Barra
Connect with us

Negócios

Mulheres Executivas: Conheça sete líderes femininas corporativas inspiradoras

Published

on

Três em cada 10 cargos de liderança em 2022 no Brasil eram ocupados por mulheres, revela Grant Thornton.

Instituído para representar não só as conquistas e os direitos femininos ao longo da história, o Dia Internacional da Mulher existe, também, para reforçar a importância do desenvolvimento do mercado de trabalho com mais equidade e oportunidades. Segundo a Grant Thornton, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2022 e, de acordo com a consultoria global Mercer em 2023, após analisar mais de 1 mil organizações, que envolvem mais de 1 milhão de pessoas e 6 mil cargos, já era possível dizer que os salários entre homens e mulheres no mundo corporativo estão sendo equiparados.

Conheça cinco histórias inspiradoras de executivas de importantes empresas para inspirar outras mulheres que querem desenvolver a aptidão da liderança no mundo dos negócios.

Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia

Ao longo de sua carreira, Luciana Nabarrete desenvolveu suas atividades em diversas funções relacionadas à Tecnologia da Informação e Projetos, realizando coordenação de equipes matriciais multifuncionais e gestão de projetos de grande porte, tanto em empresas multinacionais em São Paulo como em consultorias nas principais empresas no estado de Santa Catarina.

Luciana Ingressou na ENGIE Brasil Energia em 2005, como coordenadora de Infraestrutura de TI e, em 2018, tornou-se gerente de Tecnologia da Informação e Digitalização, com sólida experiência no grupo ENGIE. Em novembro de 2020, tornou-se a primeira mulher no Conselho de Administração da Companhia, tendo sob sua gestão todas as áreas transversais da cadeia de valor de geração, transmissão e comercialização de energia: TI&Digital, Pessoas&Cultura, Suprimentos&Patrimônio, Comunicação, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. 

A executiva é graduada em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie/SP), possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Valcléia Solidade – Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Formada em Gestão de Políticas Públicas com especialização em Inovação e Tecnologia social, com mais de 27 anos de experiência em projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, Valcléia Solidade nasceu no território quilombola de Murumuru, em Santarém (PA), e conheceu o Amazonas após ser contratada por uma empresa da região. Ela esteve sempre envolvida em movimentos sociais e ambientais na região em que morou no Pará e costuma dizer que é uma pessoa comunitária, porque nasceu, cresceu e viveu em comunidade. Seu pai, por muitos anos foi presidente de comunidade e, sua mãe, envolvida com educação de base.

Hoje, a executiva é Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), empresa que ingressou em 2008. Atualmente ela faz a gestão de quatro programas na companhia, entre eles o “Floresta em Pé”, “Educação para a Sustentabilidade, Empreendedorismo, Saúde na Floresta” e três agendas (Logística, Articulação Institucional e Infraestrutura). 

Antes disso, Valcléia trabalhou durante 10 anos no Projeto Saúde e Alegria, onde coordenou o Programa Mulher Cabocla, Microcrédito comunitário, Gestão do Projeto de artesanato e Turismo de base comunitária. Em 2004 trabalhou no programa de compensação do gasoduto Coari/Manaus, onde coordenou o programa de Gestão e Organização Comunitária em sete municípios, totalizando 132 comunidades atendidas. 

Vivian Bennett – Diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Care Plus

Diretora de Relacionamento com o Cliente na Care Plus, com amplo histórico de trabalho no setor de seguros, tendo atuado no setor há mais de mais de 15 anos. Hábil em resolução de problemas, liderança, planejamento estratégico de comunicação e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Forte profissional de desenvolvimento de negócios com Mestrado em Comunicação Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Lidera indiretamente mais de 180 pessoas no grupo Care Plus, parte da Bupa, sendo responsável pelas áreas de relacionamento com cliente, central de relacionamento, pesquisa e qualidade, marketing e comunicação, canais digitais e experiência do cliente.

A Care Plus é reconhecida no mercado – e entre seus beneficiários – pelo alto índice de satisfação dos clientes (NPS), que é superior a 74% e, em alguns programas – como o Consulta Fácil, de teleatendimento – chega a 95% de satisfação. Para isso, investe em estratégias de relacionamento e conta com uma área exclusiva focada na experiência do cliente. A área de Customer Experience é liderada por Vivian.

Sob o comando de Vivian, a diretoria do Cliente utiliza a escuta ativa como parte de suas estratégias e contribuiu para a implementação de projetos audaciosos que visam otimizar a jornada do beneficiário.

Em 2022, a empresa realizou o Evento Central, que consistiu na participação ativa do time executivo da companhia em um dia de atendimento na Central de Relacionamento da operadora. Na ocasião, os participantes foram acompanhados por colaboradoras da área de atendimento ao cliente, que foram nomeadas “Anjos”. A repercussão foi bastante positiva e gerou efeitos que renderam diversas melhorias que vem sendo implementadas desde então, mesmo após quase dois anos de sua realização. O time executivo passou a ter uma visão detalhada dos gargalos em diversos processos internos e se propuseram a mudá-los.

Um dos processos que sofreu alterações após o Evento Central é o que envolve a identificação de fraudes. Outra melhoria possível foi o mapeamento e reformulação do CRM (sigla em inglês para ‘gestão de relacionamento com o cliente) da companhia. Tal medida foi possível a partir da criação do Comitê do Cliente – uma sala de observação composta por colaboradores de diversas áreas. O sucesso foi tanto que outros setores replicaram o modelo, como a área de Fraudes.

Cibele Cardin – Diretora de Tecnologia da Informação (TI) na Care Plus

Cibele Cardin é uma profissional de TI com mais de 30 anos de experiência em gestão de equipes, projetos e soluções. A executiva, que atua como Diretora de Tecnologia da Informação na CarePlus desde 2020, tem uma sólida vivência na estruturação e gestão de equipes próprias para alta performance, por meio de planejamento, desenho de processos e governança.

Cibele liderou um processo de transformação para a cultura ágil que triplicou os índices de produtividade da operadora, reduziu em até 35% os prazos de entregas de projetos e aumentou em até 283% a funcionalidade, posicionando o Brasil no maior nível de maturidade em cultura ágil dentro do grupo Bupa. Para isso, a operadora passou a investir continuamente na jornada de capacitação de seus profissionais, incluindo as lideranças, por meio de treinamentos para a implementação de ferramentas e indicadores que contribuíram para que essa nova cultura fosse, de fato, colocada em prática.

Entre outras experiências de Cibele, também está a implantação de outsourcing de sistemas e infraestrutura, buscando sempre a melhor relação custo-benefício para os clientes e a capacidade de conectar a tecnologia às demandas do negócio. Cibele é formada em processamento de dados pela Universidade de Taubaté (1989) e teve passagens pelo MIT em 2021.

Valdirene SecatoDiretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros

Valdirene Soares Secato é formada em Administração de Empresas com especialização em Desenvolvimento Gerencial pelo IESE Business School e possui 35 anos de experiência em gestão estratégica no segmento bancário brasileiro e securitário.

Atualmente, é Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros e Membro do Comitê Estratégico de Recursos Humanos da Amcham-Brasil e do Comitê de Cultura e Pessoas do Grupo Fleury. Além disso, ela é Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas da Odontoprev e Membro Comitê de Pessoas da Orizon. Antes, foi Superintendente Executiva de Recursos Humanos do Banco Bradesco e UniBrad, e consultora estratégica e PMO corporativo.

“Ser mulher, mãe e gestora é uma jornada e tanto, mas sinto que são papéis que se conectam na teoria e na prática em certo momento da vida. Se hoje posso me sentir fortalecida nesta posição (de liderança) é pela soma de diversos fatores que carrego comigo ao longo da vida, os quais aprendi em cada um desses papéis. Na minha trajetória profissional também vejo o reflexo dessas minhas experiências contribuindo para que eu possa cuidar do desenvolvimento de diversos profissionais e projetos relevantes, estando a frente da área de recursos humanos, ouvidora e sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros”, declara a executiva.

Cynthia Diaferia – Diretora de Oncologia da Novartis Brasil

Cynthia Diaferia é uma líder com propósito e 25 anos de experiência no ramo farmacêutico. Tem forte foco em estratégia, operações, pessoas e resultados. Possui expertise em gerenciar dinâmicas de negócios complexos e diferentes estágios do ciclo de vida em diversas áreas terapêuticas. Lidera com habilidade equipes diretas, virtuais e matriciais, em gestão de P&L no país e em papéis estratégicos corporativos regionais. Tem um histórico de sucesso em construir equipes de alto desempenho que impulsionam os resultados dos negócios e moldam o mercado para soluções inovadoras para o mercado/clientes/pacientes.

A executiva é formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista e em Marketing pela ESPM. Sua carreira começou na Pfizer, onde ficou por 19 anos antes de migrar para a Janssen, onde atuou como Women’s Leadership & Inclusion Leader, Commercial Sr. Director, Diversity, Equity and Inclusion Leader e Strategic Affairs Sr. Director. Na Novartis, atua há 1 ano como Diretora de Oncologia.

Com habilidades em diferentes áreas terapêuticas e mercados, com foco em oportunidades de crescimento, estratégias, expansão e valor, Cynthia também possui experiência em gestão do ciclo de vida do produto, gestão de linha, gestão de alianças, integração/fusões e cenários complexos, com vivências internacionais na América Latina e Mercados Emergentes, com sensibilidade intercultural e DE&I.

Ana Paula Amin – Gerente de Compliance na Tupy

Com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Jurídico e Compliance em multinacionais, Ana Paula Amin está há 8 na Tupy, empresa líder no desenvolvimento  e produção de  componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Há 3 anos, desenvolveu e estruturou, a área de Compliance. Apaixonada pelos assuntos de ética e integridade, ela dedica-se a comunicar e influenciar as pessoas sobre os eles.

Quando engravidou, a gestação de alto risco e a pandemia fizeram com que Ana só retornasse a jornada profissional quase um ano depois e foi promovida pela sua capacidade. Hoje, ela é uma das poucas mulheres na alta liderança de Tupy e reporta o trabalho que desenvolve ao Conselho de Administração da empresa.

Daniela Zicari di Monte – Diretora Sênior da DP World

Daniela Zicari di Monte é diretora da DP World Logistics, braço logístico do Grupo BP World no Brasil, desde 2022. A executiva acumula mais de 20 anos de experiência na indústria marítima global e já atuou em empresas multinacionais como DHL, Kuehne+Nagel e Maersk Line, em diversos países da América Latina. Daniela é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie e possui qualificações internacionais como o Programa Executivo Internacional de Gestão Exponencial (certificação em parceria com a universidade portuguesa Nova School of Business and Economics – Nova SBE) e HSM Management Executive Education.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Rafael Buontempo quer levar o vidro brasileiro como símbolo de inovação arquitetônica aos EUA

Published

on

Especialista em esquadrias e fachadas defende o vidro como elemento central da arquitetura contemporânea e aposta em soluções que unem estética, sustentabilidade e valorização de imóveis

O empresário brasileiro Rafael Venâncio Buontempo, que acumula 32 anos de experiência no setor de vidros e alumínio, projeta sua trajetória como ponte entre a tradição da arquitetura brasileira e a inovação do mercado americano. Para ele, o vidro deixou de ser apenas um recurso funcional e se consolidou como símbolo da arquitetura contemporânea, capaz de transformar a experiência de morar e trabalhar.

Segundo a American Institute of Architects (AIA), a busca por construções com fachadas envidraçadas cresceu 28% nos últimos dez anos nos Estados Unidos, acompanhando a demanda por projetos que tragam maior integração entre ambientes internos e externos. Já no Brasil, a Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que o setor da construção civil cresceu 4,6% em 12 meses até março de 2025, mesmo em um cenário de custos elevados. Esse movimento reforça o papel de soluções que conciliem modernidade com eficiência.

Entre 2022 e 2024, Buontempo executou três prédios de ponta a ponta para construtoras renomadas no litoral paulista. Para a Betontec, entregou o Residencial Praia do Gale, com 54 apartamentos, sendo quatro coberturas duplex. Com a GrupoRH, finalizou o Residencial Varandas do Forte, com 36 unidades. Já para a Viamar, concluiu o Residencial Ypês, com 60 apartamentos. Atualmente, está à frente de um novo empreendimento para a Betontec, o Residencial Praia da Glória, com 21 apartamentos e previsão de entrega no início de 2026.

Sua atuação também se estende a instituições de grande porte. Entre 2024 e 2025, foi responsável por obras no Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, modernizando refeitórios, salas de aula e a área do “Portinho”, que ganhou elevador panorâmico e escada em vidro e inox. Outro cliente histórico é o Colégio Dante Alighieri, onde há quase dez anos participa de projetos de inovação arquitetônica. 

Em uma das operações mais desafiadoras, a cobertura de grande porte foi finalizada em apenas um mês de férias escolares, após Buontempo propor uma solução que utilizava o telhado antigo como base de trabalho, garantindo prazo e excelência.

O empresário também participou da CASACOR São Paulo de 2025, onde executou o espaço da arquiteta Paula Neder, capa da revista do evento e premiado na edição. “O vidro é o elemento que traduz o espírito da arquitetura contemporânea, leve, transparente e ao mesmo tempo resistente. Ele conecta as pessoas ao ambiente, proporciona bem-estar e valoriza o imóvel. É essa visão que quero expandir nos Estados Unidos”, afirma Buontempo.

Na esfera internacional, o especialista trabalhou na Itália entre 2006 e 2007, período em que atualizou seu conhecimento em um dos maiores polos mundiais de maquinário e tecnologia de vidros. “Minha especialidade está em entregar soluções personalizadas que unem design e eficiência. Isso significa menos impacto ambiental e mais economia para famílias e empresas”, completa.

Além da estética, a sustentabilidade é outro pilar de sua proposta. Relatório da Dodge Construction Network mostra que 47% das construtoras americanas já têm metas formais de adotar materiais verdes até 2026. Nesse contexto, vidros de alta performance capazes de reduzir consumo de energia com climatização ganham protagonismo.

A estratégia de Buontempo para o mercado norte-americano é também econômica, ampliar a geração de empregos, desenvolver fornecedores locais e agregar valor a um setor que movimentou US$ 1,9 trilhão em 2024, segundo o U.S. Census Bureau. Ao levar sua expertise em vidros e esquadrias, ele aposta em atender tanto ao desejo estético quanto à necessidade prática das novas construções.

Continue Reading

Negócios

Danilo e Jeniffer Cazelato participam do Seven Summit Portugal 2025 com foco em internacionalização e oportunidades de negócios

Published

on

CEO e diretora da Agência Lamarca reforçam a presença da comunicação brasileira no mercado europeu e destacam caminhos para marcas e investidores no Brasil.

De 25 a 27 de setembro de 2025, o Porto, em Portugal, será palco do Seven Summit Portugal, uma das principais conferências internacionais voltadas à conexão de mercados de língua portuguesa. O evento reúne líderes, empreendedores e especialistas em inovação e negócios internacionais para gerar parcerias estratégicas, impulsionar o crescimento econômico e ampliar a visibilidade de marcas no panorama lusófono.

Entre os destaques da programação, a Agência Lamarca terá presença dupla. O CEO Danilo Cazelato apresentará o case de internacionalização da marca de cosméticos Aumaterra, enquanto a diretora Jeniffer Cazelato comandará uma palestra inédita sobre oportunidades de negócios no Brasil.

“Criar uma marca global não é apenas traduzir um rótulo — é traduzir uma essência”, afirma Danilo. Para ele, a experiência da Aumaterra mostra que design, comunicação e posicionamento precisam ser reinterpretados para dialogar com culturas diferentes, sem perder a autenticidade.

A Lamarca abriu recentemente um escritório em Braga, de onde pretende expandir conexões entre Europa, África e América Latina. “O Summit é uma imensa oportunidade para ativar conexões comerciais na Europa a partir de Portugal. Vamos realizar uma experiência 100% voltada a negócios”, completa o executivo.

Além do olhar voltado à internacionalização, o evento também será palco para discutir o potencial do Brasil como destino de investimentos. “Nosso país vive um momento estratégico de transformação. Queremos mostrar aos empresários europeus que o Brasil não é apenas um exportador de commodities — temos inovação, diversidade de mercado e um ecossistema em crescimento acelerado”, destaca Jeniffer Cazelato.

Dados da ApexBrasil indicam que o país atraiu mais de US$ 64 bilhões em investimento estrangeiro direto em 2024, consolidando-se entre os dez principais destinos globais. Setores como agronegócio, energia limpa, tecnologia e saúde aparecem entre os mais promissores. “O Brasil está pronto para se consolidar como um dos maiores destinos de investimento estrangeiro. Nossa missão é construir pontes que gerem prosperidade para todos os lados”, reforça a executiva.

A presença da Lamarca no Seven Summit reforça a estratégia da agência de atuar como hub criativo para marcas brasileiras que desejam se internacionalizar e para empresas estrangeiras interessadas em acessar o mercado brasileiro.

Serviço

Seven Summit Portugal 2025

📅 Datas: 25, 26 e 27 de setembro de 2025

📍 Local: Porto, Portugal

🎯 Propósito: Conectar mercados de língua portuguesa, fomentar parcerias e impulsionar o crescimento econômico

🔗 Mais informações: materiais.sevensummit.pt/seven-summit-2025

Continue Reading

Negócios

Bruno Motti na Convenção Digital 2025

Published

on

“IA e Marketing Raiz: A Nova Era da Inteligência Estratégica no Digital”

Na 8ª edição da Convenção Digital, um dos nomes que promete provocar reflexões profundas e práticas é Bruno Motti, estrategista premiado e criador da metodologia “Marketing de Viralização”. Com uma carreira marcada por treinamentos de alto impacto e atuação internacional, Motti sobe ao palco para mostrar como unir tecnologia de ponta com fundamentos clássicos do marketing pode gerar resultados exponenciais.

A Combinação que Gera Resultados: IA + Marketing Raiz

Bruno Motti defende que a Inteligência Artificial não substitui o pensamento estratégico — ela o potencializa. Em sua palestra intitulada

“IA e Marketing Raiz: A Nova Era da Inteligência Estratégica no Digital”, ele apresenta uma abordagem que une:

  • Funil de vendas bem estruturado
  • Comportamento do consumidor como base de decisão
  • Uso assertivo das redes sociais para viralização de conteúdo
  • Ferramentas de IA para análise, automação e personalização de campanhas

Segundo Motti, o segredo está em entender o cliente antes de tentar vender. “O marketing começa quando você escuta o mercado, não quando você publica um anúncio”, afirma.

Estratégia com Dados e Emoção

Bruno é conhecido por sua capacidade de transformar dados em decisões criativas. Ele ensina como usar IA para:

  • Mapear jornadas de compra
  • Otimizar o LTV (valor do cliente ao longo do tempo)
  • Aumentar o ticket médio com ofertas inteligentes
  • Criar campanhas que geram engajamento real, não apenas cliques

Sua metodologia já foi aplicada por artistas, empresas e influenciadores no Brasil e no exterior, e ele foi nomeado “Estrategista do Ano” pela revista IstoÉ.

Presença na Convenção Digital 2025

A participação de Bruno Motti reforça o DNA da Convenção Digital: conteúdo prático, provocador e aplicável. O evento acontece nos dias 09 e 10 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e reunirá mais de 5.000 empreendedores em busca de inovação, networking e crescimento.

Ao lado de nomes como Felipe Titto, Daniel Penin e Murilo Henrique, Bruno compõe o time de especialistas que representam diferentes vertentes do marketing digital — da performance à inteligência estratégica.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios22 minutos ago

Rafael Buontempo quer levar o vidro brasileiro como símbolo de inovação arquitetônica aos EUA

Especialista em esquadrias e fachadas defende o vidro como elemento central da arquitetura contemporânea e aposta em soluções que unem...

Moda54 minutos ago

Experience Models desembarca em Brasília e busca novos talentos da moda

Seletiva será realizada entre os dias 19 e 21 de setembro; inscrições gratuitas e oportunidade de iniciar carreira profissional Brasília...

Negócios1 hora ago

Danilo e Jeniffer Cazelato participam do Seven Summit Portugal 2025 com foco em internacionalização e oportunidades de negócios

CEO e diretora da Agência Lamarca reforçam a presença da comunicação brasileira no mercado europeu e destacam caminhos para marcas...

blog7 horas ago

Jaqueline Chaves conquista reconhecimento em premiação no Hard Rock Café New York

Celebração histórica reuniu personalidades “made in Brazil” no palco do “Notable Brazilian Award – Notáveis USA 2025”, concebido pelo executivo...

blog9 horas ago

Blokeclinic´s inaugura em São Paulo com foco em estética masculina e corpo clínico exclusivamente médico

Nova clínica aposta em protocolos individualizados, segurança em procedimentos dermatológicos e experiência premium para o público masculino A cidade de...

Entretenimento15 horas ago

Festival da Primavera: Baile da Cidade levará música dos anos 60 ao Campo Grande

Evento integra programação cultural e esportiva oferecida até o próximo dia 28 No próximo dia 26 (sexta-feira), a partir das...

Entretenimento17 horas ago

São Paulo recebe edição especial do Halfway St. Patrick’s Day no KiaOra

Com rock no palco e tradição irlandesa, a quinta-feira promete ser de muita festa e animação No dia 18 de...

Geral18 horas ago

Zonacriativa lança Huggymania: muito mais que uma almofada

A Zonacriativa acaba de apresentar ao mercado brasileiro um lançamento exclusivo que promete conquistar corações (e abraços): Almofada Huggy protagonistas...

Saúde18 horas ago

Aluguel de poltronas para pós-operatório em Maringá

Em Maringá, referência em qualidade de vida e saúde, o aluguel de poltronas para pós-operatório em Maringá da Conforte-se vem...

Saúde18 horas ago

Aluguel de poltronas para pós-operatório em Londrina

Londrina é considerada um dos polos de saúde mais importantes do Paraná, e agora também conta com o aluguel de...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed