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Confira três características essenciais de um bom vendedor e saiba como aprimorá-las

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Segundo vice-presidente do SERAC, profissional de sucesso na área de vendas sabe gerir emoções e entender os processos

Ter sucesso nas vendas é algo essencial para qualquer negócio, por isso contar com um bom vendedor deve fazer parte da estratégia empresarial. Mas o que deve ser considerado neste caso?

Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, um bom vendedor é, essencialmente, um maestro de suas emoções. “Gosto de usar esse termo porque quem vende bem normalmente sabe controlar o que sente e focar na estratégia”, explica.

Para Jhonny, existem três características principais que devem fazer parte do perfil de um vendedor de sucesso: resiliência e persistência, controle mental e poder de comunicação. “Quando falamos em gerir emoções é sobre manter uma mentalidade positiva e focada no crescimento. Além disso, um bom vendedor precisa ser persistente e muito resiliente porque nem sempre as coisas sairão do jeito desejado ou no tempo previsto”, afirma.

O executivo também ressalta a importância de um bom vendedor saber se comunicar bem. Ele acredita que a comunicação é vital para compreender dores e demandas do cliente, oferecendo soluções adequadas. “Cada potencial consumidor tem suas necessidades e sonhos, por isso é importante se comunicar bem com ele para entender o que vale a pena oferecer”, declara Jhonny Martins.

De acordo com o vice-presidente do SERAC, uma dúvida comum relacionada às vendas nas empresas é sobre a contratação do profissional ideal. “Muitos acreditam, por exemplo, que é melhor contratar um profissional da área de negócios e ensiná-lo a vender bem no lugar de contratar um bom vendedor e ensinar o mínimo do negócio para ele. Eu sugiro sempre a segunda opção”, orienta.

O executivo argumenta que é mais eficaz ensinar um vendedor sobre seu produto ou serviço do que tentar fazer o contrário. “Um bom vendedor sabe gerir suas emoções e entender o processo de venda. Para questões técnicas que ele não saiba responder na hora, ele pode dizer: “Vou trazer essa resposta para você com a ajuda de um especialista.” Normalmente, clientes perguntam sobre prazos, valores e cancelamentos, assuntos que um vendedor treinado pode facilmente tratar”, exemplifica.

Confira as sugestões de Jhonny Martins para aprimorar as três características essenciais do bom vendedor:

  1. Para se comunicar bem com o cliente: Ouça muito e procure compreender as dores do cliente para oferecer uma solução adequada. Exercite a empatia.
  2. Para ter maior controle mental: Foque no sucesso e no crescimento, medite, faça afirmações positivas e procure trabalhar bem sua energia.
  3. Para ganhar persistência e resiliência: Procure ser flexível e desenvolver a capacidade de se adaptar às mudanças. Utilize as adversidades como fonte de força e exemplo a ser contado no futuro.

Sobre Jhonny Martins

Jhonny Martins é contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e MBA em Gestão Tributária pela USP. É vice-presidente do SERAC, um hub de soluções corporativas. Instagram @jhonnymartins

Sobre o SERAC:

O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.500 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.

Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Thiago Nigro e Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Negócios

Britânia investe R$ 150 milhões em campanha de marketing para o lançamento das novas Air Fryers ao mercado com criação da Calia

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A maior campanha da história no segmento será lançada no dia 1 de julho em todo o território nacional e tem como foco principal a conexão com a rotina dos brasileiros.

Para estreitar relações com o público e destacar os novos modelos de Air Fryers Britânia, a marca referência em eletrodomésticos contou com a parceria da agência Calia para desenvolver uma estratégia de divulgação de marketing 360º, explorando todos os pontos de contato com os seus consumidores.
“Estamos sempre estudando o mercado, ouvindo o cliente no ponto de venda e nossos parceiros do varejo para entender o que podemos trazer de inovador e como oferecer soluções para facilitar o dia a dia das pessoas. Este lançamento vem para materializar tudo o que acreditamos enquanto marca. Uma estratégia que conecta pessoas, produtos e suas necessidades”, comenta Emanuelle Henche, gerente de Marketing da Britania.
Com o conceito “Seu dia a dia no modo Britânia”, a campanha traz uma comunicação interativa, inovadora e que proporciona experiências diferenciadas para os brasileiros. As novidades começam com o lançamento dos novos modelos de Air Fryers, BFR50 e BFR51, que oferecem revestimentos exclusivos e cestos que cabem mais, ideais para preparar grandes quantidades de alimentos sem empilhar.
Tendo como destaque em sua estratégia, a criação de 3 grandes filmes publicitários que retratam cenas do cotidiano, incluindo o produto de forma natural e apresentando os diferenciais dos novos modelos. Tudo isso para gerar mais identificação com os consumidores em diferentes momentos. Para esta produção, a marca escolheu a Santeria TV, uma das produtoras mais premiadas do Brasil. Os filmes serão exibidos nacionalmente nas principais emissoras de televisão e nos canais digitais de maior relevância.
Um grande time de influenciadores e criadores de conteúdo marcarão presença constante em todas as redes sociais da marca, com uma linguagem dinâmica e descontraída atingindo diferentes públicos de todas as gerações.
Para dar mais força à campanha e às mensagens regionalizadas, a marca preparou uma série de projetos especiais que serão ativados ao longo do ano, buscando promover uma forte conexão afetiva. Essas iniciativas englobam desde a comunicação nas ruas até os pontos de vendas físicos do varejo, onde teremos equipes dedicadas para apresentar as novas Air Fryers e ações de degustação. Além disso, um enxoval exclusivo irá compor todo o ambiente e a exposição dos produtos para oferecer uma melhor experiência de compra.
“Este projeto reflete o nosso compromisso em criar soluções de comunicação para que os nossos clientes promovam experiências significativas para os seus consumidores” finaliza José Augusto, vice-presidente executivo da Calia.

Ficha Técnica
Cliente: Britânia
Campanha: Desperte o modo Britânia
Agência: Calia
Anunciante: Britânia
Presidente: Humberto Pandolpho Jr
Sócio VP Operações: Gustavo Mouco
Sócio VP Executivo: Zé Augusto Nigro
Aprovação Cliente: Gerente de Marketing: Emanuelle Ramalhete Henche
Direção de Criação: Daniel Velehov
Direção de Arte: Daniel Velehov, Guilherme Filippoff, Sandra Domingues
Redação: Silvana Tonello, Fábio Angelini
Head de operações: Mayra Rebello
Planejamento: Analuiza Kazniakowski e Liana Bonaccorsi
Produção RTV: Marcelo Souza
Produtora de Vídeo: Santeria
Produção executiva: Edgard Soares Filho
Diretor de Cena: Rafael Damy
Diretor de Fotografia: Bruno Zotto Pereira
Assistente de Direção: Cauê Pereira
Atendimento: Sabrina Lippi
Assistente de atendimento: Ana Júlia Corrêa
Coordenação de Produção: Larissa Quicoli
Produtora de áudio: Lira Música
Compositor: Duda
Direção musical: Márcio Espinosa
Coordenação: Matheus Ribeiro
Mixagem e finalização: Rodrigo, Guto, André, Fortunato
Locutor: Nani

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Negócios

OCR com IA Generativa da TIVIT Stone Age alcança 96% de precisão na leitura de documentos

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Solução lançada na Febraban Tech automatiza processos de análise documental que até então dependiam de pessoas, reduzindo custos, agilizando o fluxo e reduzindo erros

Comparar dados contidos em uma nota fiscal com seu respectivo comprovante de entrega, conhecido como ‘canhoto’, analisar informações de contratos sociais ou extrair os dados de comprovantes de residência, entre outros, são tarefas operacionais que costumam envolver muitas pessoas, consumir muito tempo e desperdiçar energia das empresas dos setores de finanças, logística, comércio e indústria, por exemplo. Para permitir que esses talentos humanos se dediquem a tarefas estratégicas além de agilizar o trabalho e aumentar a eficiência, a TIVIT Stone Age, vertical de negócios da TIVIT especializada em análise de crédito e prevenção a fraude, acaba de lançar na Febraban Tech a solução OCR Generativo. A ferramenta, dotada de inteligência Artificial Generativa, utiliza algoritmos especialmente treinados para reconhecer e interpretar textos a partir de imagens ou documentos digitalizados, independentemente da fonte, formato ou idioma.

O head da Stone Age, Fernando Guimarães, informa que nos primeiros testes em que o OCR Generativo foi aplicado, ele conseguiu índices que variaram entre 92% e 96% de acurácia nos dados extraídos. “A maior inovação trazida por esta solução reside no fato de que, para parametrizar a extração de um certo tipo de documento, basta informar o campo desejado, sem a necessidade de oferecer nenhuma amostra ou qualquer tipo de treinamento específico”, explica.

O executivo ressalta que numa recente aplicação do OCR Generativo já em volume comercial, a Stone Age conseguiu realizar a leitura da data de entrega, manuscrita, em aproximadamente 350 mil canhotos de notas fiscais para uma empresa de logística, o que foi considerada uma verdadeira revolução, pois automatizou o processo de baixa das entregas.

“Além da redução de tempo, a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) eleva o nível de eficiência da leitura a padrões significativamente superiores aos normalmente registrados com a leitura humana. A diminuição dos erros certamente traz como resultado o aumento da lucratividade, principalmente em operações extremamente críticas como as que acontecem no mercado financeiro no qual um equívoco na conferência de um documento pode resultar em um prejuízo de muitas cifras. Por isso, consideramos absolutamente estratégico o lançamento desta solução na maior vitrine da tecnologia deste setor na América Latina, que é a Febraban Tech”, conclui.

Sobre a TIVIT

A TIVIT é uma multinacional brasileira que acelera negócios conectando tecnologia para um mundo melhor. Com 25 anos de atuação e operações em dez países da América Latina, a companhia oferece serviços e soluções digitais personalizadas, incluindo nuvens pública, privada e híbrida, desenvolvimento de software ágil, cibersegurança, além de soluções SaaS, entre outras, que ajudam a transformar os negócios e a sociedade.

A organização conta com uma forte estratégia de inovação, por meio do TIVIT Labs (hub que apoia as empresas a descobrirem e solucionarem os seus maiores desafios de inovação) e do investimento em outras empresas de tecnologia que fazem parte do grupo, como Stone Age, tbankS, Privally, DevApi, SENSR.IT e XMS.
Para mais informações, acesse https://tivit.com/

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Construções em Drywall: Uma Alternativa Sustentável para a Reconstrução do Rio Grande do Sul

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Cerca de dois meses após o início das fortes chuvas que provocaram inundações no Rio Grande do Sul, os danos no estado já totalizam R$ 12,2 bilhões, conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgado em 14 de junho. O setor residencial é indicado como o mais afetado, registrando perdas de R$ 4,7 bilhões. No total, 101,5 mil residências foram afetadas e outras 9,4 mil completamente destruídas pelas tempestades.

Em meio a este cenário devastador, surge a discussão sobre a resiliência das construções frente a desastres naturais. Uma alternativa que ganha destaque é o uso do Drywall. Este sistema de construção a seco, composto por painéis de gesso revestidos com papel cartão fixados em uma estrutura metálica, oferece uma série de benefícios que podem ser cruciais em situações de emergência e reconstrução.

Alexsandro Martins da Cunha, engenheiro metalúrgico e especialista em construção civil, explica que o Drywall não apenas facilita a construção rápida, essencial em casos de emergência, mas também possui vantagens significativas em termos de sustentabilidade e eficiência. “Esse tipo de construção gera menos entulho comparado aos métodos tradicionais, o que é de vital importância quando lidamos com áreas devastadas e com grandes volumes de destroços. Além disso, possui propriedades que permitem uma melhor resistência à umidade e ao fogo, características que são fundamentais em cenários de reconstrução pós-desastre”, destaca.

Outro ponto relevante é a capacidade de isolamento térmico e acústico oferecida pelo Drywall, proporcionando conforto e segurança às novas habitações. “Como pode ser instalado rapidamente, permite que as pessoas retornem às suas rotinas e moradias de maneira mais rápida, o que é essencial para a recuperação psicológica e social das comunidades afetadas”, acrescenta Alexsandro.

A rapidez e eficiência na construção com Drywall também significam que os custos de reconstrução podem ser significativamente reduzidos. Em um estado que já contabiliza bilhões em prejuízos, encontrar soluções econômicas e eficazes é vital. “A estrutura metálica que faz a sustentação das placas é o ponto chave para uma construção segura. Investir em materiais de qualidade é fundamental para garantir que as paredes sustentem móveis, eletrodomésticos e até mesmo catástrofes naturais. Além disso, o sistema permite um acabamento liso e pronto para pintura ou revestimento, facilitando a personalização e o conforto dos novos lares”, explica o especialista.

Diante da tragédia no Rio Grande do Sul, a adoção de sistemas construtivos mais modernos e eficientes, pode representar uma mudança na maneira como o estado e outras regiões vulneráveis lidam com os desastres naturais.

A tragédia no Sul do Brasil destaca a necessidade urgente de inovações no setor habitacional, e o Drywall pode ser a resposta para construir de forma mais rápida, eficiente e sustentável, minimizando os impactos futuros de desastres climáticos.

Sobre Alexsandro Martins da Cunha

Engenheiro Metalúrgico e empresário brasileiro, com pós-graduação em Gestão Financeira e Estratégia de Negócios pela FGV, sócio majoritário da S2C Indústria e Comércio de Ferro e Aço, que instalou os corrimãos da Arena do Grêmio. Atualmente faz mestrado em Inovação Tecnológica e Engenharia de Negócios na Universidade da Carolina do Sul.

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