Barra
Connect with us

Negócios

“Hoje eu me assumo publicamente, mas passei pelo mesmo processo que a empresa em que trabalho passou para abrir pauta sobre Diversidade e Inclusão. Foram pequenos passos”

Published

on

Há dois anos a Petronect criou um Comitê da Diversidade para promover a inclusão e disseminar conhecimento entre seus colaboradores, focada na prática de seu valor Respeito.

Rio de Janeiro, junho de 2023 – “Aqui se fala a língua do Respeito”. Com esta frase, a empresa carioca Petronect, o maior Marketplace B2B do Brasil para o setor de Óleo e Gás e que possui como sócias a Petrobras, Accenture e a SAP, resume as suas ações para destacar a Diversidade e promover a Inclusão em seu quadro de colaboradores, puxado por um de seus valores corporativos: Respeito.

No mês do Orgulho, em que o dia 28 de junho concentra a comemoração oficial do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, o avanço da inclusão deste grupo no meio corporativo volta à pauta.  O distanciamento físico e a chegada do home office semearam na esfera social um exercício de humanização, parceria e do olhar ao próximo com empatia e respeito.

Isso se refletiu também no universo corporativo, onde a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ ganhou ainda mais força, inovando até mesmo na maneira de se comunicar com o público interno. A sigla LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais, Pan/Poli, Não-binárias e outras formas de orientação sexual e identidade de gênero) foi criada para representar pessoas que não se identificam com a heterossexualidade ou com a binaridade dos gêneros.

Um estudo feito pela psicoterapeuta e pesquisadora Daniela Ghorayeb*, demonstrou que que 67% dos entrevistados afirmaram sentir vergonha de sua orientação sexual, sendo que 35% apresentavam quadros de Depressão e 10% com risco de suicídio. Segundo os entrevistados, família, religião e fatores como a pressão cisheteronormativa da sociedade eram os maiores indutores de sentimentos autodestrutivos.

As empresas passaram a oferecer um local seguro, para livre expressão, e apesar de muito ainda precisar ser feito, cada vez mais organizações têm desenvolvido ambientes corporativos inclusivos, com políticas de acolhimento e acompanhamento e programas de incentivo a inserção de pessoas LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho.

Na Petronect, a colaboradora Mariana Moreth, analista de Operações, comenta sua experiência: “Estou na empresa há 10 anos e posso dizer que quando cheguei aqui, não havia um departamento focado em Gente. Hoje, as coisas mudaram: começamos a falar em Diversidade em 2021, quando o departamento de Recursos Humanos assumiu esse tema. Desde então me senti acolhida. O mesmo processo pelo qual a Petronect passou para incluir a pauta da Diversidade, Equidade e Inclusão, eu também passei – foi exato quando eu me assumi publicamente, animada por este movimento”.

Mariana destaca que além de letramento, a empresa promove rodas de conversa, disponibiliza literatura sobre o tema, promove lives com representantes dos grupos minorizados que compartilham suas experiências e abrem debates.

“Eu vivi parte da minha vida em um ambiente religioso, em que passei por um processo muito grande de autoconhecimento e isso foi muito feliz, mas ao mesmo tempo muito difícil para mim. Estar em uma empresa que acolhe faz toda diferença e me ajudou em todo esse processo. Sinto, também, que meu desempenho melhorou porque a empresa também melhorou: o espaço de diálogo com a diretoria e a média liderança aumentou, os valores e a cultura foram fortalecidos, e isso impactou o desempenho de todos, acredito. Consegui me libertar sem julgamentos e me reconheci como mulher preta – eu que sempre olhei movimentos em prol dos grupos minorizados com certo preconceito, como se fossem migalhas que eu não precisava. Mudei de opinião a partir do conhecimento fomentado em meu ambiente de trabalho”.

O colaborador Ludemberg Freires, analista de Recursos Humanos, complementa com sua vivência: “Fui admitido na Petronect em 2020 e um mês depois foi declarada a Pandemia e todos fomos para o home office e não consegui me aproximar das pessoas de forma rápida Um ano depois foi criado Comitê da Diversidade e a Petronect foi a primeira empresa que trabalho, em oito anos, que consigo falar da minha orientação sexual sem medo de julgamentos. O Comite me fez sentir a inclusão. Desde a sua criação me vejo mais pertencente porque me sinto à vontade para falar, me sinto seguro quando preciso tratar deste assunto em eventos ou rodas de conversa e até mesmo motivar outras pessoas a buscar conhecimento sobre os temas de Diversidade e Inclusão. Alguns colegas me olham como referência para tirar dúvidas, se sentem livres para abordar assuntos do universo LGBTQIAPN+, desconstruindo e construindo novos conceitos”.

A empresa incluiu a Diversidade como pilar e tornou públicas as suas ações através de página dedicada em seu Portal corporativo: ali reúne estatísticas de um senso feito com colaboradores. Nos números da Diversidade na Petronect, 54% de seus colaboradores são mulheres e 46% homens. Quanto a diversidade étnico-racial, 44% são de pessoas pretas ou pardas, enquanto 56% de brancos. Mesmo não sendo obrigatório devido seu reduzido quadro funcional, 2% de seus colaboradores são Pessoas com Deficiência.

De acordo com Luiza Napoleão, atual líder do Comitê de Diversidade e gerente de Relacionamento da Petronect, a jornada da empresa é marcada pelo reforço da comunicação interna, com fortalecimento da cultura corporativa e seus valores. “Além das dinâmicas promovidas pelo Comitê de Diversidade, serão lançados em breve um Manual da Diversidade, com letramento adequado para colaboradores, e a política de Diversidade. Queremos estimular as trocas de conhecimento e experiências para deixar os colaboradores mais à vontade para dialogar, entender e valorizar as diferenças. Hoje, temos mais espaço para relações de respeito e de melhor qualidade, o que resulta em ampla segurança psicológica, diversidade de ideias e resultados com excelência”.

*ROSA, Wilzacler. Pesquisa revela o risco de suicidio na comunidade lgbt. Disponível em: https://www.crp15.org.br/artigos/pesquisa-revela-o-risco-de-suicidio-na-comunidade-lgbt/ , acesso em 10 de Fevereiro de 2023.

Sobre a PETRONECT

A Petronect (www.petronect.com.br) é um dos maiores Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.

Com experiência de mais de 20 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, no primeiro semestre de 2022, mais de 113,8 bilhões de reais transacionados em nosso Portal, 58 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 48 mil pedidos emitidos por cotações, 24 mil usuários registrados Petrobras, 262 mil notas fiscais eletrônicas emitidas para Petrobras. Desde 2003, o Grupo Petrobras já poupou, até o momento, a emissão de mais de 1.6 toneladas de CO2 por utilizar a Petronect.

Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, APS (Associação Petrobras de Saúde), Gaspetro, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, TBG, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Masterclass gratuita debate o modelo Fee Fixo na assessoria de investimentos

Published

on

Inscrições estão abertas para imersão ao vivo e exclusiva que acontece no dia 6 de maio

No dia 6 de maio, às 19h, os planejadores financeiros Henrique Barros, sócio-fundador da Invés, e Ana Veiga, fundadora da Tudo Sobre Assessoria, conduzirão a masterclass gratuita “Fee Fixo na Assessoria”, voltada para profissionais do mercado financeiro interessados em compreender e adotar esse modelo de remuneração. O evento será transmitido ao vivo, sem gravação posterior, e as inscrições gratuitas já estão disponíveis.

O modelo de fee fixo — também conhecido como modelo fiduciário —, amplamente utilizado no exterior, vem ganhando espaço no Brasil por promover maior transparência e alinhamento de interesses entre assessores e clientes. Diferentemente do modelo comissionado, em que a remuneração do assessor varia conforme os produtos financeiros vendidos, o fee fixo estabelece uma taxa previamente acordada, geralmente calculada sobre o patrimônio sob assessoria. Essa abordagem busca minimizar conflitos de interesse e oferecer confiança tanto para o cliente quanto para o profissional.

“Os clientes estão cada vez mais em busca de assessorias onde a transparência e alinhamento de interesses estão no centro do relacionamento, com objetivos claros a longo prazo e estratégias que façam sentido. A Resolução CVM 179 vem acelerando a necessidade de mais profissionais trabalhando com o modelo de fee fixo e os assessores precisam se adaptar. A masterclass foi pensada exatamente para esses investidores, apresentando um panorama do cenário atual e como se atualizar consoante à demanda do mercado”, explica Henrique Barros. A Invés, assessoria onde é um dos fundadores, trabalha com o modelo de fee fixo e, em pouco mais de dois anos, já acumulou um patrimônio sob custódia de R$ 2,5 bilhões e mais de 2 mil clientes.

A masterclass abordará temas como a evolução do mercado de assessoria, estratégias para transição do modelo comissionado para o fee fixo e exemplos práticos de profissionais que já adotaram essa metodologia com sucesso. Os especialistas  compartilharão suas experiências e responderão às dúvidas dos participantes durante a sessão ao vivo.

Profissionais interessados em participar devem se inscrever previamente, pois as vagas são limitadas. A masterclass faz parte do programa “Assessor do Futuro”, que reúne metodologias de planejamento financeiro para promover assessorias mais transparentes.

Serviço

Masterclass “Fee Fixo na Assessoria”

Com Henrique Barros, investidor e sócio fundador da Invés, e Ana Veiga, fundadora do Tudo sobre Assessoria

Data: 6 de maio, às 19h

Duração: duas horas

Onde: online, ao vivo, via zoom

Inscrições gratuitas pelo link 

Vagas limitadas

Continue Reading

Negócios

Rafaela de La Lastra, do salão à televisão: Empresária de sucesso estreia como apresentadora na NGT

Published

on

Rafaela de la Lastra, uma das maiores referências em beleza e gestão de salões no Brasil, acaba de dar mais um passo transformador em sua trajetória: estreia como apresentadora de TV no canal NGT (TV Digital), à frente do programa “Verdade é Investimento”, expressão que carrega como filosofia de vida e marca registrada.

Com uma história de superação que inspira milhares de profissionais, Rafaela iniciou sua jornada como auxiliar de cabeleireira, enquanto cursava a faculdade de marketing. No entanto, foi no dia a dia dos salões que descobriu sua verdadeira paixão. Abandonou o curso universitário para se dedicar de corpo e alma à profissão que realmente amava. Decidida a se tornar uma especialista, foi estudar nas melhores academias da Europa, como LLONGUERAS (Espanha), Vidal Sassoon e Tony & Guy (Inglaterra).

De volta ao Brasil, assumiu a gestão do salão da família em Campinas, que acabou encerrando suas atividades. Em seguida, partiu para os Estados Unidos para tentar recomeçar, administrando um novo salão — que também teve que fechar as portas, em parte devido à devastação causada pelo furacão Katrina.

Rafaela então passou a trabalhar como cabeleireira comissionada em um salão americano, mas logo se deparou com uma realidade dura: a comissão era tão baixa que os ganhos não cobriam os custos de vida. Por necessidade, ela decidiu aceitar trabalhos como faxineira, bartender, garçonete e vendedora de rolamentos, que ofereciam uma renda mais digna naquele momento.

Ao retornar ao Brasil, retomou a carreira como cabeleireira comissionada em salões de terceiros, reconstruindo sua clientela com técnica, empatia e dedicação. Conquistou uma cartela sólida de clientes, mas então veio a pandemia: os salões foram obrigados a fechar, e Rafaela, sozinha com duas filhas e sem apoio do pai das crianças, foi para as ruas atender a domicílio para garantir o sustento da família.

Foi então que ela montou seu primeiro salão, em parceria com uma sócia. Com o tempo, decidiu seguir carreira solo e abriu um novo salão próprio, do zero, que se transformou em referência de atendimento e gestão moderna. Com visão estratégica e senso de justiça, criou o Sistema Autentis, um modelo de gestão que rompe com o velho esquema de comissionamento e oferece uma alternativa mais humana e sustentável baseada no aluguel de estações de trabalho.

Hoje, além de empresária e Preceptora de profissionais donos de salão, Rafaela também é referência nas redes sociais, onde compartilha sua vivência e promove debates sobre dignidade profissional, empoderamento pessoal e o futuro da beleza.

Convidada pelo empresário e presidente da K5 Entertainment Paulo Rosa a fazer parte da nova grade de programação que irá iniciar em Junho na NGT, como apresentadora. Rafaela levará sua autenticidade, coragem e conhecimento para a televisão. Em “Verdade é Investimento”, seu novo programa será exibido todos os domingos a partir das 14h a sua tarde ganha um novo propósito! “Verdade é Investimento” mergulha de cabeça no universo do empreendedorismo, com foco especial no crescente e vibrante setor da beleza. Aqui, ideias se transformam em negócios, e histórias reais de superação, visão e inovação inspiram quem sonha em empreender.

A cada episódio, Rafaela recebe nomes que fazem a diferença — profissionais, empreendedores, criadores e especialistas que compartilham experiências reais, estratégias e visões que impulsionam quem vive da beleza e tudo que a cerca.

Negócios, beleza, inspiração e atitude reunidos em uma hora recheada de conteúdo prático, troca de experiências e verdades. Rafaela de la Lastra abrirá espaço para histórias reais, empreendedorismo e temas que inspiram transformação — sem filtros, sem scripts, apenas com a verdade que constroi.
“Minha história é feita de falhas, recomeços e escolhas. Tudo que conquistei veio do trabalho e da verdade. E agora, quero mostrar que isso é, sim, um investimento que vale a pena”, declara Rafaela.

Programado para estrear em Junho na NGT. Prepare-se para se emocionar, se inspirar — e talvez mudar de rota. Investir em conhecimento é investir no sucesso. “Verdade é Investimento” — um programa para quem faz, transforma e acredita.

Redes Sociais
Instagram @rafaeladelalastra
Tik Tok @rafaeladelalastra
Youtube @rafaeladelalastra

Continue Reading

Negócios

Nova NR1 exige mapeamento de riscos psicossociais — mas bancos ignoram exigência e podem enfrentar avalanche de ações trabalhistas

Published

on

Especialista alerta que instituições financeiras ainda não se adequaram às exigências legais, colocando em risco a saúde mental dos funcionários e a conformidade jurídica

A partir de 26 de maio de 2025, entra em vigor a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que torna obrigatória a inclusão da avaliação e gestão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) das empresas brasileiras. A medida, estabelecida pela Portaria MTE nº 1.419/2024, visa promover ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros, reconhecendo oficialmente fatores como estresse, assédio e sobrecarga psicológica como riscos ocupacionais que devem ser prevenidos e controlados pelas organizações .

No setor bancário, conhecido por metas agressivas e ambientes altamente competitivos, a negligência em relação a esses riscos pode resultar em uma onda de ações trabalhistas. Dados do Ministério da Previdência Social indicam que, em 2024, mais de 440 mil trabalhadores foram afastados por transtornos mentais, com os bancários entre os mais afetados .

“A partir de maio, os bancos que não implementarem medidas efetivas para identificar e mitigar riscos psicossociais estarão em desacordo com a legislação e sujeitos a penalidades severas”, alerta a advogada trabalhista Juliane Garcia de Moraes, especialista em questões laborais no setor financeiro. “Não se trata mais de uma recomendação, mas de uma obrigação legal que, se ignorada, pode gerar passivos significativos.”

A nova NR-1 exige que as empresas desenvolvam um inventário de riscos que inclua fatores psicossociais, elaborem planos de ação específicos e realizem monitoramento contínuo das medidas implementadas. A fiscalização será intensificada, especialmente em setores com alta incidência de adoecimentos mentais, como o bancário .

“Programas superficiais de bem-estar não serão suficientes. É necessário um compromisso real com a saúde mental dos colaboradores, com ações concretas e mensuráveis”, enfatiza Juliane. “A conformidade com a NR-1 não é apenas uma questão legal, mas também estratégica para a sustentabilidade das instituições financeiras.”

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios12 horas ago

Masterclass gratuita debate o modelo Fee Fixo na assessoria de investimentos

Inscrições estão abertas para imersão ao vivo e exclusiva que acontece no dia 6 de maio No dia 6 de...

Negócios13 horas ago

Rafaela de La Lastra, do salão à televisão: Empresária de sucesso estreia como apresentadora na NGT

Rafaela de la Lastra, uma das maiores referências em beleza e gestão de salões no Brasil, acaba de dar mais...

Saúde14 horas ago

Dra. Silvana Corrêa: Referência em estética avançada, ciência e bem-estar

Reconhecida por sua trajetória sólida e inspiradora, a Dra. Silvana Corrêa é um nome de destaque no setor de estética...

Saúde15 horas ago

Referência em harmonização facial, Dr. Ivan Rollemberg anuncia datas da Tour Human Clinic em SP

Projeto itinerante promete democratizar o acesso à estética com excelência e foco na autoestima Referência nacional em procedimentos estéticos com...

Saúde15 horas ago

Psicóloga Renata Camargo lança comunidade online voltada para mães de adolescentes

A AMA – Comunidade para Mães de Adolescentes abre inscrições em 8 de maio e oferece aulas semanais, apoio emocional...

Politica15 horas ago

Secretário da Sepa, Erich Douglas, participa de palestra na Uni7 sobre “O Jovem na Política”

Nesta segunda-feira, 05 de maio de 2025, o Secretário Estadual da Secretaria de Proteção Animal do Ceará (Sepa) e vereador...

Business15 horas ago

Empresas querem mais resultado e menos likes especialista revela pilares do marketing que realmente funcionam

Empresários buscam estratégias mais inteligentes e personalizadas para crescer no digital. Conheça André Rodrigues, especialista em marketing que está por...

Saúde15 horas ago

Poltrona Pós-Operatório para locação em Sinop: Conforte-se garante seu conforto e bem-estar

Sabemos que o período de recuperação exige cuidado, atenção e, principalmente, conforto. Por isso, a Conforte-se Sinop tem como missão...

Moda15 horas ago

Experience Models chega a Volta Redonda em busca de novos talentos da moda

Evento acontece nos dias 9 e 10 de maio de 2025, com inscrições gratuitas Volta Redonda será o novo palco...

Saúde15 horas ago

Modelo 100% particular: como clínicas estão se tornando financeiramente sustentáveis ao abandonar os convênios

Com métodos baseados em gestão estratégica e experiência do paciente, profissionais da saúde estão reestruturando clínicas e consultórios para operar...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed