Connect with us

Gestão

Consultora Jani Vitorino da dicas para ter as Finanças organizadas

Published

on

Jani Vitorino - Crédito da Foto: Moisés Pazianotto / RL Assessoria - Divulgação

Jani Vitorino, se observarmos a prática das pessoas bem-sucedidas financeiramente, notamos que não existem muitos segredos em relação ao que deve ser feito em relação ao dinheiro: gastar menos do que ganha, investir parte e endividar-se pouco. Por que poucas pessoas conseguem respeitar estas regras? Onde normalmente estão os problemas das famílias em dificuldades e como corrigi-los?

As pessoas são imediatistas e preferem o prazer do agora, pois já está disponível! É difícil não fazer algo que gostamos no presente para ter segurança financeira no futuro, afinal o tempo voa e a vida passa, tanto para usufruir quanto para poupar.

Um dos grandes problemas é a demora para começar a guardar dinheiro, poucas pessoas sabem é que os juros compostos e o tempo fazem milagre: você sabia que poupar 10% do seu salário por 30 anos é melhor do que poupar 30% do seu salário por 10 anos?

Outro grande problema é o costume com determinado padrão de vida e a consequente dificuldade em alterá-lo. Isso porque, várias famílias acostumam-se a gastar 100% daquilo que ganham e guardar dinheiro pode parecer que estão retroagindo em seus padrões de vida! Nesse cenário as famílias acabam trabalhando para o dinheiro ao invés de o dinheiro trabalhar para elas através de juros, ativos, aluguéis, dividendos etc.

Para corrigir esses problemas é preciso ter objetivos claros, buscar informação, ter disciplina e tempo. No fundo, é simples, mas o problema é que é difícil fazer o simples.

Você diria que o planejamento financeiro ainda é um sonho para grande parte da população? Ou ele simplesmente não é levado a sério porque as prioridades estão desajustadas e não há foco na construção de patrimônio e equilíbrio do padrão de vida? Como mudar este quadro?

O planejamento financeiro ainda é um sonho para grande parte da população brasileira em decorrência da dificuldade de realizá-lo. Justamente pela falta do planejamento financeiro, um grupo de 2% ou 3% de pessoas atinge a independência financeira no Brasil. É importante explicar que o conceito de independência financeira é bem mais amplo e útil do que o conceito de aposentadoria. Enquanto a aposentadoria traz como foco uma velhice mais tranquila, a independência financeira busca uma vida inteira sem sustos e sem problemas financeiros. Ter independência financeira é tirar da lista de problemas as perturbações de 80% dos brasileiros. É ter todos os seus sonhos do presente e do futuro alcançados com as reservas que se encontram à sua disposição.

A mudança, na minha opinião, está em: resolver o passado, equilibrar o presente e começar a planejar o futuro. A receita para alcançar a independência financeira é simples: adeque suas contas a sua realidade e guarde aquilo que você se propôs antes de pagá-las. Ou seja, não receba o dinheiro e pague as contas imediatamente para poupar o que sobrou, inverta essa ordem, senão nunca vai sobrar.

Quem quer começar a investir normalmente reclama que tem pouco dinheiro para aplicar e acaba postergando esse importante passo. Gostaria que você abordasse a questão do tempo nos investimentos, se possível com exemplos, e desse algumas dicas de investimento para quem quer começar, ainda que com pouca grana.

A educação financeira tem um papel fundamental na nossa vida. É uma pena que as escolas não abordam esse assunto, pois seria o momento ideal para que o jovem já tivesse consciência antes de começar a ganhar seu dinheiro.

Investir pouco dinheiro não é o problema, o problema é investir por pouco tempo, veja na tabela abaixo o quanto você deve guardar para ter R$1 milhão de reais em diversos prazos e taxas de juros:

O que você diria ao jovem que tem a oportunidade de ler sua opinião e pensa em construir um futuro mais rico e feliz. Quais devem ser suas principais atitudes e compromissos? 

Bom, diria primeiramente, para se preocupar em proteger a ele e a sua família – pessoas dependentes, olhando com uma atenção especial para os produtos de seguros: (i) seguro saúde: afinal, não há nada pior do que ter um problema de saúde e não ter tranquilidade para solucioná-lo. Não adianta só pensar em guardar dinheiro sem antes cuidar da máquina que faz o dinheiro, ele. No mais, com um bom seguro saúde ele protegerá também o patrimônio que estará construindo, pois não precisará dispor dos recursos que estará guardando para possíveis tratamentos; (ii) seguro de vida, afinal é ele que te dá tempo para se reerguer no caso de uma invalidez, doença ou ainda de proporcionar tranquilidade financeira para a sua família na sua ausência e; (iii) reserva emergencial para que você possa ter tranquilidade em situações imprevisíveis, tal como uma demissão, guardando no mínimo o triplo das despesa mensais em investimentos com liquidez diária.

Vejo muitos jovens invertendo essa ordem: possuem plano de saúde e já correm para as reservas a longo prazo. Ocorre que, se porventura tiverem uma invalidez, uma instabilidade no trabalho ou qualquer tipo de problema, acabam tendo que usar suas reservas a longo prazo e perdendo dinheiro ao invés de ganhar. Isso porque, muitas dessas reservas podem não estar “maduras” para serem “colhidas”: nem sempre é fácil vender um imóvel, nem sempre é o momento de vender uma ação para realizar o lucro ou então o momento de sacar uma previdência em decorrência dos tributos iniciais e devido o fato de que a maioria delas só compensa se for sacada após 10 anos.

Depois de atender essas necessidades, aí sim, devemos passar a pensar em reservar dinheiro a longo prazo em investimentos financeiros. Inclusive, considerando as diversas opções de investimentos que o mercado dispõe, minha sugestão é: não hesite em procurar um especialista, alguém que possa estar atento às mudanças do mercado. Diria também para investir em moedas fortes, diversificar o Risco-País. Afinal, a economia no Brasil ainda traz cenários de grandes instabilidades, se comparadas as principais potências econômicas mundiais.Portanto, busque também investimentos que permitam você investir, diretamente, em moedas fortes, em outros países.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Gestão

80% dos alunos que prestaram vestibular quer ingressar imediatamente, mas apenas 6 em cada 10 sabem onde querem estudar

Published

on

Pesquisa realizada pela Somos Young reforça a urgência na reformulação do modelo acadêmico para receber alunos durante todo ano letivo.

Depois de uma maratona exaustiva de provas e mais provas para conseguir a tão sonhada vaga na universidade, 80% dos estudantes querem ingressar nas instituições de ensino imediatamente ou a qualquer momento. A soma destas duas modalidades retrata o imediatismo dos alunos, mas a capacidade financeira será determinante para fazê-lo. No ponto de vista das instituições de ensino o momento ainda é favorável para oferecer o melhor custo benefício para os alunos.

“Com o resultado das notas do Enem, o ideal é triplicar os esforços comerciais e liberar todos os benefícios que contribuam para a eleição das instituições de ensino como melhor opção para os alunos. A instituição que decidir esperar até março (final da captação) para explorar melhores oportunidades, pode obter prejuízos”, explica Rodrigo Bouyer, sócio da Somos Young, um dos maiores conglomerados de captação, atendimento, crédito e cobrança para alunos de ensino superior.

Com base na pesquisa, 6 em cada 10 sabiam onde queriam estudar em janeiro de 2024. Por se tratar de instituições de maior reputação, é natural que os estudantes estejam decididos por elas. Um ponto importante é que pouco mais de um terço desse mercado continua em aberto, o que pode ser uma boa oportunidade para marcas de qualidade, porém não líderes do seu mercado local. “Para conquistar os 35,4% indecisos porém desejosos por qualidade, o ajuste da questão custo benefício será decisivo”, comenta Bouyer.

A credibilidade da instituição de ensino foi o motivo escolhido por 56,1% dos entrevistados, enquanto 24,5% declarou que mensalidade acessível é o principal motivo na hora da decisão. Currículo flexível (2,7%), transporte fácil (5,5%), universidade próximo de casa ou trabalho (7,9%) e empregabilidade (3,4%), foram os outros motivos mencionados na pesquisa.

“O público que consegue concluir o ensino médio e ir direto para o ensino superior, sem interrupção dos estudos, é, em geral, um público com maior poder aquisitivo e histórico familiar de pais com ensino superior completo. Este é um público que, comumente, busca uma formação superior de qualidade e exigirá, cada vez mais, que as instituições possam tangibilizar seus valores em atributos e que possam ser aproveitados por ele”, finaliza.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Gestão

Após 30 anos de espera, estrada que liga Corguinho a Zigurats (MS) será finalmente pavimentada

Published

on

By

A comunidade da região de Boa Sorte, em Mato Grosso do Sul, finalmente verá realizado um sonho de 30 anos: a pavimentação da estrada que liga as cidades de Corguinho e Zigurats. A obra, que terá 39 km de extensão, está sendo viabilizada por uma iniciativa conjunta da apresentadora Adriana Araújo, do vereador de Corguinho Gustavo Guerra, da Prefeita Marcela Ribeiro Lopes, e dos governos estadual, federal e municipal.

Apresentadora Adriana Araújo, juntamente com Marlene, Assessora do deputado federal Geraldo Rezende, e o vereador de Corguinho (MS), Gustavo Guerra.

A conquista representa um salto no desenvolvimento local, proporcionando comodidade para os moradores, impulsionando o progresso e abrindo caminho para o crescimento das cidades envolvidas. Atualmente, a estrada é de chão batido, o que dificulta o tráfego, especialmente em períodos chuvosos. A pavimentação irá facilitar o escoamento da produção agrícola, o transporte de estudantes e pacientes, o acesso a serviços básicos, como saúde e educação, e fomentará o turismo e a geração de empregos na região.

A apresentadora Adriana Araújo, juntamente com a assessora do deputado federal Geraldo Rezende, Marlene, e o vereador Gustavo Guerra, acompanhou a comitiva formada pelo empresário Urandir Fernandes de Oliveira; Karla Ferreira Vieira (Diretora Financeira) e Herbert Quaresma de Azevedo (Diretor Geral) da QualiVida e representantes da Fênix Serviços Médicos Ltda. A visita teve como objetivo verificar pessoalmente a extensão dos 39 km que em breve serão transformados em uma estrada asfaltada, conectando as duas cidades.

Aeroporto internacional e condomínio aeronáutico

Durante a visita, o empresário Urandir Fernandes de Oliveira revelou planos ambiciosos para a região. “Fizemos parceria com a Defesa Nacional, está em segredo ainda, vocês são os primeiros a saber, justamente para conseguir um aeroporto internacional aqui na fazenda vizinha, do doutor Humberto. Já conversamos com eles, já estão aceitando a parceria e dentro de mais uns 5 meses começamos o condomínio aeronáutico. Na sequência, a pista de pouso, para voos e aviões de grande porte. Talvez uma pista de 1,8 a 2 km. Isso já é um fato real e vamos dividir tecnologia e proteção das fronteiras com eles”, anunciou Urandir.

O projeto do aeroporto internacional e condomínio aeronáutico adiciona um elemento significativo ao desenvolvimento da região, facilitando o escoamento da produção agrícola, impulsionando o turismo e atraindo novos investimentos. A proposta de colaboração com a Defesa Nacional ressalta a importância estratégica da região e demonstra a visão empreendedora de seus líderes.

A apresentadora Adriana Araújo expressou sua satisfação em participar desse momento histórico para a região. “Hoje, conseguimos realizar um sonho de ter o asfalto em nossa região, trazendo o progresso para as nossas cidades. Estamos ansiosos para ver os benefícios que essa pavimentação trará para a vida dos moradores e para o desenvolvimento econômico local”, afirmou.

QualiVida Emergências Médicas garante segurança das atividades

Karla Ferreira Vieira (Diretora Financeira) e Herbert Quaresma de Azevedo (Diretor Geral), da Qualy Emergências Médicas.

Preocupada com a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos, a QualiVida Emergências Médicas estará presente em todas as Atividades de Campo (AC) do grupo Dakila em todo o Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso com a segurança e a saúde da comunidade, garantindo que as atividades sejam conduzidas de maneira segura e com os devidos cuidados médicos.

A pavimentação da estrada que liga Corguinho a Zigurats é um marco histórico para a região de Boa Sorte. A união de esforços entre os setores público e privado demonstra o compromisso com o desenvolvimento local e abre caminho para um futuro promissor e de crescimento para as cidades envolvidas.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Gestão

O legado dos resíduos da construção civil

Published

on

Somente em 2022, foram geradas aproximadamente 120 milhões de toneladas

A construção civil, embora de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento econômico, ainda enfrenta grandes desafios quando se trata de sustentabilidade. Um dos principais problemas é a má gestão dos resíduos descartados, um aspecto que requer atenção máxima para garantir que a indústria possa se adaptar e prosperar de maneira ecologicamente responsável.

O setor é um dos que mais consomem recursos naturais. Segundo a ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), em 2022, foram geradas aproximadamente 120 milhões de toneladas de resíduos. Infelizmente, grande parte desse material é descartado de maneira inadequada, contribuindo com a poluição de rios, mares e terrenos baldios.

Além disso, essa indústria é responsável por uma significativa parcela de dióxido de carbono (CO2) liberado na atmosfera. De acordo com o Relatório de Status Global de 2022, as emissões de CO2 do setor alcançaram o recorde de 10 bilhões de toneladas em 2021. Este aumento constante é uma preocupação crescente, uma vez que acelera o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Para Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa da América Latina especializada em overlays: “Esses dados dificultam o caminho para um setor mais verde. Se não conseguirmos gerenciar a produção desses materiais de maneira eficaz, podemos enfrentar restrições regulatórias, danos à credibilidade e a resistência das partes interessadas que exigem práticas sustentáveis”.

A reciclagem dos produtos é uma estratégia fundamental para reduzir a quantidade de resíduos que produzimos diariamente. Esta prática não só minimiza o acúmulo de lixo, mas também diminui a demanda por novos recursos naturais, que são frequentemente extraídos de maneira insustentável. Outros métodos podem incluir a transição para fontes de energia renováveis, a melhoria da eficiência energética e a promoção de práticas sustentáveis no transporte e agricultura.

“A gestão de resíduos é uma questão crítica para os próximos anos na construção civil. Se isso não mudar, os impactos ambientais dessa indústria continuarão a aumentar. É necessário um compromisso coletivo para superar o desafio e construir um futuro mais sustentável”, finaliza Tatiana.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business2 horas ago

Lílian Pereira Guia Leitores com Previsões Astrológicas Semanais e Dicas Energéticas

Lílian Pereira, renomada astróloga, assume um papel cativante ao oferecer previsões astrológicas semanais aos 12 signos do Zodíaco. Convidada a...

Business3 horas ago

Instituto Franco: excelência em cuidados médicos personalizados para o bem-estar integral

  Localizado em Jundiaí (SP), o Instituto Franco se destaca como referência em cuidados médicos, sob a liderança do Dr....

Saúde4 horas ago

Expoente da cirurgia plástica, Dr. Eduardo Raulino eleva o patamar de qualidade dos procedimentos estéticos no Brasil

Especialista em procedimentos como a “Lipo Ultra HD”, o cirurgião transforma vidas de pacientes e compartilha seu conhecimento em treinamentos...

Saúde4 horas ago

Hipnoterapia proporciona benefícios à saúde e até aumento de performance, explica especialista

A hipnoterapeuta Agatha Olinger conta que pesquisas têm demonstrado a eficácia da técnica para diferentes finalidades. Técnicas de hipnose são...

Negócios10 horas ago

Giovana Rassen: Fotógrafa Pré-Natal em Goiânia-Goiás

Fotografias que Celebram a Magia dos Momentos Pré-Natais No horizonte da fotografia de gestantes, emerge uma artista cujas lentes capturam...

Negócios10 horas ago

Clínica e Plataforma Ocupacional: Parceira Essencial na Avaliação das Condições de Trabalho em Goiânia-Goiás

Do Diagnóstico à Ação: Implementando Medidas Preventivas Eficientes Com o cenário empresarial se tronando cada vez mais consciente da importância...

Famosos11 horas ago

Arthur Sousa: conheça o influencer que está ganhando destaques nas redes com seu jeito único e divertido de ser

Natural do Rio Grande do Norte, vem se destacando no Reality show Big Brother Brasil, da Globo, com seu jeito...

Famosos11 horas ago

Day Bowe é a mineira que vem conquistando o seu espaço dentro do Instagram e na sociedade paulistana

Publicitária por formação, apaixonada por moda, viagens e sempre em busca de novas experiências e tendências. E, é nessa pegada...

Geral11 horas ago

Mutirão de limpeza em 12 cidades reuniu 377 voluntários e recolheu quase 700 kg de resíduos

A Papelito, marca de papéis para enrolar e acessórios, promove desde 2012 iniciativas sustentáveis em prol do planeta. Pelo quarto ano...

Entretenimento12 horas ago

Centro de Formação da Vila abre inscrições para curso sobre educação antirracista

Formação tem o intuito de aprofundar o entendimento e as práticas pedagógicas que combatam o racismo na educação O Centro...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed