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Empreendedorismo

Como uma franquia de self-service de açaí conseguiu crescer 30% mesmo com restrições de funcionamento

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Como uma franquia de self-service de açaí conseguiu crescer 30% mesmo com restrições de funcionamento

Açaí da Barra desenvolveu novos produtos para delivery e inaugurou lojas ainda com as portas fechadas, mas fundador credita resultado à preparação do negócio antes da pandemia

Quando Everaldo Putti decidiu largar a tecnologia para empreender com açaí, em 2015, a ideia era recriar uma sorveteria do interior, com atendimento self-service, na qual o próprio cliente monta o que vai consumir. A empresa nasceu em Barra Bonita, no interior de São Paulo, e ganhou o nome de Açaí da Barra. Em apenas quatro meses, ele chegou a abrir uma segunda unidade, comandada por um casal de conhecidos.

Hoje, a rede de franquias tem cerca de 90 unidades em funcionamento e faturou R$ 59 milhões em 2020. No ano passado, a Açaí da Barra conseguiu crescer 30% em número de unidades, mesmo com as restrições de funcionamento. As razões para isso, de acordo com o empreendedor, foram plantadas desde antes da pandemia.

Com apenas um ano de existência, por volta de 2016, a empresa já tinha se expandido para onze unidades, comandadas em regime de parceria com outros empreendedores, até que Putti decidiu formalizar o negócio como franquia, e foi buscar o auxílio de uma consultoria especializada no setor. As lojas já existentes aceitaram a transição no modelo do contrato e ele passou a abrir novas unidades sob o novo formato de expansão.

Um ano depois de transformar o negócio em franquia, por volta de 2017, Putti conta que começou a perceber uma “diminuição da qualidade” e aumento de preços dos produtos nos fornecedores. Assim, o empreendedor decidiu trazer tudo para dentro de casa e investiu cerca de R$ 500 mil, parcelados em dez vezes, para montar a própria fábrica em Igaraçu do Tietê, próximo a Barra Bonita.

O objetivo era ter o controle total sobre a matéria-prima da rede, mas ele também conseguiu ampliar o portfólio de produtos vendidos nas lojas. “Com isso, conseguimos abrir o leque de opções e hoje oferecemos 14 tipos diferentes de açaí”, conta. O aporte também incluiu um sistema próprio de logística. A verticalização do processo trouxe uma economia de 15% a 20% para as unidades franqueadas.

No terceiro ano de operação da rede, a franqueadora decidiu modificar a forma de remuneração e começou a cobrar royalties sobre compras, em vez do faturamento bruto. Putti diz que isso ajudou a margem das unidades crescer em torno de 3%, o que ele considera um dos pontos fundamentais para que a rede tenha conseguido passar pela primeira fase da pandemia.

Em março de 2020, no início da primeira quarentena imposta para diminuir a transmissão de Covid-19, a rede tinha 89 lojas em funcionamento. Cerca de oito já estavam instaladas na Grande São Paulo. Todas as unidades são de rua, dessa forma, conseguiram continuar com serviços de take away (retirada), durante a maior parte do tempo, mesmo com as portas fechadas, e Putti implementou um serviço de delivery, que ajudou as unidades a aumentarem o faturamento.

Neste canal, o cliente escolhe a base do açaí e os complementos para montar em sua própria casa. Além disso, é estimulado a postar uma foto da “obra de arte” nas redes sociais. Com o tempo, a rede criou novas embalagens para os produtos, para atender diferentes necessidades de consumo. A Açaí da Barra também criou uma linha de picolés vendida em combos de 30 unidades por R$ 25. Putti calcula que o investimento feito na modernização da fábrica, para automatizar e triplicar o ritmo de produção, ao longo de 2020, tenha sido de R$ 4 milhões.

O delivery passou a representar cerca de 10% do faturamento dos franqueados, e hoje bate na casa dos 20% na receita da marca como um todo. Isso ajudou a conter o prejuízo das franquias com a pandemia. Putti estima que a marca tenha tido uma queda de 30% no faturamento. A receita total da rede em 2020 foi de R$ 59 milhões. “A queda foi bem menor do que imaginávamos, dado o cenário. Aprendemos a trabalhar com o delivery, vamos manter. Inclusive, temos uma plataforma própria já em desenvolvimento.”

A rede sofreu duas baixas de lojas ao longo do ano. De acordo com o empreendedor, eram pontos que já não iam bem até mesmo antes da pandemia. Em contrapartida, a partir de agosto, com a flexibilização, conseguiu vender mais de 35 novas unidades. Algumas abriram as portas ainda em 2020 e a rede terminou o ano com um saldo positivo no número de lojas, cerca de 90. “Inauguramos lojas só com o delivery, com um forte trabalho em redes sociais, que tiveram bons resultados. Mas não é o cenário ideal.”

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor fechou cerca de 4 mil unidades de franquia em 2020, acarretando uma queda de 2,6% em relação ao total existente em 2019. Dessa forma, o resultado da Açaí da Barra foi fora da curva. “Fomos muito requisitados por pessoas que estavam capitalizadas e perceberam que ter uma franquia é mais rentável do que manter em investimentos, altos executivos que perderam o emprego e também por multifranqueados”, afirma Putti.

O franqueado não precisa preparar os produtos: tudo é entregue pela fábrica. Dessa forma, Putti acredita que a simplificação do processo e a economia com produção própria e outras taxas tenham tornado a marca mais competitiva durante o cenário de crise.

O alto número de novas unidades demandou, inclusive, uma ampliação da fábrica, que deve ser entregue nos próximos 60 dias, a tempo de atender os novos pontos de venda. Atualmente, o centro de produção da Açaí da Barra multiplicou o valor investido por dez e conta com R$ 5 milhões em equipamentos. Também está nos planos de Putti o desenvolvimento de uma linha exclusiva para venda no varejo, que será diferente do produto fornecido hoje para as franquias. Dessa forma, a fábrica também terá outras fontes de receita.

Para 2021, o empreendedor decidiu manter a meta de crescimento de 30%. No entanto, ele pretende aproveitar os eventuais espaços vagos em shopping centers para a expansão, e levar a Açaí da Barra também para espaços fechados. “O varejo vai se transformar e os shoppings se tornarão espaços cada vez mais centrados na experiência, e o nosso negócio tem total aderência com isso.”

Atualmente, a Açaí da Barra trabalha com quatro modelos de negócio, que exigem aportes diferentes para quem quiser ser um franqueado. A versão menor, Compact, com lojas de 5 a 30m², demanda um investimento a partir de R$ 90 mil. Há ainda o quiosque, por R$ 91 mil, e a loja Smart (entre 40 e 50m²), de R$ 130 mil. Já o modelo Premium, que prevê lojas maiores de 100m², custam mais de R$ 190 mil.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Aline Vasconcelos, a jovem esteticista e empresária de sucesso que vem ganhando destaque em mídias televisivas!

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Aline Vasconcelos - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Aline Vasconcelos nasceu na cidade de Barueri, região metropolitana de São Paulo, e desde criança já mostrava que gostaria de fazer diferença na vida das pessoas, pois quando brincava com suas bonecas, as colocava sentadas e fazia sempre o papel de “professora”, pois sentia necessidade de ensiná-las assim como fazia com seus irmãos mais novos.

Sua paixão pela área da beleza, também já apontava nessa época, até uma simples ida ao supermercado, era o suficiente para as amigas comentarem como ela gostava de se produzir e como tinha jeito para isso, pois Aline estava sempre impecável.

Sua grande virada profissional e até mesmo pessoal, aconteceu durante um cargo exercido na prefeitura de sua cidade natal, quando Aline visitava famílias carentes em suas residências para entender de perto suas necessidades, e de que forma a administração municipal poderia ajudá-las.

Aline Vasconcelos - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Aline Vasconcelos – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Nessa mesma época Aline iniciou seus estudos em Biomedicina, e foi aí que vislumbrou a possibilidade de unir o útil ao agradável, se profissionalizar e levar consigo neste crescimento muitas mulheres das quais já tinha conhecido de perto, a se tornarem independentes, provedoras de suas rendas, alcançando assim autonomia e a sonhada liberdade.

Hoje além de empregar essas mulheres em suas clínicas, Aline também ministras seus cursos com ênfase não somente no aprendizado de suas técnicas, mas também no preparo para que esse aluno se torne o gestor de seu negócio, com bases concretas de empreendedorismo.

E por causa dessa dedicação aos seus propósitos, Aline foi convidada para um Reality de beleza do programa Balanço Geral de sábado da TV Thathi, afiliada da Record Tv em Campinas.

Aline Vasconcelos no Programa Balanço Geral da TV Thathi - Foto: Acervo Pessoal

Aline Vasconcelos no Programa Balanço Geral da TV Thathi – Foto: Acervo Pessoal

O programa que está bombando em audiência, tem a participação de Aline como uma das consultoras do batalhão da beleza responsável por escolher o próximo ou a próxima candidata à passar por uma verdadeira transformação dos pés a cabeça.

Com muita simpatia e amor ao próximo, Aline conquista cada vez mais uma legião de fãs e pessoas que querem assim como ela, dar uma verdadeira guinada em suas vidas.

“Se você realmente tiver um propósito, o mundo conspira a favor e vai dar certo!”, declara Aline.

A jovem esteticista ainda complementou: “Comecei na sala da minha casa, atendendo amigas, familiares, pessoas que moravam na minha rua… não tive preguiça, nunca deixei de acreditar e hoje estou aqui! Se eu venci, você também pode vencer!”

Aline Vasconcelos - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Aline Vasconcelos – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

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Em São Paulo, livro sobre marketing digital para médicos será lançado

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Escrito pelo jornalista Hiram Baroli, o publicitário Roberto Ferreres e pelo professor de Medicina Leonardo Oliveira Reis tem como objetivo apoiar as ações dos profissionais de saúde na redes

O Livro “Marketing essencial para médicos”, lançado pela editora Atheneu, foi escrito pelo professor de medicina da UNICAMP  Leonardo Oliveira Reis, o jornalista Hiram Baroli e o publicitário Roberto Ferreres e dá dicas preciosas de como transformar o médico em um gestor de seu negócio e aproximá-lo de seus pacientes através das redes sociais, divulgando informações sobre saúde e construírem uma reputação e credibilidade junto ao mercado.
Hiram Baroli contabiliza mais de 40 turmas no MBA Gestão Estratégia de clínicas, hospitais e indústrias da saúde na Fundação Getúlio Vargas, onde leciona. O livro orienta profissionais de saúde sobre como administrar o seu negócio.

Para seguirem o tema do livro, que é marketing, os médicos esbarram ainda em um código de ética muito específico. As redes sociais, que viraram uma vitrine para quase todo tipo de profissão, podem ser uma ferramenta de divulgação também para os médicos. Mas é preciso tomar alguns cuidados.
O Conar (Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária), acompanha de perto as ações que esbarram no código de ética na profissão e proíbe termos superlativos como “o único capacitado”, “o mais eficiente”, entre outros. e menções como “o mais eficiente” ou “o único capacitado”, assim como selfies com pacientes em material promocional.
Atualmente qualquer pessoa que tem um problema de saúde, recorre a internet para pesquisar e os profissionais que estiverem na rede, com certeza serão procurados.
O livro ensina ainda como gravar stories e como o profissional deve se apresentar nas redes sociais e tem um capítulo inteiro dedicado às transformações digitais que estão mudando as práticas médicas.
O publicitário Roberto Ferreres lançou em 2020, o livro Marketing Digital: Para celebridades, influencers e personalidades públicas”, que ensinava profissionais a crescerem sua presença digital e midiática de seus projetos pessoais e profissionais, usando os canais nas redes.

O livro será lançado no próximo dia 16 de Junho, às 10h da manhã no stand da Editora Atheneu – no 42o. congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Endereço: Transamérica Expo Center – Av. O Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04757-020

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Arquiteto Richard Porto Inaugura Escritório Em Barueri

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Um dos arquitetos mais badalados de Alphaville e região, Richard Porto, inaugura escritório em Barueri.

Após um período em parceria com outros arquitetos, Richard decide trilhar sozinho seu caminho na arquitetura.

Com sua logo reestilizada o arquiteto e blogger mostra detalhes de seu novo escritório, que possui um conceito moderno e aconchegante.

 

“Num ambiente clean e moderno os sonhos se tornam realidade, estou muito feliz com esse meu novo momento em carreira solo. E se prepararem quem vem mais novidade por aí”. Comenta Richard.

 

O escritório Richard Porto Arquitetura, oferece soluções de projetos e execução para reformar casas e empresas.

 

Serviços: Projetos de Interiores; Projeto de Arquitetura e gestão de obras; Projeto de paisagismo; Ambientação; Projeto comercial; Projeto corporativo; Retrofit; Luminotécnica; Consultoria.

Endereço: Av Anápolis, 100 – sala 1106, Bethaville – Barueri – SP. CEP: 06404-250

Funcionamento: Segunda a sexta-feira – Horário comercial.

 

Instagram: @richardporto_

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