Connect with us

Negócios

Diversificando a aposentadoria com investimentos para não depender do INSS

Published

on

De acordo com João Adolfo de Souza, especialista em finanças, as opções são variadas e acessíveis para diferentes perfis e objetivos

A diversificação das fontes de renda na aposentadoria é uma estratégia cada vez mais adotada por brasileiros que buscam maior segurança financeira para o futuro. Embora o INSS ofereça a base para a aposentadoria no Brasil, muitos optam por complementar essa renda por meio de diferentes tipos de investimentos. 

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é essencial no Brasil, garantindo a aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores. No entanto, para quem deseja um padrão de vida específico ao se aposentar, é preciso considerar outras fontes de renda que possam complementar o benefício do instituto.

De acordo com João Adolfo de Souza, CEO e fundador da João Financeira e especialista em finanças, a previdência privada é uma excelente alternativa para quem busca um complemento à aposentadoria oficial. “Essa modalidade permite que os investidores adequem suas contribuições de acordo com suas possibilidades e expectativas de renda futura. Além disso, oferecem vantagens fiscais que podem ser aproveitadas para otimizar o retorno sobre os investimentos”, revela.

Renda fixa x renda variável

Segundo o especialista, investimentos em renda fixa são conhecidos por sua segurança e previsibilidade de rendimentos. “Essa modalidade é particularmente atraente para quem busca estabilidade, pois oferece rendimentos regulares com riscos relativamente reduzidos”, relata.

Por outro lado, para aqueles com maior apetite ao risco, o mercado de ações e os Fundos Imobiliários (FIIs) representam alternativas com potencial de rendimentos superiores. “Apesar de mais voláteis, esses investimentos podem gerar ganhos significativos a longo prazo e proporcionar uma fonte de renda por meio de dividendos”, pontua.

Não esqueça o planejamento

João acredita que investir na aposentadoria exige planejamento e visão de longo prazo. “Consultar um especialista financeiro é uma boa alternativa para definir estratégias de investimento personalizadas e alinhadas aos objetivos individuais de cada um, mitigando riscos e aproveitando as oportunidades que cada tipo de investimento oferece”, declara.

As opções para complementar a aposentadoria são variadas e acessíveis para diferentes perfis e objetivos. No entanto, planejar com antecedência e diversificar os investimentos são etapas cruciais para garantir não só a independência financeira, mas também a tranquilidade na terceira idade. “Com as devidas estratégias e precauções, é possível alcançar uma aposentadoria satisfatória e segura, complementando os benefícios oferecidos pelo INSS”, finaliza.

Sobre a João Financeira

João Adolfo de Souza é administrador de empresas e atua há quase 20 anos no ramo de finanças. Com mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais, João luta pelos direitos dos aposentados e pensionistas, os ajudando a se libertar das dívidas e a garantir melhorias nos seus benefícios, aprimorando a qualidade de vida dessas pessoas. Atualmente, é CEO e fundador da João Financeira. Para mais informações, acesse o canal no Youtube ou o Instagram.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Organização financeira facilita acesso ao microcrédito para pequenos negócios

Published

on

Pesquisa realizada pelo CEAPE mostrou que dificuldade para controlar receitas ainda é um entrave para a maioria dos empreendedores

A inadimplência é um problema que atinge mais da metade dos empreendedores de pequeno porte no país. Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape Brasil) para entender o nível de Educação Financeira entre os gestores de pequenos negócios, 69,7% dos entrevistados afirmam que já tiveram problemas para honrar os compromissos do próprio negócio, o que inclui pagar os fornecedores ou colaboradores. A instituição especializada na concessão de microcrédito produtivo orientado – ou seja, unindo empréstimo com educação financeira dos tomadores – alerta que, para além do risco de as dívidas virarem uma “bola de neve”, a falta de organização financeira prejudica na hora de conseguir empréstimos.

“Muitos pequenos empreendimentos necessitam de algum incentivo para se estruturarem e alavancar os negócios, porém, estes enfrentam dificuldades para conseguir crédito no Brasil quando recorrem às instituições financeiras tradicionais, em grande parte, por não conseguirem provar que estão aptos a arcar com aquele recurso. Por este motivo, recorrem a fontes alternativas para obtenção de recursos”, afirma Claudia Cisneiros, diretora-executiva do CEAPE Brasil.

Mesmo no caso do Microcrédito Produtivo Orientado, que oferece um tíquete médio de empréstimo mais baixo que o convencional e que, a exemplo do próprio CEAPE, pode ter um modelo de avaliação de crédito mais flexível para atender empreendedores informais, quanto maior a organização das contas, melhor. “Não é um trabalho simples, pois trata-se de um público diferenciado, que nem sempre está cadastrado nos bureaus de crédito. A análise do risco precisa ser feita in loco. Muitos nem conta bancária tem”, ressalta Claudia Cisneiros.

Atualmente, o CEAPE possui unidades em Estados como o Maranhão, Pará, Tocantins e São Paulo e conta com 21 mil clientes ativos, ou seja, com empréstimos em andamento. Desde sua fundação, o CEAPE já concedeu mais de R$2,5 bilhões em crédito, beneficiando cerca de 1,5 milhão de empreendedores, principalmente na região Nordeste. O tíquete médio de empréstimo é de R$ 5.855,86e 65% das pessoas beneficiadas são mulheres.

Controle de receitas

Outro dado da pesquisa que chama a atenção é que somente 54,1% dos empreendedores costumam separar as contas pessoais com as da empresa. Do total da amostragem, 5,4% dos entrevistados afirmaram que não veem sentido na separação. Outros 25,2% disseram que às vezes precisam remanejar os recursos pessoais para a empresa e vice-versa, e outros 15,4% observaram que “fazem o que podem”, ou seja, não conseguem ter duas gestões distintas porque as contas não fecham.

Sobre as ferramentas de controle das receitas, os dados obtidos pelo CEAPE mostram uma situação preocupante: 9,1% dos empreendedores afirmam que controlam tudo de cabeça e outros 7,9% dizem que não usam nenhum controle. Entre aqueles que buscam olhar com mais cuidado o seu caixa, 7% se baseiam nos que seus contadores falam, 14,5% usam planilhas e outros 61,6% utilizam o caderninho para fechar as contas.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Negócios

Tecnologia transforma a preparação para o vestibular e facilita vida de estudantes

Published

on

Segundo Dayane Alemar, fundadora da Salinha, aplicativos e recursos interativos estão redefinindo o futuro do aprendizado e da preparação acadêmica

O ingresso em uma universidade é um momento decisivo na vida de muitos estudantes. Com o avanço das tecnologias, os métodos tradicionais de estudo estão sendo complementados e, muitas vezes, substituídos por soluções inovadoras que estão revolucionando a preparação para o vestibular, como aplicativos de aprendizado, plataformas online e recursos interativos.

Plataformas de ensino a distância e cursos online, por exemplo, abrem portas para que estudantes de todas as partes do país se preparem para o vestibular sem a necessidade de grandes deslocamentos ou altos investimentos em material didático impresso. Essas plataformas oferecem desde videoaulas até simulados que imitam as condições reais do exame, permitindo que os estudantes pratiquem e se adaptem ao formato das provas.

Estudando a qualquer hora e lugar

De acordo com a Professora Dayane Alemar, fundadora da Salinha, um curso preparatório pré-vestibular com uma trajetória de sucesso e expertise comprovada, a flexibilidade é uma das grandes vantagens que a tecnologia oferece. “Apps de revisão de conteúdo, prática de exercícios e gestão de tempo permitem que os alunos organizem seus estudos de maneira eficiente e adaptável às suas rotinas. Além disso, muitos desses aplicativos utilizam técnicas de gamificação, o que pode tornar o aprendizado mais atraente e menos cansativo”, revela.

D

Uma nova dimensão de aprendizado

Tecnologias imersivas, como a realidade aumentada e a realidade virtual, estão começando a ser exploradas na preparação para vestibulares. “Essas tecnologias permitem simulações e visualizações 3D de conteúdos complexos, como anatomia ou fenômenos físicos, proporcionando uma compreensão mais profunda e intuitiva que os métodos tradicionais dificilmente alcançam”, pontua.

A inteligência artificial também apresenta o potencial de transformar completamente a maneira como os estudantes se preparam para o vestibular. “Sistemas baseados em IA podem analisar o desempenho do aluno e oferecer conteúdos personalizados que se adaptam ao seu ritmo e estilo de aprendizagem. Isso significa que cada estudante pode ter um plano de estudo único, maximizando suas chances de sucesso”, relata.

Apesar dos muitos benefícios das tecnologias educacionais, existem desafios a serem superados, como a necessidade de acesso à internet de qualidade e a capacitação de educadores para utilizar esses novos recursos de forma eficaz. “Além disso, é fundamental considerar o equilíbrio entre o uso de tecnologias e métodos de estudo mais tradicionais, garantindo que a preparação para o vestibular seja completa e integrada”, declara.

Dayane acredita que a preparação para o vestibular está sendo profundamente influenciada pelas novas tecnologias, que oferecem métodos mais dinâmicos, personalizados e acessíveis de estudo. “Com a evolução dessas soluções, espera-se que elas desempenhem um papel ainda mais central na educação, redefinindo o futuro do aprendizado e da preparação acadêmica”, finaliza.

Sobre a Salinha de Dayane Alemar

A Salinha de Dayane Alemar é mais do que um simples curso pré-vestibular. Com uma trajetória de sucesso e expertise comprovada, o curso preparatório está pronto para transformar o futuro dos alunos, prepará-los para brilhar nos vestibulares e conquistar seu sonho de aprovação mais rápido do que em métodos tradicionais.

A equipe conta com professores que, além de altamente qualificados, são apaixonados pelo que fazem e estão comprometidos em ajudar os alunos a conquistarem seus objetivos, proporcionando uma educação de excelência e uma experiência de aprendizado inspiradora.

Para mais informações, acesse as redes sociais em @profdayanealemar.

Sobre Dayane Alemar

Dayane Alemar é professora de Química e fundadora do pré-vestibular Salinha Dayane Alemar, mais que um pré-vestibular, que se destaca pelo número de aprovações e a velocidade que os alunos conseguem conquistar a tão sonhada aprovação.

A Salinha Dayane Alemar já conquistou mais de 1.200 aprovações só no curso de medicina nos últimos 6 anos, além de uma comunidade de mais 70.000 seguidores no Instagram onde compartilha a sua metodologia única. Após trabalhar durante anos em escolas e pré-vestibulares tradicionais, entendeu a importância de desenvolver uma metodologia que diminuísse o tempo para a conquista da aprovação.

Com essa metodologia inovadora e única transforma completamente não apenas a performance dos alunos mas também os seus resultados através de uma estratégia certa para cada objetivo.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Negócios

Lei da Alienação Parental precisa ser vista como aliada

Published

on

No Dia Internacional de Combate à Alienação Parental (25 de abril), advogado de Direito da Família explica por que a legislação merece mais atenção e como pode afetar a vida de milhares de genitores e crianças

Segundo as Estatísticas do Registro Civil de 2022, o Brasil registrou um aumento de 8,6% no número de divórcios em comparação ao ano anterior, subindo de 386.813 em 2021 para 420.039. Desse total, 340.459 divórcios foram realizados por via judicial e 79.580 de forma extrajudicial.

Dentro dessa perspectiva, há a necessidade de olhar com cuidado para os contextos a que essas famílias estão inseridas, a maneira como as separações são conduzidas e, principalmente, como ficam os filhos desses casais, muitas vezes submetidos a violências dos pais e transformando-se em munição para que um genitor possa atingir o outro. Controversa quando olhada de forma superficial, a Lei da Alienação Parental pode ser uma aliada, tendo impacto nessa estrutura familiar e no bem-estar psicológico de crianças e adolescentes, de maneiras diferentes.

De acordo com Paulo Akiyama, advogado especializado em direito de família no Brasil, apesar das recentes polêmicas a respeito da Lei 12.318/2010 (Lei da Alienação Parental), é preciso ter uma visão crítica a respeito daquilo que ela defende uma vez que, foi elaborada com base em estudos e casos quando havia a influência de atos alienadores praticados por genitores/parentes e amigos próximos, criando falsas memórias nas vítimas de tais atos. “É uma regulamentação que busca a proteção dos pequenos e não o contrário. Precisamos de profissionais responsáveis que façam valer a justiça, para que ela cumpra seu papel”, comenta.

É importante destacar que, apesar dos casos em que os pais agressores tentam utilizar a legislação para não serem incriminados, a Justiça precisa estar atenta ao cumprimento das respectivas penas. Hoje, 40% dos processos litigiosos envolvendo ex-casais usam a acusação de alienação parental como estratégia. “Criada para proteger as crianças de manipulações nocivas em contextos de disputas familiares, a Lei requer uma condução ética e criteriosa para assegurar sua eficácia e justiça. É essencial que cada caso seja submetido a uma investigação aprofundada, envolvendo avaliações psicológicas detalhadas e a atuação de profissionais especializados”, explica o advogado.

Ele conta que muitos, de forma errônea, alegam que a lei se baseou exclusivamente na tese da Síndrome da Alienação Parental, defendida por Richard A. Gardner, médico psiquiatra e pesquisador da Universidade de Columbia. Mas, desde o PL 4053/2008, que gerou a regulamentação, o projeto de lei não trazia em seu bojo referências a Gardner. “Com o advento da Lei, desde sua publicação, me arrisco dizer que milhares de famílias foram auxiliadas no convívio entre genitor e prole a partir de sua aplicação”, comenta. Há um movimento atual na busca da revogação, que defende que esta Lei é uma forma de proteger os pedófilos. “Ora, isto, no mínimo, é afrontar o bom princípio do julgamento dos processos judiciais. Assim, vejamos: um juiz togado não adotará qualquer posição de convencimento, pela prática ou não de atos de alienação parental, sem que antes tenha um parecer psicossocial, podendo ser de profissionais do Estado ou mesmo particulares. Em nome da celeridade processual, temos uma lei recente que permite ao magistrado eleger um perito psicossocial que não seja serventuário. As partes envolvidas no processo podem, cada um, contratar seus assistentes técnicos e combaterem tecnicamente o laudo apresentado ao juízo”, detalha.

Pais também cometem alienação parental

Quando a Lei da Alienação Parental é utilizada corretamente, observa-se que ambos os gêneros podem ser autores ou vítimas da prática destrutiva. Recentemente, observou-se um aumento na conscientização sobre situações em que homens praticam a alienação contra mães. “Em geral, os casos envolvem a manipulação de crianças e adolescentes para que rejeitem ou demonstrem hostilidade contra um de seus genitores, uma estratégia que pode ter profundas repercussões psicológicas e emocionais para as vítimas”, acrescenta o especialista. É uma prática que impede o desenvolvimento de uma dinâmica familiar saudável, necessitando, assim, de atenção das autoridades competentes e da sociedade para que medidas preventivas e corretivas sejam efetivamente aplicadas e, protejam o bem-estar das crianças e adolescentes.

Para que uma acusação seja realizada, a avaliação psicológica prévia é sugerida. “Sempre se deve evitar ao máximo propor uma ação ou um incidente processual alegando a questão. O advogado não é psicólogo. Ele entende da sua área de atuação, mas não é psicólogo ou psiquiatra para formar convicção”, pontua o especialista, chamando atenção para um olhar crítico em relação a cada um dos casos.

O efeito da Alienação Parental para crianças e adolescentes

Conforme explica o Dr. Paulo Akiyama, a Lei da Alienação Parental vem trazendo, ao longo dos anos, uma enorme contribuição ao jurisdicionado, já que muitos casos são praticados de forma inconsciente pelo genitor alienador, uma vez que está envolvido pelo drama da falência do casamento e a perda do espírito de família que sempre buscou. “Ela mostra caminhos que não se enxergava anteriormente, confirmando para aquele genitor alienador ou parentes próximos (os quais podem ser os praticantes dos atos) que suas atitudes estão fazendo a criança sofrer, cria traumas psicológicos enormes — e, muitas vezes, irreparáveis — que levam os pequenos a se transformarem em adultos problemáticos, em especial (mas não limitado) às relações conjugais. Relacionamentos amorosos, muitas vezes, se tornam um martírio para estes adultos que se desenvolveram sob atos de alienação parental”, detalha. Além disso, os benefícios se estendem ao longo dos anos, com a Justiça se aperfeiçoando na aplicação e promovendo uma convivência mais saudável entre pais e filhos.

Outra lei que se tornou um avanço nesses casos e ajuda na promoção de uma estrutura familiar mais saudável é a da Guarda Compartilhada (Lei 13.058/2014), que reforça o direito dos filhos a uma relação equilibrada e contínua com ambos os pais, independentemente do estado civil deles. “Nosso papel como advogados é garantir o bem-estar das crianças e adolescentes, acima de tudo, buscando sempre a minimização dos conflitos e o respeito mútuo entre os envolvidos”, enfatiza. Ou seja, é essencial que as discussões e revisões legais sejam feitas com base no aprimoramento e na adaptação às novas realidades familiares — e não na simples revogação de leis que já contribuíram de forma relevante para a resolução de conflitos familiares.

O Dia Internacional de Combate à Alienação Parental deve servir como um lembrete dos desafios enfrentados por muitas famílias, mas também como uma oportunidade para promover mudanças positivas por meio da educação, do diálogo e do comprometimento legal e social com a proteção dos mais vulneráveis.

Sobre Paulo Akiyama

Paulo Akiyama é formado em economia e em direito desde 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados e atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.

Sobre o escritório Akiyama Advogados

Com participação direta de seu fundador, o Dr. Paulo Akiyama, advogado e economista, o escritório Akiyama Advogados Associados, investe fortemente em Tecnologia da Informação para assegurar a alta integridade e a segurança das informações fornecidas por seus clientes, garantindo que estas sejam mantidas dentro dos sigilos altamente necessários e desejados. Para mais informações acesse o site, ligue para (11) 3675-8600 ou por email.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Famosos2 horas ago

Entre intrigas e segredos: a imersão de Cristhian Fernandes em Domus

O renomado ator Cristhian Fernandes encontra-se imerso em mais um desafiador projeto da televisão: a série piloto Domus, sediada na...

Negócios3 horas ago

Organização financeira facilita acesso ao microcrédito para pequenos negócios

Pesquisa realizada pelo CEAPE mostrou que dificuldade para controlar receitas ainda é um entrave para a maioria dos empreendedores A...

Negócios4 horas ago

Tecnologia transforma a preparação para o vestibular e facilita vida de estudantes

Segundo Dayane Alemar, fundadora da Salinha, aplicativos e recursos interativos estão redefinindo o futuro do aprendizado e da preparação acadêmica...

Negócios4 horas ago

Lei da Alienação Parental precisa ser vista como aliada

No Dia Internacional de Combate à Alienação Parental (25 de abril), advogado de Direito da Família explica por que a...

Negócios4 horas ago

Missão Contador acontece nos dias 02 e 03 de maio, em São Paulo

Evento promovido pelo SERAC é dedicado aos profissionais da área que desejam transformar a gestão do negócio Nos próximos dias...

Negócios5 horas ago

Abrahan Silva: O Caminho para o Sucesso Pautado em Determinação e Mentorismo

A história de sucesso de Abrahan Silva revela uma história marcada por determinação, superação, conhecimento e visão estratégica, sem deixar...

Business5 horas ago

Cartão de crédito e débito: benefícios desses métodos de pagamento

Saiba por que investir em cartão de crédito e débito como meio de pagamento. Conheça as vantagens e as melhores...

Famosos5 horas ago

Thiago Arancam será a atração da edição do Jantar do Bem 2024

Evento lança campanha de doações para o Hospital Martagão Gesteira O tenor brasileiro Thiago Arancam será a atração do Jantar...

Entretenimento5 horas ago

Força feminina do samba: Lara Mara é recebida por Solange Cruz e Angelina Basílio em São Paulo

Encontro aconteceu durante a Festa da Vitória, evento organizado pela Mocidade Alegre no fim de semana Mais jovem diretora de...

Entretenimento6 horas ago

Especial Los Hermanos em Sulacap

No dia 04/05 (sábado), a Escambo Cultural, em Sulacap, abrirá suas portas para receber o Especial Los Hermanos com Bubu,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed