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Empreendedorismo

Feira de Santana (BA) recebe o maior showroom de madeira plástica da América Latina

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A madeira ecológica ou plástica é um dos produtos que vem revolucionando o mercado de arquitetura, construção e de grandes projetos nos últimos anos, tanto pela praticidade de manutenção e do baixo custo de manutenção do produto quanto pela economia que os clientes encontram na hora da comparação de preços com a madeira tradicional.

A madeira nativa de boa qualidade, como por exemplo uma Cumaru, a cada dia encontra-se cada vez mais escassa no mercado e seu preço torna-se elevado, devido às fiscalizações, certificações e o tempo de reflorestamento da mesma, tornando-a cada vez mais rara.

Uma Cumaru de qualidade pode ter seu preço no mercado mais elevado do que uma madeira plástica ou WPC, além disso ela exige uma manutenção mais criteriosa de seis em seis meses, elevando os custos com o produto. Já com a madeira plástica além de ter um custo de manutenção quase zero, a madeira natural tem vida útil curta, aproximadamente de 3 anos a 5 anos, levando em consideração todas as medidas de proteção, já a ecológica oferece uma garantia de 10 anos e estimativa de vida que pode variar de 80 a 100 anos.

Com todos estes fatores em ascensão, empresa líder na comercialização deste produto no Brasil, a Star Deck Madeiras Plásticas chega a cidade de Feira de Santana, na Bahia, com uma das maiores lojas do país no segmento. Um showroom completo e com saída estratégica de material para todo o território nacional. O investimento na marca é garantido e os aportes serão consideráveis tanto para a matriz em São Bernardo do Campo – SP como para as filiais. É provisionada a abertura de mais seis lojas pelo país até 2025 e a contratação de mais colaboradores, inclusive para a matriz. “Toda a nossa central de atendimento on-line e externa estão localizadas na matriz, portanto investimentos em tecnologia, mão de obra especializada e técnicos de instalação estão em processo de seleção. Não abrimos mão de acompanhar todos os agendamentos e também o pós venda pessoalmente”, explica Eduardo Bovo, diretor de novos negócios da marca.

Outro ponto importante é a expansão do piso fabril da marca, na região sul do país, melhorando a logística e os planos estratégicos. “Nosso material é entregue em todo o território nacional, então otimizar custos logísticos e prazos de entrega, garantem uma rentabilidade e melhores condições de pagamento para os clientes”.

“A capacidade fabril foi afetada nos últimos anos devido a pandemia e a falta de insumos, porém conseguimos projetar nossa expansão da Madeira Ecológica. O crescimento através das lojas físicas e virtuais e com a normalização dos insumos, teremos um aumento de mais de 100% na fabricação e comercialização dos nossos produtos nos próximos 10 anos, assumindo boa parte do mercado de Madeira Nativa e outros materiais de construção”, explica Douglas Moraes diretor de marketing da marca.

Mas o mercado de madeira plástica, assim como todos os outros, conta sempre com o vilão chinês, produzindo material de qualidade inferior e que chega ao Brasil com um preço menor que o produto nacional. As desvantagens do produto oriental estão associadas a falta de garantia e controle de qualidade. Os produtos nacionais, não empenam na instalação, tem aditivos com controle de dilatação e contração, agentes contra raios U.V, não propaga chamas e são criteriosamente fiscalizados pelos órgãos públicos responsáveis. “Por este motivo conseguimos repassar dez anos de garantia em nossos produtos,” garante Douglas.

Os números são impressionantes, são mais de 6.000 mil projetos executados em todo o território nacional. Um dos maiores em andamento, está na Riviera de São Lourenço, litoral paulista, com uma obra de 3.000m² de deck de madeira plástica, com instalação e finalização conduzida por nossa equipe. Para conclusão deste projeto ainda foram utilizados 12.000ML de vigamento de parte estrutural, mais de 120.000 parafusos, além dos acabamentos para madeira plástica. O investimento inicial provisionado para as novas lojas e showroom no Grande ABC é de R$ 3,5 milhões de reais, seis novas lojas espalhadas estrategicamente pelo Brasil e a contratação de 100 novos colaboradores nas mais diversas áreas como comercial, recursos humanos, marketing e logística.

“Para os próximos anos, as madeiras serão substituídas completamente pela madeira plástica, preservando a reserva natural para as próximas gerações, garantindo assim uma qualidade de vida melhor para todos. Este é o nosso objetivo, empreender no Brasil e colaborar com as políticas de sustentabilidade no mercado da construção”, finaliza Eduardo.

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Para celebrar 50 anos vivendo na Bahia, Dimitri Ganzelevitch lança coletânea de crônicas “Minha Vida de Jasmim”

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Lançamento será no dia 26 de julho (sábado), às 16h, no Santo Antônio Além do Carmo. Festa será acompanhada de espetáculo teatral inédito montado especialmente para o evento

Nascido no Marrocos, o francês de origem russa Dimitri Ganzelevitch viveu em países como França, Espanha, Portugal e Inglaterra, antes de se instalar definitivamente em Salvador, em 1975. Agora, para celebrar os 50 anos de sua vida em território soteropolitano – e aos 89 anos de idade -, ele está lançando o livro “Minha Vida de Jasmim”, uma coletânea de crônicas publicadas em veículos como Gazeta Mercantil e A Tarde, além de textos inéditos.

O lançamento, no dia 26 de julho (sábado), às 16h, será num lugar fundamental para Dimitri: o Solar Santo Antônio, no Santo Antônio Além do Carmo, onde ele vive desde a década de 1980. A festa será aberta ao público e haverá um breve espetáculo montado especialmente para a ocasião, dirigido pelo cineasta Bernard Attal e protagonizado pelos artistas Rita Rocha, Igor Epifânio e Marcelo Flores. O evento também marca a despedida de Dimitri daquela casa, que foi vendida recentemente.

“Essas crônicas têm um pouquinho de tudo, porque o ecletismo é uma característica minha. Sou eclético na culinária, na leitura, nos amigos… moro no Santo Antônio Além do Carmo, que é um bairro eclético, e vivi em diferentes países. Isso, então, se reflete no que eu escrevo. Mas não tenho pretensões literárias. Não sou nenhum Fernando Sabino, que admiro muito”, brinca o cronista.

Portanto, o leitor pode se preparar para ler sobre os mais diversos assuntos: há lembranças do tempo em que era criança, como na crônica “Minhas Infâncias” – que mistura ficção e realidade – ou memórias relacionadas a espetáculos teatrais, como faz em “Um Domingo de Tarde em Casablanca”, em que lembra do impacto que teve ao assistir a uma montagem da companhia Katherine Dunham Company, ainda aos 13 anos de idade.

Veja esse trecho de “Um Domingo de Tarde em Casablanca”: “O choque seria determinante para muitas das minhas opções culturais e até políticas. Fiquei deslumbrado, atônito, mareado pela beleza do espetáculo, suas músicas e ritmos, a estética força dos corpos suados, pois era inevitável o impacto sensual do espetáculo sobre um rapaz em pleno desenvolvimento intelectual e físico”.

No livro, Dimitri fala também de pessoas que encontrou, como a fadista Amália Rodrigues, o compositor e pianista russo Igor Stravinsky, o presidente Juscelino Kubitschek, as sultanas otomanas e o maestro Yehudi Menuhin.

E, embora não tenha o português como língua materna, Dimitri impressiona pela fluência do texto e pela leveza como escreve. “Sempre li muito em várias línguas, inclusive em português, autores como Eça de Queiroz e Machado de Assis, gosto muito deles. E curto o desafio de escrever em uma língua que não domino completamente. Português é uma língua belíssima! Às vezes, descubro uma palavra e digo: tenho que usar isso”, ri o autor.

*QUEM É DIMITRI GANZELEVITCH*

Nascido em Rabat, no Marrocos, Dimitri passou por França, Inglaterra, Espanha e até ir para Portugal. Quando aconteceu a Revolução dos Cravos, em 1974, ele resolveu mudar-se para Salvador, onde já havia estado por algumas vezes e convivido com artistas como Jorge Amado e Carybé. Em Salvador, começou a atuar como galerista, investindo em artistas iniciantes na época, como Bel Borba, Vauluizo Bezerra e Reinaldo Eckenberger.

Nas décadas seguintes, firmou-se como galerista e também foi um agitador cultural, usando o Solar Santo Antônio para muitos encontros entre artistas e intelectuais. A casa foi frequentada por gente como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Regina Casé e o imóvel tinha até um palco no jardim, onde promovia espetáculos e saraus. Até como ator já se arriscou, em filmes dos diretores Bernard Attal e Claudio Marques, além de ter feito teatro de rua com Ray Alves.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Minha Vida de Jasmim”
Autor: Dimitri Ganzelevitch
Quando: 26 de julho (sábado), 16h
Local: Solar Santo Antônio (Rua Direita de Santo Antônio, 177, Santo Antônio Além do Carmo)
Preço do livro: R$ 70 (190 páginas)
Editora: Azeviche

Crédito da foto: André Jolly

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Direto dos cinemas, os Smurfs estão de volta ao Burger King®

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Os icônicos Smurfs, personagens que têm encantado gerações com sua magia e aventuras, voltam ao Burger King® em uma coleção exclusiva que conquistou os fãs! Com a estreia do filme nas telonas no dia 17 de julho, o BK® deixou que os pequenos seres azuis invadissem novamente o Combo King Jr. ™, chamando toda a criançada para se divertir.

Na compra de um Combo King Jr.™, você poderá escolher entre 12 personagens exclusivos inspirados no filme: Papai SmurfSmurfetteGargamelSem Nome, Vaidoso, Robusto, Gênio, Ken, Coragem, Mamãe Fifi, Aurélia e Razamel.

Além disso, o Combo King Jr.™ oferece uma refeição deliciosa e pensada para os pequenos! Ele vem com um sanduíche de carne 100% bovina, pão e queijo, acompanhado de batata frita pequena e suco. Para quem prefere outra opção, o sanduíche pode ser substituído por 4 unidades de BK® Franguinhos ou pelo sanduíche de frango empanado com pão, queijo, maionese e alface. Tudo isso a partir de R$30,90, no balcão, totem, clique e retire e BK Drive, e a partir de R$36,90 no BK Delivery. A ação é válida até 19 de agosto ou até quando durarem os estoques. Confira as lojas participantes: Link.

Combo King Jr.™ inclui 1 sanduíche de Pão, Carne e Queijo podendo ser substituído por 4 unidades de BK® Chicken ou Chicken Jr. + 1 suco + 1 batata pequena + 1 brinquedo. O Combo King Jr. ™ está disponível a partir de R$ 30,90, no balcão, totem, Clique e Retire e BK Drive, e a partir de R$ 36,90 nas plataformas de Delivery. Os valores podem variar nas seguintes lojas da rede: https://d3sn2rlrwxy0ce.cloudfront.net/lojas-nao-participantes-clube-bk.pdf. O valor do brinquedo está incluso no preço do Combo King Jr. ™, que dá direito a apenas um dos brinquedos disponíveis. Confira lojas participantes: https://bit.ly/kingjr_smurfs. O brinquedo também poderá ser adquirido separadamente, conforme condições específicas de preço e quantidade. Imagens meramente ilustrativas. TM & © 2025 Burger King Company LLC. Uso sob licença. Todos os direitos reservados. Smurfs™ & ©2025 Licensed through Lafig Belgium/IMPS. The Smurfs movie ©2025 Paramount Animation, a division of Paramount Pictures Corporation.

Sobre o filme “SMURFS”

No filme, quando o Papai Smurf (John Goodman) é misteriosamente levado por bruxos malignos, Razamel e Gargamel, Smurfette (Rihanna) lidera os Smurfs em uma missão no mundo real para salvá-lo. Com a ajuda de novos amigos, os Smurfs terão que descobrir o que define seu destino para salvar o universo.

Assista ao trailer dublado AQUI.

Sobre Burger King®

O Burger King® é uma das maiores operações de fast food do Brasil, presente em todos os estados do país. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no Brasil em 2004, passando a ser operado oficialmente pela máster franqueada brasileira ZAMP® em 2011. Com mais de 1.000 estabelecimentos, entre lojas próprias e franqueadas, a marca foi considerada uma das mais criativas do mundo por três anos consecutivos em Cannes. Para saber mais sobre Burger King® no Brasil, acesse o site ou acompanhe a marca no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

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Super MEI: projeto quer destravar o crescimento de quem empreende no limite

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Com o teto do MEI congelado desde 2018, o PLP 60/2025 de autoria da senadora Ivete da Silveira, propõe um novo regime para quem fatura até R$ 140 mil por ano. Entidades cobram votação urgente e especialistas apontam que a mudança é questão de sobrevivência para milhares de microempreendedores.

Se depender do Projeto de Lei Complementar PLP 60/2025, o Brasil pode, em breve, dar um passo importante para modernizar o regime do Microempreendedor Individual (MEI). De autoria da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), a proposta cria o Super MEI, uma categoria intermediária que visa corrigir o atual descompasso entre a realidade do mercado e a legislação tributária que rege os pequenos negócios.

Atualmente, o MEI está limitado a R$ 81 mil de faturamento anual, valor congelado desde 2018. Isso significa, na prática, que quem fatura acima de R$ 6.750 por mês já corre o risco de ser desenquadrado do regime. O problema? A inflação acumulada no período já ultrapassa 35%, e o custo de manter um negócio no Brasil aumentou, e muito.

“Não é que o empreendedor está crescendo; ele está apenas tentando sobreviver. O problema é que a legislação não acompanhou esse cenário”, afirma o contador e professor universitário André Charone, especialista em planejamento tributário.

O que prevê o PLP 60/2025?

Apresentado em março de 2025, o PLP 60/2025 propõe a criação do Super MEI, com regras mais flexíveis e adaptadas à nova realidade dos pequenos empreendedores.

Veja os principais pontos do projeto:

Segundo a proposta, a arrecadação previdenciária também seria ampliada de forma proporcional, com contribuição um pouco maior, mas mantendo a lógica simplificada e o acesso aos benefícios do INSS.

Por que isso importa agora?

O congelamento do teto do MEI tornou-se um problema estrutural. Muitos empreendedores que não tiveram nenhuma expansão real de negócio estão sendo penalizados pelo simples reajuste de preços para cobrir custos operacionais, como aluguel, luz, combustível, matéria-prima e transporte. Com isso, são empurrados para o Simples Nacional, um regime mais complexo e caro.

“É um salto muito grande para quem ainda está se estabilizando. A pessoa sai de um modelo simplificado para lidar com escrituração contábil, declaração de impostos estaduais ou municipais, contador obrigatório… É desproporcional”, explica André Charone.

Essa transição forçada gera dois problemas sérios:

  1. Muitos optam por encerrar o CNPJ e voltar para a informalidade, para evitar os custos da formalização.
  2. Outros simplesmente deixam de crescer por medo de ultrapassar o limite, o que trava o potencial produtivo desses negócios.

Entidades cobram aprovação ainda em 2025

A tramitação do PLP 60/2025 está na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, aguardando relatoria. A proposta já conta com o apoio de entidades importantes, como o Sebraefederações de comércio, e especialmente da AMCRED-Sul, que enviou ofícios ao Congresso pedindo a votação ainda em 2025.

A razão é clara: para que o novo regime entre em vigor em 1º de janeiro de 2026, o projeto precisa ser aprovado e sancionado até o fim deste ano. O texto é considerado de baixo impacto orçamentário e alto alcance social, o que pode favorecer sua tramitação política.

Quem será beneficiado?

O Super MEI é pensado para quem está em uma espécie de “zona cinzenta”: fatura mais do que o limite atual permite, mas ainda não tem estrutura suficiente para bancar os custos e obrigações de uma microempresa. São, por exemplo:

  • Prestadores de serviço que atendem com agenda cheia mas com baixa margem;
  • Comerciantes que vendem produtos com reajustes inflacionários;
  • Profissionais autônomos com pequena equipe de apoio (como cabeleireiros, costureiras, encanadores, etc).

“São empreendedores que movimentam a economia local, geram renda e muitas vezes até emprego. Negar a eles um regime intermediário é negar a realidade do Brasil que trabalha”, comenta Charone.

Super MEI pode ser a ponte que faltava

Após mais de seis anos sem atualização, o teto do MEI virou um limitador para quem quer crescer com responsabilidade. O PLP 60/2025, de autoria da senadora Ivete da Silveira, representa uma saída prática e viável para corrigir essa distorção, e preservar a formalização de milhões de negócios no país.

“O Super MEI respeita a lógica da formalidade com simplicidade, mas traz realismo para quem está entre o MEI e o Simples. É uma ponte necessária. Agora, é papel do Congresso atravessá-la com urgência”, conclui André Charone.

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