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Empreendedorismo

Como uma franquia de self-service de açaí conseguiu crescer 30% mesmo com restrições de funcionamento

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Como uma franquia de self-service de açaí conseguiu crescer 30% mesmo com restrições de funcionamento

Açaí da Barra desenvolveu novos produtos para delivery e inaugurou lojas ainda com as portas fechadas, mas fundador credita resultado à preparação do negócio antes da pandemia

Quando Everaldo Putti decidiu largar a tecnologia para empreender com açaí, em 2015, a ideia era recriar uma sorveteria do interior, com atendimento self-service, na qual o próprio cliente monta o que vai consumir. A empresa nasceu em Barra Bonita, no interior de São Paulo, e ganhou o nome de Açaí da Barra. Em apenas quatro meses, ele chegou a abrir uma segunda unidade, comandada por um casal de conhecidos.

Hoje, a rede de franquias tem cerca de 90 unidades em funcionamento e faturou R$ 59 milhões em 2020. No ano passado, a Açaí da Barra conseguiu crescer 30% em número de unidades, mesmo com as restrições de funcionamento. As razões para isso, de acordo com o empreendedor, foram plantadas desde antes da pandemia.

Com apenas um ano de existência, por volta de 2016, a empresa já tinha se expandido para onze unidades, comandadas em regime de parceria com outros empreendedores, até que Putti decidiu formalizar o negócio como franquia, e foi buscar o auxílio de uma consultoria especializada no setor. As lojas já existentes aceitaram a transição no modelo do contrato e ele passou a abrir novas unidades sob o novo formato de expansão.

Um ano depois de transformar o negócio em franquia, por volta de 2017, Putti conta que começou a perceber uma “diminuição da qualidade” e aumento de preços dos produtos nos fornecedores. Assim, o empreendedor decidiu trazer tudo para dentro de casa e investiu cerca de R$ 500 mil, parcelados em dez vezes, para montar a própria fábrica em Igaraçu do Tietê, próximo a Barra Bonita.

O objetivo era ter o controle total sobre a matéria-prima da rede, mas ele também conseguiu ampliar o portfólio de produtos vendidos nas lojas. “Com isso, conseguimos abrir o leque de opções e hoje oferecemos 14 tipos diferentes de açaí”, conta. O aporte também incluiu um sistema próprio de logística. A verticalização do processo trouxe uma economia de 15% a 20% para as unidades franqueadas.

No terceiro ano de operação da rede, a franqueadora decidiu modificar a forma de remuneração e começou a cobrar royalties sobre compras, em vez do faturamento bruto. Putti diz que isso ajudou a margem das unidades crescer em torno de 3%, o que ele considera um dos pontos fundamentais para que a rede tenha conseguido passar pela primeira fase da pandemia.

Em março de 2020, no início da primeira quarentena imposta para diminuir a transmissão de Covid-19, a rede tinha 89 lojas em funcionamento. Cerca de oito já estavam instaladas na Grande São Paulo. Todas as unidades são de rua, dessa forma, conseguiram continuar com serviços de take away (retirada), durante a maior parte do tempo, mesmo com as portas fechadas, e Putti implementou um serviço de delivery, que ajudou as unidades a aumentarem o faturamento.

Neste canal, o cliente escolhe a base do açaí e os complementos para montar em sua própria casa. Além disso, é estimulado a postar uma foto da “obra de arte” nas redes sociais. Com o tempo, a rede criou novas embalagens para os produtos, para atender diferentes necessidades de consumo. A Açaí da Barra também criou uma linha de picolés vendida em combos de 30 unidades por R$ 25. Putti calcula que o investimento feito na modernização da fábrica, para automatizar e triplicar o ritmo de produção, ao longo de 2020, tenha sido de R$ 4 milhões.

O delivery passou a representar cerca de 10% do faturamento dos franqueados, e hoje bate na casa dos 20% na receita da marca como um todo. Isso ajudou a conter o prejuízo das franquias com a pandemia. Putti estima que a marca tenha tido uma queda de 30% no faturamento. A receita total da rede em 2020 foi de R$ 59 milhões. “A queda foi bem menor do que imaginávamos, dado o cenário. Aprendemos a trabalhar com o delivery, vamos manter. Inclusive, temos uma plataforma própria já em desenvolvimento.”

A rede sofreu duas baixas de lojas ao longo do ano. De acordo com o empreendedor, eram pontos que já não iam bem até mesmo antes da pandemia. Em contrapartida, a partir de agosto, com a flexibilização, conseguiu vender mais de 35 novas unidades. Algumas abriram as portas ainda em 2020 e a rede terminou o ano com um saldo positivo no número de lojas, cerca de 90. “Inauguramos lojas só com o delivery, com um forte trabalho em redes sociais, que tiveram bons resultados. Mas não é o cenário ideal.”

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor fechou cerca de 4 mil unidades de franquia em 2020, acarretando uma queda de 2,6% em relação ao total existente em 2019. Dessa forma, o resultado da Açaí da Barra foi fora da curva. “Fomos muito requisitados por pessoas que estavam capitalizadas e perceberam que ter uma franquia é mais rentável do que manter em investimentos, altos executivos que perderam o emprego e também por multifranqueados”, afirma Putti.

O franqueado não precisa preparar os produtos: tudo é entregue pela fábrica. Dessa forma, Putti acredita que a simplificação do processo e a economia com produção própria e outras taxas tenham tornado a marca mais competitiva durante o cenário de crise.

O alto número de novas unidades demandou, inclusive, uma ampliação da fábrica, que deve ser entregue nos próximos 60 dias, a tempo de atender os novos pontos de venda. Atualmente, o centro de produção da Açaí da Barra multiplicou o valor investido por dez e conta com R$ 5 milhões em equipamentos. Também está nos planos de Putti o desenvolvimento de uma linha exclusiva para venda no varejo, que será diferente do produto fornecido hoje para as franquias. Dessa forma, a fábrica também terá outras fontes de receita.

Para 2021, o empreendedor decidiu manter a meta de crescimento de 30%. No entanto, ele pretende aproveitar os eventuais espaços vagos em shopping centers para a expansão, e levar a Açaí da Barra também para espaços fechados. “O varejo vai se transformar e os shoppings se tornarão espaços cada vez mais centrados na experiência, e o nosso negócio tem total aderência com isso.”

Atualmente, a Açaí da Barra trabalha com quatro modelos de negócio, que exigem aportes diferentes para quem quiser ser um franqueado. A versão menor, Compact, com lojas de 5 a 30m², demanda um investimento a partir de R$ 90 mil. Há ainda o quiosque, por R$ 91 mil, e a loja Smart (entre 40 e 50m²), de R$ 130 mil. Já o modelo Premium, que prevê lojas maiores de 100m², custam mais de R$ 190 mil.

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De entregadora de marmitex a empresária de sucesso: Conheça o Ateliê Cristiane Bastos

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Cristiane Lopes Bastos, de São Bernardo do Campo (SP), percorreu um longo caminho até se tornar a empresária de sucesso que é hoje. Sua trajetória, repleta de desafios e superações, a levou a criar o Ateliê Cristiane Bastos, um espaço único dedicado a noivas que buscam uma experiência diferenciada para o grande dia.

“Sempre soube que faria algo diferente na minha vida, algo que impactaria outras pessoas, mas não sabia exatamente o quê”, relembra Cristiane. Aos 13 anos, começou a trabalhar como entregadora de marmitex e aos 14, já atuava no mercado de vendas. Foi aos 19 anos, em uma loja de maquiagens, que descobriu sua verdadeira paixão. “Lá, não só vendia produtos, mas também aplicava maquiagem e ensinava outras pessoas a usar os produtos corretamente. Foi onde me senti realizada, onde me descobri.”

A experiência em salões de beleza a fez perceber uma lacuna no mercado: a falta de um atendimento personalizado e focado na experiência da noiva. “O Ateliê Cristiane Bastos surgiu da necessidade de superar as dificuldades enfrentadas nos atendimentos em salões de beleza”, explica Cristiane. “Percebi que muitas vezes era apenas mais um serviço prestado, sem considerar a importância do momento e da ocasião para as clientes.”

E é justamente a essência do atendimento que diferencia o Ateliê Cristiane Bastos dos demais. “Acredito que tudo está na essência do que oferecemos: nossos serviços, experiências e nossa abordagem de atendimento. É isso que nos diferencia”, afirma Cristiane.

Com uma infraestrutura de 137m², o espaço conta com uma Sala de Maquiagem exclusiva, uma sala dedicada aos penteados, e uma sala para troca de roupa. Além disso, três suítes com varandas e banheiras individuais garantem privacidade e conforto às noivas.

A localização estratégica, próxima às principais saídas para as rodovias Imigrantes, Anchieta e Rodoanel, facilita o acesso a noivas de todo o ABC, São Paulo e até do interior. A equipe, cuidadosamente selecionada, preza pela excelência técnica e pelo atendimento personalizado. ““Valorizamos não apenas o potencial técnico de cada membro, mas também sua capacidade de fornecer o atendimento de alta qualidade que é o nosso foco principal”, enfatiza Cristiane.

Para Cristiane, o diferencial do Ateliê está na sua singularidade. “Nosso projeto visa sempre agregar valor e acompanhar de perto as tendências do mercado. Enquanto nossos concorrentes estão pensando, nós já estamos agindo. Nosso grande diferencial é sermos únicos, por isso, não nos compare com os outros.”

Quer saber mais sobre o Ateliê Cristiane Bastos? Acompanhe o trabalho e as novidades pelo Instagram: @ateliecristianebastos.

Serviço:
Ateliê Cristiane Bastos
Endereço: Rua Gabriel de Góis, 145 – Bairro Assunção – São Bernardo do Campo (SP)
Telefone: (11) 98191-7934
Instagram: @ateliecristianebastos

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Capim Dunamis é o líder do mercado de brachiarias híbridas no Brasil

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A variedade desenvolvida pela Milagro Agro Brasil domina mais da metade do seu segmento e segue ganhando espaço.

Pouco mais de três anos após seu lançamento, a brachiaria híbrida Dunamis, desenvolvida pela empresa de tecnologia agrícola Milagro Agro Brasil, já é a líder em seu segmento, superando outras seis concorrentes. Atualmente, a área plantada de Dunamis corresponde a 52% do total plantado com brachiarias híbridas no país, uma validação do potencial desta variedade para a cobertura de pastagens.

A variedade, inclusive, tem atraído o público em feiras e eventos agropecuários no Brasil e no exterior, conquistando cada vez mais pecuaristas interessados em aumentar a produtividade de suas pastagens. A Dunamis esteve presente, por exemplo, na Agrishow 2024, maior feira de tecnologia agrícola do país, realizada em Ribeirão Preto (SP). Na ocasião, o espaço da Milagro contou com a presença do cantor e pecuarista Zezé Di Camargo, que é embaixador da marca.

Apesar de já dominar sozinha mais da metade do mercado de brachiarias híbridas, a Dunamis deve ser ainda mais utilizada nos próximos anos, com o crescimento expressivo da área plantada. Isso é o que prevê o diretor de Marketing e Vendas da Milagro Agro Brasil, Alexandre Hemza, que também destaca as diversas vantagens da Dunamis frente às concorrentes,

Hemza lembra que o uso de variedades híbridas ainda é recente, tendo se popularizado há pouco mais de uma década, o que deixa uma grande margem para o crescimento desse setor. “No Brasil, os híbridos representam por volta de 3% do mercado. Mas a expectativa é que eles representem 90% daqui a 20 anos”, explica. “A Milagro com certeza estará lá, liderando nesse segmento”.

Dentre as qualidades do capim Dunamis, Alexandre Hemza destaca a alta palatabilidade e a presença de estolões, que garantem um bom enraizamento e tornam a variedade útil para a função de descompactação do solo; tais características podem ser aproveitadas por pecuaristas em terrenos declivosos. mas também por agricultores que desejam melhorar a qualidade do solo para o plantio de diferentes espécies posteriormente. Também são vantagens da Dunamis:
• Crescimento inicial muito superior ao da Marandu e da Decumbens;
• Resistência à cigarrinha das pastagens;
• Fácil adaptação a solos de baixa fertilidade. (de pH 4,8, enquanto a Marandu exige pH 5,5), solos arenosos e terrenos com alta declividade;
• Melhor controle de erosões;
• Maior tolerância à seca se comparada à Marandu;
• Boa tolerância a períodos curtos de encharcamento do solo (15 a 30 dias) se comparada à Marandu (3 a 6 dias);
• Tolerância a Rhizoctonia (um dos fungos causadores da morte súbita das brachiarias);
• Facilidade de plantio em covas em solo arenoso e sem correção;
• Teores de proteína bruta e digestibilidade superiores aos da Marandu.

Olhando para o futuro, Hemza destaca o compromisso da Milagro Agro Brasil com a inovação, assumindo o objetivo ambicioso de substituir amplamente as variedades mais comuns de brachiarias nas próximas duas décadas. Com sua abordagem, a empresa pretende tornar a pecuária mais produtiva e sustentável, possibilitando que alimentos de qualidade cheguem a cada vez mais pessoas. Para saber mais, acesse milagroagrobrasil.com.br.

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Juréia Pescados oferece variedade e praticidade em São Paulo

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Cansado da monotonia do dia a dia na cozinha? Procurando opções deliciosas e práticas para agradar a família e os amigos? A Juréia Pescados, em São Paulo, é o lugar ideal para quem busca qualidade, praticidade e sabor.

Localizada no bairro da Mooca, a loja oferece uma infinidade de pescados frescos e frutos do mar para quem gosta de preparar seus próprios pratos. Do tradicional salmão e tilápia até opções mais exóticas como atum e camarão, você encontrará tudo o que precisa para criar receitas deliciosas.

Já para quem busca praticidade, a Juréia Pescados também oferece uma linha completa de pratos prontos e semiprontos. São diversas opções para todos os gostos, desde coxinhas de camarão até tortas, croquetes e lasanhas. “Não existe outra peixaria na região com a quantidade de produtos prontos que a gente tem. Se você quiser tilápia recheada, por exemplo, temos com camarão, palmito, dois queijos e bacon, além de outros sabores deliciosos”, ressalta o gerente geral, Luiz Possi.

Para os fãs de culinária japonesa, a Juréia Pescados oferece uma linha completa de sushis e temakis feitos com ingredientes frescos e de alta qualidade. “Entregamos em toda a cidade de São Paulo e grande ABC”, explica Possi. “É a opção perfeita para quem quer um almoço rápido, um jantar com amigos ou uma festa”, destaca.

Outra comodidade é a possibilidade de pedir por delivery. O cliente entra em contato pelo WhatsApp da loja ou pelo Aplicativo de entrega, informa o produto que quer comprar e aguarda a chegada do pescado no conforto de casa.

Para explorar todos os produtos oferecidos pela Juréia Pescados e fazer encomendas, basta acessar o perfil da peixaria no Instagram @peixaria_jureia_pescados ou através do aplicativo de entrega: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wabiz.delivery.jureiapeixaria (Link para Android). Para encomendas e mais informações, visite o Link Multicanal da Juréia Pescados: https://jureiapeixaria.wabiz.delivery/. Também é possível acessar diretamente o link de encomendas: https://pedido.anota.ai/

SERVIÇO:
Juréia Pescados
Endereço: R. Siqueira Bueno, 1642 – Mooca (SP).
WhatsApp: (11) 2368-6407
Instagram: @peixaria_jureia_pescados

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