Barra
Connect with us

Gestão

Entenda Liçoes de Gestão Corporativa Através de Casos que Repercutiram na Mídia

Published

on

É perceptível a quantidade de ocorrências na mídia ocasionadas por questões de assédio, racismo, condições de trabalho análogo e ainda outras questões que envolvem os pilares da governança, porém, na mesma proporção é percebida a dificuldade das corporações de todos os tamanhos em tratar dos assuntos, o que mostra uma fragilidade para com o tema em boa parte das empresas.

O tom da Governança Corporativa que vem sendo discutido e aplicado no mundo corporativo é bonito, aparenta mostrar um caminho de evolução, porém na prática, percebemos o quanto faltam tomadas de decisões e planejamento detalhado de riscos para evitar os problemas antes de acontecerem.

  O caso da Nike / Neymar – Uma das notícias mais divulgadas nos últimos dias foi o rompimento do contrato com a marca esportiva Nike quanto a dificuldade de obter apoio do atleta Neymar, em uma investigação de assédio. A empresa decidiu romper o contrato com o atleta pela falta de colaboração.

A mídia demonstrou os dois lados da discussão, onde cada um desses tem sua defesa e suas respectivas razões, porém, a governança da empresa precisa estar mais preparada para esses riscos, deixar a todos muito claro as medidas para essas situações e ainda conseguir tomar medidas justas e sem a probabilidade de possíveis erros grosseiros, para nenhum dos lados.

  O caso da CBF – Em uma ocorrência mais próxima, tivemos um caso na CBF onde o presidente da confederação foi citado por um suposto assédio. O caso tomou grandes proporções na mídia e a tomada de decisão de afastamento foi lenta e sem aprofundamento, claramente gerada pela pressão popular. Isso tudo demonstra que o organismo não estava preparado para esse tipo de risco e com isso a probabilidade de tomar uma ação injusta ou incorreta é muito grande, podendo em um futuro próximo gerar passivos no meio jurídico.

  O técnico do Cuiabá – Em outra situação ocorrida recentemente, o time de futebol da série A do campeonato brasileiro, também foi palco de um escândalo parecido. Em uma condição bem diferente das outras citadas aqui, o técnico com excelentes resultados obtidos, fora demitido após um jogo, de uma forma um tanto quanto surpresa e em comentários na mídia, seu suposto envolvimento com a mulher do presidente do clube foi o estopim para a demissão.

Mais uma vez, entramos aqui na falta de estudos e visão quanto a governança. O impacto do pessoal x profissional tomou espaço e gerou esse impacto pela falta de preparação da empresa para lidar com o funcionário. Além disso, o caso que envolve questões extracampo, jamais poderia impactar os resultados dentro das realizações profissionais, mostrando a falta de maturidade e de planejamento para essas ocorrências.

Todas essas ocorrências no meio esportivo citadas aqui, estão presentes pela falta de tato que ainda temos nas empresas quando o assunto é governança corporativa. A preparação para esse tema é urgente e pode definir diversas questões positivas ou negativas.

A mídia busca notícias, e as criticas sobre programas de Governança são prato cheio para gerar movimentos que estão cada vez mais fortes nos últimos tempos, pela busca da justiça em determinadas situações que antes eram declaradas como impunes. Uma empresa que tiver um escândalo de Governança e não souber como lidar, poderá sofrer os impactos da pressão popular e com isso, ter seu nome na lista negra das empresas para consumidores, perdendo mercado e clientes.

Sobre Luiz Otávio Goi Jr.

Com uma história de mais de 15 anos no mercado, o gestor empresarial Luiz Otávio Goi, tem desempenhado um papel importante no meio corporativo, desburocratizando e levando a gestão de negócios a um novo patamar.

Nascido na periferia de São Paulo, o jovem não teve facilidades na sua trajetória, estudou a vida toda em escolas públicas, e focou seus objetivos na construção de um futuro melhor, mudando a realidade do seu ciclo familiar.

Luiz se formou na área ambiental, se especializou em educação, saúde e segurança no trabalho, sistemas de gestão integrados e possui dois MBAs, Gestão empresarial e Sustentabilidade Empresarial. Ao longo de mais de 15 anos de experiência em gestão no ramo da indústria automobilística, de energia e bens de consumo se tornou gestor corporativo dos sistemas integrados de uma grande empresa, que conta com mais de 15 mil funcionários.

“Precisamos criar um mundo corporativo menos crítico e mais colaborativo”. Afirma Luiz Otávio Goi jr.

O gestor realiza um trabalho expressivo de divulgação de gestão empresarial e cultura corporativa de forma simplificada em suas redes sociais, e em mídias corporativas, a fim de promover a democratização do conhecimento.

 

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/luiz_goijr/

Linkedinhttps://www.linkedin.com/in/luiz-ot%C3%A1vio-goi-junior-b2743

 

Continue Reading
Advertisement

Gestão

Base Company anuncia inauguração de selo e estúdio com nova sede em São Paulo

Published

on

A BASE.CO acaba de entrar em uma nova fase. Fundada em 2020 como um estúdio de produção musical durante a pandemia, a empresa hoje se reposiciona no mercado como uma produtora artística e selo musical completo, proporciona uma estrutura ampla para o desenvolvimento de carreiras na música. Com uma nova sede recém-inaugurada, a BASE, liderada pelos sócios Gustavo Siqueira, Ariel Borges, Bruno Gelmini, Fran Marcondes e Claudio Brio, passa a distribuir seus próprios artistas e oferece serviços que vão da produção musical à gestão de carreira, passando por marketing, direção visual, vendas de shows, entre outros.

Os sócios carregam uma trajetória de destaque no setor: Gustavo Siqueira é produtor musical e engenheiro de áudio com sólida formação na Belas Artes e passagens por projetos de psytrance como Sifer e Kayros, além de ter fundado o estúdio SF Music, onde colaborou com mais de 150 artistas; Ariel Borges é produtor musical e engenheiro de áudio, trabalhou em mais de 200 fonogramas, já atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Jorge e Matheus, Thalles Roberto, Paulo Miklos e Chitãozinho e Xororó; Bruno Gelmini é produtor musical influenciado pelo punk e rap desde a adolescência, se destacou com o álbum “Maria Esmeralda” e contribuiu com produções para artistas como Recayd Mob e Don Cesão.

Fran Marcondes, produtor que traz versatilidade em estúdio e ao vivo, que já dirigiu shows e atuou na sonorização de grandes festivais como o Universo Paralello e trabalhou com nomes como Jovem Dionísio, Jup do Bairro e Glue Trip; e Claudio Brio, um dos pioneiros da cena eletrônica no Brasil, tendo se apresentado em palcos nacionais e internacionais desde os anos 80 e atuado como DJ, produtor e agitador cultural, mantendo sua influência no cenário como sócio da BASE e da Spectrum Acústica.

Diferentemente de selos que atuam apenas com distribuição ou marketing pontual, a BASE aposta em uma estrutura integrada inspirada em grandes gravadoras, mas com a liberdade criativa e estética que marcam o mercado independente. A empresa oferece aos seus artistas serviços de gestão artística e de carreira, assessoria de imprensa, planejamento de marketing, tráfego pago, direção e venda de shows, produção de merchs, direção visual e mais – tudo operando a partir de um espaço próprio equipado para atender às necessidades de qualquer projeto musical.

Após anos de trabalho ao lado de artistas nos quais acreditavam profundamente, os empresários e sócios da BASE.CO entenderam que a expansão era um caminho natural para o projeto. “Para poder potencializar a carreira de nossos artistas do jeito que gostaríamos, era necessário ter uma infraestrutura e equipe que pudessem catalisar esse crescimento e dar todo o suporte que eles precisam”, afirma o sócio Gustavo Siqueira.

“Ser independente exige que o artista desempenhe muitos papéis de uma vez, vendendo shows, fazendo conteúdos para redes sociais, planejando a carreira e o marketing. Com a BASE.CO, não queremos que eles se sintam mais independentes, vão ter todo o amparo necessário para obter sucesso em suas carreiras! A ideia é que consigam focar no criativo e artístico, e a BASE.CO cuide do resto para que, juntos, cheguemos onde desejamos”, ele completa.

Entre os nomes que fazem parte do casting atualmente estão: Banana Kush, banda de rock groove brasileiro que consiste na mistura da energia do rock com o swing brazuca; Dupoint, uma banda de rock formada em São Paulo, que com linguagem direta e autêntica, busca transmitir ideias e vivências de forma intensa e verdadeira; e Pirlo, artista influenciado pelo punk e rap desde a adolescência, que se destacou recentemente com o álbum “Maria Esmeralda”.

O novo espaço

A nova sede foi fundamental para a expansão e o reposicionamento da marca e é um dos diferenciais da empresa. A estrutura atual conta com o Studio A, uma sala voltada para produção e mixagem, equipada com uma cabine de gravação e uma acústica impecável, que proporciona alta qualidade sonora aliada ao conforto. Além disso, há o Studio B, que dispõe de uma ampla sala técnica equipada com uma mesa Yamaha analógica dos anos 70, além de pré-amplificadores Neve, SSL e outros recursos que possibilitam uma exploração criativa de equipamentos analógicos durante as gravações. Esse estúdio também conta com uma espaçosa live room, capaz de acomodar uma banda inteira para gravações ao vivo, live sessions, ensaios e outras finalidades. Há ainda uma segunda cabine, o que permite diferentes configurações de uso, adaptando-se às necessidades específicas de cada projeto.

Também oferece áreas de convivência, como uma varanda, uma área social, cozinha e um jardim agradável com duas jabuticabeiras. Esses espaços são usados para eventos como lançamentos, audições, shows e happy hours. Esse novo ambiente não apenas possibilita a gravação e produção de qualquer tipo de projeto, como também consolida a BASE.CO como um verdadeiro alicerce na trajetória dos artistas, funcionando como um ponto de encontro e conexão entre criadores e profissionais da indústria fonográfica.

“Nosso objetivo é ser um ponto de encontro real entre artistas e profissionais da indústria musical. Queremos que a BASE seja, literalmente, a base da carreira de quem passa por aqui”, pondera Gustavo.

A BASE está de portas abertas para novos talentos — o selo está recebendo materiais para análise pelo e-mail records@basecompany.studio. Sem um recorte específico de gênero musical, a curadoria é guiada por atitude, criatividade e visão. “Temos como objetivo nos associar a artistas que não querem fazer mais do mesmo e que buscam questionar a vida que levamos, explorar novas sonoridades associados a um estilo alternativo, que trazem uma atitude disruptiva, ousada e inovadora. Hoje temos artistas mais focados em rock e rap, mas estamos abertos e procurando novas parcerias sempre”, explica.

Com a nova fase, as expectativas são ambiciosas: “Vemos algumas cenas culturais que nos identificamos acreditamos muito e queremos nos tornar a base dessas cenas, o ponto de encontro e o catalisador destes artistas, sendo também uma referência para o público que se identifica e passa a conhecer novos artistas e rolês a partir da base. Temos grandes planos e muitas novidades por vir”, finaliza o sócio.

Continue Reading

Gestão

O cooperativismo apresenta solução para o desenvolvimento econômico e para a redução do impacto ambiental

Published

on

Em 2023, 31,9% dos municípios brasileiros utilizavam lixões como unidade de disposição final de resíduos sólidos

Os catadores e as cooperativas de reciclagem são imprescindíveis para as questões ambientais mais urgentes na atualidade. Não pode estar à parte a participação ativa do consumidor na revalorização desses materiais, que é fundamental para reduzir impactos ecológicos. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até 2023, 31,9% dos municípios brasileiros ainda utilizavam lixões como unidade de disposição final de resíduos sólidos. 

Esta é a pior destinação que se pode dar ao resíduo. Em 28,6%, ela era feita em aterros sanitários. Enquanto 18,7% utilizavam aterros controlados. É por isso que a sociedade, isto inclui as empresas, deve se mobilizar para que o descarte seja cada vez mais consciente.  É urgente promover a educação ambiental. A necessidade de haver políticas públicas é iminente. Só assim, a participação cidadã poderá ser incentivada quanto à gestão de resíduos e práticas sustentáveis. 

E se todo o conjunto social trabalhasse junto para conseguir um objetivo em comum? Esta é a premissa do cooperativismo. Esta é uma prática que pode mudar a maneira pela qual os negócios são percebidos e também o meio pelo qual interagimos um com o outro. Em vez de priorizar o lucro individual, o cooperativismo valoriza o bem-estar coletivo. Desta forma, cada membro tem uma voz ativa. Esta é uma postura horizontal, fazendo com que todos os integrantes se beneficiem da ação.  

Augusto Freitas, presidente executivo da Cristalcopo e fundador do projeto Recicla Junto, afirma que o cooperativismo é a única maneira pela qual o mundo sanará os problemas climáticos: “Os catadores de resíduos sólidos compõem a principal mão de obra quando o assunto é economia circular. Cada vez mais, torna-se necessário contar com os esforços individuais para que o lixo tenha uma destinação adequada. Somente com o empenho de pessoas para que cada vez mais mudemos uma circunstância que atinge todo o planeta poderemos alterar o rumo das adversidades climáticas”

A reunião de catadores de resíduos sólidos promove uma atividade que é de todos. Pensar na coletivização de certas funções é uma maneira de humanizar certas práticas, cujo principal objetivo muitas vezes é o lucro. Quando o assunto é meio ambiente, as instituições têm de dar as mãos e vestir a mesma camisa, que é a da preservação climática. O mesmo deve ocorrer individualmente. Cada um deve estar consciente de que cada passo nesse sentido é um avanço em prol de um mundo mais sustentável. 

As cooperativas de reciclagem também funcionam como propagadoras de oportunidades, gerando empregos em diversas etapas da cadeia de produção de produtos descartáveis, desde coleta e triagem até a produção de novos produtos a partir de materiais recicláveis. 

Pensando nisso, projetos como o Recicla Junto são fundamentais para promover a conscientização e a economia circular. Desde 2019, reciclaram-se mais de 400 toneladas de resíduos, que foram retirados do meio ambiente e reutilizados. 

Durante os jogos do Brasileirão no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, o projeto, em parceria com ACAFOR (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha), reciclou aproximadamente 12.848 toneladas de plástico, papel e vidro; isso representa um aumento de 35% em relação ao ano anterior. 

“O Recicla Junto busca transformar a realidade por meio do exemplo, mostrando que é possível reduzir os impactos ambientais por meio da economia circular. Nosso objetivo é promover a educação e a conscientização socioambiental, e o esporte tem se mostrado uma grande ferramenta para essa transformação”, destaca Augusto Freitas.

Continue Reading

Gestão

Sobe* amplia escopo da Corteva Agriscience com área de licenciamento e agrupa novas marcas: Cordius, Enlist e Tratamentos de Sementes

Published

on

Ampliação fortalece a importância da agência na atuação do agronegócio; a marca assume ainda a comunicação institucional da Sumitomo Chemical

A Sobe* Comunicação & Negócios anuncia mais um caso de sucesso em sua trajetória de crescimento ao expandir seus contratos com a Corteva Agriscience, parceira há 9 anos. A parceria reforça a aliança entre as instituições; isso é fundamental para melhorar as demandas de comunicação das gigantes do setor de agronegócio.

 

Anteriormente, o escopo de Corteva era 360º, e atendia os seguintes negócios: Pioneer Sementes e Boas Práticas Agrícolas. Agora, com as novas atribuições, o contrato de Corteva se expande à área de licenciamento, abrangendo as marcas: Cordius, Enlist e Tratamento de Sementes.

 

Já Sumitomo Chemical, que acaba de completar seu primeiro ano como cliente da Sobe*, tinha seu contrato focado na área de soluções para Pastagem, envolvendo esforços de planejamento e criação de campanhas comerciais. E agora, a agência celebra a conquista de outro marco: a gestão de todo o escopo de comunicação institucional da Sumitomo Chemical no Brasil.

 

Essas expansões consolidam o comprometimento da empresa em atender às necessidades do setor agrícola, que é um dos mais relevantes para a economia nacional.

 

“Estamos orgulhosos por fortalecer ainda mais o nosso vínculo com Corteva Agriscience. Assim, daremos continuidade a essa parceria com a Sumitomo Chemical, duas empresas de enorme relevância no cenário global. Essas movimentações internas reforçam a nossa estratégia de crescimento e fidelização, o que resulta na entrega de valor real para os nossos clientes”, destaca Camilo Moraes, Diretor de Estratégia e Negócios.

 

A partir dessas novas frentes de trabalho, a Sobe* reforça sua missão de conectar marcas e públicos com soluções criativas e alinhadas às tendências do mercado. A instituição segue empenhada em contribuir para o desenvolvimento e inovação da comunicação no agronegócio, setor essencial para o futuro sustentável do país e do mundo.

 

“Embora atualmente o agronegócio continue sendo um pilar fundamental para nossa atuação, estamos empolgados em explorar novas oportunidades em diferentes segmentos de mercado. Acreditamos que diversificar é essencial para nosso crescimento e para a inovação nas soluções que oferecemos”, conclui Camilo.

 

 

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios1 hora ago

CSI Investimentos: Revolucionando o Consórcio como Forma de Investimento

Fundada por Pietro Carollo e Bruno Carollo, a CSI Investimentos vem se destacando no mercado ao transformar o consórcio em...

Entretenimento2 horas ago

Transparência, Planejamento e Eficiência: pilares da nova cultura de contratações públicas sob a liderança do Dr. Leonardo Gualter na Fundação Padre Anchieta

A promulgação da Lei nº 14.133/2021 marca uma virada de chave na gestão pública brasileira. Mais do que substituir legislações...

Entretenimento2 horas ago

Tratamento de melasma com laser: Dra. Vanessa Gurgel explica como a tecnologia pode devolver o viço e a uniformidade da pele

O melasma é uma condição de pele comum, mas que pode impactar profundamente a autoestima de quem convive com as...

Negócios2 horas ago

Setor de Data Centers Vive Transformação Acelerada com Avanço da Inteligência Artificial

Construções modulares, pré-fabricação e modelos alternativos de refrigeração líquida surgem como alternativas para garantir eficiência e avanço do setor. São...

Negócios3 horas ago

Empreendedorismo afetivo: quando cozinhar é um ato de memória e de amor

Chef Carina Popolare relembra os ensinamentos da nonna e transforma o legado familiar em uma marca que valoriza o afeto...

Business3 horas ago

Gustavo Madruga Gomes: A Mente Empreendedora que Transforma Ideias em Realidade

Visionário, determinado e inquieto por natureza, Gustavo Madruga Gomes representa uma nova geração de empreendedores brasileiros que alia tradição familiar...

blog5 horas ago

Fraudes no setor imobiliário crescem e reforçam importância de atenção jurídica

Bandidos se valem da ausência de advogados em transações para aplicar golpes em contratos de financiamento e anúncios de venda...

Empreendedorismo21 horas ago

SimpleBank: Soluções Financeiras Inteligentes para um Novo Cenário Econômico

O mercado financeiro passou por profundas transformações nos últimos anos, impulsionado por avanços tecnológicos, novas demandas dos consumidores e um...

Negócios21 horas ago

DX Business Center recebe Sophia Martins em evento que destaca o Brasil como potência global de investimentos internacionais

Orlando, EUA — 13 de maio de 2025 — O DX Business Center, maior hub de negócios brasileiros nos Estados...

Saúde22 horas ago

Psicóloga Renata Camargo lança comunidade online voltada para mães de adolescentes nesta quinta-feira, 8 de maio

AMA – Comunidade para Mães de Adolescentes abre inscrições oferecendo aulas semanais, apoio emocional e atividades exclusivas e práticas para...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed