para tentar chegar a essas localidades em busca de uma vida melhor. No fim do dia, esse é o meu povo”, lamenta.

Após anos de sucesso e a abertura de alguns empreendimentos, Magatte passou a abrir filiais de seus negócios no Senegal. “Quando me mudei para a Alemanha, me perguntava todos os dias o porquê dessas pessoas terem acesso a coisas que nós não tínhamos em meu país. Isso abriu os meus olhos sobre a importância de providenciar oportunidades para pessoas que, muitas vezes, sequer são vistas por indivíduos de outras nações”, declara.

Para a senegalesa, a única solução para a pobreza é a prosperidade. “Minha missão é que nenhuma criança seja obrigada a se separar de seus pais por eles estarem em busca de dinheiro. E isso não é uma culpa dos genitores, mas sim das pessoas que fazem com que os bens monetários sejam uma possibilidade para poucos. Por isso, nós somos a mudança”, finaliza.

Vale lembrar que o IFL-SP – Instituto de Formação de Líderes de São Paulo é apartidário e tem a missão de formar jovens líderes com grande potencial de impacto e comprometidos com a construção de uma sociedade verdadeiramente livre, democrática e próspera, com foco nos valores e princípios do respeito à vida, à liberdade individual, à livre iniciativa, à propriedade privada e ao império da lei.

O evento não teve fins lucrativos e toda a renda arrecadada foi revertida para outros projetos idealizados pelo IFL-SP e IFL-SP Jovem, voltados à formação e educação.

 

Sobre o IFL-SP

O IFL-SP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos ou quaisquer compromissos político-partidários. Seu principal objetivo é, através da formação de jovens líderes, conscientizá-los de seu papel político, econômico e social, em busca da construção de um país mais livre e próspero, com base nos valores de Estado de Direito, Liberdade Individual, Livre Mercado e respeito à Propriedade Privada.

Para mais informações, acesse o nosso site.

 

Sobre Gabriel Maradei

Gabriel Maradei é o atual presidente do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP). Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia, com graduação sanduíche na ENSIAME (Valenciennes, França), é pós graduado em Escola Austríaca de Economia pelo Instituto Mises Brasil e atua há 10 anos no mercado de gases industriais e medicinais pela Messer onde atualmente é head de negócios onsite.

 

Sobre Mariana Zequeto

Mariana Zequeto possui MBA pelo IAE Grenoble – FR, pós Graduação em Marketing e graduação em Relações Internacionais, atua com desenvolvimento de negócios, marcas e produtos. Com experiência no corporativo nos segmentos de bens de consumo e cosméticos é, também, founder no segmento de health tech. Atualmente, Mariana é associada e Diretora de Comunicação no IFL-SP.

 

Sobre Magatte Wade

Magatte Wade é empreendedora, palestrante e líder visionária no campo do empreendedorismo africano. Ela é reconhecida como uma das “20 Jovens Mulheres Poderosas da África” pela Forbes e uma Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial. Magatte já falou em organizações prestigiosas como as Nações Unidas, Instituto Aspen, Harvard e TED. Seu trabalho foi destaque no The New York Times, The Wall Street Journal, e ela foi uma convidada popular em podcasts hospedados por Jordan Peterson e Lex Fridman.

Continue Reading
Advertisement

Business

Importante empresa da Bahia inaugura escritório em São Paulo

Published

on

By

Foco em geração de empregos e desenvolvimento

O Grupo Cavalcanti pretende expandir a área de atuação comercial sem abandonar as
origens, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O Grupo Cavalcanti iniciou oficialmente suas atividades comerciais na cidade de São Paulo.
A empresa baiana inaugurou o novo escritório em Outubro de 2024, com o objetivo de
expandir sua área de atuação no país e inserir a marca na região sudeste, atendendo a
empresas da capital paulista e região metropolitana.

A escolha do novo endereço priorizou a incorporação da empresa ao maior centro de
negócios da América Latina, a Avenida Paulista. Localizado em frente ao Museu de Arte de
São Paulo (MASP), o Grupo Cavalcanti pretende contribuir com a grande diversidade de
escritórios comerciais e instituições financeiras buscando destaque nas atividades que
desempenham.

Fundada em 2018 pelo empresário baiano Emanuel Cavalcanti, a companhia atua nas
áreas de Assessoria Empresarial e Gestão Administrativa, Políticas Privadas na adequação
à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e Políticas voltadas à Implantação de
Créditos de Carbono.

A expansão introduz mais uma fase na empresa criada no interior da Bahia, com o objetivo
de geração de empregos e possibilidades de desenvolvimento, acrescentando mais essa
importante faceta na atual configuração do negócio. “Assim como eu, o grupo nasceu e
cresceu a partir da cidade de Itororó e da Bahia, e agora vamos juntos ampliar os horizontes
e buscar somar as conquistas da empresa e quando eu digo ‘conquista da empresa’ eu
estou incluindo todos que colaboram, que constroem e trabalham juntos. Sempre tive muito
orgulho do que esse grupo construiu e conseguiu retribuir para nossa comunidade. E agora
vamos em busca de mais crescimento na região sudeste, sem nunca deixar para trás nossa
origem”, acrescenta Emanuel Cavalcanti.

Futuro e presente: foco nos títulos de carbono e no crescimento sustentável

Com a expectativa de ampliar ainda mais o trabalho desenvolvido e de olho no futuro,
levando em consideração a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, a
empresa tem focado seus horizontes na prestação de serviços voltada para a Implantação
de Créditos de Carbono; o conceito surgido em 1997 a partir do Protocolo de Kyoto,
atualmente possibilita que progresso e preservação possam trilhar um mesmo caminho.

Conforme um estudo realizado pela representação brasileira da Câmara de Comércio
Internacional (ICC Brasil), a projeção é de que as receitas de carbono gerem até US$100
bilhões ao país até 2030.

A Lei 14.590/23 que autoriza o comércio dos títulos é recente, do mês de maio de 2023. No
entanto, Cavalcanti ressalta que a empresa está apta a assessorar seus parceiros por mais
esse mercado: “Estamos nos capacitando e entendendo a importância da implantação dos
créditos de carbono há tempo suficiente, capacitando profissionais, nos aprofundando na
legislação e nos modelos mais seguros e compatíveis com nossa filosofia para orientar
nossos parceiros em mais essa estratégia buscando aliar tradição, modernidade,
responsabilidade social e geração de emprego e renda”, finaliza o empresário.
O novo escritório do Grupo Cavalcanti está localizado no Ed. Paulista Corporate, nº 1636,
11º andar, sala 1103, Avenida Paulista. São Paulo-S

Continue Reading

Empreendedorismo

No Dia do Empreendedorismo Feminino, conheça histórias e dicas de mulheres inspiradoras

Published

on

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae/IBGE em 2023, o Brasil conta com 10,3 milhões de mulheres empreendedoras, representando 34% do total de empreendedores no país. Esses números destacam o crescente protagonismo feminino no mercado, mas também trazem à tona os desafios enfrentados por aquelas que decidem empreender.

Para Débora Telles, psicóloga especialista em transição de carreiras, o segredo para empreender está em confiar nos próprios instintos e encarar os desafios com coragem. “Empreender é uma jornada cheia de incertezas, mas é também onde as mulheres encontram o poder de transformar sonhos em realidade. Não se preocupe tanto em acertar sempre; cada erro é uma lição que fortalecerá sua trajetória. Acredite no seu potencial e nunca subestime a importância de ouvir e aprender com quem já trilhou esse caminho”, aconselha Débora.

O estudo “Empreendedoras e Seus Negócios 2024” revelou que os segmentos de beleza, estética e bem-estar lideram entre as empreendedoras brasileiras, com 21,5% de participação. Em seguida, estão os setores de alimentação e gastronomia (19,1%) e vestuário e acessórios (15,6%). Para compreender melhor os desafios e conselhos, conversamos com empreendedoras que se destacam nesses ramos. Confira!

Conhecimento do mercado é fundamental

Débora Alberti, sócia da franquia “Itália no Box”, acredita que entender profundamente o mercado é essencial para o sucesso. “Empreender é um processo de constante evolução. Esteja pronto para errar, corrigir rápido e se adaptar. Aqueles que se destacam nunca param de aprender”, orienta.

Aline Jácomo, cofundadora da Marketing Bag, reforça a importância do conhecimento e da perseverança. “Busque conhecimento, inspire-se nos outros e mantenha a confiança no seu potencial. O sucesso não acontece da noite para o dia, mas cada passo dado faz a diferença”, pontua.

A importância de buscar orientação

Julinha Lazaretti, cofundadora da Alergoshop, lamenta não ter buscado mais orientação no início de sua trajetória. “Se pudesse voltar no tempo, teria buscado apoio de profissionais do ramo para encurtar processos e cometer menos erros. Construir uma rede de contatos sólida é essencial para o crescimento pessoal e profissional”, destaca.

Confiar na intuição é um diferencial

Angélica Leising, cofundadora da Prioridade 10, acredita que confiar na intuição e se adaptar rápido são fundamentais. “Errar faz parte do processo, mas a forma como você responde a esses erros define o sucesso. Nunca se acomode com o sucesso inicial; a inovação precisa ser uma prática constante”, orienta.

Fabíola Falciano Bonadie, especialista em coordenação de eventos, também reforça a confiança em si mesma. “Persistir mesmo diante de desafios é o que faz a diferença. Seja fiel à sua visão e conecte seu propósito com as pessoas ao seu redor”, complementa.

Aprenda a dizer “não”

Cássia Ban, da rede SuperGeeks, destaca a importância de saber priorizar. “No início, é normal querer abraçar todas as oportunidades, mas é preciso focar na qualidade. Aprender a dizer ‘não’ é tão valioso quanto o ‘sim’”, afirma.

Dedicação e resiliência

Soni Cassiano, sócia do Grupo Officina, aconselha as mulheres a nunca perderem de vista seus valores. “Suas origens e valores dão identidade ao seu negócio. Esteja sempre aberta a novas ideias, mas mantenha-se fiel ao que te define. Dedicação e resiliência são indispensáveis”, ressalta.

Adriana Ferreira, da franquia Sonhagro, concorda e reforça que os desafios moldam a força das empreendedoras. “Cada rejeição é uma oportunidade de crescer. Com determinação, você pode conquistar tudo”, afirma.

Persistência e esperança

Marina Groke, cofundadora das franquias Unhas Cariocas e Escova Express, alerta para a importância de não desistir diante dos desafios. “Os jovens desistem quando acreditam que algo não é para eles. Meu conselho é: tenha força na hora dos desafios, porque eles virão, independente do que você escolher”, orienta.

Jéssica Ramalho, da Acuidar, traz uma mensagem de esperança, baseada em sua história pessoal. “Foi na dor que encontrei a minha força. Cada obstáculo foi o solo onde plantei raízes profundas. Nunca perca a esperança, pois é dela que surge a coragem para construir algo extraordinário”, finaliza.

 

Tenha outras mulheres como aliadas

“Fomos ensinadas a ser competitivas. Que mulheres não devem apoiar mulheres porque terão seus tapetes puxados”, fala Luciene de Oliveira, CEO da Lucky Assessoria. “Isso é um erro e nós temos que nos unir, usar a intuição em nosso favor, empoderar umas às outras. Assim seremos cada vez mais respeitadas em nossas escolhas profissionais e temos mais chances de crescer”, finaliza a empresária.

O futuro do empreendedorismo feminino

Essas histórias mostram que o empreendedorismo feminino é muito mais do que uma estatística; é uma jornada de coragem, aprendizado e superação. Para as mulheres que desejam empreender, fica a lição de que confiança, dedicação e resiliência são os pilares de um negócio bem-sucedido.

Continue Reading

Empreendedorismo

Empreendedorismo Feminino Bate Recorde no Brasil

Published

on

Conheça a história de três empreendedoras no ramo da gastronomia

O Brasil testemunha um recorde no empreendedorismo feminino, com mulheres assumindo a liderança em diversos setores. Segundo dados do Sebrae (2022), o número de empreendedoras no país ultrapassou a marca de 30 milhões, sendo que 34% delas são chefes de suas famílias e garantem a principal fonte de renda. Esse movimento é mais expressivo nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde as mulheres se destacam cada vez mais como protagonistas do mercado de trabalho.
Neste cenário de expansão, três histórias inspiradoras de empreendedoras cariocas revelam como a gastronomia tem sido um caminho para a independência financeira e realização pessoal. De origens e desafios distintos, elas mostram que talento, persistência e paixão são os principais ingredientes para o sucesso.

De Hobby a Profissão: A Confeitaria de Vivian Guimarães

Vivian Guimarães, aos 39 anos, transformou uma paixão antiga em uma carreira de sucesso na Tijuca, Rio de Janeiro. Formada em Administração e apaixonada por design e decoração, ela encontrou na confeitaria uma nova direção para sua vida profissional, especialmente durante a pandemia. Em maio de 2020, matriculou-se no curso de Confeitaria do Instituto Gourmet na Tijuca. Mesmo com o curso iniciado em meio ao lockdown, Vivian encontrou no delivery uma forma de lançar seu negócio, oferecendo cookies, brigadeiros e bolos diretamente aos clientes.
O sucesso foi tão grande que, em junho de 2024, Vivian inaugurou sua própria loja física, a “Vivian Guimarães Doceria e Cafeteria”, que rapidamente se tornou referência na região. “Empreender nunca é fácil, mas decidi acreditar em mim mesma”, conta Vivian, que recebe apoio da família e, hoje, vive exclusivamente da confeitaria.

A Força das Mães Solo: A Jornada de Pâmela Duarte com o DM Lucas

Em Campo Grande, a história de Pâmela Duarte, de 39 anos, representa a força e a garra das mães solo no empreendedorismo. Com o desejo de proporcionar uma vida melhor para os filhos, Pâmela criou o DM Lucas em 2022, vendendo salgados e doces caseiros. Para aperfeiçoar suas habilidades, ela se matriculou no curso de Chef Mix no Instituto Gourmet e logo viu o impacto de sua formação na qualidade dos produtos e nas vendas.
No Instagram, Pâmela construiu uma clientela fiel, atraída por seus salgados frescos, empadões e tortas. “A vontade de oferecer um futuro melhor para meus filhos é o que me motiva a seguir em frente”, diz ela. Mesmo enfrentando desafios familiares, como a perda do pai e o AVC da mãe, Pâmela continua focada em expandir seu negócio e criar novas opções de produtos.

Cantina das Nonnas: Tradição Familiar em Angra dos Reis

Maria Eugênia e sua mãe, Ângela Meirelles, também se destacam no cenário gastronômico carioca. Após anos separadas, as duas se reencontraram em Angra dos Reis e, unidas pelo amor à culinária, fundaram a Cantina das Nonnas em 2024. O negócio, que oferece massas artesanais, nasceu da paixão familiar e do desejo de fortalecer suas raízes italianas e portuguesas. “Foi no Instituto Gourmet que descobri o amor pela cozinha”, conta Maria Eugênia, que é bióloga e servidora pública.
Hoje, a Cantina das Nonnas vende suas massas pelo Instagram e pelo WhatsApp, atraindo um público que valoriza o sabor artesanal e a tradição. Maria Eugênia e Ângela mostram que a gastronomia pode ser mais que um negócio: é uma forma de preservar laços familiares e construir novas histórias.

As histórias de Vivian, Pâmela e Maria Eugênia refletem o crescimento contínuo do empreendedorismo feminino no Brasil. Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em parceria com o Sebrae em 2022, 48% dos novos negócios no país são liderados por mulheres, sendo que muitas delas atuam nos setores de alimentação e artesanato. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte lideram em número de empreendedoras, impulsionadas por iniciativas de capacitação e pelo apoio de redes de mulheres.

Para Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet, o aumento do empreendedorismo feminino está diretamente relacionado ao desejo de autonomia financeira e realização pessoal. “Muitas mulheres estão buscando no empreendedorismo uma forma de superar desafios e conquistar independência. Nosso papel é oferecer o suporte e o conhecimento necessário para que essas mulheres transformem seus sonhos em negócios reais”, afirma Athayde.

No Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, as histórias de Vivian, Pâmela e Maria Eugênia são um lembrete do impacto do empreendedorismo feminino na sociedade e da importância de dar apoio a essas mulheres que, com determinação, estão construindo seu caminho e moldando o futuro do mercado de trabalho no Brasil.

Sobre Instituto Gourmet

Completando dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios14 minutos ago

Tradição e inovação na avicultura Nordestina

Com mais de cinco décadas de história, a Cialne se destaca por aliar genética de ponta, sustentabilidade e forte conexão...

Entretenimento22 horas ago

Vintage Culture em Fortaleza: festa promete esgotar ingressos e será a maior edição do artista já realizada na capital cearense

Fortaleza se prepara para receber um dos maiores ícones da música eletrônica mundial, Vintage Culture, em um evento que será...

Entretenimento2 dias ago

Edu Ribeiro aposta em lançamento de novo hit “Toda Noite” pela Radar Records

Considerado fenômeno do reggae e dando sequência a onda de lançamentos musicais Edu Ribeiro, acaba de lançar em todas as plataformas...

Geral2 dias ago

Centro de Bronzeamento PARTIU Bronze transforma beleza e autoestima com método inovador em Jundiaí

Negócios2 dias ago

Baturité Food Festival é lançado oficialmente na Estação das Artes em Fortaleza

Foi lançado oficialmente neste domingo (10) em Fortaleza o Baturité Food Festival 2024. O evento de lançamento, realizado na Estação...

Geral2 dias ago

PinUp Casino Review

The Pin-Up Casino is an ideal feature If you’re looking for an entertaining and reputable online casino. It’s a zero-cost...

Business3 dias ago

Importante empresa da Bahia inaugura escritório em São Paulo

Entretenimento3 dias ago

Dra. Fernanda Lima Barbosa: Inauguração do Instituto de Harmonização Facial e Ensino

Com mais de quatro anos de experiência e um portfólio de resultados excepcionais, a Dra. Fernanda Lima Barbosa dá um...

Geral3 dias ago

Vila Don Patto participa da segunda edição ‘Festival de Vinhos e Espumantes São Roque’ no Catarina Fashion Outlet

O Catarina Fashion Outlet promove entre os dias 15 e 17 de novembro, a primeira edição do Festival de Vinhos...

Famosos3 dias ago

Conheça Eric Ramon: O dançarino que usa sua paixão para fazer a diferença no mundo

Eric Ramon Gomes de Souza, natural de Viseu, mas criado em Carutapera, no Maranhão, é um exemplo de superação e...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed