Barra
Connect with us

Entretenimento

Dinâmicas para projeto e intervenção a partir da literatura

Published

on

No dia 30 de novembro, quinta-feira, a partir das 8h, será realizado, na PUC-SP, o evento “Seminário PLIT: Dinâmicas para Projeto e Intervenção a partir da Literatura”.

Com base na literatura, em sentido amplo e em diálogo com outras áreas e formas de conhecimento, pressupomos ações que possam ser promovidas no plano social, por meio de iniciativas e práticas diversas — com propósito de agregar, incluir e melhorar a vida das pessoas. Estimulados por conversas e performances trazidas pelos participantes da programação do evento-seminário PLIT, gostaríamos de materializar esse pensamento propositivo de maneira criativa, convidando o público a imaginarmos, juntos, possíveis intervenções.

O PLIT (Programa-Laboratório Integrado Transdisciplinar) é uma proposta experimental que promove a aproximação da literatura com outras áreas do conhecimento a partir de uma perspectiva de pesquisa inovadora e com objetivo de gerar impacto social.

CONVIDADOS (em ordem alfabética)

Denise Stoklos, atriz e dramaturga

Dimy Unclear, grafiteiro

Eduardo Nicolau, fotógrafo e editor (Jornal Estado de S.Paulo 1997-2020)

Emma Jova, atriz e os grupos de teatro: Benvinda Cia e Geometrias (In)Congruentes

Eva Furnari, escritora e ilustradora

Gabriela Romeu, jornalista e curadora

Renata Meirelles, educadora e documentarista (Territórios do Brincar)

+
“Manifesto inclusivo”, com estudantes do ensino fundamental II, integrantes do Projeto AEL Mauricio de Sousa, na escola EMEF Júlio de Grammont (DRE São Mateus)

SERVIÇO

Dia: 30 de novembro

Horário: 8h-17h (intervalo para almoço das 12 às 13h)

Local: PUC-SP (R. Monte Alegre, 984 – Perdizes). Auditório: 117A

Público: Aberto ao público em geral, permite inscrição especial aos educadores da rede pública de ensino, pesquisadores e outros interessados.

Inscrições para o público geral: https://forms.gle/ttcKwLASp4Wu6RKP8

Inscrições para professores da rede municipal: https://forms.gle/tdAVv2LLPD4MeV2s7

BENVINDA CIA

A Benvinda Cia. nasceu em 2016 a partir do desejo de participantes de diferentes grupos teatrais da Cultura Inglesa de aprofundar sua investigação em práticas artísticas. Pesquisadores de uma linguagem Pop e contemporânea e da transposição da estética das histórias em quadrinhos para a cena, contou com apresentações e temporadas em teatros paulistanos como iNBOx Cultural, Parlapatões, Viga Espaço Cênico e Cia da Revista; e centros culturais como a Casa1, Centro Cultural Grajaú, Casa de Cultura Parelheiros, Centro Cultural Vila Formosa, Casa de Cultura Tremembé e o Centro Cultural da Diversidade, além de apresentações em escolas da rede municipal e escolas particulares. O grupo investe na colaboração entre seus atores-criadores e direção, criando dramaturgias completamente autorais que dialogam com o mundo que nos cerca, e expande sua pesquisa para outras mídias, com a publicação de duas HQs pela Editora Giostri (“Limonada” e “Ana e a Baleia”, ambas à partir de peças homônimas da companhia), peças podcasts, leituras dramáticas ilustradas, peças em formato digital, vídeos ensaísticos sobre a cultura pop e da realização de oficinas abertas nas linguagens do corpo e das artes visuais.

No dia 30 de Novembro, o diretor artístico da Benvinda Cia, João Hannuch, estará acompanhado da atriz e produtora Emma Jovanovic na PUC SP, em parceria com o projeto PLIT para discutir sobre as relações entre a literatura e a arte transmídia. Autor e ilustrador de três HQs publicadas como adaptações de peças do grupo, João é Mestre em Teatro POP e Transmídia pela Escola Superior de Artes Célia Helena, e abordará parte de sua pesquisa a partir da apresentação de suas publicações, de mind map ilustrado e trechos de vídeos ensaísticos e de leituras dramáticas realizadas pela Benvinda Cia, a fim de explorar as diferentes intervenções da literatura na sociedade e na educação, sobretudo na voltada a crianças e adolescentes.

DENISE STOKLOS

Nascida em 1950, em Irati, PR, é atriz, autora, diretora e professora.

Em 1972, graduou-se em Ciências Sociais pela PUC-PR e Jornalismo pela UFPR. Em 1968, iniciou sua carreira no Teatro em Curitiba-PR, desde então sendo dirigida no Rio e em São Paulo por diretores inesquecíveis como Antonio Abujamra. Em 1978 estudou Mímica em Londres iniciando sua carreira internacional. Em 1987 criou um estilo chamado “Teatro Essencial” – no qual usa o mínimo de recursos externos, só o corpo, a voz e um terceiro elemento que vem do intelecto, memória, intuição: a dramaturgia.

Ao longo de seus cinquenta e dois anos de carreira criou diversos Solos Teatrais que são mantidos em repertório permanente. Foi convidada para apresentá-los em 33 países.

Tem recebido prêmios no Brasil (Ordem do Mérito Cultural, Ordem do Rio Branco, Ordem do Pinheiro, Shell, APETESP, APCA, Mambembe) e no exterior (Romênia, Cuba, Edinburgh). Em 2013, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, PR.

É uma das únicas atrizes brasileiras que trabalha apenas em teatro, não faz telenovelas.

Dias 15, 16 e 17 de dezembro fará um curso de imersão sobre performance a todos os interessados. Informações em seu Instagram @denisestoklosoficial.

DIMY UNCLEAR (@dimysp)

Grafiteiro paulistano iniciou sua trajetória em meados de 1998 tendo como suporte paredes para a realização de seus trabalhos. A busca pelo crescimento não cessou, atuando na área do design, criando estampas para diversas marcas de surf e dividindo seu tempo em uma produtora educacional. Hoje também assina seu trabalho com um símbolo.

EDUARDO NICOLAU

Fotógrafo com mais de 20 anos de experiência em redação de jornal. É formado em Fotografia pelo Senac.

Foi editor geral de fotografia do Jornal O Estado de S.Paulo entre 2010 e 2020 e fotógrafo (também do Estadão e Jornal da Tarde) de 1997 a 2010

Organizou e realizou cobertura fotográfica de quatro copas do mundo (Alemanha, África, Brasil e Rússia), três olimpíadas (Pequim, Londres e Brasil), crises civis no Haiti, Equador, eleições e viagens presidenciais (Vietnã e China)

Tem publicados os livros “Retrato de Jornal” (Letras do Brasil, 2013) e “Retratos” (Ipsis, 2022). Recebeu as seguintes premiações: Prêmio Estado de Jornalismo 2003, 2006 e 2009; Prêmio Líbero Badaró 2006; Prêmio Vladimir Herzog 2002. Indicado ao Prêmio Esso 2002 e 2006

EVA FURNARI

Nasceu em Roma em 1948 e veio para o Brasil com 2 anos de idade. Formou-se em Arquitetura pela USP e foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 74 a 79.

Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980 e tem 64 livros publicados. Publicou, por quatro anos, histórias da Bruxinha nos suplementos infantis dos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. Seus livros foram publicados na Inglaterra, Turquia, China, Chile, México e muitos deles foram adaptados para o teatro.

Ao longo de sua carreira, foi premiada diversas vezes. Recebeu 8 vezes o Prêmio Jabuti pela CBL, foi premiada 9 vezes pela FNLIJ e recebeu o APCA pelo conjunto da obra.

www.evafurnari.com.br

@eva.furnari.oficial

GABRIELA ROMEU

Escritora, jornalista e documentarista, com mais de vinte anos de atuação em projetos que criam pontes entre infâncias.No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br), vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2010).

Atua na crítica de teatro infantil, membro da APCA, e escreveu sobre literatura e cinema, sempre integrando diversas comissões de festivais, mostras e editais voltados à produção cultural para a infância. É curadora de exposições e instalações que circulam em diferentes espaços culturais (Sescs, festivais).

É autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras.

É corroteirista do documentário “Disque Quilombola” e diretora de “Meninos e reis” e “Quintais do Xingu”. Atuou como cocuradora da exposição “Trilhas do Brincar”, que circulou por três unidades do Sesc-SP, e das instalações “Inventário dos Cabinhas”, “Infâncias” e “Na rua dos Meninos” em unidades do Sesc e outros espaços culturais.

GEOMETRIAS (IN)CONGRUENTES

Geometrias (In)congruentes é uma metodologia de pesquisa para artes cênicas que serve tanto para improvisação guiada levada a público, como também para o uso interno em grupos artísticos e instituições de ensino a fim de desenvolvimento didático e criativo. Trata-se de um tabuleiro para se jogar teatro, uma ação cênica improvisada a partir de um jogo de dados. O tabuleiro é dividido em quatro áreas – luz, som, corpo e vídeo -, e os dados determinam o perfil da criação – características da qualidade de ação, imagem ou som gerada. Há um microfone no espaço, acessível a qualquer um que queira intervir nas cenas com comentários, depoimentos, leituras de materiais literários disponíveis ou quaisquer outras declamações.

Desenvolvida pelo artista transmidiático pernambucano Luiz Manuel, a metodologia investiga fruição e formação artística por meio da improvisação guiada, sob uma perspectiva tanto artística quanto sociológica. Propõe também uma reflexão acerca da autonomia do público, que faz uso de seu próprio repertório e bagagem cultural para a criação, interligando memória, identidade e jogo no espaço-tempo artístico e teatral.

No dia 30, o Núcleo de Treinamento Geometrias (In)congruentes estará presente na PUC-SP para participação no Projeto PLIT, apresentando uma rodada-demonstração do jogo, exibindo o mini-documentário da pesquisa e conduzindo um diálogo acerca das relações entre teatro, literatura, memória e performatividade. O coletivo pretende demonstrar as maneiras com que os atravessamentos da leitura na contemporaneidade podem ser levados à cena, por meio de improvisos que evocam os repertórios de cada indivíduo e põem em xeque os paradigmas atrelados ao purismo das artes e das linguagens.

RENATA MEIRELLES

Educadora e documentarista. Viaja pelo país estudando a infância brasileira e seus brincares.

Mestre em educação pela USP. Idealizadora do Projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica (www.projetobira.com) e do Projeto Território do Brincar (www.territoriodobrincar), uma co-realização com o Instituto Alana.

Publicou os livros “Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil” (editora Terceiro Nome), vencedor do Prêmio Jabuti de 2008 e “Cozinhando no Quintal”, da mesma editora.

Curadora de exposições sobre o brincar em unidades do SESC: “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira” – SESC Pompéia, “Trilhas do Brincar” SESC Santos, Santo André e Araraquara e “Brinquedos dos Meninos do Brasil”, Regional SESC Santa Catarina.

Diretora de diversos curtas-metragens sobre a temática do brincar, tais como como “Bambeia” e “Disque Quilombola”, vencedores de prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais.

Dirigiu os documentários “Território do Brincar”, uma co-produção de Maria Farinah Filmes e Ludus Videos, e “Brincar Livre: de dentro para fora”, que, em parceria com o Instituto Alana, acompanhou famílias diversas da Grande São Paulo durante a pandemia e registrou os processos pelos quais as crianças e suas brincadeiras passaram ao longo desse período.

 

 

SOBRE O PROJETO PLIT:

O PLIT, Programa-laboratório integrado transdisciplinar para formação acadêmica e pedagógica, é um projeto financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no Programa de Pós-Doutorado Estratégico. Engendrado na cultura de design e projeto (PIVETTI, 2019), o PLIT é uma proposta experimental destinada à idealização de modelos inter e transdisciplinares, que promove a aproximação da literatura com outras áreas do conhecimento a partir de uma perspectiva de pesquisa inovadora e tendo por objetivo final a criação de proposições de impacto social. Entendendo a pesquisa como método de inovação e experimentação, o projeto lança mão de uma abordagem experimental programática e investiga por que caminhos de concepção metodológica e crítica é possível se contribuir para uma formação em literatura que, baseada em transdisciplinaridade, possa articular pensamento, experiência e produção científica de modo a disparar práticas e intervenções de valia social, na educação e outros setores. Para isso, o Programa-laboratório propõe integrar processos e produtos, visando criar diversificadas oportunidades de engajamento para os pesquisadores, ampliar as relações com a literatura e a sociedade e valorizar uma formação de intercâmbio cultural, dentro e fora do espaço acadêmico, atraindo públicos diversos.

Coordenação: Diana Navas, supervisora e docente PUC-SP e Michaella Pivetti, designer-curadora e pesquisadora pós-doutoranda do PPGLCL, PUC-SP.

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Matéria que citava indevidamente Igreja Batista do Avivamento Mundial e Bispo Bruno Leonardo é corrigida por determinação da Justiça

Published

on

Bispo Bruno Leonardo

Decisão judicial confirma que nem a instituição religiosa nem seu líder figuram como investigados pela Polícia Federal; advogado apresentou documentos formais que comprovam a legalidade das atividades.

Uma matéria publicada pelo portal Metrópoles, em março de 2025, gerou ampla repercussão ao sugerir que a Igreja Batista do Avivamento Mundial e o Bispo Bruno Leonardo estariam envolvidos em investigações da Polícia Federal relacionadas a crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A publicação, baseada em relatórios de movimentações fiscais de terceiros, vinculou de maneira equivocada a instituição a uma organização criminosa, levando a interpretações distorcidas e prejudicando a imagem pública da Igreja.

A retificação do conteúdo divulgado foi determinada por decisão liminar do Tribunal de Justiça da Bahia, emitida em 28 de março. A ordem judicial obrigou a alteração imediata do título da matéria, a retirada da imagem do Bispo Bruno Leonardo e da Igreja, respaldados por notas fiscais apresentadas. O Judiciário reconheceu que a reportagem promovia uma associação indevida e infundada entre a entidade religiosa e as atividades criminosas.

De acordo com o advogado Gabriel Bomfim, representante legal da Igreja, não existe qualquer vínculo contratual ou institucional com a empresa Startway Multisserviços EIRELI, investigada pela Polícia Federal por possível envolvimento com crimes financeiros. O advogado esteve pessoalmente na Superintendência da PF, em Curitiba, nos dias 13 e 17 de março, para esclarecer os fatos junto ao delegado Eduardo Vezza.

“Nosso compromisso sempre foi com a transparência e com a missão evangelística. Todos os contratos foram formalizados legalmente, com documentação completa e prestação de contas adequada”, afirma Gabriel Bomfim.

Ele destaca ainda que a Igreja não é alvo de nenhuma diligência ou investigação por parte da Polícia Federal. O nome da instituição apareceu apenas em relatórios de movimentações fiscais da empresa investigada, como ocorre com diversos consumidores que realizaram compras de maneira legítima. Não há qualquer indício de envolvimento direto ou indireto com os crimes apurados.

Segundo a defesa, vídeos no YouTube também estão sendo distorcidos com falas do líder religioso, sendo utilizados para gerar interpretações sensacionalistas. A adulteração foi formalmente registrada no processo judicial.

A Igreja Batista do Avivamento Mundial enfatiza que não mantém qualquer tipo de ligação com facções criminosas ou condutas ilegais, bem como nunca teve nenhuma relação com a empresa Starway fora da relação de simples consumidora. Todas as medidas judiciais cabíveis estão sendo tomadas para garantir a responsabilização dos autores das informações falsas.

“Infelizmente, a disseminação de fake news tem sido usada como ferramenta para ataques políticos e religiosos. Nossa história é pública, acompanhada por milhões de fieis, e continuaremos a confiar na Justiça para a devida reparação”, declarou a instituição em nota oficial.

A Igreja orienta seus membros e o público em geral a buscarem informações apenas em canais oficiais e a estarem atentos à veracidade dos conteúdos compartilhados, especialmente em períodos de maior tensão política e social. As notas fiscais existem e foram mostradas junto a autoridade policial, mesmo assim a matéria constou que transações foram realizadas sem nota fiscal.

Para mais informações e atualizações, siga o Bispo Bruno Leonardo nas redes sociais.

Instagram: https://www.instagram.com/bispobrunoleonardo 

Continue Reading

Entretenimento

Sucesso infantil Liga da Alegria lança novo single “Melancia” pela Radar Records

Published

on

O grupo Liga da Alegria que está fazendo o maior sucesso com as crianças na internet, com suas músicas alegres e educativas, acaba de anunciar o lançamento de seu novo single “Melancia”, que conta com distribuição da Radar Records.

A música traz uma batida contagiante e uma letra divertida que celebra essa fruta tão amada, destacando seus benefícios e sabor irresistível.

Com um ritmo animado e um refrão que gruda na cabeça, “Melancia” promete colocar todo mundo para dançar e cantar junto com os super-heróis da Liga: Ligeiro, Impossível, Gatão e Alegria.

Cada personagem possui sua personalidade marcante, características físicas e psicológicas, e super poderes, comprometida em resgatar os valores e a essência da afetividade, do calor humano, da alegria simples e espontânea.

Prepare-se para cantar: “Ela é a melancia, vamos comer dia e noite, noite e dia!…”

O lançamento está disponível em todas as plataformas digitais como Spotify e Deezer, e virá acompanhado de um clipe musical e também um desenho animado.

Ouça agora em: https://found.ee/ligadaalegria_melancia

Continue Reading

Entretenimento

Unicirco Marcos Frota celebra o Dia do Circo com três dias de espetáculos gratuitos

Published

on

(O novo show faz um paralelo entre a construção de um cortiço e a sociedade atual. Foto: Renzo Gostoli)

Programação especial inclui apresentações em Duque de Caxias e na Quinta da Boa Vista

O Instituto Unicirco Marcos Frota preparou uma programação especial de três dias para comemorar o Dia do Circo (27/3). As atividades começaram na quarta-feira (26), no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, com o espetáculo “O Cortiço Chegou!”, apresentado em duas sessões gratuitas. Na quinta-feira (27), a lona do Unicirco, na Quinta da Boa Vista, recebe alunos de escolas públicas previamente agendadas para duas sessões de “Alegrai”. No fim de semana, o espetáculo retorna ao palco para o grande público, com apresentações no sábado e domingo (29 e 30), às 15h e 17h, também com entrada gratuita.

O Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade VI tem patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal.

Segundo Marcos Frota, ator, fundador e presidente do Instituto, o Dia do Circo ganha mais relevância a cada ano. “É um privilégio observar a evolução das artes circenses ao longo do tempo. O circo se reinventa constantemente, marcando presença na TV, na ópera, na música e na dança. Hoje, vemos uma arte renovada, que preserva suas raízes, mas se projeta para o futuro”, destaca.

Com 14 anos de atuação na Quinta da Boa Vista, o Unicirco é uma das mais importantes escolas de circo e trapézio do Brasil, promovendo arte, cidadania e cultura de paz. Nas últimas fases do projeto, mais de 200 mil pessoas já assistiram aos espetáculos gratuitos.

Quinta-feira (27), na Quinta da Boa Vista

No Dia do Circo, a festa é destinada a alunos de escolas públicas previamente agendadas para assistir ao espetáculo Alegrai, na lona da sede do Instituto. O acolhimento a estudantes do ensino público é também faz parte do Projeto Unicirco, Arte, Educação e Comunidade. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail contato@unicirco.org.br.

(O espetáculo Alegrai é realizado aos sábados, domingos e feriados, na sede do Instituto Unicirco. Foto: Renzo Gostoli)

Sábado e domingo (29 e 30), na Quinta da Boa Vista

O Unicirco fecha a programação comemorativa com o espetáculo Alegrai, um sucesso de público no picadeiro do Instituto. As sessões, sempre gratuitas, acontecem aos sábados, domingos e feriados às 15h e 17h, sendo preciso retirar as cortesias na bilheteria a partir das 14 horas do dia escolhido sempre gratuito.

Serviço

Instituto Unicirco na Quinta da Boa Vista

Local: Sede do Instituto Unicirco – Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, em gramado em frente ao BioParque do Rio. Rua Catalão S/N – São Cristovão – RJ

Patrocínio: Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobrás Socioambiental, e Governo Federal.

https://www.unicirco.org.br

Instagram: @unicircomarcosfrota

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios2 horas ago

A Loira do Gesso: A trajetória de Rivania Campos, pioneira na construção a seco no Brasil

Como uma ex-enfermeira se tornou referência no setor da construção civil, inovando com técnicas de steel frame e drywall. Rivania...

Negócios2 horas ago

São Gabriel EC bate o martelo com M3 Agency e profissionaliza gestão do clube mirando elite do futebol de MS

Com o objetivo de alcançar a elite do futebol sul-mato-grossense e nacional, o São Gabriel Esporte Clube anunciou a assinatura...

Famosos2 horas ago

De Caxias do Sul Para o Mundo: Como Andry Silva Saiu do Interior e Conquistou a Web

De Operadora de Caixa a Sensação da Internet – A Sensação do Close Fans Que Não Para de Crescer! Desde...

Famosos2 horas ago

Marília Tavares: “Um diamante raro brilhando em alto-mar” no OnBoard Festival 2025

A estrela do sertanejo, Marília Tavares, está pronta para brilhar e fazer história a bordo do OnBoard Festival 2025! Já...

Famosos2 horas ago

MC J Mito passa por cirurgia de ginecomastia na clínica das estrelas em São Paulo

O funkeiro MC J Mito, que vem conquistando espaço no cenário do funk no Brasil e no mundo, acaba de...

Negócios3 horas ago

ABC EVO apresenta novidades que revolucionarão o segmento fitness no país

A maior plataforma de gestão de academias da América Latina estará no Arnold Sports Festival South America, em São Paulo...

Business3 horas ago

Especialista Camila Silveira fala sobre a integração direta entre WhatsApp e Instagram

Em um mundo cada vez mais conectado, as plataformas digitais estão se tornando essenciais para os empreendedores que desejam expandir...

Negócios3 horas ago

Conheça Fabiane Amorim, especialista em aromatizadores que transforma fragrâncias em experiências únicas

O mercado de aromatizadores tem experimentado um crescimento notável nos últimos anos, impulsionado pela crescente busca por bem-estar e conforto...

Business17 horas ago

Busca Busca acelera expansão pelo Brasil e chega a São José dos Campos com nova megaloja

O empresário chinês Alex Ye, conhecido nas redes sociais como o “Chefe do Benefício”, desembarca em São José dos Campos...

Saúde22 horas ago

Emely Jordana: O caminho para uma vida equilibrada e saudável

Em um mundo cada vez mais acelerado, cuidar da saúde tem se tornado um desafio. A nutricionista Emely Jordana surge...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed