Barra
Connect with us

Entretenimento

Dinâmicas para projeto e intervenção a partir da literatura

Published

on

No dia 30 de novembro, quinta-feira, a partir das 8h, será realizado, na PUC-SP, o evento “Seminário PLIT: Dinâmicas para Projeto e Intervenção a partir da Literatura”.

Com base na literatura, em sentido amplo e em diálogo com outras áreas e formas de conhecimento, pressupomos ações que possam ser promovidas no plano social, por meio de iniciativas e práticas diversas — com propósito de agregar, incluir e melhorar a vida das pessoas. Estimulados por conversas e performances trazidas pelos participantes da programação do evento-seminário PLIT, gostaríamos de materializar esse pensamento propositivo de maneira criativa, convidando o público a imaginarmos, juntos, possíveis intervenções.

O PLIT (Programa-Laboratório Integrado Transdisciplinar) é uma proposta experimental que promove a aproximação da literatura com outras áreas do conhecimento a partir de uma perspectiva de pesquisa inovadora e com objetivo de gerar impacto social.

CONVIDADOS (em ordem alfabética)

Denise Stoklos, atriz e dramaturga

Dimy Unclear, grafiteiro

Eduardo Nicolau, fotógrafo e editor (Jornal Estado de S.Paulo 1997-2020)

Emma Jova, atriz e os grupos de teatro: Benvinda Cia e Geometrias (In)Congruentes

Eva Furnari, escritora e ilustradora

Gabriela Romeu, jornalista e curadora

Renata Meirelles, educadora e documentarista (Territórios do Brincar)

+
“Manifesto inclusivo”, com estudantes do ensino fundamental II, integrantes do Projeto AEL Mauricio de Sousa, na escola EMEF Júlio de Grammont (DRE São Mateus)

SERVIÇO

Dia: 30 de novembro

Horário: 8h-17h (intervalo para almoço das 12 às 13h)

Local: PUC-SP (R. Monte Alegre, 984 – Perdizes). Auditório: 117A

Público: Aberto ao público em geral, permite inscrição especial aos educadores da rede pública de ensino, pesquisadores e outros interessados.

Inscrições para o público geral: https://forms.gle/ttcKwLASp4Wu6RKP8

Inscrições para professores da rede municipal: https://forms.gle/tdAVv2LLPD4MeV2s7

BENVINDA CIA

A Benvinda Cia. nasceu em 2016 a partir do desejo de participantes de diferentes grupos teatrais da Cultura Inglesa de aprofundar sua investigação em práticas artísticas. Pesquisadores de uma linguagem Pop e contemporânea e da transposição da estética das histórias em quadrinhos para a cena, contou com apresentações e temporadas em teatros paulistanos como iNBOx Cultural, Parlapatões, Viga Espaço Cênico e Cia da Revista; e centros culturais como a Casa1, Centro Cultural Grajaú, Casa de Cultura Parelheiros, Centro Cultural Vila Formosa, Casa de Cultura Tremembé e o Centro Cultural da Diversidade, além de apresentações em escolas da rede municipal e escolas particulares. O grupo investe na colaboração entre seus atores-criadores e direção, criando dramaturgias completamente autorais que dialogam com o mundo que nos cerca, e expande sua pesquisa para outras mídias, com a publicação de duas HQs pela Editora Giostri (“Limonada” e “Ana e a Baleia”, ambas à partir de peças homônimas da companhia), peças podcasts, leituras dramáticas ilustradas, peças em formato digital, vídeos ensaísticos sobre a cultura pop e da realização de oficinas abertas nas linguagens do corpo e das artes visuais.

No dia 30 de Novembro, o diretor artístico da Benvinda Cia, João Hannuch, estará acompanhado da atriz e produtora Emma Jovanovic na PUC SP, em parceria com o projeto PLIT para discutir sobre as relações entre a literatura e a arte transmídia. Autor e ilustrador de três HQs publicadas como adaptações de peças do grupo, João é Mestre em Teatro POP e Transmídia pela Escola Superior de Artes Célia Helena, e abordará parte de sua pesquisa a partir da apresentação de suas publicações, de mind map ilustrado e trechos de vídeos ensaísticos e de leituras dramáticas realizadas pela Benvinda Cia, a fim de explorar as diferentes intervenções da literatura na sociedade e na educação, sobretudo na voltada a crianças e adolescentes.

DENISE STOKLOS

Nascida em 1950, em Irati, PR, é atriz, autora, diretora e professora.

Em 1972, graduou-se em Ciências Sociais pela PUC-PR e Jornalismo pela UFPR. Em 1968, iniciou sua carreira no Teatro em Curitiba-PR, desde então sendo dirigida no Rio e em São Paulo por diretores inesquecíveis como Antonio Abujamra. Em 1978 estudou Mímica em Londres iniciando sua carreira internacional. Em 1987 criou um estilo chamado “Teatro Essencial” – no qual usa o mínimo de recursos externos, só o corpo, a voz e um terceiro elemento que vem do intelecto, memória, intuição: a dramaturgia.

Ao longo de seus cinquenta e dois anos de carreira criou diversos Solos Teatrais que são mantidos em repertório permanente. Foi convidada para apresentá-los em 33 países.

Tem recebido prêmios no Brasil (Ordem do Mérito Cultural, Ordem do Rio Branco, Ordem do Pinheiro, Shell, APETESP, APCA, Mambembe) e no exterior (Romênia, Cuba, Edinburgh). Em 2013, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, PR.

É uma das únicas atrizes brasileiras que trabalha apenas em teatro, não faz telenovelas.

Dias 15, 16 e 17 de dezembro fará um curso de imersão sobre performance a todos os interessados. Informações em seu Instagram @denisestoklosoficial.

DIMY UNCLEAR (@dimysp)

Grafiteiro paulistano iniciou sua trajetória em meados de 1998 tendo como suporte paredes para a realização de seus trabalhos. A busca pelo crescimento não cessou, atuando na área do design, criando estampas para diversas marcas de surf e dividindo seu tempo em uma produtora educacional. Hoje também assina seu trabalho com um símbolo.

EDUARDO NICOLAU

Fotógrafo com mais de 20 anos de experiência em redação de jornal. É formado em Fotografia pelo Senac.

Foi editor geral de fotografia do Jornal O Estado de S.Paulo entre 2010 e 2020 e fotógrafo (também do Estadão e Jornal da Tarde) de 1997 a 2010

Organizou e realizou cobertura fotográfica de quatro copas do mundo (Alemanha, África, Brasil e Rússia), três olimpíadas (Pequim, Londres e Brasil), crises civis no Haiti, Equador, eleições e viagens presidenciais (Vietnã e China)

Tem publicados os livros “Retrato de Jornal” (Letras do Brasil, 2013) e “Retratos” (Ipsis, 2022). Recebeu as seguintes premiações: Prêmio Estado de Jornalismo 2003, 2006 e 2009; Prêmio Líbero Badaró 2006; Prêmio Vladimir Herzog 2002. Indicado ao Prêmio Esso 2002 e 2006

EVA FURNARI

Nasceu em Roma em 1948 e veio para o Brasil com 2 anos de idade. Formou-se em Arquitetura pela USP e foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 74 a 79.

Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980 e tem 64 livros publicados. Publicou, por quatro anos, histórias da Bruxinha nos suplementos infantis dos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. Seus livros foram publicados na Inglaterra, Turquia, China, Chile, México e muitos deles foram adaptados para o teatro.

Ao longo de sua carreira, foi premiada diversas vezes. Recebeu 8 vezes o Prêmio Jabuti pela CBL, foi premiada 9 vezes pela FNLIJ e recebeu o APCA pelo conjunto da obra.

www.evafurnari.com.br

@eva.furnari.oficial

GABRIELA ROMEU

Escritora, jornalista e documentarista, com mais de vinte anos de atuação em projetos que criam pontes entre infâncias.No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br), vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2010).

Atua na crítica de teatro infantil, membro da APCA, e escreveu sobre literatura e cinema, sempre integrando diversas comissões de festivais, mostras e editais voltados à produção cultural para a infância. É curadora de exposições e instalações que circulam em diferentes espaços culturais (Sescs, festivais).

É autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras.

É corroteirista do documentário “Disque Quilombola” e diretora de “Meninos e reis” e “Quintais do Xingu”. Atuou como cocuradora da exposição “Trilhas do Brincar”, que circulou por três unidades do Sesc-SP, e das instalações “Inventário dos Cabinhas”, “Infâncias” e “Na rua dos Meninos” em unidades do Sesc e outros espaços culturais.

GEOMETRIAS (IN)CONGRUENTES

Geometrias (In)congruentes é uma metodologia de pesquisa para artes cênicas que serve tanto para improvisação guiada levada a público, como também para o uso interno em grupos artísticos e instituições de ensino a fim de desenvolvimento didático e criativo. Trata-se de um tabuleiro para se jogar teatro, uma ação cênica improvisada a partir de um jogo de dados. O tabuleiro é dividido em quatro áreas – luz, som, corpo e vídeo -, e os dados determinam o perfil da criação – características da qualidade de ação, imagem ou som gerada. Há um microfone no espaço, acessível a qualquer um que queira intervir nas cenas com comentários, depoimentos, leituras de materiais literários disponíveis ou quaisquer outras declamações.

Desenvolvida pelo artista transmidiático pernambucano Luiz Manuel, a metodologia investiga fruição e formação artística por meio da improvisação guiada, sob uma perspectiva tanto artística quanto sociológica. Propõe também uma reflexão acerca da autonomia do público, que faz uso de seu próprio repertório e bagagem cultural para a criação, interligando memória, identidade e jogo no espaço-tempo artístico e teatral.

No dia 30, o Núcleo de Treinamento Geometrias (In)congruentes estará presente na PUC-SP para participação no Projeto PLIT, apresentando uma rodada-demonstração do jogo, exibindo o mini-documentário da pesquisa e conduzindo um diálogo acerca das relações entre teatro, literatura, memória e performatividade. O coletivo pretende demonstrar as maneiras com que os atravessamentos da leitura na contemporaneidade podem ser levados à cena, por meio de improvisos que evocam os repertórios de cada indivíduo e põem em xeque os paradigmas atrelados ao purismo das artes e das linguagens.

RENATA MEIRELLES

Educadora e documentarista. Viaja pelo país estudando a infância brasileira e seus brincares.

Mestre em educação pela USP. Idealizadora do Projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica (www.projetobira.com) e do Projeto Território do Brincar (www.territoriodobrincar), uma co-realização com o Instituto Alana.

Publicou os livros “Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil” (editora Terceiro Nome), vencedor do Prêmio Jabuti de 2008 e “Cozinhando no Quintal”, da mesma editora.

Curadora de exposições sobre o brincar em unidades do SESC: “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira” – SESC Pompéia, “Trilhas do Brincar” SESC Santos, Santo André e Araraquara e “Brinquedos dos Meninos do Brasil”, Regional SESC Santa Catarina.

Diretora de diversos curtas-metragens sobre a temática do brincar, tais como como “Bambeia” e “Disque Quilombola”, vencedores de prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais.

Dirigiu os documentários “Território do Brincar”, uma co-produção de Maria Farinah Filmes e Ludus Videos, e “Brincar Livre: de dentro para fora”, que, em parceria com o Instituto Alana, acompanhou famílias diversas da Grande São Paulo durante a pandemia e registrou os processos pelos quais as crianças e suas brincadeiras passaram ao longo desse período.

 

 

SOBRE O PROJETO PLIT:

O PLIT, Programa-laboratório integrado transdisciplinar para formação acadêmica e pedagógica, é um projeto financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no Programa de Pós-Doutorado Estratégico. Engendrado na cultura de design e projeto (PIVETTI, 2019), o PLIT é uma proposta experimental destinada à idealização de modelos inter e transdisciplinares, que promove a aproximação da literatura com outras áreas do conhecimento a partir de uma perspectiva de pesquisa inovadora e tendo por objetivo final a criação de proposições de impacto social. Entendendo a pesquisa como método de inovação e experimentação, o projeto lança mão de uma abordagem experimental programática e investiga por que caminhos de concepção metodológica e crítica é possível se contribuir para uma formação em literatura que, baseada em transdisciplinaridade, possa articular pensamento, experiência e produção científica de modo a disparar práticas e intervenções de valia social, na educação e outros setores. Para isso, o Programa-laboratório propõe integrar processos e produtos, visando criar diversificadas oportunidades de engajamento para os pesquisadores, ampliar as relações com a literatura e a sociedade e valorizar uma formação de intercâmbio cultural, dentro e fora do espaço acadêmico, atraindo públicos diversos.

Coordenação: Diana Navas, supervisora e docente PUC-SP e Michaella Pivetti, designer-curadora e pesquisadora pós-doutoranda do PPGLCL, PUC-SP.

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Natura aborda tema da masculinidade moderna: quando o autocuidado deixa de ser tabu e se transforma em conexão consigo e com os outros

Published

on

Por muito tempo, cuidar da saúde – física e mental – e ter uma rotina de cuidados pessoais não cabiam na ideia tradicional de masculinidade, na qual vaidade e vulnerabilidade eram conceitos diretamente associados às mulheres. No entanto, essa realidade está mudando com o avanço das discussões sobre gênero, saúde mental e bem-estar e, nesse contexto, o autocuidado passou a ser, cada vez mais, incorporado ao universo masculino  – seja por meio do uso de produtos de beleza ou por meio do cuidado emocional, antes debatido apenas entre o universo feminino.

Em bate-papo promovido pela Natura para apresentação da nova fragrância Natura Homem Evolut.io, reuniu Guilherme N. Valadares, fundador do PapodeHomem e diretor de pesquisa do Instituto PDH; Tiago Koch, idealizador do projeto Homem Paterno; e Zé Ricardo Oliveira, coordenador de comunicação institucional do PapodeHomem, foi possível perceber que o entendimento sobre o que é masculinidade vem sendo repensado, desconstruído e reconstruído a todo momento, e o autocuidado passou a ser, cada vez mais, incorporado ao universo masculino.

O cuidado masculino como agente de transformação

Dados recentes comprovam que os homens apostam, cada vez mais, em uma rotina de autocuidado. Para se ter uma dimensão, o mercado global de produtos de beleza masculina foi avaliado em US$30,8 bilhões em 2021, com projeção de crescimento de 9,1% ao ano até 2030, segundo estudo realizado pela Grand View Research. Tendência que vem se consolidando no Brasil: segundo estudo da Kantar, 72% dos homens brasileiros se interessam por produtos de beleza**.

Junto a esse crescimento, a pesquisa  “Meninos: Sonhando os homens do futuro”, idealizada pelo Instituto PDH, viabilizada pela Natura e com apoio institucional do Pacto Global da ONU — Rede Brasil, revela lacunas fundamentais na evolução masculina. Segundo a pesquisa, 58% dos meninos afirmam ter poucas ou nenhuma referência positiva de masculinidade com quem convivem no cotidiano. Nesse caso, “poucas” se refere aos meninos que responderam ter apenas 1 ou 2 homens adultos que são referência positiva para eles. Isso traz à tona uma importante discussão sobre modelos de masculinidade e saúde emocional.

A pesquisa também revela que 24% dos meninos entrevistados se sentem solitários sempre ou com muita frequência. O percentual sobe para 30% entre homens adultos. Ou seja, vemos muitos homens sozinhos e com uma escassez de referenciais positivos. Por outro lado, a pesquisa aponta para uma evolução em como meninos e homens pensam suas emoções. A maioria dos meninos (87%) acredita que um homem deve saber expressar as suas emoções com maturidade.  E 92% dos homens adultos também concordam. Mas eles não sabem como fazer isso. Ou seja, os homens querem ser melhores e mais maduros emocionalmente.

Para Tiago Koch, o desconforto faz parte de qualquer mudança, mas é preciso estar aberto às transformações, mesmo que isso signifique passar por momentos desconfortáveis para, assim, amadurecer e descobrir que o cuidado é transformador. “Tem uma expressão que para mim faz muito sentido, que é: eu cuido porque sou homem e sou homem porque eu cuido”, diz, trazendo a importância do ato de cuidar também para a esfera do masculino. Zé Ricardo reforça: “A partir do momento em que eu me sinto cuidado, também consigo cuidar do outro. É preciso evoluir essa cultura do cuidado nas relações que cultivamos”, disse no evento de lançamento de Natura Homem Evolut.io, no início de julho, pontuando sobre o papel que as transformações pessoais e o cuidado consigo mesmo podem fazer também na vida de outras pessoas.

Natura Homem, há quase 30 anos acompanhando a evolução do homem

Marca Nº. 1 de Perfumaria nos lares brasileiros***, a Natura vem apostando neste mercado há bastante tempo. Natura Homem – especialista em perfumaria e cuidados pessoais para o público masculino -, por exemplo, foi criada em 1997 e vem, ao longo dos anos, criando um espaço seguro para os homens expressarem sua autenticidade.

Dando continuidade à esta trajetória, a marca anuncia a nova fragrância Evolut.io e o lançamento de uma gama de produtos que compõem uma rotina prática e completa de autocuidado – como shampoos, gel de banho, sabonete esfoliante facial, multicorretor antissinais e espuma de barbear -, todos desenvolvidos com a exclusiva tecnologia Dermotech®.

“Os novos itens surgem como resposta ao atual contexto em que os homens estão cada vez mais atentos à saúde e bem-estar. São produtos de alta qualidade que ajudam o homem a se reconectar consigo mesmo e com o cuidado com o próprio corpo, dando luz à potência do ato de se conhecer e se cuidar”, afirma Claudia Pinheiro, diretora global de perfumaria da Natura.

Sobre os lançamentos Natura Homem

Evolut.io: um convite à evolução individual e a ser uma inspiração para o outro

A nova fragrância da linha Natura Homem caracteriza-se por uma combinação marcante e envolvente das madeiras quentes de âmbar e sândalo, com a sofisticação do Cumaru e com a refrescância de notas cítricas. O resultado é uma fragrância inovadora, um Deo Parfum potente, desenvolvido para homens modernos e que nunca param de evoluir e ousar, indo além do esperado. Principais ingredientes: Cumaru, Bergamota, Grapefruit, Âmbar, benjoim, Sândalo

Novos produtos Natura Homem

A linha conta agora com três variantes de shampoos – 2 em 1, anticaspa e antiqueda; tônico capilar antiqueda, que fortifica os fios com redução intensiva da queda e estimula o dobro de crescimento em apenas 12 semanas****; gel de banho 4 em 1 – para corpo, rosto, barba e cabelo; sabonete esfoliante facial, que estimula a renovação da pele e previne pelos encravados; multicorretor antissinais, que reduz as rugas e linhas de expressão com FPS 30; e espuma para barbear, que promove sensação de frescor e pele limpa, para um barbear confortável.

*58% dos meninos entrevistados dizem conviver com até dois exemplos positivos de masculinidade.

**Fonte: Grand View Research

***Fonte: Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores | Participação do mercado em Valor, Volume e Penetração | Total Canal | Período: FY 2024 | Total Brasil | Categoria: Perfumaria

****Resultado comprovado em estudo clínico Instrumental versus fórmula placebo.

Continue Reading

Entretenimento

Canção autoral de Jeffinho ultrapassa 1 milhão de visualizações no YouTube e lidera Spotify do Exalta

Published

on

Música escrita e interpretada por Jeffinho conquista o topo entre os sucessos do grupo após saída de Péricles e Thiaguinho

Lançada durante sua passagem pelo Exaltasamba, a música autoral “Primeiro Amor”, composta e interpretada por Jeffinho, acaba de alcançar a marca de 1 milhão de visualizações no YouTube. O feito representa não apenas o carinho do público pela faixa, mas também consolida a força da caneta e da voz do artista dentro do grupo.

A canção é atualmente a mais ouvida do Exalta no Spotify entre as faixas lançadas após a saída de Péricles e Thiaguinho, nomes históricos da formação anterior. Jeffinho integrou o grupo por quase 10 anos e foi peça fundamental na continuidade da marca, conquistando uma nova geração de fãs com sua autenticidade, carisma e talento como compositor.

Natural do Rio de Janeiro, Jeffinho lançou oficialmente sua carreira solo em abril deste ano e, desde então, tem trilhado um caminho sólido em nova fase ao lado da Legend Music. Sua atual faixa de trabalho é “Obscena”, que também tem ganhado destaque nas plataformas digitais e nos shows ao vivo.

“Ver ‘Primeiro Amor’ alcançar esse marco só confirma que o que é feito com verdade, fica. É uma música muito especial pra mim e saber que ainda toca as pessoas é gratificante demais”, comenta o cantor.

Recentemente, Jeffinho gravou seu primeiro audiovisual solo com ingressos esgotados no Bar do Major, em São Paulo, dando início a um novo capítulo de sua história no pagode nacional.

Continue Reading

Entretenimento

Duas Medidas lança EP “Um Novo RG” com estreia de Diego Vibe nos vocais

Published

on

Álbum traz canção inédita e duas regravações

A banda Duas Medidas apresenta ao público seu mais novo trabalho: o EP Um Novo RG, primeiro registro oficial com o cantor Diego Vibe à frente dos vocais. O projeto marca uma nova fase na trajetória do grupo, sem abrir mão da sua identidade marcante.

O EP conta com três faixas, sendo uma inédita e duas regravações que resgatam grandes sucessos da história da banda. A novidade fica por conta de “A Gata Ficou Louca”, música dançante composta por Ed Nobre, Luciano Chaves e Mão Grande. Já os hits “La Raba” e “Glicose” ganham nova roupagem, com a interpretação vibrante do novo vocalista.

Disponível em todas as plataformas digitais, Um Novo RG faz alusão a um dos bordões mais conhecidos do grupo, apresentando a nova proposta da Banda Duas Medidas.

OUÇA AGORA – https://onerpm.link/167041283523

 

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento3 horas ago

Natura aborda tema da masculinidade moderna: quando o autocuidado deixa de ser tabu e se transforma em conexão consigo e com os outros

Por muito tempo, cuidar da saúde – física e mental – e ter uma rotina de cuidados pessoais não cabiam...

Geral3 horas ago

Ney Matogrosso revela que previsão de cartomante se concretizou

O cantor Ney Matogrosso, um dos maiores ícones da música brasileira, surpreendeu o público ao revelar que uma previsão feita...

Entretenimento4 horas ago

Canção autoral de Jeffinho ultrapassa 1 milhão de visualizações no YouTube e lidera Spotify do Exalta

Música escrita e interpretada por Jeffinho conquista o topo entre os sucessos do grupo após saída de Péricles e Thiaguinho...

Negócios6 horas ago

CasaCor SP 2025 pela lente de Sophia Martins: arquitetura afetiva e o novo código do alto padrão

Abaixo, você confere a matéria completa produzida a convite da CasaCor São Paulo 2025, com curadoria de olhar e interpretação...

Negócios7 horas ago

Anderson Silva e Luis Justo participam do Know How Experience, para falar sobre liderança, marca e mentalidade vencedora

Maior evento de networking e negócios da América Latina acontece em agosto e promete transformar Campo Grande em polo estratégico...

Geral7 horas ago

Bispo Bruno Leonardo emociona ao doar meio milhão de reais para hospital em Feira de Santana

Em um tempo onde a fé muitas vezes caminha silenciosa, o Bispo Bruno Leonardo, conhecido como o Bispo mais assistido...

Geral8 horas ago

Rodrigo Souza contribui para a transformação da Serra como polo de inovação e investimento local

Com trajetória internacional e forte atuação local, especialista aposta no associativismo e em negócios com propósito para impulsionar o desenvolvimento...

Geral8 horas ago

EXPO UBIZ 2025: Um Marco de Negócios, Conexões e Propósito Social em Campos dos Goytacazes

No último dia 28 de julho, Campos dos Goytacazes foi palco de um dos eventos empresariais mais aguardados do ano:...

Geral8 horas ago

De decoradora a mentora de sucesso: Mariya da Rosa faturou mais de R$ 300 mil no digital e hoje ensina mulheres a viverem com liberdade

Em um pequeno município no interior de Rondônia, vive uma mulher de fala serena, mas de força surpreendente. Seu nome...

Geral8 horas ago

Tecnologia e Saúde Integrativa: A Visão Inovadora de Lígia Volpi para o Futuro do Bem-Estar

A saúde integrativa, que considera o ser humano em sua totalidade corpo, mente e aspectos sutis tem ganhado espaço como...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed