Como o Instituto Conhecer Brasil tem transformado o ensino ao unir tecnologia, inovação e inclusão digital para preparar alunos para os desafios do futuro
Imagine uma sala de aula onde ciência, tecnologia, artes e matemática se encontram para criar algo novo. É assim que funciona a Metodologia STEAM Maker, uma abordagem educacional que vai além dos livros e das teorias. Ela transforma o aprendizado em prática, conectando conhecimentos e desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro. No Brasil, essa visão ganha vida através da parceria entre o Instituto Conhecer Brasil (ICB), Asthor e Nace – Escola do Futuro/USP.
Desde sua fundação, o ICB se tornou referência ao unir inovação e impacto social. Como presidente da instituição, Karina da Gama utiliza sua formação em Jornalismo e Relações Internacionais para desenvolver projetos que colocam a tecnologia a serviço da educação. Seu objetivo é simples, mas ambicioso: transformar ideias em ações que realmente mudam vidas.
Entre as iniciativas de maior relevância está o programa STEAM Maker, fundamentado na Lei nº 9.394/96 – LDB, em especial, o seu artigo 32, que trata das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, e que prepara alunos para resolver problemas reais por meio de projetos interdisciplinares. A lógica é simples: para entender algo, nada melhor do que fazer. Com acesso a espaços makers e ferramentas tecnológicas, os alunos são incentivados a criar, testar e melhorar suas ideias. Esse processo desenvolve competências como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.
“O mundo está em constante transformação, e a educação precisa acompanhar esse ritmo. Queremos preparar pessoas para resolver os desafios que ainda nem conhecemos”, afirma Karina. Essa visão de futuro impulsiona o ICB a desenvolver projetos que colocam o Brasil na vanguarda da inovação educacional.
Para Brasilina Passarelli, Diretora da NACE – Escola do Futuro/USP, a metodologia STEAM Maker tem sido fundamental para conectar os alunos com as habilidades do futuro. “Ao trabalhar com os alunos em projetos que envolvem ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, estamos oferecendo a eles não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a capacidade de resolver problemas reais. Isso é o que vai prepará-los para a vida e para as demandas de um mercado de trabalho em constante evolução”, destaca.
Roberto Garcia, Co-inventor do Kit STEAM MAKER e Pesquisador Associado EF/ USP complementa: “Nosso objetivo é garantir que as tecnologias que desenvolvemos sejam aplicadas de forma significativa no contexto educacional. As patentes que criamos em conjunto com a Asthor, empresa fabricante, são uma ferramenta essencial para transformar a educação e permitir que os alunos do STEAM Maker tenham experiências práticas e inovadoras. Ao integrar a tecnologia à metodologia, estamos ajudando a formar profissionais altamente capacitados para um futuro que exige criatividade e habilidades técnicas.”
Em um cenário onde se fala tanto sobre o impacto da tecnologia na sociedade, o Instituto Conhecer Brasil prova que inovação vai muito além de criar máquinas e softwares. Trata-se de transformar vidas e construir um futuro melhor, onde cada projeto realizado deixa um legado de aprendizado e desenvolvimento para as próximas gerações.
Para saber mais sobre como a Metodologia STEAM Maker está transformando a educação no Brasil e conhecer os projetos inovadores do Instituto Conhecer Brasil, acesse o site oficial e acompanhe suas redes sociais para ficar por dentro das últimas iniciativas e oportunidades.
Acompanhe e Apoie:
Site: https://institutoconhecerbrasil.org.br
Facebook: Instituto Conhecer Brasil
Instagram: @oficialicb
Foto: Divulgação:
Rodrigo Thuler Diretor Executivo – ICB, Brasilina Passarelli – NACE – Escola do Futuro/USP, Karina Gama Presidente – ICB.