Barra Mulheres Executivas: Conheça sete líderes femininas corporativas inspiradoras - Business Feed
Connect with us

Negócios

Mulheres Executivas: Conheça sete líderes femininas corporativas inspiradoras

Published

on

Três em cada 10 cargos de liderança em 2022 no Brasil eram ocupados por mulheres, revela Grant Thornton.

Instituído para representar não só as conquistas e os direitos femininos ao longo da história, o Dia Internacional da Mulher existe, também, para reforçar a importância do desenvolvimento do mercado de trabalho com mais equidade e oportunidades. Segundo a Grant Thornton, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2022 e, de acordo com a consultoria global Mercer em 2023, após analisar mais de 1 mil organizações, que envolvem mais de 1 milhão de pessoas e 6 mil cargos, já era possível dizer que os salários entre homens e mulheres no mundo corporativo estão sendo equiparados.

Conheça cinco histórias inspiradoras de executivas de importantes empresas para inspirar outras mulheres que querem desenvolver a aptidão da liderança no mundo dos negócios.

Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia

Ao longo de sua carreira, Luciana Nabarrete desenvolveu suas atividades em diversas funções relacionadas à Tecnologia da Informação e Projetos, realizando coordenação de equipes matriciais multifuncionais e gestão de projetos de grande porte, tanto em empresas multinacionais em São Paulo como em consultorias nas principais empresas no estado de Santa Catarina.

Luciana Ingressou na ENGIE Brasil Energia em 2005, como coordenadora de Infraestrutura de TI e, em 2018, tornou-se gerente de Tecnologia da Informação e Digitalização, com sólida experiência no grupo ENGIE. Em novembro de 2020, tornou-se a primeira mulher no Conselho de Administração da Companhia, tendo sob sua gestão todas as áreas transversais da cadeia de valor de geração, transmissão e comercialização de energia: TI&Digital, Pessoas&Cultura, Suprimentos&Patrimônio, Comunicação, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. 

A executiva é graduada em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie/SP), possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Valcléia Solidade – Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Formada em Gestão de Políticas Públicas com especialização em Inovação e Tecnologia social, com mais de 27 anos de experiência em projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, Valcléia Solidade nasceu no território quilombola de Murumuru, em Santarém (PA), e conheceu o Amazonas após ser contratada por uma empresa da região. Ela esteve sempre envolvida em movimentos sociais e ambientais na região em que morou no Pará e costuma dizer que é uma pessoa comunitária, porque nasceu, cresceu e viveu em comunidade. Seu pai, por muitos anos foi presidente de comunidade e, sua mãe, envolvida com educação de base.

Hoje, a executiva é Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), empresa que ingressou em 2008. Atualmente ela faz a gestão de quatro programas na companhia, entre eles o “Floresta em Pé”, “Educação para a Sustentabilidade, Empreendedorismo, Saúde na Floresta” e três agendas (Logística, Articulação Institucional e Infraestrutura). 

Antes disso, Valcléia trabalhou durante 10 anos no Projeto Saúde e Alegria, onde coordenou o Programa Mulher Cabocla, Microcrédito comunitário, Gestão do Projeto de artesanato e Turismo de base comunitária. Em 2004 trabalhou no programa de compensação do gasoduto Coari/Manaus, onde coordenou o programa de Gestão e Organização Comunitária em sete municípios, totalizando 132 comunidades atendidas. 

Vivian Bennett – Diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Care Plus

Diretora de Relacionamento com o Cliente na Care Plus, com amplo histórico de trabalho no setor de seguros, tendo atuado no setor há mais de mais de 15 anos. Hábil em resolução de problemas, liderança, planejamento estratégico de comunicação e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Forte profissional de desenvolvimento de negócios com Mestrado em Comunicação Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Lidera indiretamente mais de 180 pessoas no grupo Care Plus, parte da Bupa, sendo responsável pelas áreas de relacionamento com cliente, central de relacionamento, pesquisa e qualidade, marketing e comunicação, canais digitais e experiência do cliente.

A Care Plus é reconhecida no mercado – e entre seus beneficiários – pelo alto índice de satisfação dos clientes (NPS), que é superior a 74% e, em alguns programas – como o Consulta Fácil, de teleatendimento – chega a 95% de satisfação. Para isso, investe em estratégias de relacionamento e conta com uma área exclusiva focada na experiência do cliente. A área de Customer Experience é liderada por Vivian.

Sob o comando de Vivian, a diretoria do Cliente utiliza a escuta ativa como parte de suas estratégias e contribuiu para a implementação de projetos audaciosos que visam otimizar a jornada do beneficiário.

Em 2022, a empresa realizou o Evento Central, que consistiu na participação ativa do time executivo da companhia em um dia de atendimento na Central de Relacionamento da operadora. Na ocasião, os participantes foram acompanhados por colaboradoras da área de atendimento ao cliente, que foram nomeadas “Anjos”. A repercussão foi bastante positiva e gerou efeitos que renderam diversas melhorias que vem sendo implementadas desde então, mesmo após quase dois anos de sua realização. O time executivo passou a ter uma visão detalhada dos gargalos em diversos processos internos e se propuseram a mudá-los.

Um dos processos que sofreu alterações após o Evento Central é o que envolve a identificação de fraudes. Outra melhoria possível foi o mapeamento e reformulação do CRM (sigla em inglês para ‘gestão de relacionamento com o cliente) da companhia. Tal medida foi possível a partir da criação do Comitê do Cliente – uma sala de observação composta por colaboradores de diversas áreas. O sucesso foi tanto que outros setores replicaram o modelo, como a área de Fraudes.

Cibele Cardin – Diretora de Tecnologia da Informação (TI) na Care Plus

Cibele Cardin é uma profissional de TI com mais de 30 anos de experiência em gestão de equipes, projetos e soluções. A executiva, que atua como Diretora de Tecnologia da Informação na CarePlus desde 2020, tem uma sólida vivência na estruturação e gestão de equipes próprias para alta performance, por meio de planejamento, desenho de processos e governança.

Cibele liderou um processo de transformação para a cultura ágil que triplicou os índices de produtividade da operadora, reduziu em até 35% os prazos de entregas de projetos e aumentou em até 283% a funcionalidade, posicionando o Brasil no maior nível de maturidade em cultura ágil dentro do grupo Bupa. Para isso, a operadora passou a investir continuamente na jornada de capacitação de seus profissionais, incluindo as lideranças, por meio de treinamentos para a implementação de ferramentas e indicadores que contribuíram para que essa nova cultura fosse, de fato, colocada em prática.

Entre outras experiências de Cibele, também está a implantação de outsourcing de sistemas e infraestrutura, buscando sempre a melhor relação custo-benefício para os clientes e a capacidade de conectar a tecnologia às demandas do negócio. Cibele é formada em processamento de dados pela Universidade de Taubaté (1989) e teve passagens pelo MIT em 2021.

Valdirene SecatoDiretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros

Valdirene Soares Secato é formada em Administração de Empresas com especialização em Desenvolvimento Gerencial pelo IESE Business School e possui 35 anos de experiência em gestão estratégica no segmento bancário brasileiro e securitário.

Atualmente, é Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros e Membro do Comitê Estratégico de Recursos Humanos da Amcham-Brasil e do Comitê de Cultura e Pessoas do Grupo Fleury. Além disso, ela é Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas da Odontoprev e Membro Comitê de Pessoas da Orizon. Antes, foi Superintendente Executiva de Recursos Humanos do Banco Bradesco e UniBrad, e consultora estratégica e PMO corporativo.

“Ser mulher, mãe e gestora é uma jornada e tanto, mas sinto que são papéis que se conectam na teoria e na prática em certo momento da vida. Se hoje posso me sentir fortalecida nesta posição (de liderança) é pela soma de diversos fatores que carrego comigo ao longo da vida, os quais aprendi em cada um desses papéis. Na minha trajetória profissional também vejo o reflexo dessas minhas experiências contribuindo para que eu possa cuidar do desenvolvimento de diversos profissionais e projetos relevantes, estando a frente da área de recursos humanos, ouvidora e sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros”, declara a executiva.

Cynthia Diaferia – Diretora de Oncologia da Novartis Brasil

Cynthia Diaferia é uma líder com propósito e 25 anos de experiência no ramo farmacêutico. Tem forte foco em estratégia, operações, pessoas e resultados. Possui expertise em gerenciar dinâmicas de negócios complexos e diferentes estágios do ciclo de vida em diversas áreas terapêuticas. Lidera com habilidade equipes diretas, virtuais e matriciais, em gestão de P&L no país e em papéis estratégicos corporativos regionais. Tem um histórico de sucesso em construir equipes de alto desempenho que impulsionam os resultados dos negócios e moldam o mercado para soluções inovadoras para o mercado/clientes/pacientes.

A executiva é formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista e em Marketing pela ESPM. Sua carreira começou na Pfizer, onde ficou por 19 anos antes de migrar para a Janssen, onde atuou como Women’s Leadership & Inclusion Leader, Commercial Sr. Director, Diversity, Equity and Inclusion Leader e Strategic Affairs Sr. Director. Na Novartis, atua há 1 ano como Diretora de Oncologia.

Com habilidades em diferentes áreas terapêuticas e mercados, com foco em oportunidades de crescimento, estratégias, expansão e valor, Cynthia também possui experiência em gestão do ciclo de vida do produto, gestão de linha, gestão de alianças, integração/fusões e cenários complexos, com vivências internacionais na América Latina e Mercados Emergentes, com sensibilidade intercultural e DE&I.

Ana Paula Amin – Gerente de Compliance na Tupy

Com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Jurídico e Compliance em multinacionais, Ana Paula Amin está há 8 na Tupy, empresa líder no desenvolvimento  e produção de  componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Há 3 anos, desenvolveu e estruturou, a área de Compliance. Apaixonada pelos assuntos de ética e integridade, ela dedica-se a comunicar e influenciar as pessoas sobre os eles.

Quando engravidou, a gestação de alto risco e a pandemia fizeram com que Ana só retornasse a jornada profissional quase um ano depois e foi promovida pela sua capacidade. Hoje, ela é uma das poucas mulheres na alta liderança de Tupy e reporta o trabalho que desenvolve ao Conselho de Administração da empresa.

Daniela Zicari di Monte – Diretora Sênior da DP World

Daniela Zicari di Monte é diretora da DP World Logistics, braço logístico do Grupo BP World no Brasil, desde 2022. A executiva acumula mais de 20 anos de experiência na indústria marítima global e já atuou em empresas multinacionais como DHL, Kuehne+Nagel e Maersk Line, em diversos países da América Latina. Daniela é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie e possui qualificações internacionais como o Programa Executivo Internacional de Gestão Exponencial (certificação em parceria com a universidade portuguesa Nova School of Business and Economics – Nova SBE) e HSM Management Executive Education.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

O Plágio que Mudou a Carreira de Marcos Marafigo

Published

on

Uma experiência negativa levou Marcos a se tornar um especialista respeitado na proteção de marcas

A vida de Marcos Marafigo é uma verdadeira lição sobre como transformar adversidades em oportunidades. Desde jovem, ele sempre teve um espírito empreendedor. Aos 14 anos, começou a trabalhar como atendente de farmácia em Cafelândia, Paraná, e, aos 20 anos, abriu sua própria farmácia em Foz do Iguaçu.

Com o tempo, Marcos percebeu que seu verdadeiro interesse estava em outro setor: o de confecções. Após vender sua farmácia, ele se dedicou a esse novo ramo e, ao mesmo tempo, começou a estudar marketing digital. Sua dedicação ao aprendizado resultou em um faturamento expressivo de sua loja, que atingiu 2,2 milhões de reais em 2016.

A partir desse sucesso, ele decidiu compartilhar seu conhecimento com outros empresários, lançando um curso em 2018 para ensinar técnicas de marketing a donos de negócios físicos. Porém, um grande revés surgiu em 2019, quando um ex-funcionário copiou o nome de sua marca, TurboMídias, e lançou um curso concorrente.

Marcos ficou desolado, mas decidiu agir. Ele procurou a Dra. Carla Demétrio e registrou sua marca, protegendo legalmente o nome de sua empresa. Esse foi o começo de sua jornada no mundo da gestão de marcas e patentes. A experiência pessoal o fez perceber que muitos outros empresários também poderiam passar por situações semelhantes.

Hoje, Marcos é um especialista na área, ajudando mais de 3 mil empresas a protegerem suas marcas em 15 países diferentes. Ele não apenas cuida do registro de marcas, mas também orienta seus clientes sobre a importância de proteger suas criações desde o início.

Sua trajetória é uma prova de que os desafios podem ser catalisadores de grandes mudanças. O que começou como um problema tornou-se a oportunidade de uma vida, levando Marcos Marafigo a se consolidar como um dos maiores especialistas em marcas e patentes do Brasil.

Agência: SEO NOTÍCIAS @googlenoticias

Continue Reading

Negócios

Quem é Erick Boniz e o que você precisa saber sobre ele!

Published

on

Erick Boniz é um empresário, cineasta e mentor digital que tem chamado atenção no Brasil por sua atuação no mercado online e pela promessa de transformar vidas por meio da internet. Ele se consolidou como referência para quem busca independência financeira e crescimento pessoal fora dos métodos tradicionais.

Com uma trajetória marcada por múltiplos negócios, Erick Boniz começou cedo a investir em diferentes áreas, mas foi no ambiente digital que encontrou o espaço ideal para expandir suas operações. Hoje, ele oferece mentorias e cursos online voltados para pessoas que desejam abandonar o emprego formal e construir negócios autônomos. Sua metodologia, chamada “Transformação Real Digital”, ensina como usar a internet para criar negócios lucrativos e é baseada em pilares como posicionamento estratégico, marketing pessoal e monetização escalável.

Erick é autor de livros como “Mentalidade de Impacto”, “A Arte de Empreender no Caos” e “A arte da comunicação”. Essas obras combinam experiências pessoais e lições práticas, ajudando leitores a desenvolver uma mentalidade resiliente e traçar estratégias claras para prosperar no mercado digital.

Apesar de conquistar seguidores com seus ensinamentos, Boniz também enfrenta críticas. Alguns o acusam de vender uma falsa ilusão de enriquecimento rápido, mas ele rebate afirmando que seus métodos exigem dedicação e trabalho constante.

“Eu não prometo resultados rápidos. Eu ensino como desenvolver uma mentalidade que sustente o sucesso no longo prazo.”

Erick é conhecido por seu estilo de comunicação direto e muitas vezes polêmico, o que desperta tanto admiração quanto críticas.

“Eu prefiro ser honesto e direto, mesmo que isso incomode. Não estou aqui para alimentar ilusões, mas para mostrar como as coisas realmente funcionam.”

Outro aspecto menos conhecido de sua trajetória é sua atuação como cineasta independente. Ele acredita que o cinema é uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens transformadoras e, para ele, a arte e o empreendedorismo estão profundamente conectados.

Continue Reading

Negócios

A Mostra Kzulo de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo retorna em 2024

Published

on

Com o tema “Histórias”, explorando o rico legado cultural de Goiás e do Brasil. O evento acontecerá na Casa da Enec Engenharia, na Avenida T-33, no Setor Bueno, em Goiânia, e estará aberto ao público de 11 de setembro a 10 de novembro. A meia-entrada solidária será concedida mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Nesta edição, 22 renomados profissionais de arquitetura e design apresentam ambientes imersivos que celebram narrativas que moldam nossa sociedade, desde histórias pessoais a homenagens a ícones culturais.

Desde sua criação em 2017, a curadoria da Mostra Kzulo foca em eternizar momentos e memórias por meio da arquitetura e do design.

Destaques da Mostra:

Casa de Santa Dica – Luiza Mendes: Uma homenagem à avó da arquiteta, Santa Dica, que traz um olhar único sobre herança cultural e espiritual.

Gastrobar Cozinhar Pra Não Surtar – Grace Santiago: Inspirado pelo chef Alexandre Suita, o espaço valoriza a culinária goiana e promove interação através de uma bancada central, decorada com um painel exclusivo do artista Job Bento.

Lounge de Zezé Di Camargo e Felipe Araújo – Ingrid Freire e Yhasmin Alves: Mescla elementos rústicos e contemporâneos para homenagear dois ícones da música sertaneja, criando um ambiente acolhedor que reflete suas trajetórias.

Quarto Infantil Lúdico Safari – Khristielly Herreiro: Um espaço vibrante inspirado na Arca de Noé e safáris africanos, que convida as crianças a explorar e aprender.

Matriz Office Work Lab – Gislaine Carla, Acksa Collen, e Naely Ferreira: Um espaço de trabalho humanizado que promove a produtividade e o bem-estar através de design biofílico e soluções personalizadas.

Living Memórias de Maxwell Mathson – Daiane De Paula e Rhenata Oliveira: Um ambiente de encontro e reflexão que combina rusticidade e sofisticação para celebrar as memórias de Maxwell Mathson.

Outros espaços, como o “Consultório Odontológico Évoluer” de Daniela Malaquias Lima, “O Ninho” de Ruan Carlos, e o “Living Room ‘Nós Somos História'” de Lucas Alves, completam a mostra, cada um com suas próprias histórias e elementos únicos que refletem a cultura local.

Serviço Completo:
Data: 10 de setembro (coquetel para convidados)
Visitação: 11 de setembro a 10 de novembro de 2024
Local: Casa da Enec Engenharia – Avenida T-3, Setor Bueno, Goiânia

Horário de Visitação:
Terça a quinta-feira: 18h às 22h
Sexta-feira a domingo: 12h às 23h
Segundas-feiras fechadas para manutenção.
Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia solidária mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível)
Entrada: Pela Avenida T-33, Setor Bueno.

Siga nas redes sociais:
https://www.instagram.com/mostrakzulo?igsh=dHliemNuMm52Z2g3

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Empreendedorismo25 minutos ago

Beleza e ciência em harmonia. Estética regenerativa para cada essência

Com tratamentos personalizados e tecnologia de ponta, o Espaço Garcia Mendes utiliza ativos regeneradores para potencializar a sua beleza única,...

Business1 hora ago

Inteligência artificial impacta criação de conteúdo no Brasil e no mundo

Oito em cada dez usuários de IA já a utilizam para produzir artigos e outros conteúdos criativos, aponta pesquisa Nos...

Business12 horas ago

Ateliê Cristiane Bastos leva o poder da automaquiagem para empresas com o Automake Business

Saúde13 horas ago

Forbulário: Revolucionando o Cuidado com a Saúde e Beleza

A Forbulário, uma das farmácias de manipulação em ascensão no estado de São Paulo, vem se consolidando como referência em...

Saúde17 horas ago

Podcast Conexão Daniella homenageia o Dia do Dentista com participação de Rafael Decurcio

No episódio, Daniella Mendonça, com mais de 25 anos de experiência, debate com Rafael Decurcio os avanços e desafios da...

Negócios17 horas ago

O Plágio que Mudou a Carreira de Marcos Marafigo

Uma experiência negativa levou Marcos a se tornar um especialista respeitado na proteção de marcas A vida de Marcos Marafigo...

Geral18 horas ago

Plástico: necessidade ou escolha? Consumo consciente é essencial

Apesar das preocupações ambientais associadas ao uso contínuo do plástico, o consumo consciente desse produto é essencial em diversas situações....

Negócios18 horas ago

Quem é Erick Boniz e o que você precisa saber sobre ele!

Erick Boniz é um empresário, cineasta e mentor digital que tem chamado atenção no Brasil por sua atuação no mercado...

Negócios18 horas ago

A Mostra Kzulo de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo retorna em 2024

Com o tema “Histórias”, explorando o rico legado cultural de Goiás e do Brasil. O evento acontecerá na Casa da...

unnamed (14) unnamed (14)
Geral18 horas ago

Geist, Além do Sobrenatural, são os caçadores de fantasmas que, visitam cemitérios e casas abandonadas no Brasil e, relatam casos sobrenaturais

Três amigos, um espelho negro, tarot, búzios, uma câmera e um aparelho que detecta energia eletromagnética para identificar os seres...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed