Professor Leonardo Monteiro une experiência de mercado, conhecimento multidisciplinar e parcerias com grandes empresas para formar profissionais prontos para os desafios reais da indústria
O que faz um curso técnico realmente preparar alguém para o mercado? Para Leonardo Monteiro, a resposta está longe de se resumir a livros ou fórmulas decoradas. Formado em Engenharia Elétrica e de Computação pelo Valencia College, em Orlando, ele acredita que ensino de qualidade nasce da combinação entre conteúdo relevante, vivência prática e diálogo constante com quem está dentro da indústria. E é exatamente isso que tem colocado em prática como professor nos Estados Unidos.
A experiência de Leonardo não veio apenas das salas de aula. Antes de assumir o desafio de ensinar, ele passou anos atuando na resolução de problemas técnicos em campo, com foco em redes, sistemas embarcados, automação e infraestrutura de tecnologia. Ao levar esse repertório para o ambiente educacional, ele transformou a dinâmica de aprendizado. As aulas não ficam na teoria. Cada conceito é acompanhado de aplicações reais, projetos práticos e situações que os alunos podem, de fato, vivenciar em suas futuras carreiras.
Esse modelo de capacitação técnica, baseado na prática e na resolução de problemas reais, tem sido apontado como uma alternativa eficiente aos formatos tradicionais de ensino, muitas vezes excessivamente teóricos e distantes das necessidades da indústria. Enquanto boa parte do ensino médio ainda adota uma estrutura generalista e desconectada da aplicação direta no mercado, o modelo adotado por Leonardo aposta em um currículo técnico, disciplinado e ajustado em tempo real às transformações do setor produtivo.
Mas o que realmente diferencia sua atuação é o envolvimento direto com empresas de peso no setor. Como parte do processo de certificação do college em que leciona, são realizadas reuniões regulares com representantes da indústria, e Leonardo faz questão de estar presente e ativo nesses encontros. Neles, empresas como Disney World, Walgreens, Give Kids the World, Forward Thinking Designs, Garner Holt e Alcorn McBride trazem demandas reais sobre o que esperam dos profissionais que estão sendo formados.
Essa troca tem sido essencial para manter o curso atualizado e verdadeiramente alinhado com o que o mercado procura. Mais do que isso, é uma via de mão dupla: enquanto as empresas ajudam a moldar o currículo, Leonardo mostra como está preparando uma nova geração de profissionais com a bagagem técnica e a mentalidade certa para atuar com excelência desde o primeiro dia.
Além disso, o curso em que Leonardo atua integra uma iniciativa do governo federal dos Estados Unidos voltada à criação de um novo polo tecnológico na Flórida. O objetivo é reduzir a dependência externa na produção de componentes críticos, como microprocessadores, fortalecendo a autonomia industrial nacional em setores estratégicos.
Para manter a certificação ativa, o programa exige que pelo menos 70% dos alunos saiam empregados após a conclusão. Embora ainda não haja uma turma formada, já que o curso teve início em janeiro deste ano, esse indicador reforça o foco direto na empregabilidade e na resposta concreta às demandas da indústria.
“Essas reuniões nos mostram, com clareza, o que o setor precisa. Eu levo essas informações direto para dentro da sala de aula, adaptando atividades, atualizando conteúdos e, principalmente, mostrando aos alunos como aquilo que eles aprendem será aplicado na prática”, explica.

Essa visão integrada só é possível porque Leonardo domina áreas que, muitas vezes, caminham separadas. Sua formação o permite ensinar com profundidade sobre eletrônica, redes de computadores, energia, programação e sistemas automatizados. Mas o diferencial vai além da parte técnica. Ele sabe ensinar com propósito, ajudando os estudantes a entenderem não apenas o “como”, mas o “porquê” por trás de cada conceito.
Com um olhar voltado para a inovação, Leonardo incentiva projetos interdisciplinares e estimula a resolução de problemas reais. Ao fazer isso, transforma o ensino técnico em um processo mais dinâmico, inteligente e conectado ao que realmente importa: preparar profissionais capazes de pensar, criar e se adaptar.

Ao contribuir para a formação de mão de obra especializada, alinhada às necessidades estratégicas da indústria nacional, esse modelo de ensino também se conecta com uma pauta maior: o fortalecimento da economia local e a geração de empregos qualificados em áreas críticas para o desenvolvimento do país.
Seu trabalho é um exemplo de como a educação pode ser mais do que transmissão de conteúdo. Pode ser ferramenta de transformação. E quando ensino, tecnologia e vivência de mercado se encontram, o resultado é uma formação sólida, prática e com propósito, exatamente o que as empresas esperam encontrar em seus próximos colaboradores.
Para acompanhar mais sobre a atuação de Leonardo Hermogenio G B Monteiro e seu papel na formação de profissionais técnicos preparados para o novo cenário industrial, acesse: linkedin.com/in/leonardo-monteiro-1552b7168