O tráfego pago é uma das maneiras mais rápidas e baratas de conseguir resultados na internet, por sua capacidade de mostrar os anúncios certos, para as pessoas certas, no momento certo.
No entanto, muitas vezes as campanhas dos anunciantes não apresentam bons resultados ou performam abaixo do esperado, o que costuma levar gestores de tráfego e donos de negócio a se perguntarem: como escalar os resultados da campanha? Pensando nisso, Pedro Sobral, especialista em gestão de tráfego que já gerenciou mais de R$300 milhões em anúncios online, ensina o processo de três passos para escalar qualquer campanha de tráfego pago.
Antes de tudo, é necessário entender do que se trata uma otimização. Segundo Sobral, otimizar campanhas consiste em “fazer alterações em períodos pré-determinados em busca de uma melhora de resultados” — e este é o caminho para escalar os resultados de uma campanha.
O primeiro passo é saber quais são “os parafusos” que podem ser apertados para tentar essa melhora nos resultados. Independentemente da fonte de tráfego, seja ela o Meta Ads, Google Ads, ou qualquer outra, os cinco pontos de otimização serão: orçamentos e lances; públicos-alvo; anúncios; estrutura de campanhas; e destino das campanhas (site, WhatsApp, rede social, etc).
Tendo isso muito claro, o próximo passo é definir com qual frequência cada uma dessas coisas será otimizada. Como uma regra geral, Pedro Sobral defende que os lances de uma campanha devem ser otimizados a cada 2 ou 3 dias, os anúncios, a cada 4 ou 5, e os públicos e a estrutura, a cada 7. Todos esses prazos devem diminuir caso o anunciante esteja trabalhando com orçamentos mais altos. Além disso, diante de resultados muito ruins ou solicitações do cliente, por exemplo, as otimizações devem ser feitas imediatamente.
O último passo é entender muito bem que melhora se está buscando, pois, se isso não estiver claro, será impossível fazer as otimizações corretas e perceber quando as campanhas chegaram em sua máxima performance. “Por isso, defina seu objetivo e estabeleça como métricas principais quantos resultados foram conquistados, o custo por resultados e valor total gasto. Se está buscando mensagens, por exemplo, as métricas principais serão o número de mensagens geradas, o custo por mensagens e quanto a campanha gastou”, explica o profissional.
Para entender quanto é possível pagar por resultado para escalar as campanhas, é importante não se ater somente ao Retorno Sobre o Investimento (ROI), mas, principalmente, ao lucro gerado pelas campanhas. É preferível investir R$100 e obter R$200 de lucro do que investir apenas R$50 e obter R$150 de lucro, ainda que o investimento tenha se “multiplicado” mais vezes no segundo caso. Aplicando os três pontos, Pedro Sobral afirma que será possível otimizar qualquer campanha e ver uma melhora nos resultados, desde que os “parafusos sejam bem apertados”.
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