Dicas para produzir vídeos assertivos e conquistar mais audiência
Os vídeos se tornaram uma ferramenta indispensável para profissionais e empresas que desejam se comunicar pela internet. No entanto, muitas pessoas sentem insegurança ou medo na hora de gravar e acabam perdendo credibilidade e engajamento. A especialista em comunicação Carol Almeida ensina técnicas para produzir vídeos assertivos e conquistar mais audiência.
De acordo com Carol Almeida, fundadora da Conexão de Sucesso, o medo de falar em vídeos é mais comum do que se imagina. “Muitos chegam para mim querendo gravar vídeos para divulgar seu trabalho, mas sentem um bloqueio, acham que não vão conseguir se expressar bem ou ter uma boa performance. O que faço é um trabalho de desbloqueio e preparação, para que a pessoa se sinta segura e confiante na hora de gravar”, explica.
A especialista utiliza técnicas de inteligência emocional, programação neurolinguística e desenvolvimento pessoal para ajudar as pessoas a superarem esses bloqueios. Depois, ensina estratégias de comunicação, linguagem corporal, expressividade e persuasão para gravar vídeos impactantes.
De acordo com Carol, algumas dicas importantes são: planejar o roteiro, mas não decorá-lo; fazer vídeos mais curtos e diretos; olhar para a câmera, como se estivesse conversando com alguém; falar de forma mais coloquial e pausada; usar linguagem corporal adequada, movimentando as mãos e variação de tons de voz.
Estratégias para vídeos assertivos
Carol afirma que a comunicação eficaz envolve técnica, mas também autoconhecimento. “A pessoa precisa se conhecer, trabalhar sua autoestima e confiança. Muitas vezes, os bloqueios estão na nossa própria mente limitante. Por isso trabalho sempre os aspectos emocionais junto com as estratégias de performance”, explica.
Segundo a especialista, algumas estratégias que ensina são:
– Ancoragem de um estado mental confiante antes de gravar, visualizando tudo fluindo bem;
– Focar no objetivo do vídeo e nas pessoas que deseja impactar;
– Fazer pausas e respirar fundo durante a gravação, para reduzir tensão;
– Gravar em pequenos trechos, observando o que pode melhorar;
– Assistir os vídeos gravados para identificar pontos positivos.
De fonoaudióloga a comunicadora
Carol Almeida é formada em fonoaudiologia, o que lhe deu expertise em comunicação humana. Depois fez especialização em PNL, mestrado em comunicação, coaching e se tornou trainer em neurosemântica.
Ao longo de 15 anos de experiência, desenvolveu o Método Comunicador de Elite, que integra técnicas de vários campos para preparar pessoas para uma comunicação eficaz, seja em vídeos, palestras ou atendimento ao cliente.
“Quero ajudar os profissionais a mostrarem o seu melhor nos vídeos, falando de maneira fluida, transparente e atraente. Assim eles podem gerar mais visibilidade e negócios por meio dos vídeos”, afirma Carol.
Carol ainda ressalta que para ter uma comunicação magnética, o segredo não está apenas no que você diz, mas em como você diz: “É uma dança entre palavras e emoções, onde cada frase é projetada para tocar o coração e a mente do público”, explica.
Para ela, ao falar com sinceridade e entusiasmo, você não está apenas transmitindo informações; mas também criando uma jornada emocional que envolve e persuade”, finaliza.
A especialista já impactou mais de 4500 alunos em oito países com seus treinamentos. Para conhecer seu trabalho, acesse o site ou siga @carolalmeida.oficial no Instagram.