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Nova série do History acompanha montanhistas brasileiros na Cordilheira dos Andes

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Gabriel Tarso, Edson Vandeira e Branca Franco, três experientes montanhistas brasileiros, se aventuram na maior cadeia de montanhas do planeta, com picos extremamente remotos e desconhecidos. O resultado dessa exploração, repleta de paisagens alucinantes, poderá ser visto na nova produção nacional do HistoryAndes Extremo, que estreia no dia 4 de maio.

Uma combinação de seis montanhas na faixa dos seis mil metros de altitude e um mergulho na cultura milenar que deu origem ao maior império da América pré-colombiana compõem o cenário da nova série do History, realizada em parceria com a produtora Canvas e com direção de Wiland Pinsdorf.

Gabriel Tarso, fotógrafo e cinegrafista outdoor, já participou de projetos em locais como Etiópia, Tanzânia, Rússia, Andes, Alasca e Havaí, até chegar ao cume do Everest, em maio de 2022, pela segunda vez. Edson Vandeira é fotógrafo e montanhista, colaborador da National Geographic e representado exclusivamente pela National Geographic Image Collection (EUA). Já liderou quatro grupos até o Everest, no Nepal, e, por meio de suas imagens, coloca luz sobre o meio ambiente e as culturas ameaçadas de extinção.

Branca Franco foi a primeira brasileira a chegar ao cume do Fitz Roy, uma das montanhas mais desafiadoras do mundo, localizada na Patagônia Argentina. Foi também a primeira mulher do Brasil a chegar ao cume da Esfinge em cordada feminina, maior parede de rocha do Peru. Em 2018, chegou ao cume da Agulha Guillaumet também em cordada feminina.

Durante dois meses de gravação, os montanhistas exploram montanhas localizadas em regiões muito ricas culturalmente – Arequipa, conhecida pelos vulcões e a múmia Juanita, e Huaraz, onde está localizada a Cordilheira Branca. Em algumas vilas, as pessoas sequer falam o espanhol, apenas dialetos, como o “quechua”. Existem ruínas Incas na base e vestígios nos cumes de muitas dessas montanhas. Suas histórias e tradições, como rituais sagrados e o significado de suas oferendas, são registrados pela produção e inseridos em cada episódio, combinando história e aventura.

A Juanita foi o que mais me marcou, por ser uma mulher, uma oferenda aos deuses”, conta Branca, em coletiva de imprensa realizada nesta terça, 4/4. Para ela, a conexão espiritual foi de grande importância durante a aventura. “Existe a crença no poder dos guardiões locais, eu pedia licença a eles. O que me guiava era essa conexão, a força da montanha e a proteção divina”, completa a montanhista.

Eles enfrentam rajadas de vento com 70 km/h, nevascas intensas, paredes verticais com 400m de gelo e avalanches, para escalar algumas das maiores e mais perigosas montanhas do país. Somente nessa temporada, foram registrados três acidentes graves e uma vítima fatal.

Inclusive durante o percurso, Edson Vandeira teve um pequeno acidente, em que um grande pedaço de gelo caiu sobre as costelas dele. “Foi assustador fiquei sem ar. Mas são desafios que fazem parte da atividade. Precisa saber lidar e ter humildade também para saber desistir, quando necessário”, conta. “E chegar no topo do Huascarán, depois de tudo o que passamos, é um misto de felicidade e alívio, e passa um filme em nossa cabeça que resgata o sentimento e as memórias dessa jornada, conhecendo tantas histórias incríveis e pessoas inspiradoras, é um orgulho imenso”, acrescenta.

É um grande desafio captar imagens em situações tão extremas, e toda a logística começou a ser preparada em janeiro de 2022, incluindo uma viagem de reconhecimento ao Peru. Wiland Pinsdorf acrescenta: “Nas montanhas, a temperatura pode chegar facilmente aos 20 graus negativos. Perdemos um drone, que congelou em pleno voo. Microfone e câmeras também congelaram. O ar rarefeito é outro obstáculo, que afeta a escalada e a capacidade de raciocínio, e isso nos atingiu diretamente, testando todos os nossos limites. Tivemos de lidar com o clima hostil e a mudança de três das seis montanhas que havíamos programado para escalar. Por conta das filmagens, contávamos com uma equipe de apoio, que incluía desde guias e carregadores até cozinheiro e mulas (chegamos a ter dez pessoas nos acompanhando). Algumas montanhas, como a Huascarán, levaram sete dias para serem escaladas. Foi um grande desafio logístico, físico, técnico e psicológico”.

E o mergulho na cultura andina, impressiona estar lá e ver coisas como um altar inca e uma múmia que foi resgatada, é uma conexão de história e aventura que tem muito a ver com o montanhismo. E é um grande orgulho mostrar os Andes para o mundo”, afirma Pinsdorf.

Além da conexão com a natureza, a história e a cultura local, Andes Extremo chama a atenção para as mudanças climáticas: “Em um dos episódios, falamos sobre o derretimento dos glaciares. É importante destacar porque são problemas ambientais reais”, afirma Gabriel Tarso.

O pilar de aventura tem um destaque especial dentro da programação do History devido ao interesse de nossa audiência nesse tipo de conteúdo. Com esta produção original, queremos mostrar que toda boa aventura pode ter como pano de fundo histórias ricas e interessantes, como essa cultura impressionante, que viveu nas Cordilheiras dos Andes . E é esse o objetivo deste projeto”, afirma Karen Santiago, diretora de Conteúdo e Produção A+E Networks Brasil. “A série tem imagens incríveis e tem tanta relevância para a marca que não será exibida apenas no Brasil, mas em outros países da América Latina” completa.

 

Sobre Wiland Pinsdorf

Wiland é sócio e diretor da Canvas Filmes. Com mais de 23 anos de experiência, dirigiu documentários filmados na Antártica, Hawaii, Portugal, Taiti e toda a América Latina. “Back to Teahuppo”, ”Kahe” e “Julietti” receberam o prêmio de melhor filme no Rocky Spirit Festival. Contribuiu com a TV Globo na produção dos primeiros capítulos do seriado “Malhação, Seu Lugar no Mundo”. Também desenvolveu e produziu o “The Voice Lounge”, repercutindo um dos programas de maior audiência da TV a cabo (Canal Sony). E dirigiu a série “Baile do Baleiro”, com Zeca Baleiro, no Canal Brasil. Jurado do Red Bull Illume, maior concurso internacional de fotografia de esportes de aventura e ação.

Ficha Técnica

Direção: Wiland Pinsdorf

Produção executiva: Simone Esser Pinsdorf

Produção de base e campo (Peru): David Rivas

Produção de base (Brasil): Iasnaia Lima

Diretor de Fotografia: Gabriel Tarso

Cinegrafista: Edson Vandeira

Imagens adicionais: Wiland Pinsdorf e Fábio Moreira

Fotografia still: Edson Vandeira e Gabriel Tarso

Pesquisa e roteiro: Marcio Barone

Roteiro digital e extras: Marcio Barone

Pesquisa, coordenação executiva e logística: David Rivas

Assistente de pesquisa: Ana Lígia de Carlos

Logística em Arequipa (Peri): Michael Obaldo e Máximo Henostroza

Scounting fotográfico: Edson Vandeira

Assistente de produção: Thais Andrade

Transcrição: Henrique Grise

Coord. pós-produção: Tiago Velasco

Montagem: Alexandre Boechat, Gustavo Girotto, Julia Saleh e Stela Sitt

Assistente de pós-produção: Henrique Pinsdorf

Computação gráfica: Gustavo Girotto – Plano Z

Finalização: Plano Z

Música original: Ricardo Severo

Edição de som e mixagem: Ricardo Severo e Rafael Thomazini

 

HISTORY

Produtores executivos: Miguel Brailovsky e Lucas Rojo

Diretora de Programação: Karen Santiago

Gerente de produção original: Ricardo De Caroli

Coordenação de produção original: Ronaldo Freitas

The History Channel Latin America, LLC

Presidente & Gerente Geral: Eduardo Ruiz

Business affairs & assuntos jurídicos: Teresa Zerpa

Sobre HISTORY
HISTORY é o líder incontestável em conteúdos históricos e produções originais, oferecendo entretenimento inteligente e relevante. HISTORY apresenta séries como Trato FeitoCaçadores de RelíquiasLoucos Por Carros e Alienígenas do Passado, combinadas com superproduções históricas como Eu Conheci JesusKnightfall e produções exclusivas para a América Latina, como Desafio Sob Fogo América LatinaDesastres em Tempo Real e a vencedora do Emmy Internacional, O JesuítaHISTORY alcança mais de 76 milhões de lares. HISTORY faz parte do portfólio da A+E Networks América Latina.

Sobre CANVAS
A Canvas é uma produtora baseada em São Paulo, Brasil. Ao longo de 20 anos, produzimos documentários premiados, captados na Antártica, Havaí, Portugal, Taiti e toda a América Latina; e exibidos em mais de 60 emissoras internacionais. Desenvolvemos e produzimos o “The Voice Lounge”, repercutindo um dos programas de maior audiência da PAY-TV (Sony Channel). Contribuímos na produção do seriado “Malhação, Seu Lugar no Mundo” (Globo). E o filme “Julietti” (Globoplay/Off), dirigido por Wiland Pinsdorf, conquistou Medalha de Prata no New York Film Festival e Medalha de Ouro no Deauville Green Awards, França. Além dos prêmios de Melhor Filme – Público e Júri – no Rocky Spirit Festival.

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Endemia da violência no Brasil – por que a virada começa na gestão prisional

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Quando falamos em violência no Brasil, quase sempre o foco está nas ruas: assaltos, guerras entre facções e operações policiais. Mas uma parte importante dessa história acontece atrás dos muros das prisões e é comumente ignorada. Para o policial penal e especialista em gestão prisional Jair Rodrigues de Paula, é justamente aí que está uma das chaves para mudar o rumo da segurança pública no país.

Jair conhece esse universo por dentro. Atuando no sistema prisional e investindo em formação contínua, ele reuniu um conjunto específico de competências, diretamente relacionadas ao maior desafio do sistema hoje: controlar a violência sem produzir mais violência.

Na visão de Jair, a prisão pode funcionar de duas maneiras. Na pior versão, ela vira um espaço caótico, sem protocolos claros, dominado por facções e marcado pelo improviso. Nesse cenário, o que sai dos muros é previsível: mais violência, mais rancor e mais reincidência. Na melhor versão, a unidade é tratada como instituição séria, com procedimentos operacionais padronizados, registros confiáveis e equipes treinadas. O resultado, também nesse caso, transborda para fora: menos crises, menos motins e mais controle do Estado.

A formação em Segurança e Custódia abrange rotinas de vigilância, revista, movimentação de internos e a cadeia de custódia de informações. A experiência na área demonstra que a atenção a detalhes operacionais, como o preenchimento correto de fichas, a execução rigorosa de procedimentos de escolta e a clareza na comunicação entre plantões, é fundamental. Tais práticas visam reduzir vulnerabilidades que poderiam levar a fugas, à entrada de materiais ilícitos e à escalada de conflitos.

Paralelamente, a atuação em segurança prisional exige a observância dos direitos humanos e da legalidade. Profissionais da área defendem que o respeito à legislação fortalece a atividade policial, enquanto a normalização de práticas como humilhação ou castigos ilegais tende a gerar um ciclo de retaliação e violência. A disciplina deve ser imposta dentro dos limites legais, baseada em critérios de proporcionalidade, necessidade e registro, garantindo que as equipes possam responder a incidentes críticos mantendo o controle jurídico e ético da intervenção.

De acordo com Jair, a prisão deve ser vista não como um fim isolado, mas como um componente estratégico na cadeia de segurança pública, que se estende desde o pré-crime até o pós-pena. Ele argumenta que a ausência de uma gestão prisional profissional por parte do Estado cria um vácuo que é preenchido por facções criminosas. Nessa dinâmica, o sistema prisional deixa de cumprir sua função de política pública e se torna um vetor para o fortalecimento do crime organizado.

Além de sua atuação operacional, desenvolve um trabalho de produção de conhecimento, elaborando textos, propostas de boas práticas em segurança e custódia, modelos de procedimentos e reflexões sobre temas como uso da força, vigilância, escolta e prevenção da tortura. O objetivo é sistematizar a experiência adquirida em campo e na formação acadêmica para criar materiais que possam servir de orientação a gestores, treinamento de equipes e subsídio para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

Segundo o policial penal, a discussão sobre a “endemia da violência” no Brasil é incompleta sem uma análise aprofundada do sistema prisional. Ele ressalta que a situação interna das unidades reflete na sociedade, seja por meio de motins mal administrados ou pela saída de indivíduos com laços criminosos fortalecidos. Por outro lado, um ambiente prisional organizado e previsível pode contribuir para a redução da reincidência.

A tese central de Jair é que uma mudança consistente na segurança pública depende de uma transformação na gestão prisional. Isso envolve o investimento em servidores mais bem treinados, o respeito irrestrito à lei, a adoção de protocolos claros e a intolerância a abusos. O policial penal, nesse contexto, deve ser reconhecido como um profissional de segurança pública de alta complexidade, atuando em um ponto nevrálgico do combate à violência no país.

A gestão prisional profissional, com foco na preparação de seus quadros, é apresentada como um passo fundamental para que o Brasil comece a tratar o sistema carcerário não como um problema insolúvel, mas como parte essencial da solução para a violência.


(*) Jair Rodrigues de Paula é policial penal, licenciado em História, pós-graduado em Segurança Pública e Direito Penitenciário, Criminologia, Gestão do Sistema Prisional e Gerenciamento de Crises, com ênfase na proteção a Direitos Humanos.

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Business

Barbearia, tricologia e atendimento humanizado: o trabalho de Paulo Villa na nova era do cuidado masculino

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Nos últimos anos, o universo das barbearias deixou de ser apenas um local de corte de cabelo e barba para se tornar um espaço de autocuidado, identidade e saúde masculina. Inserido nesse movimento, o trabalho de Paulo Dias Júnior – conhecido profissionalmente como Paulo Villa – mostra como a combinação entre barbearia, tricologia e educação pode transformar a relação do homem com a própria imagem e com o couro cabeludo.

Barbeiro, terapeuta capilar e educador, Paulo reúne mais de uma década de atuação em salão e barbearia, somada à formação em Publicidade e Propaganda e à pós-graduação em Tricologia e Ciências Cosméticas. Essa base técnica e acadêmica permite que ele vá além do corte bem executado: cada atendimento é pensado como um ritual, que inclui análise do couro cabeludo, escolha de produtos adequados e orientações claras para que o cliente entenda o que está acontecendo com seus fios e pele.

Tricologia dentro da barbearia

Ao trazer a tricologia para o dia a dia da barbearia, Paulo amplia o papel do barbeiro no cuidado masculino. Em vez de olhar apenas para o estilo do corte, ele avalia disfunções e anormalidades do couro cabeludo – como oleosidade excessiva, ressecamento, descamação, sensibilidade e queda – e estrutura protocolos específicos com máscaras, óleos e produtos terapêuticos voltados à recuperação da saúde capilar.

O foco não é apenas “disfarçar” problemas, mas educar o homem para reconhecer sinais de alerta, seguir rotinas simples de cuidado em casa e, quando necessário, buscar apoio médico especializado. Nesse sentido, o barbeiro deixa de ser um mero executor de serviços e passa a atuar como primeiro ponto de triagem e orientação para clientes que muitas vezes nunca haviam falado sobre saúde capilar com um profissional.

Atendimento humanizado e protocolos personalizados

Na cadeira de Paulo, cada atendimento é conduzido de forma humanizada e personalizada. Antes da tesoura ou da navalha, vem a escuta: entender rotina, hábitos, queixas estéticas e inseguranças. A partir disso, ele adapta técnicas de corte, barba e terapia capilar ao perfil de cada cliente – do clássico ao contemporâneo, do público executivo ao jovem que está deixando a barba crescer pela primeira vez.

Essa abordagem se reflete também na criação de protocolos e rituais de barbearia para outros profissionais. Com experiência em marketing e planejamento estratégico para o setor da beleza, Paulo desenvolve planos de serviço e de produtos que ajudam barbearias a estruturarem atendimentos mais completos, com ticket médio maior, fidelização e posicionamento diferenciado no mercado masculino.

Educador e referência para profissionais da beleza

Além do atendimento direto ao público, Paulo atua como educador no programa Barber Therapist e como técnico nacional vinculado à indústria cosmética profissional, ministrando cursos e treinamentos para barbeiros e terapeutas capilares em diferentes regiões do país. Nessas formações, ele trabalha desde a leitura correta do couro cabeludo e dos fios até a construção de uma comunicação mais simples e honesta com o cliente, aproximando ciência, rotina de barbearia e resultados visíveis no espelho.

Sua presença em eventos do setor e em programas de capacitação reforça esse papel de ponte entre a prática do salão e o universo educacional, ajudando a consolidar a figura do barbeiro–terapeuta capilar como um novo protagonista dentro do mercado de beleza masculina.

Nova vertente do estilo masculino: estética com saúde

O trabalho de Paulo Villa sintetiza uma tendência clara: o homem contemporâneo não quer apenas um corte “da moda”, mas soluções que unam estilo, bem-estar e informação confiável. Ao integrar tricologia, atendimento humanizado e educação profissional, Paulo contribui para uma nova vertente do cuidado masculino, em que a barbearia se torna também espaço de prevenção, autoestima e consciência sobre a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Essa combinação de conhecimento técnico, experiência em atendimento e atuação educativa o posiciona como uma das referências na transição das barbearias tradicionais para um modelo mais completo, que valoriza tanto a imagem quanto a saúde capilar do homem.

Sobre Paulo Villa

Paulo Dias Júnior, o Paulo Villa, é barbeiro, terapeuta capilar e educador, com formação em Publicidade e Propaganda e pós-graduação em Tricologia e Ciências Cosméticas. Com mais de dez anos de experiência em barbearias e salões, ele se especializou em integrar estética, saúde capilar e comunicação acessível para o público masculino. Além de atender em barbearia, Paulo desenvolve protocolos de cuidados para diferentes tipos de couro cabeludo, presta consultoria para estabelecimentos do setor e ministra cursos para profissionais que desejam atualizar seus serviços e elevar o padrão de qualidade no cuidado masculino.

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Business

A Arquiteta de Pontes Sociais: Como Kátia Gomes Reinventa a Inclusão Produtiva no Brasil

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Em um país marcado por profundas desigualdades, a assistente social Kátia Gomes Araújo constrói uma carreira singular ao conectar a proteção social à inclusão de trabalhadores com deficiência, tornando-se uma referência em um campo que raramente dialoga de forma integrada. Sua metodologia, que une acolhimento, qualificação e articulação com o mercado, começa a chamar a atenção para além das fronteiras brasileiras.

Kátia Gomes Araújo personifica a figura da articuladora. Com uma trajetória que transita entre o atendimento direto em comunidades vulneráveis, a gestão de organizações não governamentais e a atuação sindical, ela se especializou em construir pontes entre mundos que costumam operar em paralelo: a assistência social, a defesa dos direitos de pessoas com deficiência e o universo corporativo.

Formada em Serviço Social pela Universidade Estácio de Sá em 2017 e com pós-graduações em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, Kátia aprofundou seus conhecimentos com especializações em terapia ABA, voltada para o autismo e a deficiência intelectual, em um programa ligado à Primum Faculdade CBI de Miami, que atualmente cursa. Essa combinação de uma base sólida no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com a busca por abordagens internacionais de vanguarda é um dos pilares de seu trabalho.

O ponto de inflexão em sua carreira ocorreu em 2018, com a fundação da AATD – Associação de Apoio a Trabalhadores com Deficiência, em Juiz de Fora (MG). Nascida da percepção de que faltava um elo entre a pessoa com deficiência em busca de uma oportunidade e as empresas que necessitam cumprir a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91), a AATD foi desenhada para ser mais do que uma agência de empregos. “O foco sempre foi construir uma estrutura que unisse atendimento social, orientação jurídica básica, apoio psicológico e qualificação profissional”, explica a idealizadora.

O Método: Da Escuta à Contratação

Da associação derivou o projeto “Inclusão de PCD – Aprendiz no Mercado de Trabalho”, uma metodologia que aborda o processo de forma integral. O trabalho começa no acolhimento, com uma escuta ativa das famílias para compreender a realidade social e as barreiras, tanto materiais quanto emocionais, que dificultam a inserção. A partir daí, são realizadas oficinas de autoestima, orientação vocacional e preparação para o ambiente de trabalho.

Em paralelo, a AATD atua como uma consultoria para empresas, auxiliando-as a navegar as complexidades da Lei de Cotas. O resultado é um processo de inclusão acompanhado, com suporte estendido para após a contratação, garantindo a adaptação e o desenvolvimento do profissional. O modelo transforma o que para muitos é uma “obrigação legal” em uma oportunidade de impacto social e diversidade corporativa.

Atuação em Múltiplas Frentes

A experiência de Kátia não se limita ao terceiro setor. Desde 2020, ela atua como assistente social no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações de Minas Gerais (SINTTEL-MG). Nesse ambiente, seu papel é traduzir direitos em linguagem acessível, mediar conflitos e conectar os trabalhadores a políticas públicas e programas sociais, demonstrando sua capacidade de transitar entre diferentes arenas institucionais.

Sua jornada também inclui a passagem pela ONG Seguidores do Bem, focada em crianças em situação de risco social, e a criação, em 2022, do Projeto Saúde e Bem-Estar, que utiliza atividades esportivas como ferramenta de prevenção à violência e à ociosidade entre jovens.

Essa visão abrangente é consolidada por sua participação ativa em espaços de deliberação de políticas públicas, como as conferências municipais dos direitos da criança e do adolescente, de igualdade racial e de políticas para mulheres, onde atuou como gestora e organizadora.

Um Modelo para o Futuro

Atualmente, Kátia trabalha na sistematização de sua metodologia, com o objetivo de adaptar o modelo da AATD para novos contextos e ampliar parcerias. A expansão de seu trabalho, que já impactou centenas de vidas, reforça sua posição como uma figura proeminente no cenário da inovação social no Brasil.

Sua trajetória oferece uma resposta prática a um dos grandes desafios do Brasil: como transformar a assistência social em um trampolim para a autonomia e a inclusão produtiva. Ao construir pontes e focar em resultados tangíveis, Kátia Gomes Araújo não apenas defende direitos, mas os converte em realidade, consolidando-se como um nome de crescente relevância no cenário da inovação social.

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