Barra
Connect with us

Entretenimento

Dinâmicas para projeto e intervenção a partir da literatura

Published

on

No dia 30 de novembro, quinta-feira, a partir das 8h, será realizado, na PUC-SP, o evento “Seminário PLIT: Dinâmicas para Projeto e Intervenção a partir da Literatura”.

Com base na literatura, em sentido amplo e em diálogo com outras áreas e formas de conhecimento, pressupomos ações que possam ser promovidas no plano social, por meio de iniciativas e práticas diversas — com propósito de agregar, incluir e melhorar a vida das pessoas. Estimulados por conversas e performances trazidas pelos participantes da programação do evento-seminário PLIT, gostaríamos de materializar esse pensamento propositivo de maneira criativa, convidando o público a imaginarmos, juntos, possíveis intervenções.

O PLIT (Programa-Laboratório Integrado Transdisciplinar) é uma proposta experimental que promove a aproximação da literatura com outras áreas do conhecimento a partir de uma perspectiva de pesquisa inovadora e com objetivo de gerar impacto social.

CONVIDADOS (em ordem alfabética)

Denise Stoklos, atriz e dramaturga

Dimy Unclear, grafiteiro

Eduardo Nicolau, fotógrafo e editor (Jornal Estado de S.Paulo 1997-2020)

Emma Jova, atriz e os grupos de teatro: Benvinda Cia e Geometrias (In)Congruentes

Eva Furnari, escritora e ilustradora

Gabriela Romeu, jornalista e curadora

Renata Meirelles, educadora e documentarista (Territórios do Brincar)

+
“Manifesto inclusivo”, com estudantes do ensino fundamental II, integrantes do Projeto AEL Mauricio de Sousa, na escola EMEF Júlio de Grammont (DRE São Mateus)

SERVIÇO

Dia: 30 de novembro

Horário: 8h-17h (intervalo para almoço das 12 às 13h)

Local: PUC-SP (R. Monte Alegre, 984 – Perdizes). Auditório: 117A

Público: Aberto ao público em geral, permite inscrição especial aos educadores da rede pública de ensino, pesquisadores e outros interessados.

Inscrições para o público geral: https://forms.gle/ttcKwLASp4Wu6RKP8

Inscrições para professores da rede municipal: https://forms.gle/tdAVv2LLPD4MeV2s7

BENVINDA CIA

A Benvinda Cia. nasceu em 2016 a partir do desejo de participantes de diferentes grupos teatrais da Cultura Inglesa de aprofundar sua investigação em práticas artísticas. Pesquisadores de uma linguagem Pop e contemporânea e da transposição da estética das histórias em quadrinhos para a cena, contou com apresentações e temporadas em teatros paulistanos como iNBOx Cultural, Parlapatões, Viga Espaço Cênico e Cia da Revista; e centros culturais como a Casa1, Centro Cultural Grajaú, Casa de Cultura Parelheiros, Centro Cultural Vila Formosa, Casa de Cultura Tremembé e o Centro Cultural da Diversidade, além de apresentações em escolas da rede municipal e escolas particulares. O grupo investe na colaboração entre seus atores-criadores e direção, criando dramaturgias completamente autorais que dialogam com o mundo que nos cerca, e expande sua pesquisa para outras mídias, com a publicação de duas HQs pela Editora Giostri (“Limonada” e “Ana e a Baleia”, ambas à partir de peças homônimas da companhia), peças podcasts, leituras dramáticas ilustradas, peças em formato digital, vídeos ensaísticos sobre a cultura pop e da realização de oficinas abertas nas linguagens do corpo e das artes visuais.

No dia 30 de Novembro, o diretor artístico da Benvinda Cia, João Hannuch, estará acompanhado da atriz e produtora Emma Jovanovic na PUC SP, em parceria com o projeto PLIT para discutir sobre as relações entre a literatura e a arte transmídia. Autor e ilustrador de três HQs publicadas como adaptações de peças do grupo, João é Mestre em Teatro POP e Transmídia pela Escola Superior de Artes Célia Helena, e abordará parte de sua pesquisa a partir da apresentação de suas publicações, de mind map ilustrado e trechos de vídeos ensaísticos e de leituras dramáticas realizadas pela Benvinda Cia, a fim de explorar as diferentes intervenções da literatura na sociedade e na educação, sobretudo na voltada a crianças e adolescentes.

DENISE STOKLOS

Nascida em 1950, em Irati, PR, é atriz, autora, diretora e professora.

Em 1972, graduou-se em Ciências Sociais pela PUC-PR e Jornalismo pela UFPR. Em 1968, iniciou sua carreira no Teatro em Curitiba-PR, desde então sendo dirigida no Rio e em São Paulo por diretores inesquecíveis como Antonio Abujamra. Em 1978 estudou Mímica em Londres iniciando sua carreira internacional. Em 1987 criou um estilo chamado “Teatro Essencial” – no qual usa o mínimo de recursos externos, só o corpo, a voz e um terceiro elemento que vem do intelecto, memória, intuição: a dramaturgia.

Ao longo de seus cinquenta e dois anos de carreira criou diversos Solos Teatrais que são mantidos em repertório permanente. Foi convidada para apresentá-los em 33 países.

Tem recebido prêmios no Brasil (Ordem do Mérito Cultural, Ordem do Rio Branco, Ordem do Pinheiro, Shell, APETESP, APCA, Mambembe) e no exterior (Romênia, Cuba, Edinburgh). Em 2013, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, PR.

É uma das únicas atrizes brasileiras que trabalha apenas em teatro, não faz telenovelas.

Dias 15, 16 e 17 de dezembro fará um curso de imersão sobre performance a todos os interessados. Informações em seu Instagram @denisestoklosoficial.

DIMY UNCLEAR (@dimysp)

Grafiteiro paulistano iniciou sua trajetória em meados de 1998 tendo como suporte paredes para a realização de seus trabalhos. A busca pelo crescimento não cessou, atuando na área do design, criando estampas para diversas marcas de surf e dividindo seu tempo em uma produtora educacional. Hoje também assina seu trabalho com um símbolo.

EDUARDO NICOLAU

Fotógrafo com mais de 20 anos de experiência em redação de jornal. É formado em Fotografia pelo Senac.

Foi editor geral de fotografia do Jornal O Estado de S.Paulo entre 2010 e 2020 e fotógrafo (também do Estadão e Jornal da Tarde) de 1997 a 2010

Organizou e realizou cobertura fotográfica de quatro copas do mundo (Alemanha, África, Brasil e Rússia), três olimpíadas (Pequim, Londres e Brasil), crises civis no Haiti, Equador, eleições e viagens presidenciais (Vietnã e China)

Tem publicados os livros “Retrato de Jornal” (Letras do Brasil, 2013) e “Retratos” (Ipsis, 2022). Recebeu as seguintes premiações: Prêmio Estado de Jornalismo 2003, 2006 e 2009; Prêmio Líbero Badaró 2006; Prêmio Vladimir Herzog 2002. Indicado ao Prêmio Esso 2002 e 2006

EVA FURNARI

Nasceu em Roma em 1948 e veio para o Brasil com 2 anos de idade. Formou-se em Arquitetura pela USP e foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 74 a 79.

Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980 e tem 64 livros publicados. Publicou, por quatro anos, histórias da Bruxinha nos suplementos infantis dos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. Seus livros foram publicados na Inglaterra, Turquia, China, Chile, México e muitos deles foram adaptados para o teatro.

Ao longo de sua carreira, foi premiada diversas vezes. Recebeu 8 vezes o Prêmio Jabuti pela CBL, foi premiada 9 vezes pela FNLIJ e recebeu o APCA pelo conjunto da obra.

www.evafurnari.com.br

@eva.furnari.oficial

GABRIELA ROMEU

Escritora, jornalista e documentarista, com mais de vinte anos de atuação em projetos que criam pontes entre infâncias.No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br), vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2010).

Atua na crítica de teatro infantil, membro da APCA, e escreveu sobre literatura e cinema, sempre integrando diversas comissões de festivais, mostras e editais voltados à produção cultural para a infância. É curadora de exposições e instalações que circulam em diferentes espaços culturais (Sescs, festivais).

É autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras.

É corroteirista do documentário “Disque Quilombola” e diretora de “Meninos e reis” e “Quintais do Xingu”. Atuou como cocuradora da exposição “Trilhas do Brincar”, que circulou por três unidades do Sesc-SP, e das instalações “Inventário dos Cabinhas”, “Infâncias” e “Na rua dos Meninos” em unidades do Sesc e outros espaços culturais.

GEOMETRIAS (IN)CONGRUENTES

Geometrias (In)congruentes é uma metodologia de pesquisa para artes cênicas que serve tanto para improvisação guiada levada a público, como também para o uso interno em grupos artísticos e instituições de ensino a fim de desenvolvimento didático e criativo. Trata-se de um tabuleiro para se jogar teatro, uma ação cênica improvisada a partir de um jogo de dados. O tabuleiro é dividido em quatro áreas – luz, som, corpo e vídeo -, e os dados determinam o perfil da criação – características da qualidade de ação, imagem ou som gerada. Há um microfone no espaço, acessível a qualquer um que queira intervir nas cenas com comentários, depoimentos, leituras de materiais literários disponíveis ou quaisquer outras declamações.

Desenvolvida pelo artista transmidiático pernambucano Luiz Manuel, a metodologia investiga fruição e formação artística por meio da improvisação guiada, sob uma perspectiva tanto artística quanto sociológica. Propõe também uma reflexão acerca da autonomia do público, que faz uso de seu próprio repertório e bagagem cultural para a criação, interligando memória, identidade e jogo no espaço-tempo artístico e teatral.

No dia 30, o Núcleo de Treinamento Geometrias (In)congruentes estará presente na PUC-SP para participação no Projeto PLIT, apresentando uma rodada-demonstração do jogo, exibindo o mini-documentário da pesquisa e conduzindo um diálogo acerca das relações entre teatro, literatura, memória e performatividade. O coletivo pretende demonstrar as maneiras com que os atravessamentos da leitura na contemporaneidade podem ser levados à cena, por meio de improvisos que evocam os repertórios de cada indivíduo e põem em xeque os paradigmas atrelados ao purismo das artes e das linguagens.

RENATA MEIRELLES

Educadora e documentarista. Viaja pelo país estudando a infância brasileira e seus brincares.

Mestre em educação pela USP. Idealizadora do Projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica (www.projetobira.com) e do Projeto Território do Brincar (www.territoriodobrincar), uma co-realização com o Instituto Alana.

Publicou os livros “Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil” (editora Terceiro Nome), vencedor do Prêmio Jabuti de 2008 e “Cozinhando no Quintal”, da mesma editora.

Curadora de exposições sobre o brincar em unidades do SESC: “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira” – SESC Pompéia, “Trilhas do Brincar” SESC Santos, Santo André e Araraquara e “Brinquedos dos Meninos do Brasil”, Regional SESC Santa Catarina.

Diretora de diversos curtas-metragens sobre a temática do brincar, tais como como “Bambeia” e “Disque Quilombola”, vencedores de prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais.

Dirigiu os documentários “Território do Brincar”, uma co-produção de Maria Farinah Filmes e Ludus Videos, e “Brincar Livre: de dentro para fora”, que, em parceria com o Instituto Alana, acompanhou famílias diversas da Grande São Paulo durante a pandemia e registrou os processos pelos quais as crianças e suas brincadeiras passaram ao longo desse período.

 

 

SOBRE O PROJETO PLIT:

O PLIT, Programa-laboratório integrado transdisciplinar para formação acadêmica e pedagógica, é um projeto financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no Programa de Pós-Doutorado Estratégico. Engendrado na cultura de design e projeto (PIVETTI, 2019), o PLIT é uma proposta experimental destinada à idealização de modelos inter e transdisciplinares, que promove a aproximação da literatura com outras áreas do conhecimento a partir de uma perspectiva de pesquisa inovadora e tendo por objetivo final a criação de proposições de impacto social. Entendendo a pesquisa como método de inovação e experimentação, o projeto lança mão de uma abordagem experimental programática e investiga por que caminhos de concepção metodológica e crítica é possível se contribuir para uma formação em literatura que, baseada em transdisciplinaridade, possa articular pensamento, experiência e produção científica de modo a disparar práticas e intervenções de valia social, na educação e outros setores. Para isso, o Programa-laboratório propõe integrar processos e produtos, visando criar diversificadas oportunidades de engajamento para os pesquisadores, ampliar as relações com a literatura e a sociedade e valorizar uma formação de intercâmbio cultural, dentro e fora do espaço acadêmico, atraindo públicos diversos.

Coordenação: Diana Navas, supervisora e docente PUC-SP e Michaella Pivetti, designer-curadora e pesquisadora pós-doutoranda do PPGLCL, PUC-SP.

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Pepé Jardim participa do 18º Festival Internacional de Circo de Albacete na Espanha e conquista prêmio inédito

Published

on

Nascido sob as lonas do Circo Spacial, o circo mais famoso do país, o palhaço Pepé Jardim, vem conquistando o mundo com sua arte e seu talento único.

Pepé Jardim foi destaque no 18º Festival Internacional de Circo de Albacete na Espanha. Pepe se apresentou em um dos festivais circenses mais prestigiados do mundo. Ele representou toda a família Circo Spacial e o nosso país e conquistou o cobiçado troféu “Cirquixote de Bronce”.

Durante quase 20 anos de carreira Pepé teve o privilégio de se apresentar em muitos países como o México, Estados Unidos, Canadá e em vários países do Oriente Médio. Foram mais de 25 países onde apresentou sua arte, e em grandes companhias como Cirque Dreams, Moscow State Circus, Cirque Polinésia, Circo Alegria Brothers e no parque Ferrari World, um dos parques de diversão mais famosos do mundo.

Pepé Jardim coleciona em sua brilhante carreira vários prêmios e festivais mundo afora. Confira:

2024 – Special Price at Artist International Circus Festival – Nikulin Circus -Russia
2019 – Excellent Performance Prize – Ha Long World Circus Festival
2019 – Participant on 2nd Minsk International Festival of Circus Arts – Belarus edition of Festival International th
2019 – Special Prize at the 8 del Circ Elephant d ́Or – Girona, Spain
2018 – International Festival The Best Clowns Of the World- Saint Petersburg – Russia
2018 – Silver Award on 1st Cirque International Festival of Brazil Contest – São Paulo Brazil.
2017 – Delivery Excellence Farah Awards by Farah Experiences and Ferrari World

Em sua última passagem pelo Brasil, Pepé Jardim fez uma temporada no Circo Spacial que foi sucesso de público e crítica. E por falar em Circo Spacial esse ano ele comemora 40 anos e sua fundadora Marlene Querubin prepara grandes novidades para os amantes do circo e seu público fiel.

 

 

Continue Reading

Entretenimento

Dantas & Léo anunciam feat com Luiza Martins pela Radar Records

Published

on

Uma das duplas sertanejas que mais cresce no cenário musical, Dantas & Léo, acaba de anunciar lançamento do single “Estraga Essa Noite”, que conta com a participação especial da cantora Luiza Martins.

Com letra envolvente e cheia de emoção, que promete conquistar os corações dos apaixonados. A faixa conta com sua voz poderosa de Luiza que traz ainda mais força e sentimento para a canção.

“Estraga Essa Noite” chega para ser mais um hit da dupla e promete ocupar espaço de destaque nas playlists sertanejas.

O lançamento musical que conta com distribuição da Radar Records, já está disponível nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer e Amazon Music. Ouça em: https://found.ee/dantaseleofeatluizamartins_estragaessanoite

Continue Reading

Entretenimento

Edu Ribeiro lança “Da Vida” último single do projeto “Casa da Praia” pela Radar Records

Published

on

Considerado um dos maiores fenômenos do reggae nacional, o cantor e compositor Edu Ribeiro, acaba de lançar o single “Da Vida”. A faixa encerra com chave de ouro o projeto “Casa da Praia”, lançado pela distribuidora Radar Records.

A música interpretada por Edu Ribeiro, tem uma letra que transmite energia positiva, resiliência e a busca constante por dias melhores.

Ao longo do último ano, Edu lançou diversos singles que agora se unem no álbum completo “Casa da Praia”, marcando uma trajetória musical repleta de mensagens de esperança e renovação.

Edu Ribeiro explodiu em todo o país através do hit “Me Namora”. No ano de seu lançamento o cantor figurou entre as músicas mais tocadas em todo o país e percorreu pelos principais programas da televisão e do rádio. Atualmente o atista possui mais de 1 milhão de ouvintes mensais apenas no Spotify.

O lançamento “Da Vida” que conta com distribuição da Radar Records, já está disponível nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer e Amazon Music. Ouça em: https://found.ee/eduribeiro_davida

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral50 minutos ago

Fernanda Comora mergulha na liberdade das redes sociais em novo quadro: “Dicas da Fer”

A televisão e as redes sociais são dois universos completamente diferentes. Enquanto a TV segue um formato mais estruturado, com...

Geral52 minutos ago

Com estrutura terapêutica e aulas imersivas, Kaiut Yoga atrai praticantes do mundo todo e fortalece turismo de bem-estar em São Paulo

A nova sede do Kaiut Yoga foi oficialmente inaugurada em São Paulo, no último sábado, 22 de fevereiro de 2025,...

Famosos13 horas ago

Hugo Gross e Jéssica França curtem ensaio técnico na Sapucaí ao lado de jornalistas e amigos

O ator e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro (SATED-RJ), Hugo...

Famosos14 horas ago

Rayssa Barros lança seu primeiro álbum pela Save Music – Rasga os Céus

A cantora Rayssa Barros, de 27 anos, natural de Duque de Caxias (RJ), tem uma trajetória musical marcada desde a...

Famosos14 horas ago

Vaqueiro InnConcert Tour, com Lucas Rodrigues, une música sertaneja e mensagem cristã em espetáculo inédito

No dia 7 de março de 2024, o Teatro CIEE Banrisul será palco de um evento inovador que promete emocionar...

Saúde14 horas ago

Setor de saúde precisa estar atento aos benefícios da diversidade

Roberto Gonzalez* Se tem um tema polêmico quando o assunto é ESG, esse tema é a diversidade de gênero e...

Famosos14 horas ago

Black Label Society, liderado pelo lendário Zakk Wylde, lança o single “Lord Humungus”

ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA FAIXA AQUI Foto: Jen Rosenstein Escute aqui. O Black Label Society, liderado pelo lendário Zakk Wylde,...

Famosos14 horas ago

Ziggy Alberts lança seu sétimo álbum de estúdio “New Love”

ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA FAIXA “LEARN YOURSELF” AQUI Foto: Janneke Storm Escute aqui. Se os álbuns são retratos da jornada...

Famosos14 horas ago

Wild Rivers lança o single “Simp Song (Better with Madi)”

Escute aqui. O Wild Rivers compartilhou hoje uma nova versão de seu single confessional de 2024, “Simp Song”, com a...

Famosos14 horas ago

Franz Ferdinand compartilha o novo single “Bar Lonely”

Escute aqui. Franz Ferdinand compartilhou uma nova música, “Bar Lonely”, o mais recente single do seu novo álbum de estúdio,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed