Connect with us

Saúde

Saúde : Estabelecer uma rotina de sono adequada ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Published

on

Prestes a completar dois anos do anúncio da pandemia Covid-19, pesquisa avalia como está o sono dos brasileiros

Desde que foi divulgado em Wuhan na China, o primeiro caso do Coronavírus (Covid-19) no dia 31/12/2019, o estado de alerta mundial foi acionado com novas medidas sanitárias e o mundo vive momentos de caos e especulações. Prestes a completar dois anos de pandemia no Brasil, os números são avassaladores: Hoje são mais de 21M de casos registrados em todo o país, com uma somatória de mais de 603 mil mortes contabilizadas. 

Como anda a qualidade do sono dos brasileiros neste período de pandemia? Foi classificada como “Ruim”. O principal fator apontado foi o estresse causado pela pandemia. É o que afirma uma pesquisa realizada pelo Royal Philips que indicou que 74% dos entrevistados enfrentam problemas de sono. Desses, 50% acreditam que a pandemia afetou diretamente a possibilidade de dormir bem e 47% dos participantes também relataram que acordam no meio da noite.

Nervosismo, ansiedade, tensão e dificuldade no relaxamento são apontados como os principais impactos provocados pela pandemia. Além disso, a maior exposição às telas de computadores e celulares, devido à necessidade de adaptação do trabalho ao modelo remoto, também pode ser um dos causadores do crescimento de relatos de noites mal dormidas. “O celular, a televisão, os tablets acabaram se tornando uma extensão do nosso próprio corpo. A luz azul emitida pelos aparelhos acaba inibindo a eliminação da melatonina, que é o hormônio liberado para induzir e manter o sono”, enfatiza Dr. André Rocha – (fisioterapeuta, com mestrado em engenharia e membro da Associação Brasileira do Sono). 

Se hidratar, estabelecer uma boa rotina alimentar e preservar o sono são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico durante o período de privação, mesmo quem já tomou uma ou duas doses de vacina. “Uma das funções do sono é o fortalecimento do sistema imunológico. Desta forma, um indivíduo que possui um sono adequado certamente estará mais protegido, prevenindo doenças virais. A melatonina produzida enquanto dormimos é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico”, explica o especialista.

Tratando-se da qualidade do sono, um estudo da Universidade Carnegie Mellon, realizado com 153 pessoas saudáveis, foi possível constatar que quem dorme menos de sete horas por noite está mais propenso a contrair resfriados e doenças relacionadas, devido à diminuição da imunidade. Baseado em estudos similares, Marcio Atalla, durante o programa Bem-Estar & Movimento na rádio CBN diz que durante o sono ou sono reparador, a gente deixa o nosso sistema imunológico mais preparado. Quando a gente dorme menos ou dorme em menor qualidade, nosso corpo acaba liberando o hormônio do estresse, o cortisol. E esse hormônio em excesso faz com que nosso sistema imunológico fique imunodeprimido, um pouco mais enfraquecido. 

Diante do cenário de pandemia do novo Coronavírus, Dr. André alerta sobre os cuidados que devemos tomar em relação ao sono durante período de quarentena “Priorizar os cuidados com o sono é fundamental. Manter o horário de ir para a cama e o horário de acordar, além de evitar exposição demasiada aos equipamentos eletrônicos”, orienta. A escolha do colchão também é um fator primordial para uma boa noite de sono e com qualidade. Hoje no mercado, os colchões tecnológicos ganham destaque pela quantidade de benefícios agregados as tecnologias aplicadas. “Um colchão onde o cliente encontra mais de 50 tipos de massagens, zero bactéria, ozonioterapia – os colchões da Sono Quality saem com aparelho de ozonioterapia que inativa em 99,99% o vírus da Covid-19, densidade progressiva (promove alinhamento da coluna) são fatores que agregam valor e qualidade de vida ao móvel“, finaliza André.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Saúde

Hemocentro disponibiliza ônibus para doação de sangue durante a Expo Peças 2024

Published

on

Com capacidade de atendimento de 120 pessoas por dia, serviço de utilidade pública vai ao encontro da proposta do evento que preza por ações sociais

Doar sangue é um ato de amor e pode salvar vidas, e a 8ª Edição da Expo Peças, que acontece entre os dias 5 e 7 de setembro deste ano no Centro de Convenções de Goiânia, vai contar com o apoio do Hemocentro durante o evento.

A maior feira de negócios, tecnologia e peças automotivas do Centro-Oeste, este ano, proporcionará mais que a oportunidade de novos aprendizados aos reparadores que participarem dela. Além da doação de 1 quilo de alimento não perecível para acompanhar as palestras e workshops nos três dias de evento, os participantes também poderão doar sangue no ônibus do HEMOCENTRO de Goiânia.

Vale ressaltar que o final de semana em que a Expo Peças 2024 acontece, coincide com o feriado da Independência do Brasil, que este ano será no sábado. O ato de doação garante a ampliação do estoque de bolsas de sangue para atender a demanda que aumenta ocasionalmente em períodos de maior fluxo de viagens.

Na quinta e sexta, 5 e 6 de setembro, o ônibus do HEMOCENTRO vai estar estacionado próximo ao Centro de Convenções das 15h às 21h e no sábado das 13h às 20h. A capacidade de atendimento é de 120 vagas por dia.

Expo Peças 2024

A feira este ano está marcada para o final de semana da independência do Brasil, os portões vão abrir a partir das 13h, e segue aberta até às 21h na sexta-feira, enquanto no sábado e no domingo, a visitação e palestras o evento acontece até às 20h. A entrada solidária prevê a doação de 1kg de alimento não perecível.

A Expo Peças teve a sua primeira edição em 2015 e é sediada em Goiânia. Considerada a maior feira de negócios, tecnologias e peças automotivas do Centro-Oeste, surgiu com o objetivo de proporcionar aos reparadores mecânicos, a oportunidade de aperfeiçoamento profissional, contato direto com a indústria e momentos de network e lazer com uma programação cultural e diversificada para profissionais e suas famílias.

Espaços kids e mulher, exposição de carros antigos e esportivos marcam as atrações que deixam a Expo Peças um evento com características de diversão atreladas ao posicionamento de evento de negócios e solidariedade.

Serviço
Expo Peças 2024 Data: 5 a 7 de setembro
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Horários: Portões abertos a partir das 13h Programação: Quinta e sexta-feira até às 21h; Sábado até às 20h
Entrada solidária: 1kg de alimento não perecível Mais informações: https://www.expopecas.com.br/

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Saúde

Traumas: o que acontece na infância não fica na infância explica especialista!

Published

on

Passar por experiências traumáticas na infância pode alterar a estrutura do cérebro e aumentar o risco de desenvolver depressão grave na vida adulta, afirma a Dra. Pricila Xavier

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Dra. Priscila Xavier uma renomada médica Pediatra com uma especialização focada na prevenção de traumas na infância. Sua trajetória acadêmica e profissional inclui uma certificação internacional em Trauma e Resiliência pela University of Florida (USA) e uma pós-graduação em Pediatria Integrativa e Parentalidade Positiva. Priscila lidera o Instituto Trauma Care, uma organização dedicada a conscientizar famílias, empresas, profissionais e instituições sobre a importância da prevenção de traumas infantis.

A prevenção de traumas na infância é crucial para o desenvolvimento saudável do ser humano. Traumas podem ter origens diversas, como abuso verbal, físico ou sexual, violência doméstica, desastres naturais ou até mesmo uma forma muito rígida de educar a criança. Esses eventos traumáticos, podem causar um impacto duradouro no desenvolvimento emocional, social, cognitivo e físico da criança e futuro adulto. Sem intervenção, os traumas podem levar a problemas de saúde mental e física ao longo da vida, doenças crônicas como diabetes e câncer, e comportamentos de risco como abuso de substâncias e distúrbios alimentares.

A abordagem da Pediatra Dra Priscila e do Instituto Trauma Care enfatiza a importância de um cuidado informado pelo trauma, que envolve o reconhecimento dos sinais de estresse, responder de maneira adequada e evitar o processo de traumatização. Essa abordagem é baseada em práticas que promovem um ambiente seguro e acolhedor para as crianças, permitindo que elas desenvolvam resiliência e superem as adversidades. A integração de técnicas de Parentalidade Positiva é fundamental, pois essas práticas ajudam a fortalecer os vínculos entre pais e filhos, proporcionando uma base segura para o desenvolvimento emocional da criança.

O impacto de um trauma na infância pode ser devastador e prolongado. Crianças que sofrem de estresse na infância podem exibir sintomas variados, como ansiedade, depressão, dificuldade de concentração e problemas comportamentais. O tratamento adequado é essencial para mitigar esses efeitos e promover a cura. Intervenções precoces, que podem incluir terapias psicológicas, suporte emocional e envolvimento dos pais, são fundamentais para ajudar as crianças a recuperar sua capacidade de enfrentar desafios de maneira saudável. É preciso cuidar da arquitetura cerebral de cada criança e adolescente desde o início da vida para que o futuro seja o mais saudável possível. A Pediatra destaca a importância de pais e profissionais serem os arquitetos ormados sobre trauma a constribuir na formação desse cérebro positivamente.

A Dra. Pricila também vem ganhando destaque como mentora de profissionais da infância com mais de 10 milhões de famílias impactadas em todo o país e milhares de profissionais difundindo o conhecimento sobre o trauma na Infância em vários lugares do mundo.

Saiba mais sobre a especialista e o Instituto Trauma Care nos links abaixo!

Instagram
https://www.instagram.com/drapriscilaxavierpediatra?igsh=MWRrdDA0Mng1YTQ1MQ==

Pagina do Instituto
https://www.insitutotraumacare.com.br

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Saúde

Influenciadora Adriana Müller fala sobre o diagnóstico de lipedema: “o desconforto era diário”

Published

on

A influenciadora Adriana Müller desabafou sobre o seu diagnóstico de lipedema e como resolveu iniciar o tratamento.

“Sempre tive a sensação das minhas pernas estarem inchadas e mesmo fazendo drenagem e exercícios diários nada mudava e eu comecei a perceber que havia algo de errado, até que chegando ao Brasil eu resolvi procurar um especialista que está me ajudando a tratar o problema, até que descobri a esteira Shape Space na clínica da Dra. Maísa Brandão. É uma esteira revolucionária que é conhecida como cápsula de emagrecimento, ela funde o cardio com benefícios que atuam no sistema linfático fazendo com ajude a atuar de forma positiva diminuindo o inchaço e acúmulo de líquidos”.

O lipedema, por sua vez, é uma doença caracterizada pelo acúmulo de tecido gorduroso com aumento desproporcional no tamanho dos membros, principalmente em regiões como culotes, quadris, coxas e pernas.

Adriana já cogitou até a fazer cirurgia plástica nas pernas para ver se melhorava o problema até que veio à tona o caso de Luana Andrade que acabou vindo a óbito durante uma cirurgia para tratar lipedema e a influenciadora acabou desistindo.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Esporte6 segundos ago

Vila São José é um dos favoritos no Campeonato Amador de Taubaté

Time tem mostrado forte evolução na competição e é uma das mais tradicionais forças do futebol da cidade O Vila...

Negócios2 horas ago

Infidelidade e Divórcio: Impactos Legais na Separação de Iza e Yuri Lima

A recente notícia sobre a possível separação da cantora Iza e de seu marido, Yuri Lima, em meio a alegações...

Negócios2 horas ago

Os Riscos de Receber Pagamentos Via PIX: Autônomos Enfrentam Desafios com Receita Federal

Com o crescimento do trabalho autônomo e informal no Brasil, muitos profissionais têm optado por receber pagamentos através do PIX,...

Famosos2 horas ago

Conheça um pouco da trajetória da Miss Infantil Emily Stroppiana

Emily Stroppiana tem 9 anos, nasceu na cidade de Calgary, Alberta no Canadá. Ela é canadense e naturalizada brasileira. Atualmente,...

Famosos3 horas ago

Sarah Beauty é Presença Confirmada no Prêmio Génios da Atualidade no Casino do Estoril em Portugal

Sarah Beauty, renomada esteticista especialista em massagens manuais, será premiada no Prêmio Génios da Atualidade, que ocorrerá no Casino do...

Negócios3 horas ago

Transformando a Confeitaria em Educação e Empoderamento Digital

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Luciana Santos, empresária e fundadora do Instituto...

Business4 horas ago

Júlia Bicalho se Reúne com Empresárias Selecionadas em Dubai para Evento Exclusivo em Outubro

Em outubro, Júlia Bicalho, renomada empresária e fundadora do Grupo Bicalho, se reunirá em Dubai com empresárias selecionadas para um...

Famosos5 horas ago

Mentora de Mulheres ganha destaque com sua transformação e ajuda outras mulheres a se destacarem no mercado!

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Gabrielle Spitz, uma mulher guerreira que passou...

Saúde6 horas ago

Hemocentro disponibiliza ônibus para doação de sangue durante a Expo Peças 2024

Com capacidade de atendimento de 120 pessoas por dia, serviço de utilidade pública vai ao encontro da proposta do evento...

Famosos7 horas ago

Tio Paulo, ator do filme “Luccas e Gi em: Os Dinossauros”, visita crianças com câncer

O influencer irá participar do projeto “Herói do Bem por um Dia” Nesta quinta-feira, o ator e influenciador Tio Paulo,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed