Barra
Connect with us

Negócios

Empresas de lucro real podem recuperar crédito de PIS e Cofins

Published

on

Especialista em tributação explica que recuperação funciona com base em oportunidades de créditos dos últimos cinco anos

Empresas podem utilizar uma estratégia de recuperação de PIS e COFINS para se apropriarem de créditos de períodos anteriores (últimos 5 anos), de forma que deixem de pagar tributos a vencer e até diminuir valores devidos do passado em alguns casos específicos.

Segundo Liziane Wiebbelling, especialista em Tributação, professora de Direito Internacional na PUC Minas e sócia proprietária da LPL Consultoria Tributária, se trata de um processo que envolve a análise de oportunidades de créditos fiscais que, por interpretações da Receita Federal ou novas instruções normativas, não foram apropriados e considerados no passado. “De forma simples de explicar, isso significa que recuperamos tributos para que a empresa deixe de pagar os débitos de PIS e COFINS daqui em diante”, explica.

Ela complementa que as legislações 10.637/2002 e 10.833/2003, relacionadas à definição do PIS e da COFINS, já preveem que um crédito não apropriado em um mês pode ser apropriado no mês subsequente.  Nesse regime, as organizações têm a oportunidade de recuperar um percentual sobre as despesas não apropriadas. “Desde a criação dessas leis, a cada ano surgem novas Instruções Normativas, pareceres do CARF e outros regramentos que solidificam e fortalecem a recuperação de créditos. No entanto, por falta de conhecimento ou de profissionais, muitas empresas não tomam crédito de tudo o que é possível, o que resulta no pagamento de um valor maior de tributos”, explica.

A especialista afirma que, quando é realizado o trabalho de recuperação, além do montante levantado que será usado para abater os valores a pagar no futuro, corrige-se o procedimento para que a empresa continue a tomar créditos de itens que não eram considerados anteriormente, gerando duplo benefício. “As quantias levantadas variam conforme o segmento e comportamento de cada empresa. Algumas são mais conservadoras, enquanto outras não. Já recuperamos mais de 60 milhões em créditos para determinados grupos, mas esse valor varia de acordo com as particularidades de cada empresa, explica.

E o que é levado em conta para que uma empresa possa solicitar a recuperação de crédito de PIS e COFINS? Segundo Liziane, diversos tópicos são abordados, como análises que englobam as notas fiscais de insumos, serviços e fretes dos últimos 60 meses e aquisições do ativo imobilizado dos últimos 25 anos. “Cada segmento tem seus detalhes e possibilidades próprias, sendo necessário um estudo para verificar quais as bases legais para aquela atividade em específico. Itens que foram passíveis de crédito para empresas de bebidas, por exemplo, podem não ser para as usinas açucareiras”, diz.

A sócia da LPL Consultoria Tributária explica que a legislação é confusa e por esse motivo a empresa pode não utilizar todos os créditos possíveis, sendo preciso realizar um trabalho detalhado para utilização desses créditos não apropriados no passado. “Quando é identificado que existe oportunidade de recuperação dos tributos é possível recuperá-los de forma administrativa ou judicial, em casos específicos. Por isso é muito importante consultar um profissional tributário para que a melhor opção seja realizada. Nos últimos 12 anos, temos trabalhado com a recuperação tributária de maneira administrativa para empresas consolidadas e de grande porte e sempre obtivemos sucesso. Como os contadores das empresas são sobrecarregados com as demandas de obrigações, normalmente não têm o tempo necessário que requer essa análise. Trata-se de um trabalho dificultoso que necessita de profunda avaliação de análises de documentos e legislações, sendo preciso uma empresa especializada no assunto e com mão de obra qualificada e suficiente para realizar essa atividade”, orienta.

Liziane explica que, dentre o final do ano passado e início de 2024, a LPL vêm atendendo mais de uma centena de clientes de segmentos diversos com foco na recuperação de créditos, como agroindústrias, indústrias de alimentos, bebidas, rações, peças para máquinas agrícolas, cimentos, produtos siderúrgicos, automação industrial, tecidos, indústria e comércios de tintas, transportadoras, empresa de gestão hospitalar, cooperativas, supermercados, empresas farmacêuticas, indústrias de cerâmicas, armazéns e empresas de terceirização de mão de obra.

Sobre Liziane Wiebbelling

Há mais de 11 anos trabalha na área tributária. Tributarista, Contadora, tem especialização em Financial Accounting pela Harvard Business School, Tributação pelo IBPT, MBA em Gestão Tributária pela UniBF, Financial Markets pela YALE, Rethinking International Tax Law pela Universiteit Leiden, Tributação no Agronegócio pela FGV Law e Financial. Também é doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais pela UCES (Argentina) e professora de Direito Internacional e Compliance Tributário Internacional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É sócia fundadora da LPL GROUP com sedes em USA e UK (Orlando e Londres); braço internacional da LPL, que auxilia empresas com planejamento internacional, direcionando o melhor formato para internacionalizar, produtos, empresas e investimento do patrimônio.

Sobre a LPL Consultoria Tributária

A LPL Consultoria Tributária é uma empresa brasileira situada em Araraquara (SP), especializada na recuperação de créditos tributários administrativos e na realização de consultoria tributária. No portfólio de clientes, a LPL tem na cadeia sucroenergética seu carro-chefe. O know-how que obteve ao longo de sua trajetória permite que a LPL seja, hoje, especializada no atendimento de todos os elos do mercado da agroindústria da cana-de-açúcar. Neste setor, além de prestadores de serviços e empresas de insumos e equipamentos, já atendeu mais de 100 Usinas de Açúcar e Álcool por todo país. Também tem clientes em outros segmentos, como têxtil, metalúrgico, de sucos, etc. Possui clientes em 23 estados brasileiros. Para saber mais acesse o site.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Junior, da Nextcomm, automatiza processo de vendas e ensina empresas a vender

Published

on

CRM é ideal para empresários inexperientes na gestão comercial e, com o suporte da IA, consegue orientá-los para dar seguimento às conversas no whatsapp e concretizar vendas

Quem é empresário sabe que as vendas são o combustível para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. Sem dinheiro no caixa não há como investir em qualquer melhoria ou expansão. Outro aspecto relevante neste sentido é que a maioria das pequenas empresas é gerida por especialistas em sua área de atuação, mas sem capacitação em gestão comercial. A venda é um processo técnico, estruturado e organizado, seguindo uma sequência lógica de ações para otimizar a jornada do cliente e aumentar a probabilidade de fechamento. E a falta dessa competência se torna uma barreira para atrair e fidelizar os clientes, que fazem a roda do negócio girar.

E para dar um suporte para esse público vender mais, a Nextcomm lançou o Junior: um CRM, cuja tradução da sigla para o português é Gestão de Relacionamento com o Cliente. Os softwares fazem parte dessa evolução no processo de vendas porque conseguem centralizar informações importantes, como dados dos clientes e o histórico das compras e ainda conseguem salvar todas as interações entre o consumidor e o vendedor. “Com o CRM todo o atendimento é automatizado, o que agiliza e facilita o relacionamento com o cliente”, aponta Luiz Santin, CEO da Nextcomm.

Para ele, a tecnologia é uma aliada sobretudo das empresas que não possuem um time comercial experiente. “Uma ferramenta de CRM como o Junior traz transparência para a gestão comercial porque traduz em números toda a análise do processo de vendas, especialmente os pontos que precisam de melhorias. Esses números são fundamentais para a tomada de decisões e para ampliar a visão estratégica do negócio”, afirma Santin.

Perfil do Junior

O Junior foi concebido pela Nextcomm para ser o primeiro CRM das empresas em fase de expansão e organização comercial. É um sistema simples, com um dashboard (uma espécie de “painel de controle”) intuitivo, que pode ser utilizado mesmo por empresários com poucas habilidades em manusear ferramentas de tecnologia. Nele, os usuários conseguem enxergar o funil de vendas e organizar o processo, sem perder prazos.

O Junior pode ser personalizado de acordo com o negócio e permite o acompanhamento de todos os processos de venda em tempo real. O cadastro de leads é fácil e pode ser feito por meio da integração com outras plataformas como whatsapp e redes sociais – Instagram, Facebook e Linkedin e à telefonia Voip. “Tudo isso torna o processo de vendas mais eficiente porque diminui o tempo de resposta aos clientes, o que é fundamental para concretizar uma venda. Estudos indicam que ligar para um lead em no máximo 5 minutos após a solicitação de contato aumenta em até 100 vezes a chance de fechar negócio”, salienta Santin.

Copiloto das vendas

O Junior também ensina o empresário a vender. O processo de vendas é um passo a passo das atividades que precisam ser realizadas pela equipe comercial. São as etapas que vão conduzir o lead desde o primeiro contato com sua empresa até o fechamento da venda. Por ser integrada ao Whatsapp e à telefonia Voip, a ferramenta possibilita iniciar contatos com os leads diretamente do CRM, guardando todo o histórico de chamadas e suas gravações.

A outra inovação é que as gravações são analisadas utilizando inteligência artificial, além do fornecimento de um resumo fidedigno do que foi tratado na conversa, que é direcionado automaticamente para o CRM. Esse documento traz sugestões de qual abordagem poderia ter sido utilizada na conversa em cada etapa do funil. “O Junior analisa o diálogo e assume o papel de copiloto, oferecendo dicas para o empresário sobre como prosseguir na próxima etapa e construir uma relação com o cliente até o fechamento da venda”, acrescenta Luiz Santin.

Fortalecer os pequenos negócios para o desenvolvimento do Brasil

Para além da fabricação de tecnologias para a gestão empresarial, a Nextcomm enxerga sua atuação no mercado com um propósito maior: contribuir com o desenvolvimento do Brasil. Os pequenos negócios são a espinha dorsal da economia brasileira, representando 97% das empresas do país, gerando 26,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e sete em cada dez empregos no país.

“Os números falam por si só sobre a importância desses negócios para a economia brasileira. O desafio agora é dar suporte para esses empresários para que eles possam aumentar sua participação no PIB, aumentando a renda da população e diminuindo as desigualdades sociais. Temos essa consciência e, por este motivo, acreditamos que a Nextcomm cumpre um papel social ao dar assistência para essas empresas”, finaliza Luiz Santin.

Continue Reading

Negócios

Cozinha organizada é sinônimo de mais vendas e menos desperdício

Published

on

Ferramentas adequadas criam fluxo funcional, aumentam a produtividade e influenciam diretamente na qualidade do atendimento nos negócios gastronômicos

A organização da cozinha é um dos pilares mais importantes para o funcionamento de bares, restaurantes e operações de delivery. Quando o ambiente é planejado com os utensílios certos, é possível reduzir o tempo de preparo, evitar desperdícios e garantir maior agilidade nos processos, refletindo em uma experiência mais eficiente para o cliente final. Quando cada segundo importa, a escolha de ferramentas apropriadas faz toda a diferença no resultado.

Panelas e frigideiras de alta durabilidade, utensílios de medição, recipientes empilháveis, bandejas adequadas e organizadores de bancada ajudam a construir um ambiente funcional, que permite ao time manter a fluidez entre as etapas do preparo e a finalização dos pratos. “Uma cozinha desorganizada compromete não apenas o desempenho da equipe, mas também a entrega ao cliente. Quando o ambiente está bem estruturado, tudo acontece com mais clareza, rapidez e segurança”, afirma Lidiane Bastos, administradora de empresas e CEO do Grupo Simão.

Eficiência e funcionalidade no centro da operação

Além da qualidade dos alimentos, a experiência do consumidor depende diretamente do tempo de espera, da apresentação e da consistência do atendimento. A eficiência operacional começa na escolha dos utensílios que compõem o dia a dia da equipe: desde facas com boa ergonomia até balanças de precisão e potes identificáveis, tudo influencia o ritmo e a segurança das atividades.

Para Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, a padronização das ferramentas também contribui para a produtividade. “Quando os utensílios são pensados para facilitar cada etapa do preparo, a equipe consegue trabalhar com mais foco e menos retrabalho. Isso melhora a performance do negócio como um todo e impacta diretamente a satisfação de quem consome”, destaca.

Outro ponto relevante está na manutenção da organização ao longo do expediente. Separadores de talheres, suportes para tampas e utensílios multiuso não apenas otimizam espaço, como evitam erros operacionais. Além disso, reduzem o cansaço da equipe ao eliminar deslocamentos desnecessários ou buscas demoradas por materiais essenciais.

Organização que gera resultados

A escolha consciente dos utensílios é um investimento na fluidez da operação. Negócios que mantêm uma estrutura bem pensada conseguem não apenas atender mais pedidos em menos tempo, mas também reduzir desperdícios de insumos, melhorar o controle de estoque e facilitar treinamentos para novos colaboradores.

“Equipar a cozinha com os itens corretos é mais do que uma questão de praticidade, é uma estratégia de gestão. Utensílios adequados garantem consistência na execução dos pratos e ajudam o time a manter o padrão mesmo nos horários de maior movimento”, comenta Lidiane.

Para Mislane, a organização deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser uma ferramenta essencial para o crescimento. “Quando há método e clareza na rotina da cozinha, todo o restaurante se transforma. E o cliente percebe isso, mesmo que não veja o que acontece nos bastidores”, conclui.

Sobre o Grupo Simão

O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora  e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários.

Para mais informações, visite o site ou o Instagram.

Sobre Mislene Lima

Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. Para mais informações, visite o Instagram.

Sobre Lidiane Bastos

Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. Para mais informações, visite o Instagram.

Continue Reading

Negócios

Guy Peixoto Neto é destaque no Empreenday Mulher 360, promovido pela OAB-PE

Published

on

Com foco no fortalecimento da liderança feminina, do empreendedorismo jurídico e da inovação, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) promove, no dia 29 de maio, o Empreenday Mulher 360. O evento será realizado presencialmente no RioMar Trade Center (Torre 4/5), no Recife, e reunirá advogadas, empresárias e estudantes em uma programação intensa de painéis e palestras com especialistas de diversas áreas.

Segundo dados do Painel de Informações do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo de postos formais ocupados por mulheres em 2023 foi de 642.892, uma queda de 32% em relação a 2022. Embora os dados reflitam o mercado formal regido pela CLT, não contemplam a crescente movimentação do empreendedorismo feminino, que vem se consolidando como uma alternativa econômica e de protagonismo para milhares de brasileiras.

Diante desse cenário, o estrategista em negócios e mentor de alto crescimento Guy Peixoto Neto será um dos grandes destaques do Empreenday Mulher 360, evento que ocorre no dia 29 de maio. Com o tema “Mulheres que Transformam o Direito com Inovação e Propósito”, o encontro visa fomentar a liderança feminina, o empreendedorismo e o uso estratégico da inovação.

Para Guy, esse cenário de desafios também é um terreno fértil para o crescimento: “As mulheres, especialmente as empreendedoras, enfrentam obstáculos múltiplos no mercado de trabalho, como a sobrecarga de funções e a necessidade constante de provar seu valor. Mas acredito que, quando trabalhamos a mentalidade de crescimento e temos estratégias claras, podemos transformar esses desafios em oportunidades.”

De acordo com o estudo Empreendedorismo Feminino 2022, realizado pelo Sebrae, o número de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, o maior índice desde 2016. A maioria dessas empreendedoras atua no setor de serviços e já representam 34,4% de todos os proprietários de negócios no país. Guy vê esse crescimento como um reflexo da resiliência e inovação das mulheres. “Elas estão não só ocupando mais espaço, mas trazendo soluções criativas e disruptivas para os negócios, o que impulsiona o mercado como um todo.”

Reconhecido por sua atuação na formação de líderes e no desenvolvimento de empresas em fase de expansão, Guy Peixoto Neto apresentará a palestra “Como nascem os empreendedores que mudam o mundo”, em que abordará estratégias práticas para potencializar resultados com propósito, visão de futuro e inovação aplicada à gestão feminina. Ele complementa:

“Mulheres no comando de negócios bem-sucedidos são a prova de que, com as estratégias corretas e uma mentalidade de crescimento, qualquer um pode ir além, quebrando barreiras e superando os limites que o mercado impõe.”

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Tiago Roity Tiago Roity
Empreendedorismo34 minutos ago

Tiago Roity Revoluciona Empresas com Método MBCR: Mais de 380 Empresas Impactadas

No competitivo mercado empresarial, poucos nomes se destacam como Tiago Roity. Com apenas 26 anos, o jovem empreendedor tem uma...

Juliana Camárgo Juliana Camárgo
Empreendedorismo43 minutos ago

Juliana Camárgo: a mineira que está redesenhando o DHO no Brasil e chamando a atenção de grandes players do mercado que buscam uma gestão de pessoas inteligente

Com visão estratégica, método autoral e sensibilidade rara, Juliana se tornou referência nacional ao transformar o desenvolvimento de líderes em...

Negócios1 hora ago

Junior, da Nextcomm, automatiza processo de vendas e ensina empresas a vender

CRM é ideal para empresários inexperientes na gestão comercial e, com o suporte da IA, consegue orientá-los para dar seguimento...

Moda3 horas ago

Experience Models desembarca em Joinville em busca de novos talentos da moda

Seletiva promovida pela agência Haut Models será realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio, com inscrições gratuitas Joinville,...

Negócios3 horas ago

Cozinha organizada é sinônimo de mais vendas e menos desperdício

Ferramentas adequadas criam fluxo funcional, aumentam a produtividade e influenciam diretamente na qualidade do atendimento nos negócios gastronômicos A organização...

Negócios4 horas ago

Guy Peixoto Neto é destaque no Empreenday Mulher 360, promovido pela OAB-PE

Com foco no fortalecimento da liderança feminina, do empreendedorismo jurídico e da inovação, a Ordem dos Advogados do Brasil –...

Negócios5 horas ago

Em meio à guerra comercial, Indústria precisa acelerar digitalização e marketing para permanecer competitiva

Digitalização amplia performance comercial e fortalece posicionamento de marcas B2B no setor industrial; especialistas da Agência Tipo explicam caminhos para...

Entretenimento5 horas ago

Construções Populares: O que o Brasil pode aprender com os Estados Unidos, segundo Rodrigo Pinho de Mello

Com duas décadas de experiência na construção civil, gestor de obras de Itupeva analisa os contrastes entre os dois países...

Negócios5 horas ago

Conheça o Close Hub! O seu espaço de criação e crescimento. A Experiencia Close Fans mais perto de você

Você já imaginou ter um espaço pensado especialmente para criadores, com estrutura profissional, suporte estratégico e um ambiente que respira...

Famosos5 horas ago

De DJ a Musa do Close Fans: Bahala Sudan Quebra Tabus e Vira Fenómeno na Internet

Expulsa de Balada e Alvo de Assédio: Conheça a verdadeira história de Bahala Sudan
‍
De recepcionista em um posto de saúde...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed