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Negócios

Mulheres Executivas: Conheça sete líderes femininas corporativas inspiradoras

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Três em cada 10 cargos de liderança em 2022 no Brasil eram ocupados por mulheres, revela Grant Thornton.

Instituído para representar não só as conquistas e os direitos femininos ao longo da história, o Dia Internacional da Mulher existe, também, para reforçar a importância do desenvolvimento do mercado de trabalho com mais equidade e oportunidades. Segundo a Grant Thornton, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2022 e, de acordo com a consultoria global Mercer em 2023, após analisar mais de 1 mil organizações, que envolvem mais de 1 milhão de pessoas e 6 mil cargos, já era possível dizer que os salários entre homens e mulheres no mundo corporativo estão sendo equiparados.

Conheça cinco histórias inspiradoras de executivas de importantes empresas para inspirar outras mulheres que querem desenvolver a aptidão da liderança no mundo dos negócios.

Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia

Ao longo de sua carreira, Luciana Nabarrete desenvolveu suas atividades em diversas funções relacionadas à Tecnologia da Informação e Projetos, realizando coordenação de equipes matriciais multifuncionais e gestão de projetos de grande porte, tanto em empresas multinacionais em São Paulo como em consultorias nas principais empresas no estado de Santa Catarina.

Luciana Ingressou na ENGIE Brasil Energia em 2005, como coordenadora de Infraestrutura de TI e, em 2018, tornou-se gerente de Tecnologia da Informação e Digitalização, com sólida experiência no grupo ENGIE. Em novembro de 2020, tornou-se a primeira mulher no Conselho de Administração da Companhia, tendo sob sua gestão todas as áreas transversais da cadeia de valor de geração, transmissão e comercialização de energia: TI&Digital, Pessoas&Cultura, Suprimentos&Patrimônio, Comunicação, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. 

A executiva é graduada em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie/SP), possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Valcléia Solidade – Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Formada em Gestão de Políticas Públicas com especialização em Inovação e Tecnologia social, com mais de 27 anos de experiência em projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, Valcléia Solidade nasceu no território quilombola de Murumuru, em Santarém (PA), e conheceu o Amazonas após ser contratada por uma empresa da região. Ela esteve sempre envolvida em movimentos sociais e ambientais na região em que morou no Pará e costuma dizer que é uma pessoa comunitária, porque nasceu, cresceu e viveu em comunidade. Seu pai, por muitos anos foi presidente de comunidade e, sua mãe, envolvida com educação de base.

Hoje, a executiva é Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), empresa que ingressou em 2008. Atualmente ela faz a gestão de quatro programas na companhia, entre eles o “Floresta em Pé”, “Educação para a Sustentabilidade, Empreendedorismo, Saúde na Floresta” e três agendas (Logística, Articulação Institucional e Infraestrutura). 

Antes disso, Valcléia trabalhou durante 10 anos no Projeto Saúde e Alegria, onde coordenou o Programa Mulher Cabocla, Microcrédito comunitário, Gestão do Projeto de artesanato e Turismo de base comunitária. Em 2004 trabalhou no programa de compensação do gasoduto Coari/Manaus, onde coordenou o programa de Gestão e Organização Comunitária em sete municípios, totalizando 132 comunidades atendidas. 

Vivian Bennett – Diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Care Plus

Diretora de Relacionamento com o Cliente na Care Plus, com amplo histórico de trabalho no setor de seguros, tendo atuado no setor há mais de mais de 15 anos. Hábil em resolução de problemas, liderança, planejamento estratégico de comunicação e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Forte profissional de desenvolvimento de negócios com Mestrado em Comunicação Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Lidera indiretamente mais de 180 pessoas no grupo Care Plus, parte da Bupa, sendo responsável pelas áreas de relacionamento com cliente, central de relacionamento, pesquisa e qualidade, marketing e comunicação, canais digitais e experiência do cliente.

A Care Plus é reconhecida no mercado – e entre seus beneficiários – pelo alto índice de satisfação dos clientes (NPS), que é superior a 74% e, em alguns programas – como o Consulta Fácil, de teleatendimento – chega a 95% de satisfação. Para isso, investe em estratégias de relacionamento e conta com uma área exclusiva focada na experiência do cliente. A área de Customer Experience é liderada por Vivian.

Sob o comando de Vivian, a diretoria do Cliente utiliza a escuta ativa como parte de suas estratégias e contribuiu para a implementação de projetos audaciosos que visam otimizar a jornada do beneficiário.

Em 2022, a empresa realizou o Evento Central, que consistiu na participação ativa do time executivo da companhia em um dia de atendimento na Central de Relacionamento da operadora. Na ocasião, os participantes foram acompanhados por colaboradoras da área de atendimento ao cliente, que foram nomeadas “Anjos”. A repercussão foi bastante positiva e gerou efeitos que renderam diversas melhorias que vem sendo implementadas desde então, mesmo após quase dois anos de sua realização. O time executivo passou a ter uma visão detalhada dos gargalos em diversos processos internos e se propuseram a mudá-los.

Um dos processos que sofreu alterações após o Evento Central é o que envolve a identificação de fraudes. Outra melhoria possível foi o mapeamento e reformulação do CRM (sigla em inglês para ‘gestão de relacionamento com o cliente) da companhia. Tal medida foi possível a partir da criação do Comitê do Cliente – uma sala de observação composta por colaboradores de diversas áreas. O sucesso foi tanto que outros setores replicaram o modelo, como a área de Fraudes.

Cibele Cardin – Diretora de Tecnologia da Informação (TI) na Care Plus

Cibele Cardin é uma profissional de TI com mais de 30 anos de experiência em gestão de equipes, projetos e soluções. A executiva, que atua como Diretora de Tecnologia da Informação na CarePlus desde 2020, tem uma sólida vivência na estruturação e gestão de equipes próprias para alta performance, por meio de planejamento, desenho de processos e governança.

Cibele liderou um processo de transformação para a cultura ágil que triplicou os índices de produtividade da operadora, reduziu em até 35% os prazos de entregas de projetos e aumentou em até 283% a funcionalidade, posicionando o Brasil no maior nível de maturidade em cultura ágil dentro do grupo Bupa. Para isso, a operadora passou a investir continuamente na jornada de capacitação de seus profissionais, incluindo as lideranças, por meio de treinamentos para a implementação de ferramentas e indicadores que contribuíram para que essa nova cultura fosse, de fato, colocada em prática.

Entre outras experiências de Cibele, também está a implantação de outsourcing de sistemas e infraestrutura, buscando sempre a melhor relação custo-benefício para os clientes e a capacidade de conectar a tecnologia às demandas do negócio. Cibele é formada em processamento de dados pela Universidade de Taubaté (1989) e teve passagens pelo MIT em 2021.

Valdirene SecatoDiretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros

Valdirene Soares Secato é formada em Administração de Empresas com especialização em Desenvolvimento Gerencial pelo IESE Business School e possui 35 anos de experiência em gestão estratégica no segmento bancário brasileiro e securitário.

Atualmente, é Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros e Membro do Comitê Estratégico de Recursos Humanos da Amcham-Brasil e do Comitê de Cultura e Pessoas do Grupo Fleury. Além disso, ela é Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas da Odontoprev e Membro Comitê de Pessoas da Orizon. Antes, foi Superintendente Executiva de Recursos Humanos do Banco Bradesco e UniBrad, e consultora estratégica e PMO corporativo.

“Ser mulher, mãe e gestora é uma jornada e tanto, mas sinto que são papéis que se conectam na teoria e na prática em certo momento da vida. Se hoje posso me sentir fortalecida nesta posição (de liderança) é pela soma de diversos fatores que carrego comigo ao longo da vida, os quais aprendi em cada um desses papéis. Na minha trajetória profissional também vejo o reflexo dessas minhas experiências contribuindo para que eu possa cuidar do desenvolvimento de diversos profissionais e projetos relevantes, estando a frente da área de recursos humanos, ouvidora e sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros”, declara a executiva.

Cynthia Diaferia – Diretora de Oncologia da Novartis Brasil

Cynthia Diaferia é uma líder com propósito e 25 anos de experiência no ramo farmacêutico. Tem forte foco em estratégia, operações, pessoas e resultados. Possui expertise em gerenciar dinâmicas de negócios complexos e diferentes estágios do ciclo de vida em diversas áreas terapêuticas. Lidera com habilidade equipes diretas, virtuais e matriciais, em gestão de P&L no país e em papéis estratégicos corporativos regionais. Tem um histórico de sucesso em construir equipes de alto desempenho que impulsionam os resultados dos negócios e moldam o mercado para soluções inovadoras para o mercado/clientes/pacientes.

A executiva é formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista e em Marketing pela ESPM. Sua carreira começou na Pfizer, onde ficou por 19 anos antes de migrar para a Janssen, onde atuou como Women’s Leadership & Inclusion Leader, Commercial Sr. Director, Diversity, Equity and Inclusion Leader e Strategic Affairs Sr. Director. Na Novartis, atua há 1 ano como Diretora de Oncologia.

Com habilidades em diferentes áreas terapêuticas e mercados, com foco em oportunidades de crescimento, estratégias, expansão e valor, Cynthia também possui experiência em gestão do ciclo de vida do produto, gestão de linha, gestão de alianças, integração/fusões e cenários complexos, com vivências internacionais na América Latina e Mercados Emergentes, com sensibilidade intercultural e DE&I.

Ana Paula Amin – Gerente de Compliance na Tupy

Com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Jurídico e Compliance em multinacionais, Ana Paula Amin está há 8 na Tupy, empresa líder no desenvolvimento  e produção de  componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Há 3 anos, desenvolveu e estruturou, a área de Compliance. Apaixonada pelos assuntos de ética e integridade, ela dedica-se a comunicar e influenciar as pessoas sobre os eles.

Quando engravidou, a gestação de alto risco e a pandemia fizeram com que Ana só retornasse a jornada profissional quase um ano depois e foi promovida pela sua capacidade. Hoje, ela é uma das poucas mulheres na alta liderança de Tupy e reporta o trabalho que desenvolve ao Conselho de Administração da empresa.

Daniela Zicari di Monte – Diretora Sênior da DP World

Daniela Zicari di Monte é diretora da DP World Logistics, braço logístico do Grupo BP World no Brasil, desde 2022. A executiva acumula mais de 20 anos de experiência na indústria marítima global e já atuou em empresas multinacionais como DHL, Kuehne+Nagel e Maersk Line, em diversos países da América Latina. Daniela é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie e possui qualificações internacionais como o Programa Executivo Internacional de Gestão Exponencial (certificação em parceria com a universidade portuguesa Nova School of Business and Economics – Nova SBE) e HSM Management Executive Education.

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CDV Broker promove encontro em Alphaville-SP com foco em alta performance em vendas imobiliárias

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Palestra de Sophia Martins sobre estratégias de vendas marca evento que reuniu grandes nomes do setor; idealizadores Darlan Souza e Pedro Fuentes destacam importância da capacitação e excelência no mercado.

Nesta quarta-feira (25), Alphaville, na região de Barueri (SP), foi palco de um evento de capacitação voltado ao mercado imobiliário, promovido pela CDV Broker. Anunciado como o maior evento de desenvolvimento imobiliário do Brasil, o encontro reuniu grandes nomes do setor — entre empresários, gestores e especialistas — em busca de insights práticos sobre performance, posicionamento e estratégias de vendas. Idealizado por Darlan Souza e Pedro Fuentes, o evento teve como destaque a palestra de Sophia Martins, referência nacional em vendas e atendimento de alto padrão.

Durante sua apresentação, Sophia Martins compartilhou métodos que aplica em sua própria trajetória de sucesso, com foco em posicionamento, disciplina e inteligência comercial. Ao abordar os pilares da alta performance, ela destacou a importância de alinhar conhecimento técnico, consistência e execução.

“Performance em vendas não é sobre fazer muito de vez em quando — é sobre fazer o certo todos os dias. Resultado sólido vem de método, disciplina e foco no que realmente gera conversão”, afirmou Sophia Martins.

A tarde foi marcada por conteúdo estratégico e conexões valiosas entre os participantes. Para os idealizadores, o propósito do evento vai além de ensinar técnicas: é sobre formar uma nova mentalidade no setor.

“Conectar grandes nomes do mercado e compartilhar estratégias que geraram mais de R$ 1 bilhão em vendas é uma forma de elevar todo o setor”, afirmou Darlan Souza. “Queremos transformar o mercado por meio do conhecimento e da performance.”

Já Pedro Fuentes reforçou: “O mercado imobiliário só avança quando unimos líderes, promovemos discussões relevantes e inspiramos ações práticas. Eventos como esse criam um ecossistema de alta performance.”

O evento evidenciou o impacto da CDV Broker como plataforma de desenvolvimento e aceleração de resultados no setor imobiliário. Ao final, os organizadores anunciaram que novas edições estão previstas, com o objetivo de expandir a comunidade de profissionais comprometidos com a excelência, inovação e vendas com propósito.

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Negócios

Avanço do compliance digital mantém crédito empresarial em alta apesar da SELIC

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Acesso automatizado ao faturamento em tempo real via integração com ERPs e sistemas de emissão de notas fiscais reduz risco de fraudes e inadimplência

Desde que a taxa Selic superou a barreira dos 14% até chegar ao patamar de 14,75 %, existe a expectativa de uma redução acentuada da demanda por crédito por parte das empresas. Apesar disso, mesmo que em um ritmo menos intenso do que em outros períodos, os números revelam que o interesse das organizações por financiamento de seus projetos continuam avançando. De acordo com especialistas, um dos fatores que têm colaborado para a manutenção deste crescimento é o uso cada vez mais agressivo de ferramentas digitais de compliance para a análise de crédito. O argumento é que, ao acessar fontes não convencionais de dados por meio de inteligência artificial e outras técnicas, os financiadores conseguem ser mais assertivos tanto na tomada de decisão, quanto na escolha por políticas de juros adequadas aos solicitantes.

Um dos mais recentes indicadores que demonstram a manutenção do ritmo de crescimento do crédito empresarial é o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Segundo o estudo, houve um crescimento de 0,9% na procura por crédito no total das empresas brasileiras durante o mês de abril.

De acordo com o CEO do Kronoos, Alexandre Pegoraro, a inteligência artificial utilizada pelas empresas no ato da concessão de crédito permite romper uma limitação tradicional deste mercado. O executivo explica que o modelo tradicional de análise de crédito empresarial sempre foi baseado, em grande parte, em dados contábeis declaratórios, indicadores como EBITDA, endividamento e histórico de relacionamento com instituições financeiras. No entanto, esse tipo de análise apresenta limitações quando o cenário econômico é instável ou quando o tomador é uma empresa de pequeno ou médio porte sem histórico robusto. O Kronoos é uma plataforma SaaS para compliance que realiza pesquisas em milhares de fontes para conferir a idoneidade de pessoas e empresas

“Com o uso de machine learning, é possível integrar dados estruturados (balanços, impostos, extratos bancários) com dados alternativos, como reputação digital, histórico de pagamentos com fornecedores, movimentações logísticas e até interações em redes sociais. Logo, a análise deixa de ser puramente documental e passa a refletir a realidade operacional do negócio em tempo real”, diz.

Pegoraro informa que entre as soluções do Kronoos que realizam buscas por estes dados não convencionais com a aplicação de
IA no crédito empresarial as mais procuradas são:

Dados de faturamento em tempo real via integração com ERPs e sistemas de emissão de notas fiscais;

  • Comportamento de consumo de energia, telefonia e logística, que indicam variações de atividade;
  • Reputação digital da empresa (avaliações, reclamações, visibilidade de marca);
  • Padrão de relacionamento com fornecedores e clientes via registros públicos e boletos pagos;
  • Histórico de atuação dos sócios em outras empresas (CNPJ, envolvimento em falências, execuções fiscais);
  • Análise semântica de contratos e cláusulas via processamento de linguagem natural (NLP).

Mas apesar de toda essa potencialidade, o executivo alerta para o fato de que o diferencial não está somente na quantidade de dados analisados, mas também na capacidade dos algoritmos de interpretar contextos, estabelecer correlações relevantes e aprender com as variações comportamentais. “A inteligência artificial não substitui o juízo humano, mas potencializa sua capacidade de decisão com profundidade analítica, velocidade e consistência. Esse diferencial é decisivo para preservar margens, expandir operações e manter o controle de riscos em escala”, conclui.

Sobre o Kronoos

O Kronoos é uma plataforma de compliance e BIG DATA, que, através de mais de 3.500 fontes, nacionais e internacionais, realiza análises, a partir de IA, para verificação de processos, vestígios de corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, leis ambientais, crédito e mídia negativa, entregando esse resultado para os nossos clientes em menos de 1 minuto.

Por meio dessa solução, unificando e padronizando dados de fontes públicas e privadas, o cliente pode evitar qualquer tipo de surpresa negativa, podendo ostentar elevados níveis de representatividade no conceito ESG, reforçando seus processos de Know Your Customer (KYC), Know Your Employee (KYE), Know Your Partners (KYP), Know Your Supplier (KYS).

Para saber mais acesse https://kronoos.com/

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Negócios

Empresária Ana Paula Guesser Rosa passa a atuar no segmento de estética em Santa Catarina

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A empresária Ana Paula Guesser Rosa, 33 anos, natural de Araucária (PR), atua atualmente no segmento de estética em Santa Catarina. Formada em Direito desde 2017, exerceu a advocacia por diversos anos, com foco na responsabilidade civil, disciplina e gestão, competências que hoje aplica na condução de seu negócio.

Em 2025, após decisão estratégica, deixou o setor jurídico para se dedicar integralmente ao segmento de dermatologia estética, área que vem registrando crescimento significativo no país. De acordo com dados do setor, há uma expansão contínua na procura por procedimentos minimamente invasivos e por tecnologias aplicadas à estética médica, com destaque para o uso de equipamentos de última geração e técnicas injetáveis. A movimentação de profissionais com formação em áreas técnicas e jurídicas tem sido observada na gestão de clínicas especializadas, refletindo a profissionalização e a complexidade crescentes do segmento.

Ana Paula é sócia-proprietária da NID Clínica de Dermatologia Estética, localizada em Balneário Camboriú (SC). A empresa oferece procedimentos voltados à dermatologia estética, com foco em atendimento personalizado e práticas alinhadas às normas técnicas do setor.

“Nosso trabalho é pautado na ética profissional, na responsabilidade técnica e na busca por resultados que atendam às necessidades reais dos pacientes, dentro dos critérios estabelecidos pela legislação e pelas boas práticas da área”, afirma.

A clínica adota protocolos baseados em critérios científicos, com ênfase no acompanhamento individualizado. O modelo de negócio se estrutura sobre três pilares: segurança dos procedimentos, qualificação técnica dos profissionais e atendimento transparente.

O ingresso de profissionais oriundos de outras áreas no mercado de estética é uma realidade crescente. Segundo levantamento da ABIHPEC, mais de 500 mil profissionais atuam formalmente no setor, e há registro consistente de transição de carreiras, especialmente de áreas como Direito, Administração e Saúde.

Ana Paula Guesser Rosa mantém atuação pública nas redes sociais, onde compartilha informações institucionais sobre sua atuação e sobre os serviços da clínica.
* Instagram pessoal: https://www.instagram.com/guesser.ana
* Instagram da clínica: https://www.instagram.com/nid.estetica

A NID Clínica de Dermatologia Estética está situada em Balneário Camboriú (SC) e se consolida como uma empresa especializada em tratamentos estéticos e dermatológicos, com foco na excelência técnica e na conformidade legal.

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