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Tecnologia

Clientes da Useall no Sul já comecam a utilizar NF3e, que será obrigatória em alguns estados

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Clientes da Useall nos estados do Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR) também já estão utilizando o faturamento de energia elétrica de forma digital.

A previsão da obrigatoriedade legal era para 01 fevereiro 2022, porém, em Janeiro de 2022, foi lançado um ajuste que passou a obrigatoriedade da emissão da NF3e em Santa Catarina e em alguns outros estados para setembro de 2022.

No início de Fevereiro, a primeira NF3e foi emitida em Santa Catarina, pela Cooperaliança, primeiro Cliente da Useall deste setor. O documento foi recebido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SC) no dia 1° deste mês.

“Ficamos felizes e surpresos em sermos os primeiros a conseguir autorizar a nota fiscal eletrônica em SC, não tínhamos a pretensão disso. Nosso foco era realizar o faturamento sem atrapalhar o processo diário e contínuo de leitura e emissão das faturas. Durante toda a homologação e preparação da base de dados, a Useall sempre esteve presente colaborando com o processo, nunca medindo esforços para esclarecer as dúvidas e ajudar a solucionar problemas que foram aparecendo. A Useall nos deixou bem confortáveis com o apoio recebido em todos os momentos, graças a essa relação que temos e muito trabalho dos departamentos comercial e faturamento foi possível a mudança no prazo estabelecido”, disse Rafael Bacis, Coordenador de TI da Cooperaliança.

A Nota Fiscal de Energia Elétrica é o documento emitido e armazenado em formato eletrônico. Seu objetivo é documentar as operações relativas à fatura de energia elétrica. Com a validade jurídica sendo garantida pela assinatura digital do emitente. Já a autorização de uso, é garantida pela administração tributária da unidade federada do contribuinte.

“Desde o inicio o Projeto de implantação da NF3e foi desafiador, pois, precisamos buscar o conhecimento diretamente da fonte, com isso tivemos segurança em iniciar o registro de NF3e antes mesmo de ser obrigatório. Grandes Distribuidoras ainda não conseguiram realizar esse registro de NF3e e nós já colocamos em operação em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. E digo com segurança que estamos prontos para pôr em produção nos demais estados”, explica Luiz Gustavo Fabro Triches, Analista de Negócio da Useall Software.

Nesta semana, foi a vez dos Clientes do estado de Goiás (GO) também iniciarem o uso da tecnologia.
De acordo com a diretora de Administração Tributária (DIAT), Lenai Michels, a NF3e trará um excelente avanço para as partes envolvidas.
“Além de trazer maior segurança entre as operações e controle em tempo real, também será possível uma redução dos custos de arquivamento, eliminação do uso de papel e pesquisas feitas de uma forma mais rápida e precisa”, pontua Lenai.

A Useall foi pioneira na integração e desenvolvimento do recurso para emissão da nova Nota Fiscal Eletrônica do tipo NF3e, levando inovação e tecnologia de forma ágil aos Clientes.
A Useall Software está no mercado de software há 22 anos, presente em praticamente todo o Brasil com suas soluções, tendo como propósito servir com tecnologia.
A empresa atende mais de 2mil Clientes, mais de 5mil usuários. Atualmente, conta com aproximadamente 250 colaboradores, com matriz em Criciúma/SC e 03 filiais (Florianópolis/SC, Caxias do Sul/RS e Sorocaba/SP).

https://www.useall.com.br/

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Geral

Hyundai anuncia Ioniq 5 e Palisade para o segundo semestre de 2024 no Brasil

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A Hyundai Brasil (HMB) e a Caoa anunciaram no início de março novidades para o mercado brasileiro em 2024, com destaque para a eletrificação da linha da marca sul-coreana. Entre os lançamentos confirmados estão o crossover 100% elétrico IONIQ 5 e o SUV de grande porte Palisade, na versão de 8 lugares, único de seu segmento no país.

O IONIQ 5, um dos modelos mais aguardados da Hyundai, chega ao Brasil no segundo semestre de 2024. Com design futurista e plataforma E-GMP dedicada a carros elétricos, o crossover oferece tecnologia de ponta, como sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo.

A versão prevista para o Brasil é a topo de linha, com baterias de 72,6 kWh, dois motores elétricos que geram 305 cv de potência e 61,7 kgfm de torque, e autonomia de 500 km (WLTP).

Também no segundo semestre, a Hyundai trará ao Brasil o Palisade, um SUV de grande porte que oferece espaço para até 8 pessoas. O modelo se destaca pelo design imponente, interior luxuoso e tecnologias avançadas de segurança e conectividade.
A versão a ser comercializada no Brasil terá motor V6 3.8 de 295 cv de potência e 36,1 kgfm de torque, câmbio automático de 8 marchas e tração integral.

Outros lançamentos previstos
Além do IONIQ 5 e do Palisade, a Hyundai ainda não confirmou outros lançamentos para 2024. No entanto, a marca já sinalizou que pretende trazer modelos eletrificados e de combustão para o mercado brasileiro.

Entre as opções estão os SUVs KONA e Santa Fe em suas variáveis de propulsão a combustão, híbrida ou elétrica. Também há espaço para outros modelos, principalmente aqueles que já construíram forte imagem junto ao consumidor brasileiro, como os sedans Elantra, Sonata e Azera; e o SUV Tucson.
Conheça mais:

Kona: A nova geração do SUV compacto estará disponível com opções híbridas ou totalmente elétricas, expandindo as opções de eletrificação da marca no país.

Santa Fe: O SUV médio também poderá ser lançado em 2024, com opções de motorização a combustão, híbrida ou elétrica.

Tucson: O SUV que já foi líder de vendas no Brasil também pode ser lançado em sua nova geração, com opções de motorização a combustão, híbrida ou elétrica.

Elantra, Sonata e Azera: A Hyundai também estuda a viabilidade de trazer de volta ao Brasil seus sedãs médios e grandes, que já conquistaram o público brasileiro no passado.

Nova parceria entre Hyundai e Caoa
A Hyundai e a Caoa reconfiguraram sua parceria, unificando a rede de concessionárias e permitindo que a Hyundai decida sobre as importações. As concessionárias terão acesso à linha completa de produtos, com modelos nacionais faturados pela Hyundai e importados gerenciados pela HMB.

A Hyundai investirá US$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032, incluindo pesquisa de hidrogênio verde. A marca também pretende implementar novas tecnologias, como sistemas híbridos-leves, nos modelos nacionais mais vendidos.

Com a chegada do IONIQ 5 e do Palisade, a Hyundai reforça sua presença no mercado brasileiro e demonstra seu compromisso com a eletrificação da linha. A nova parceria com a Caoa também deve contribuir para o crescimento da marca no país.

Fotos: Divulgação/Hyundai

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Tecnologia

Invasão da LGPD nos tribunais impulsiona busca por certificações de proteção de dados

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Citada em decisões judiciais em um volume quatro vezes maior do que dois anos atrás, norma provoca corrida por cursos de especialização profissional

Se ainda não foi capaz de mudar a realidade do uso indevido das informações pessoais dos consumidores no país, pelo menos já é possível afirmar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está produzindo uma mudança de postura do mundo corporativo em relação ao tema. Após registrar nos últimos dois anos a quadruplicação das decisões judiciais nas quais algum item presente na norma foi citado de forma relevante nos tribunais pelo país afora, as empresas aceleraram a busca por cursos e certificações profissionais que habilitem seus times para lidar de forma correta com a legislação.

Um dos indícios desta mudança de comportamento foi o crescimento vertiginoso do faturamento originado pela vertical educacional da DeServ Tecnologia & Serviços, a DeServ Academy. Especializada em formação e treinamento para a obtenção de certificações internacionais relacionadas ao tema, a unidade de negócios, que em 2022 havia sido responsável por 22,3% do faturamento da companhia, viu este patamar subir dez pontos percentuais no ano passado, chegando a 32,3% com a perspectiva de avançar ainda mais em 2024 e se consolidar definitivamente como a principal fonte de receitas da empresa.
De acordo com a pesquisa Painel LGPD, realizada por especialistas do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com apoio da ferramenta Jusbrasil, em 2023 foram identificadas 1.206 ocasiões nas quais a lei foi citada na argumentação dos juízes. Este número é 81% maior do que o registrado em 2022 (665) e mais do que quatro vezes superior a 2021 (274).

A sócia da DeServ Academy, Bruna Fabiane da Silva, eleita no final do ano passado uma das 50 Melhores Mulheres em Segurança Cibernética das Américas pela WOMCY (LATAM Women in Cybersecurity) explica que além da preocupação em evitar multas e outras penalidades aplicadas, o desejo de estar o mais rapidamente possível em conformidade com a LGPD se deve também ao receio de arranhões na imagem das marcas. “São riscos de prejuízos tangíveis e intangíveis que têm transformado a necessidade de especialização no assunto em verdadeira prioridade nas estratégias empresariais”, diz.

Bruna que atua como instrutora de treinamentos em privacidade e proteção de dados da IAPP e DPO EXIN, além de consultora de conformidade LGPD também é coautora, juntamente com a advogada Ana Vitória Germani D’Avila, líder de Consultoria LGPD e ISO 27001 na DeServ, do livro “LGPD: Muito além da Lei”, que acaba de ultrapassar a marca de 80 mil páginas lidas em seu formato digital e ganhar uma versão impressa.

Para o CEO e Founder na DeServ, Thiago Guedes Pereira, o aumento progressivo do protagonismo da vertical acadêmica da empresa é considerado natural levando em conta o cenário atual do mercado no qual a busca por tornar a experiência digital dos clientes em todos os setores cada vez mais fluída segue abrindo oportunidades para a ação de criminosos virtuais. “O mundo corporativo demanda por um volume sempre maior do que o existente de profissionais capacitados para lidar com os desafios da segurança cibernética. Neste sentido, a DeServ Academy tem se destacado por oferecer algumas das mais importantes certificações globais nesta área”, diz.

O executivo comenta ainda que uma das iniciativas que mais contribuíram para este resultado em 2023 foi a parceria firmada com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para a formação de turmas pela DeServ Academy com a participação de profissionais de diversos bancos brasileiros na aplicação dos cursos CompTIA Cysa+ e CompTIA CASP+. Ele explica que são certificações internacionais, reconhecidas pela Computing Technology Industry Association, mais conhecida como CompTIA, uma das principais associações comerciais da indústria de TI no mundo. Além da parceria com essa entidade, a DeServ Academy também prepara alunos para obter certificações para organizações globais como a IAPP (Associação Internacional de Profissionais de Privacidade) e a Exin, certificadora holandesa reconhecida como uma das mais tradicionais e importantes do mundo.

Paralelamente ao crescimento do faturamento em sua vertical educacional, a DeServ comemora o crescimento do volume de negócios também na vertical de consultoria, principalmente em função da conquista de importantes clientes na área hospitalar. O departamento havia sido responsável por 13,6% das receitas em 2022 e saltou para 18,7% no ano passado.

Já na vertical de soluções, o destaque ficou para as ferramentas de apoio à conformidade LGPD, além do desenvolvimento de um novo produto em conjunto com a fabricante multinacional Sophos. Ao todo, a DeServ registrou um crescimento de 11% em seu faturamento em 2023 em relação ao ano anterior, superando a casa dos R$5 milhões. A expectativa da empresa é crescer 40% em 2024.

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Tecnologia

Inteligência Artificial: inimigo ou aliado… Como usar IA para evitar o roubo de nossa identidade?

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● Nos últimos 12 meses, uma em cada quatro pessoas no mundo perdeu dinheiro devido a fraudes ou roubo de identidade.
● Nos Estados Unidos, ocorre um caso de roubo de identidade a cada 22 segundos.

Um estudo recente da Global Anti-Scam Alliance (GASA) e ScamAdviser revelou que 25,5% das pessoas no mundo perderam dinheiro devido a fraudes ou roubo de identidade nos últimos 12 meses. Isso significa que, em média, uma em cada quatro pessoas foi vítima de uma fraude. Os códigos que protegem as sessões bancárias online são vendidos na dark web por apenas US$ 60, evidenciando a urgente necessidade de tomar medidas contra esse tipo de fraude.

Nesse sentido, Carlos Chavarría, CEO e fundador da NAAT.TECH, a empresa global líder na implementação de soluções multibiométricas para combater fraudes, afirmou que a combinação de sistemas biométricos impulsionados por IA, como reconhecimento facial, de voz e de impressão digital, oferece um nível adicional de segurança ao autenticar a identidade de forma única e praticamente infalível, considerando que as perdas financeiras devido a esse tipo de crime totalizam US$ 1,026 trilhão. Isso representa 1,05% do PIB mundial.

Tecnologia com IA para combater fraudes

Para combater fraudes por roubo de identidade, a NAAT.TECH se aliou a instituições bancárias em países como o Brasil, para proteger o pix (sistema de pagamento digital que permite aos clientes transferir dinheiro entre contas bancárias ou pagar por bens e serviços instantaneamente).

A empresa oferece o NAAT.check, um serviço de dupla verificação que utiliza algoritmos para garantir transações confiáveis. Além disso, reforçou as soluções de validação biométrica em seguros, tanto para venda quanto para mudanças nas condições. Diante da crescente ameaça de fraudes por roubo de identidade, a empresa continua explorando soluções eficazes para proteger o patrimônio das pessoas e das instituições.

Nos Estados Unidos, a NAAT.TECH fornece ferramentas tecnológicas a um banco, permitindo que o mercado latino e mexicano localizado no Texas ou que deseje abrir contas nesse país possam validar sua identidade de forma segura. Isso beneficia os usuários, que podem obter taxas de juros e custos financeiros menores, e o banco, que se protege contra possíveis fraudes. Nos Estados Unidos, o roubo de identidade foi o segundo tipo de queixa mais comum relatado pelos consumidores em 2023 e representou 19% de todos os relatórios recebidos pela Comissão Federal de Comércio até o momento.

Assim, a IA ajuda as empresas a detectarem fraudes:

● Prevenindo problemas identificando padrões irregulares ou comportamentos fora do comum.
● Proporcionando uma avaliação mais precisa e rápida do risco associado a solicitações ou reclamações.
● Identificando atividades que poderiam indicar fraude, oferecendo uma camada adicional de segurança ao usuário e à empresa.
● Verificando a identidade dos usuários e garantindo que as informações fornecidas sejam válidas.
● Utilizando o processamento de linguagem natural (NLP) para processar formulários, e-mails e outros documentos.
● Proporcionando uma monitorização constante, permitindo a detecção precoce de qualquer atividade suspeita.
● Reduzindo a probabilidade de erros humanos ao automatizar tarefas repetitivas.

Assim, você pode se proteger contra fraudes. Use as seguintes ferramentas e não seja vítima de fraudes:

● Utilize autenticação multifatorial (MFA). A MFA é uma camada adicional de segurança que requer que os usuários forneçam duas ou mais formas de identificação para fazer login ou realizar uma transação. A IA pode ser usada para gerar códigos de autenticação, como códigos de uso único (OTP) enviados por SMS ou e-mail.
● Serviços de verificação de identidade. Estes geralmente utilizam uma combinação de métodos para verificar a identidade dos usuários, incluindo:
● Verificação de dados pessoais, como nome, endereço e data de nascimento, com bancos de dados públicos ou privados.
● Verificação de documentos, como carteira de identidade emitida pelo governo ou passaporte, com imagens ou bancos de dados de documentos autênticos.
● Use ferramentas de prova de vida da IA para verificar se a pessoa que está fazendo login ou realizando uma transação é uma pessoa real e não um robô. Alguns exemplos são:
● Testes de voz: esses testes exigem que o usuário fale uma frase ou responda a uma pergunta. A IA analisa a voz do usuário para determinar se é real.
● Testes de vídeo: esses testes exigem que o usuário grave um vídeo de si mesmo. A IA analisa o vídeo do usuário para determinar se é real.
● Testes de movimento: esses testes exigem que o usuário execute uma ação física, como piscar ou mover a cabeça. A IA analisa o movimento do usuário para determinar se é real.

Sobre o autor

Carlos Chavarría é Engenheiro em Sistemas de Computação, formado pela Universidade de Monterrey, no México. Empreendedor, inventor e participante destacado em Comitês de Educação Tecnológica, Cultura e Blockchain. Em 2005, fundou a NA-AT Technologies, empresa de origem mexicana com presença global, dedicada ao desenvolvimento de tecnologias multi biométricas, a empresa tem um market share de 74% do mercado mexicana, com soluções utilizadas em mais de 100 países, por mais de 500 empresas em todo o mundo.

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