Rodrigo Martins, da empresa Mixtou Experience, aposta em realidade mista inédita no país como atração, com investimento de 100 milhões de reais em cinco anos
O Brasil representa 2% do mercado global de entretenimento. Nesse segmento, destaque para os parques de diversões. Com 138 milhões de visitantes e 8,4 bilhões de reais de faturamento em 2024, eles compõem um dos mais importantes setores afins da América Latina. Um salto de 11 milhões de visitantes e de 7,6 bilhões de lucro em relação a 2023, segundo levantamento divulgado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) e pela Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra).
A fatia do entretenimento mundial que cabe ao Brasil é considerada pequena, mas o crescimento latente pode ser sentido inclusive no segmento dos parques de diversões. Setenta e oito novos projetos dessa natureza devem surgir no país nos próximos anos, somando um investimento de 9,4 bilhões de reais. São 23 parques aquáticos e 15 temáticos do total. Cerca de 60% deles já estão em construção.
Em um setor marcado pela expansão, é natural que surjam propostas e atrações inéditas no país. A região no entorno de Campinas, no interior de São Paulo, por exemplo, que concentra conhecidos parques de diversões como Wet’N Wild e Hopi Hari, acaba de receber uma delas. Foi inaugurado em Piracicaba, o VR LAND, que faz parte do grupo Mixtou Experience, dono de outros quatro parques de diversões em shopping centers no interior de São Paulo, com investimento de 10 milhões de reais e que, em um ano, já receberam 50 mil visitantes.

Com mil metros quadrados, o VR LAND é o maior parque indoor de realidade mista do Brasil em um shopping center. A principal atração é o primeiro kart de realidade mista fora da China, aliando cenários, obstáculos e efeitos digitais em uma pista real de 400 metros. “Acredito que o crescimento do setor não passa apenas pela diversão. Nosso diferencial, por exemplo, é proporcionar experiência memorável, capaz de conectar toda a família”, explica o empresário Rodrigo Martins, idealizador do VR LAND e fundador da Mixtou Experience. Nos próximos cinco anos, a empresa de Martins pretende abrir 80 parques no país com essa pegada, investindo 100 milhões de reais e inflando as estatísticas das entidades que representam o setor.
O inédito empreendimento da Mixtou Experience vai de encontro às novas tendências e oportunidades que ganham cada vez mais espaço no mercado de entretenimento brasileiro, que incluem elementos digitais e experiências imersivas como a realidade mista. O mercado global de realidade virtual e aumentada deve ultrapassar 100 milhões em receita até 2026. No Brasil, o setor já movimenta cerca de 500 milhões de reais anuais. É a tecnologia e o ineditismo à serviço do lazer, unindo diferentes gerações e turbinando a economia.
Serviço
📍 VR LAND – Shopping Piracicaba (Av. Limeira, 722, Areião)
🕒 Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 10h e 22h; domingo, das 14h às 22h
💰 Ingressos: entre R$ 59,90 (atrações avulsas) e R$ 399,90 (passaporte completo para três pessoas)
🌐 https://www.vrland.com.br
📲 @vrlandbrasil
Mixtou Experience
Empresa de entretenimento que, desde 2024, engloba parques de diversões com foco em realidade virtual e mista, em importantes cidades do interior de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Mogi-Guaçu e Piracicaba.
@mixtouexperience