Negócios
De ajudante em pastelaria a fundadora da maior rede de comida japonesa do Paraná
Published
10 meses agoon
Emiko Koyama superou a crise econômica da empresa e hoje comanda a cozinha de 20 unidades do Grupo Matsuri
Antes de se tornar uma das mais lucrativas redes de franquia de comida japonesa do sul do país, o Matsuri To Go viveu o apogeu e o declínio. Por trás do sucesso do restaurante, hoje com 25 unidades e faturamento projetado para 2024 de R$ 76 milhões, há uma história de dedicação e resiliência que serve de inspiração para quem tem ou quer abrir o próprio negócio.
Durante duas décadas, o restaurante fundado em Londrina pelos descendentes de japoneses Claudio e Emiko Koyama se consolidou como a maior referência de gastronomia asiática na região. Mas problemas de gestão provocaram o acúmulo de dívidas e o fechamento das portas em 2020.
Chamado às pressas para salvar o empreendimento, o filho dos proprietários, Raphael Koyama, sabia que a fidelidade dos clientes conquistada em duas décadas era uma moeda forte. O engenheiro buscou empréstimos, vendeu o apartamento e dois carros dos pais, renegociou as dívidas e, a partir da implantação do modelo de delivery, reabriu as portas do Matsuri em grande estilo e ainda mais requintada do que antes da pandemia, em novembro passado.
Se o passivo financeiro provocou o fim das atividades, um ativo humano foi fundamental para o reinício: o sabor dos pratos oferecidos, um padrão de qualidade implantado e exigido desde o começo por Emiko, a responsável pela elaboração do cardápio. Mulher, mãe e cozinheira de mão cheia, ela iniciou sua trajetória empreendedora aos 19 anos de idade, no início do namoro com Claudio, ainda em Maringá, onde moravam.
O primeiro contato com a culinária foi na pastelaria da família do então futuro marido. Uma fase de muito aprendizado, segundo ela. “A preparação dos pastéis era bem mais fácil do que seria depois no sushi. Mas serviu para que eu entendesse como funcionava uma cozinha comercial”, recorda Emiko.
A atividade ocupava às manhãs e tardes e, para complementar a renda, ela passou também a trabalhar à noite, no restaurante de comida japonesa dos cunhados. “Foi lá que aprendi tudo o que sei hoje. Era cansativo, chegava a trabalhar 18 horas por dia”, diz Emiko. “Mas valeu a pena. Descobri naquele momento minha vocação.”
Já casados e com filhos, Emiko e Cláudio toparam um novo desafio, o de assumir a franquia de uma pastelaria de outro casal de cunhados, em Londrina, a 100 quilômetros de Maringá. O ponto comercial era ótimo, em uma das principais avenidas da cidade. Já a condição financeira não era das melhores. Logo os dois viram que o faturamento não daria para cobrir os gastos da família, como os estudos dos filhos Jeniffer e Raphael, na época com 11 e sete anos de idade.
A necessidade de ampliar o orçamento motivou o casal a colocar em prática uma ideia que vinha tomando corpo: a de oferecer, além dos pastéis, comida japonesa. “Aproveitamos que a pastelaria era grande e fizemos um conjugado. De um lado, pastel; de outro, japonês”, conta Emiko. “Deu certo. Nos tornamos conhecidos, fomos aumentando as vendas, e a situação melhorou.”
Restaurante fechado no começo da pandemia
A virada de chave definitiva aconteceu quando o contrato de aluguel do restaurante venceu e os empresários tiveram de procurar outro lugar. Diante do faturamento alcançado com o sushi, o novo espaço, já com o nome Matsuri, nasceu dedicado à comida japonesa. Por um tempo, o pastel ainda fez parte do cardápio, mas aos poucos foi perdendo espaço para os pratos orientais.
Começava então uma trajetória de sucesso. Durante oito anos consecutivos, o Matsuri ganhou o prêmio de melhor restaurante de comida japonesa de Londrina. Além do atendimento no local, o estabelecimento participou de grandes eventos particulares na cidade, sempre com Emiko liderando a cozinha.
Naturalmente, o empreendimento foi se expandindo. Entre 2016 e 2019, o Matsuri abriu mais duas novas unidades e um modelo de container. Mas a trajetória ascendente encobria uma realidade administrativa deficiente. Emiko admite os erros: “A gente sentiu dificuldade por ter aberto novas unidades em pouquíssimo tempo, sem se organizar. Eu cuidava da cozinha e o Cláudio, do atendimento, com a mesma dedicação. Mas nos descuidamos da gestão”, comenta a proprietária, fazendo referência ao fechamento das portas em 2020, no começo da pandemia de Covid-19. “Não demos à devida atenção ao caixa, e o pior aconteceu. Não tivemos escolha.”
Diante da crise, Emiko desabou. “Sempre me considerei uma mulher forte, mas naquele momento eu chorei. Vi meu marido entrar em depressão e toda a família sofreu junto. Tive que buscar forças internamente para poder remobilizar a todos. Era meu papel de empresária, esposa e mãe”, relembra a empresária. “Foi aí que entrou o Raphael e deu novo rumo ao Matsuri.”
A transformação do negócio para o delivery
Quando as atividades foram encerradas, ainda havia um mês de aluguel pago em uma das unidades. O tempo e o espaço foram usados no preparo de marmitas para a venda por encomenda. Cláudio ficou com a responsabilidade das entregas. Para Emiko, foi um novo desafio: “Lá fui eu para a cozinha novamente. Era um período de incertezas, e algo precisava ser feito”, recorda Emiko, relembrando uma frase que virou um mantra para a família desde então. “Mesmo com toda a dificuldade, desistir não era uma opção.”
A intenção era ter uma renda, mínima que fosse, mas a estratégia acabou indo muito além: aproveitando que as pessoas passaram a pedir comida em casa por causa da pandemia do coronavírus, o filho mais novo teve a ideia de mudar o modelo de atendimento presencial para delivery.
Era uma corrida contra o tempo. Emiko conta da saga para alugar uma casa onde a família pudesse morar e trabalhar. “A gente estava com nome restrito e não conseguia locar a residência. Então, o Anderson Misuno, que era um dos funcionários mais antigos, alugou a casa no nome dele para a gente morar e executar o trabalho. Ele ajudou muito e hoje é sócio operador em uma das franquias”.
Raphael então publicou um vídeo que mostrava o encerramento das atividades nos restaurantes físicos e a adoção do delivery. Foi um sucesso. O material viralizou, e a clientela, fiel, voltou a comprar do Matsuri, agora via online.
Mas, para que novos problemas financeiros fossem evitados, o engenheiro implantou processos de gestão em cada setor. “No meu caso, na cozinha, ele criou procedimentos padrões. Custos, aproveitamento dos ingredientes, o processo de trabalho em si, tudo foi colocado no papel. Uma organização que a gente não tinha antes”, enaltece Emiko.
Padrões orientam gestão e garantem qualidade dos produtos
O sistema mostrou-se fundamental quando da abertura das franquias da rede. A partir de então, nada mais foi feito de forma empírica. “O Raphael dizia que para a gente expandir não poderia ser dessa forma. Por exemplo: as receitas saíam todas da minha cabeça, sem uma ordem. Era tudo no olho. Como poderia transferir essa lógica para os funcionários?”, detalha Emiko. “Hoje, é tudo medido e pesado, peça por peça. Até o peso do salmão que vai rechear um niguiri de sushi é sempre o mesmo”, reforça.
Da compra dos ingredientes, passando por preparo, acondicionamento e entrega, tudo é calculado. Assim, os custos e o lucro são conhecidos na hora de cada venda. Além disso, os padrões são os responsáveis por garantir a mesma qualidade dos produtos em qualquer unidade do Matsuri.
Segundo a empresária, a operação também ficou facilitada: “Um exemplo é quando em uma loja acontece de o arroz não ficar no ponto. Hoje eu consigo, à distância, auxiliar o pessoal da cozinha. Por videochamada, passo as orientações com as informações de tudo o que acontece na operação”.
A métrica é adotada até para o estudo de viabilidade de uma nova franquia. Ao mesmo tempo em que comemora o novo momento da rede Matsuri, Emiko também valoriza o passado de superação. Empresária e mãe, por vezes teve de ser mais austera nas relações, algo de que nunca se arrependeu. Hoje, ela colhe os frutos.
“A qualidade do tempo que nos resta para ficarmos com os filhos é muito importante. Por isso, sempre cobrei a educação deles. Era severa. Trabalhava muito e ficava ausente”, comenta a empresária. “Tenho certeza de que todas as vitórias, a de conquistar de novo o nosso trabalho e de ter alcançado toda essa virada, é porque eu eduquei muito bem os meus filhos. Eu digo que a mulher tem muita força, a força de recomeçar.”
Empreendedorismo
N&C Planejados celebra prêmio Reclame Aqui 2024 com excelência no atendimento e móveis de alto padrão
Published
2 dias agoon
26 de dezembro de 2024A N&C Planejados tem muito a comemorar em 2024! Reconhecida pelo público com o prêmio Reclame Aqui, a marca reafirma o compromisso que carrega há 14 anos: transformar casas em verdadeiros lares, com móveis planejados que unem estilo, funcionalidade e qualidade de alto padrão.
Presente em 11 lojas espalhadas por Guarulhos, São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo e Jundiaí, a N&C é mais do que uma empresa de móveis planejados: É uma parceira para quem busca criar ambientes sofisticados e personalizados, que traduzem histórias, rotinas e sonhos. Essa dedicação é refletida em cada detalhe dos projetos e no atendimento que conquistou o RA2024, uma premiação que reconhece empresas comprometidas com a experiência de seus clientes.
“Móveis que fazem a diferença”
Na N&C Planejados, cada peça é pensada para trazer beleza e funcionalidade ao dia a dia. Os projetos são desenvolvidos com materiais de alta qualidade e acabamento impecável, garantindo durabilidade e estilo para os ambientes. “Nós acreditamos que, quando trabalhamos com móveis de alto padrão, não estamos tratando apenas sobre a aparência. Eles devem melhorar a vida das pessoas, oferecendo praticidade sem abrir mão da elegância”, comenta o porta-voz da empresa.
Além disso, a personalização é o grande diferencial da marca. Seja para uma cozinha moderna, um closet dos sonhos ou uma sala funcional, cada projeto é feito sob medida, sempre pensando nas necessidades e preferências de cada cliente.
Atendimento e proximidade que fazem a diferença
Uma das grandes forças da N&C está no relacionamento próximo e transparente com os clientes. Pelas redes sociais, a empresa apresenta projetos reais diretamente da casa de quem já confiou na marca, mostrando como os móveis planejados fazem a diferença no dia a dia. Essa abordagem autêntica reforça a confiança e inspira quem deseja transformar os seus espaços.
Uma jornada de inovação e reconhecimento.
Desde 2010, a N&C Planejados construiu uma trajetória sólida no mercado de móveis planejados, sempre inovando para atender às demandas de um público exigente e de bom gosto. Com o prêmio Reclame Aqui 2024, a marca celebra mais um reconhecimento que reafirma seu compromisso com a qualidade, o design e a excelência no atendimento.
Seja para renovar um ambiente, criar um espaço funcional ou transformar toda a casa, a N&C Planejados é a escolha certa para quem busca móveis de alto padrão e um atendimento que entende as reais necessidades de seus clientes.
N&C Planejados: móveis de alto padrão, excelência reconhecida.
* por redação coluna Giro Tech – UOL
Pesquisa revela que clubes de benefícios melhoram em até 45% o faturamento das empresas
Uma pesquisa realizada pela Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização, aponta que clubes de benefícios melhoram em até 45% o faturamento das empresas. Ainda de acordo com o estudo, fidelizar um cliente é de 5 a 25 vezes mais barato do que atrair novos. O levantamento, que analisou mais de 2 milhões de pessoas e 8 grandes clubes de benefício do mercado, reforça que o investimento de soluções de fidelização, como a adoção dos clubes de benefícios, diferencia um negócio de seus concorrentes. “Por meio dos clubes de benefícios, as empresas oferecem cupons e cashbacks personalizados, permitindo a coleta de dados valiosos sobre o comportamento e as preferências de cada cliente. Com esses insights, é possível desenvolver recompensas mais atraentes, engajando diferentes públicos”, avalia Thiago Brandão, CEO e cofundador da Loyalme.
Sonic 3 – O filme, chega aos cinemas em dezembro com ativações da Elgin
Como parte da estratégia para reforçar sua conexão com o universo do Sonic, a Elgin, marca referência em produtos de bens de consumo, realiza em dezembro ações e ativações que envolvem desde a experiência nos cinemas até promoções exclusivas. Desde 2022, a marca conta com o personagem Sonic como representante da linha de pilhas, reforçando a associação com desempenho e durabilidade. Só em 2023, a empresa dobrou o faturamento da categoria de pilhas e ainda para este ano, com a renovação da parceria, a Elgin espera um crescimento adicional de 2 dígitos. O filme chega às telonas no dia 25 de dezembro.
Pinterest se une ao Podcast “A Tecla SAP do Marketês” para nova temporada
A plataforma de inspiração Pinterest é a parceira da nova temporada do podcast “A Tecla SAP do Marketês”. Apresentado por Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, o programa tem como objetivo descomplicar as estratégias de marketing para profissionais da área e empreendedores. A temporada especial mantém seu formato original, mas agora inclui um novo cenário e episódios focados em criatividade, cases de sucesso, estratégias para as redes sociais e muito mais elementos para agregar aos ouvintes. No total, a collab contará com 16 episódios, que serão publicados semanalmente às quartas-feiras no canal do YouTube e Spotify.
Generali Global Corporate & Commercial anuncia nomeações importantes na região do Mediterrâneo e América Latina
A Generali Global Corporate & Commercial (GC&C) anuncia duas novas nomeações na região do Mediterrâneo e América Latina, sob a liderança de Patricia Puerta. Criada em 1º de novembro, a unidade de Transformação de Negócios e Excelência Técnica passa a ser comandada por José Maria Romero de Tejada. Por sua vez, Mikel Bermejo foi nomeado Chefe de Subscrição, também se reportando diretamente à Puerta. Essa estrutura visa apoiar o desenvolvimento de iniciativas estratégicas em todos os países de cobertura da companhia.
Nova executiva
A Zaic anuncia a chegada de Mariana Soccodato como nova Diretora de Negócios. Com mais de 25 anos de experiência, Soccodato traz sua expertise adquirida em passagens pelas consultorias GAD e Tátil Design, tendo realizado trabalhos com marcas globais e nacionais como Coca-Cola, Raízen, Danone e Sicredi.
Top Service supera 100% das metas em 2024
Líder em viagens de incentivo, a Top Service atingiu 100% de sua meta de faturamento para 2024 em setembro e já vendeu mais de 20 grupos para 2025. A empresa lançou um Núcleo de Inovação para aprimorar soluções tecnológicas, como a gestão de viagens via Web App. As viagens de incentivo são a especialidade da empresa, que também atua há quatro anos no setor de eventos corporativos, segmento que representa 23% de seu faturamento. Parte do Grupo Águia, a Top Service é referência no mercado, com mais de 50 anos de experiência e 20 mil viagens realizadas.
Crescimento em 2024
Líder em ativações no Carnaval brasileiro, a Brandtruck celebra três décadas de inovação no mercado, se consolidando como a marca referência em seu segmento. Em 2024, a Brandtruck registrou um crescimento de 100% em relação ao ano anterior, destacando-se no Carnaval de Rua de São Paulo, que reuniu mais de 5 milhões de foliões. Para 2025, a expectativa é crescer mais 100% e, com novos pacotes de Naming Rights e ativações estratégicas nos blocos e trios elétricos, alcançar um faturamento de R$ 12 milhões.
Proesc mira R$ 25 milhões em faturamento, consolidando-se como um ecossistema completo de gestão escolar
A Proesc, edtech amapaense que desenvolve soluções inovadoras de gestão para instituições de ensino, anunciou recentemente o lançamento de sua vertical financeira, o Proesc Bank. Esta solução financeira completa oferece serviços como conciliação bancária, gestão de contas, emissão de boletos, gerenciamento de cobranças e relatórios financeiros, reposicionando a Proesc como um ecossistema de inteligências aplicadas que abrange gestão financeira, acadêmica, pedagógica, de relacionamento e de dados estratégicos. Com o lançamento da nova vertical financeira, a Proesc projeta faturar R$ 25 mi ainda esse ano, além de movimentar R$ 7 bilhões em transações e atender 4.500 escolas até 2025.
Minds Digital recebe segundo aporte do BR Angels
Após dois anos de receber o primeiro aporte de R$ 1,5 milhão do BR Angels, grupo de investimento-anjo que identifica e investe em negócios disruptivos e com alto potencial de crescimento, a Minds Digital, primeira Voice IDTech do Brasil que oferece tecnologia em autenticação de identidade por voz, irá contar com um novo investimento da mesma quantia devido aos seus bons resultados. Os recursos serão utilizados principalmente para expansão das operações devido à demanda crescente do mercado por autenticação biométrica de voz, acelerando também o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços.
Netza&CO fortalece presença global com adesão à IAA
A Netza&CO, ecossistema brasileiro de soluções de marketing integrado, é a mais nova integrante da International Advertising Association (IAA) como membro Global Compass, tornando-se a primeira empresa brasileira a ocupar essa posição estratégica. Além disso, Fabiana Schaeffer, cofundadora do ecossistema, foi convidada a integrar o Conselho de Sustentabilidade da IAA, graças ao destaque obtido com sua liderança em práticas ESG e seu compromisso com a inovação sustentável. Fabiana também será membro fundadora da IAA Brasil, que será lançada no início de 2025, reforçando o protagonismo do país no cenário global de marketing e comunicação.
Empresa multiplica faturamento por 6 em um ano com rede de networking online
A Koru, empresa que oferece soluções de capacitação personalizadas para empresas e profissionais, foi vencedora do Growth Awards 2024, na categoria Startups, por reconhecimento à uma estratégia inovadora na geração de demanda. O aumento foi de 596% em apenas um ano na comparação entre o quarto trimestre de 2023 com o mesmo período deste ano. O case da comunidade Papo de Gente, que hoje reúne mais de 1,8 mil profissionais líderes de Recursos Humanos, proporcionou que a empresa multiplicasse seu faturamento por 6 no período, além de triplicar os resultados de janeiro a setembro de 2024. Esse avanço proporcionou que a empresa crescesse de maneira eficiente, sem depender de grandes investimentos.
Aumento na Black Friday
A Rakuten Advertising, rede global líder de marketing de performance, registrou um aumento de 67% dos pedidos brutos da rede na categoria lojas de departamento, o que demonstra a preferência dos consumidores brasileiros no segmento. Por meio dos afiliados, como sites de cupons e cashback, sites de conteúdo e influenciadores, o número de itens por pedido foi superior a cinco, quase o dobro da média dos dias anteriores. “Avaliamos de forma positiva a Black Friday deste ano. De modo geral, tivemos um bom balanço em nossa rede, o que acompanhou o mercado brasileiro, como um todo, que teve resultados positivos durante toda Cyber Week”, avalia Salomão Araújo, VP Comercial da Rakuten Advertising.
Mycon bate recorde de faturamento com campanha de Black Friday
O Mycon, primeira fintech de consórcios do Brasil, registrou um crescimento recorde de 41% no faturamento de novembro em comparação ao mesmo mês do ano anterior. A campanha de Black Friday de 2024 alcançou o maior faturamento da história da empresa, que completou cinco anos no mercado em outubro. Destaque para a categoria de imóveis, que representou 67% do faturamento de novembro.
Em 2023, o Mycon já havia registrado um crescimento de 86% no faturamento de novembro se comparado ao mesmo período de 2022. O CMO do Mycon, Bruno Borges, acredita que o excelente resultado é reflexo de um trabalho muito estratégico e ao mesmo tempo uma tática muito bem desenvolvida no dia a dia no funil de vendas, apostando não só nos canais digitais, mas também na venda assistida através dos especialistas do Mycon. “Nós já oferecemos excelentes preços frente aos demais players do mercado, com um amadurecimento no conhecimento do público. Ao potencializarmos a estratégia para cada perfil dos nossos clientes, conquistamos um resultado muito positivo, o maior da nossa história”.
Feira da Madrugada expande horário de funcionamento e movimenta turismo de compras para festas de final de ano
Desde 17 de novembro, o Circuito de Compras – Feira da Madrugada, localizado no Brás, em São Paulo, funciona diariamente das 00h às 16h, oferecendo uma ampla variedade de produtos a preços acessíveis para varejistas e atacadistas. Com 5.400 lojas e uma infraestrutura completa, o empreendimento espera um intenso fluxo de visitantes, especialmente entre os dias 7 e 23 de dezembro, com a chegada de até 350 ônibus de excursão. O shopping oferece produtos como roupas, calçados, eletrônicos e cosméticos, além de comodidades como vagas para ônibus e carros, acessibilidade e uma praça de alimentação. Durante o período natalino, São Paulo atrai mais de 2 milhões de visitantes, sendo que cerca de 25% vão às compras na cidade.
Instituto Sicoob comemora 20 anos de história
Neste mês de dezembro, o Instituto Sicoob comemora duas décadas de atuação, alcançando mais de 9,5 milhões de pessoas e impactando 3.213 municípios. Com foco na transformação social, a entidade se destaca por promover a cultura cooperativista, o empreendedorismo local e o desenvolvimento sustentável, com programas como o Concurso Cultural e a Cooperativa Mirim, que já beneficiaram milhares de jovens em todo o Brasil. O Instituto também implementa iniciativas como a “Se Liga Finanças” e as “Clínicas Financeiras”, focadas na educação financeira. Para marcar os seus 20 anos, o instituto lançou um livro que documenta todas as suas conquistas e está disponível para download gratuito no link https://www.institutosicoob.org.br/.
Após beneficiar mais de 9 milhões de pessoas, Parceiros Voluntários amplia atuação
O ano de 2024 é um marco na mudança da Parceiros Voluntários para potencializar a cultura do voluntariado no país, com o posicionamento. Até o momento, a organização já beneficiou mais de 9 milhões de pessoas. Além disso, conta com projetos em todo o Brasil e tem se destacado por mobilizar mais de 650 mil pessoas para ações de voluntariado. A organização também assessorou mais de 3.177 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e qualificou cerca de 21.341 lideranças dessas OSCs, além de prestar apoio a mais de 2.701 empresas.
Pessoas físicas têm até 26 de dezembro para destinar o IR para projetos sociais e culturais
Pessoas Físicas têm até o dia 26 de dezembro para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais ou sociais. No Brasil, 16,8 milhões de brasileiros são potenciais investidores da cultura via Imposto de Renda (IR) — até 6%, determinado por Lei — para projetos aprovados na Lei Rouanet, com potencial de gerar recursos no montante de R$ 14,3 bilhões por ano no setor. Contudo, segundo um estudo realizado pela Evoé, a partir da base de dados oficiais da Receita Federal e do Ministério da Cultura, apenas 0,07% das pessoas físicas têm usado esses mecanismos de renúncia fiscal para favorecer projetos culturais e sociais de seu interesse. Frente a essa realidade, a Evoé encabeça uma campanha para informar e ampliar o alcance dessas doações. Acesse: www.evoe.cc para conhecer.
A subutilização do mecanismo é ainda mais evidente ao analisar os números gerais:
– Dos R$ 16,7 bilhões autorizados para captação pela Lei Rouanet no último exercício, apenas R$ 2,3 bilhões (14%) foram efetivamente captados.
– Deste montante, 98% das doações vieram de empresas, enquanto pessoas físicas contribuíram com apenas 2%.
Eventos de 2023/2024 da RX geram leads qualificados superiores às populações de Curitiba, Recife e Porto Alegre
A RX, uma das principais organizadoras de eventos de negócios do mundo, registrou recorde na geração de leads para os expositores e na qualificação dos visitantes que estiveram presentes nos eventos do ciclo 2023/2024. No último biênio, foram mais de 2,1 milhão de leads gerados, estabelecendo novas conexões com compradores e tomadores de decisão prontos para networking e tratativas comerciais com as 8 mil marcas reunidas nas feiras do período. O número de leads qualificados nos eventos é superior à população de grandes cidades brasileiras, como Curitiba/PR, Recife/PE e Porto Alegre/RS.
Recorde de público em 2024
O SVO Secreto, projeto de entretenimento vencedor do Prêmio ABRASCE 2024 na categoria Eventos e Promoções, encerrou sua temporada 2024 com recorde de público, recebendo mais de 4.000 pessoas e dobrando a média de espectadores por show em comparação a 2023. O evento, que mistura mistério e grandes performances, contou com artistas como OutroEu, Mariana Nolasco e Far From Alaska, consolidando-se como um dos maiores destaques culturais de São Paulo. Para Emerson Lucas, gerente de Marketing, o sucesso reafirma o papel do SVO como referência no entretenimento. A edição de 2025 já está sendo planejada.
Negócios
Bares e restaurantes da Região Metropolitana e dos Lagos entram no alerta vermelho econômico
Published
2 semanas agoon
17 de dezembro de 2024Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Leste Fluminense) divulgou dados sobre a situação econômica da alimentação fora de casa na Região Metropolitana e dos Lagos. O aumento dos pedidos delivery chama atenção dos especialistas do setor. Na contramão a alta dos deliverys um dado alarmante chama atenção do setor: 66% das empresas operaram sem fazer lucro em outubro desse ano.
Empresários desse segmento se preocupam com os números coletados no levantamento. Desses 66%, 27% das empresas operaram em prejuízo e 39% em equilíbrio, sendo que apenas 30% tiveram lucro. Sandro Pietrobelli, presidente da Abrasel Leste Fluminense, comentou os números. “Os resultados dessa pesquisa reforçam a necessidade urgente de ações concretas para fortalecer o setor de bares e restaurantes no Leste Fluminense. É fundamental que políticas públicas sejam implementadas para melhorar o ambiente de negócios, incentivar o turismo, reduzir a carga tributária e também uma segurança pública mais efetiva. Além disso, atrair grandes corporações para a região pode impulsionar o desenvolvimento econômico e criar um ambiente mais favorável para o empreendedorismo”, finalizou.
Quando o assunto é venda e tipo de cliente, 72% dos estabelecimentos utilizam o delivery como meio de vendas, 53% utilizam o modelo take away (pegar e levar) e 92% vendem para consumo no local.
Outro dado preocupante é em relação aos preços, já que 45% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses; realizando em 49% dos casos abaixo da inflação.
Mais Lidas
So lange du diesseitigen Dally tempo und in ihr Fahrt jemanden kontakt haben lernst, wird deine Anhang
So lange du diesseitigen Dally tempo und in ihr Fahrt jemanden kontakt haben lernst, wird deine Anhang Familie oder Freunde?...
Andreia Cervo: Uma autora que toca a mente e o Coração
O Poder dos 40 Dias”, lançado em 2024, ganha força com testemunhos de superação; para 2025, escritora planeja imersões de...
Популярные автоматы на деньги опосля создания учетной записи в игорном заведении вавада казино
Зарабатывать в видеослотах настоящие средства могут всякие артуризованные users kasino. Создать профиль на игральном ресурсе имеет возможность всякий пользователь, достигший...
Топ однорукие бандиты на реальные средства после регистрации на официальном сайте вавада казино
Выигрывать в слотмашинах real money смогут всякие артуризованные визитеры cazino. Открыть аккаунт на азартном веб-проекте легко сможет всякий совершеннолетний посетитель....
Sera soll keinen Beweggrund gehaben, nach abstottern, im vorhinein ein Mitglied oder die Partnerin zum vorschein gekommen werde
Sera soll keinen Beweggrund gehaben, nach abstottern, im vorhinein ein Mitglied oder die Partnerin zum vorschein gekommen werde Falls dies...
Play at Bruce Pokies A New Era of Online Casino Fun
For gaming enthusiasts, Bruce Pokies casino slots offers a vibrant and thrilling world that continues to captivate and entertain. This...
Вход Kent | Фриспины за вход в казино, играть на деньги в слоты
Мобильное казино Kent Casino также предлагает игрокам широкий выбор бонусов за регистрацию для мобильных устройств. Таким образом, Kent Casino является...
Projeto Multiplique o Bem leva tecnologia a 400 estudantes em Santo André e Ribeirão Preto
Com objetivo de promover a inclusão digital e inovação, projeto leva tecnologia e criatividade para mais de 100 comunidades do...
Kent Live Casino 💰 Play with Welcome Bonus Up to 300% 💰 Jackpot Slots & Games
This will allow you to enjoy your favourite casino games on your phone, or tablet! Finally, if you have any...
Какие бывают видеослоты азино 777 с бонусными функциями и их сильные стороны
Давнишние гейминговые слотмашины являли собой классику игр, расположенных в наземных залах. Однорукие бандиты выделялись ограниченным функционалом. Устаревшие видеослоты получали в...
Ultimos Posts
-
Geral6 dias ago
A Empresa Lipobeauty Recebe A Atriz Global Glamour Garcia
-
Empreendedorismo2 dias ago
N&C Planejados celebra prêmio Reclame Aqui 2024 com excelência no atendimento e móveis de alto padrão
-
Geral5 dias ago
Pin Up Wager México: ¡apuestas deportivas seguras y emocionantes!
-
Geral5 dias ago
Sizzling Moonlight Slot Opinion Have fun with the 100 percent free Trial Now
-
Geral5 dias ago
Wild Casino player RTP 200 Free Spins No deposit Win A real income
-
Geral4 dias ago
คาสิโนออนไลน์ที่ดีที่สุดในแคนาดาในปี 2024 สำหรับการพนันด้วยเงินจริง
-
Geral3 dias ago
คาสิโนออนไลน์ฟรีที่ดีกว่า: ไซต์โบนัสคาสิโนออนไลน์ที่ไม่ต้องฝากเงิน 10 อันดับแรก
-
Geral3 dias ago
กฎและข้อบังคับของสหรัฐฯ เกี่ยวกับกฎระเบียบแต่ละรัฐ 2023