Connect with us

Business

WEB 3.0, Metaverso e o futuro dos negócios

Published

on

 

De tempos em tempos novas tecnologias surgem de forma a questionar o que fazemos e passam a impressão clara de que vivemos um divisor de águas quanto aos períodos pré e pós essa tecnologia.

Foi assim com a descoberta do fogo, com o desenvolvimento da escrita, com a revolução industrial, com a internet e, agora, creio que estamos vivenciando o aparecimento de mais uma dessas tecnologias na forma da web 3.0.

Mas o que é a Web 3.0? Ela é conhecida por “Web Semântica” e embora pareça uma definição complexa, nada mais é do que a evolução da versão atual da web que temos hoje, a Web 2.0, considerada a “web interativa” na qual produção de conteúdo foi descentralizada para um cenário onde não só conteúdo é descentralizado, mas o próprio controle da web, de suas ações, seu comportamento e sua gestão. Isso envolve um empoderamento cada vez maior para os usuários da web como um todo que se tornam ao mesmo tempo usuários e construtores da web.

Algumas das ferramentas que têm marcado o início da transição para a Web 3.0 envolvem a popularização das soluções de blockchain, cripto ativos, NFTs e, em algum grau, o surgimento do Metaverso. Mas e o que isso tem a ver com os negócios atuais e, mais importante ainda, devem ser vistos como ameaças ou como oportunidades?

Minha opinião e, infelizmente, não é possível nesse estágio se ter mais do que opiniões a respeito do que acontecerá no futuro, dado que não há certeza a respeito de nada é que assim como a internet se tornou uma ferramenta de extensão, transformação e evolução dos negócios o mesmo acontecerá com as ferramentas por trás da revolução da Web 3.0. Elas permitirão aos negócios explorar cenários, modelos de negócio e proposições de valor não acessíveis hoje com as ferramentas e tecnologias atuais e, sendo assim, é mais importante que nos concentremos nos conceitos dessas ferramentas do que nas ferramentas em si.

Essa diferenciação é importante porque quer dizer que o Metaverso como o vemos hoje não deve ser a versão final e nem deve acabar com o mundo físico, mas o conceito de uma extensão do universo físico no universo digital onde se exploram oportunidades adicionais e entregam-se experiências e modelos de negócios exclusivos nesse ambiente veio pra ficar.

Da mesma forma, os conceitos de “distributed ledgers”, como o blockchain de cripto ativos, como o bitcoin e de NFTs, que nada mais é do que uma forma de atribuir-se uma identidade única a um ativo digital (que outrora era por definição um ativo copiável e replicável) estão aí para ficar e tem possíveis aplicações bem próximas do nosso mundo real.

Vamos a algumas provocações. Imaginem um cenário onde a mobilidade global não fosse restrita por controles de documentos, identidades e moedas e tivéssemos um controle único que poderia ser um NFT de nossa identidade, uma moeda única representada por um cripto ativo e um controle global de propriedades e ativos registrados em um “cartório digital global”. Parece um cenário de ficção científica, mas a tecnologia para isso está chegando e as barreiras serão muito mais culturais do que tecnológicas a sua adoção.

Imaginem que em tempos de ESG, uma empresa descentralize as suas decisões de produto e mesmo de estratégia para pessoas que componham um DAO viabilizado por NFTs e onde essas pessoas tenham direito de voto na pauta ESG do negócio da mesma forma que estão financiando essa pauta via aquisição das NFTs. Mais uma vez, esse é um cenário de descentralização de poder e autoridade para as pontas, a característica e conceito principal por trás da web 3.0.

E nos esportes? Em tempos de privatização de times de futebol no Brasil, por que não imaginar cenários onde isso possa ser extensível para todos os torcedores via NFTs que permitam aos mesmos ter acessos a experiências exclusivas com seu time e seus jogadores e que participem de eventuais decisões de gestão de seu time como um todo?

A verdade é que a descentralização não só da produção e consumo de conteúdo, como da gestão do ambiente e de sua forma de atuação criará inúmeras oportunidades. E eu acredito que as maiores estão na fronteira de como conectar esse novo mundo totalmente digital ao nosso mundo atual.

Viveremos tempos interessantes nos próximos dez anos e temos apenas uma verdade: os próximos dez anos não serão em nada parecidos com os últimos dez e aqueles que aproveitarem esse momento para estudar, experimentar, praticar e desenvolver suas habilidades nesses novos conceitos e ferramentas terão vantagem nessa nova era. E você está pronto?

Julian Tonioli é sócio da Auddas e Engenheiro pela USP

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Business

Advogada de imigração, Haydee Nascimento ajuda brasileiros a conquistar o sonho americano

Published

on

Haydee Nascimento - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Conquistar o sonho de morar nos Estados Unidos da América é possível com a orientação correta e especializada. Filha de imigrantes, pai brasileiro e mãe mexicana, nascida na cidade de Chicago, a advogada Haydee Nascimento vem se destacando como referência em causas de imigração, ajudando brasileiros a se legalizarem no país.

A doutora atende em seu escritório ‘Nascimento Legal’ na cidade de Boca RatonFlórida. Haydee desde a infância viu o pai ajudando imigrantes que chegavam aos Estados Unidos. “Eu via ele abrir as portas da nossa casa para ajudar e minha mãe também me apoiando e motivando nas causas voltadas à imigração. Em casa tive meus maiores exemplos para seguir na carreira e ajudar o próximo”, diz a especialista.

Haydee Nascimento é formada pela Universidade St. Louis University of Law em 2007, fluente em inglês, espanhol e português, desde então, ela uniu sua formação com a paixão em ajudar pessoas. A especialista vem trilhando uma carreira brilhante em seu escritorio Nascimento Legal, atendendo clientes de diversas partes do mundo.

“O brasileiro que chega até nós conta com a orientação especializada desde a montagem do caso para dar entrada no processo de pedido de visto Green Card“, explica.

Atualmente, a advogada especialista em imigração mora na Flórida com o marido brasileiro, o filho e sua mãe. “Para mim, é importante mantermos firme nossos maior princípio e valor: a base familiar sólida. É o que me dá forças para continuar trilhando minha carreira com muita dedicação e excelência.

Haydee Nascimento - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Haydee Nascimento – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Haydee Nascimento aponta 5 maneiras de conseguir o Green Card:

1. EB-1, o famoso habilidades extraordinárias, reservados para aquelas pessoas que têm destaque na área com reconhecimento nacional ou internacional.

2. EB2 NIW para as pessoas que têm formação com cinco anos de experiência ou habilidades excepcionais.

3. EB-3 utilizado por empresas e até para posições domésticas, aonde o empregador não consegue contratar por falta de mão-de-obra.

4. Família – Se você é cidadão pode aplicar para seus pais e irmãos. Já, se você tem o Green card pode aplicar para cônjuge e filhos.

5. Asilo – Para quem está nos EUA e sofreu uma perseguição.

Cada caso tem suas regras e requerimentos, então é muito importante você agendar um horário para conversar com alguém que tenha experiência na área.

Haydee Nascimento - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Haydee Nascimento – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Haydee Nascimento - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Haydee Nascimento – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Business

Isabela Soller promove a 2ª edição do curso “Imersão Destravando sua Influência”

Published

on

A CEO do Grupo Soller, Isabela Soller, anuncia a segunda edição do curso “Imersão Destravando sua Influência”, no próximo dia 30/07, às 9h, e 20/08, às 9h. Voltado para o mercado de influenciadores digitais. O evento acontecerá na Casa Soller, localizada na região dos Jardins, na capital paulista.

Este evento exclusivo, com apenas 35 vagas por edição, é ideal para quem deseja expandir sua presença nas redes sociais de maneira contínua, sustentável e profissional. Durante a imersão, os participantes aprenderão a engajar a audiência, criar conteúdos relevantes que atraiam a atenção de marcas e, consequentemente, gerar resultados expressivos.

Com uma experiência de 9 anos no marketing digital e de influência, Isabela Soller traz uma bagagem rica, tendo trabalhado com personalidades como Edson Celulari, Marcia Sensitiva, Domitila Barros, Ellen Milgrau e Gabi Lenzi, entre outros mais de 50 influenciadores.

A imersão proporcionará insights valiosos, orientações práticas, dicas, ferramentas e análises de mercado e comportamento. Além disso, será abordada a inteligência emocional e o autoconhecimento, fatores essenciais para se destacar num ambiente digital dinâmico e volátil.

Datas e Lotes para São Paulo

Primeira Data:
– 1º Lote: 14/06/2024 – 21/06/2024
– 2º Lote: 21/06/2024 – 28/06/2024
– 3º Lote: 28/06/2024 – 12/07/2024
– 4º Lote: 12/07/2024 – 22/07/2024

Segunda Data:
– 1º Lote: 14/05/2024 – 28/06/2024
– 2º Lote: 28/06/2024 – 12/07/2024
– 3º Lote: 12/07/2024 – 02/08/2024
– 4º Lote: 02/08/2024 – 13/08/2024

Futuras Edições
Em breve, será anunciada uma edição em Campinas.

Para mais informações e inscrições, visite [Sympla](https://www.sympla.com.br/eventos?s=soller).

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Business

Empreendedoras em Ação: Os desafios e sucessos das mulheres no mundo dos negócios

Published

on

No cenário atual, as mulheres enfrentam desafios únicos ao iniciar e gerir suas próprias empresas. Em uma entrevista reveladora, Patrícia Ribeiro, CEO da Influ Brasil e idealizadora do Mulheres Unidas, compartilhou sua visão sobre os principais obstáculos e estratégias para superá-los, discutindo temas como gestão, networking, preconceitos de gênero e acesso a financiamentos.

 

Principais Obstáculos

“Um dos maiores obstáculos que as mulheres enfrentam ao iniciar suas empresas é a falta de conhecimento sobre gestão e finanças,” explica Patrícia Ribeiro. “Muitas vezes, elas começam negócios do zero sem o conhecimento adequado em áreas cruciais, o que pode dificultar o crescimento e a sustentabilidade de suas empresas. Além disso, a necessidade de equilibrar responsabilidades familiares com as demandas do negócio é uma barreira significativa. A falta de apoio e de uma rede de contatos também contribui para esses desafios.”

A Importância do Networking

Patrícia Ribeiro destaca a importância do networking para o sucesso das mulheres empreendedoras. “O networking é vital porque abre portas para oportunidades, parcerias estratégicas e acesso a recursos e conhecimentos. No entanto, construir essas redes pode ser desafiador devido à falta de representação feminina em muitos círculos empresariais. As responsabilidades profissionais e pessoais muitas vezes limitam a capacidade das mulheres de participar de eventos de networking, dificultando a construção de conexões valiosas.”

Superando Preconceitos e Estereótipos de Gênero

Para ajudar as mulheres a superar preconceitos e estereótipos de gênero, Patrícia Ribeiro promove um ambiente acolhedor com mentorias e capacitação contínua. “Encorajo as mulheres a confiar em suas habilidades e se posicionarem assertivamente. Aumentar a visibilidade das mulheres no mercado através de oportunidades de networking e eventos do setor também é crucial. Estratégias de marketing digital ajudam a destacar as realizações e capacidades das mulheres, combatendo os estereótipos de gênero.”

Desafios na Busca por Financiamentos

Patrícia Ribeiro acredita que as mulheres enfrentam desafios únicos ao buscar financiamentos e investimentos para seus negócios. “Elas frequentemente encontram preconceitos implícitos e explícitos que influenciam as decisões dos investidores. Além disso, têm menos acesso a redes de contatos influentes que facilitam a obtenção de investimentos. Para superar esses desafios, as empreendedoras devem se concentrar em construir um plano de negócios sólido e detalhado, buscar mentores e conselheiros, e participar de eventos de networking específicos para mulheres.”

Histórias de Sucesso

Um exemplo inspirador compartilhado por Patrícia Ribeiro é o de uma cliente que estava em dúvida e resistente a lançar seu negócio. “Com um produto inovador, ela enfrentava várias dificuldades. Através de uma rede de mulheres influentes no setor, ela recebeu apoio e oportunidades de investimento que foram fundamentais para o lançamento e a expansão de sua marca. Essa história demonstra o impacto positivo do apoio e do networking no sucesso das mulheres empreendedoras.”

As mulheres continuam a enfrentar desafios significativos no mundo dos negócios, mas com o apoio adequado, mentorias e uma rede sólida de contatos, elas podem superar esses obstáculos e alcançar o sucesso. A jornada pode ser difícil, mas as histórias de superação mostram que é possível vencer e prosperar.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios12 horas ago

Paula Baldini, founder da Action 360 fala sobre expansão e micro franquias

  Segundo a empresária e CEO, Marcelo Tuccio, a expectativa é que o número de unidades da marca cresça ainda...

Famosos12 horas ago

Após tornar-se garoto propaganda, apresentador Rodrigo Oliver divulga agenda lotada

O apresentador Rodrigo Oliver está com uma agenda movimentada para o mês de julho, repleta de compromissos tanto no Brasil...

Entretenimento14 horas ago

MOLK lança o single “Burning”, pela Beeside Records

“Burning” marca o primeiro lançamento de MOLK pelo recém lançado selo Beeside Records MOLK se destaca por suas produções autorais...

Saúde15 horas ago

Indicadores de saúde mental no trabalho são mais desfavoráveis entre mulheres

Razões estruturais explicam resultados, segundo Cristina Collaço coordenadora do curso de Psicologia da ESAMC Santos A saúde mental das mulheres...

Famosos16 horas ago

Digital Influencer faz sucesso no Instagram com a marca de 300 mil seguidores e fatura alto

Lucas Bessa, figura proeminente no cenário digital, comemora a impressionante marca de 300 mil seguidores em seu perfil no Instagram....

Geral17 horas ago

Aprenda a fazer penteados infantis para Festas Juninas e Julinas

Dicas são da agência de modelos Haut Models com penteados simples e coloridos para a criançada brilhar nas festas As...

Geral18 horas ago

Desafio Bebras Brasil: Estimulando o Pensamento Computacional em estudantes brasileiros

Escolas públicas e particulares podem inscrever seus alunos para colocar seus conhecimentos em prática de forma divertida e dinâmica O...

Negócios18 horas ago

Mudanças velozes: inovação e adaptação são cruciais

*Por Jéssica Farias Vivemos em uma era marcada por mudanças rápidas e constantes. A cada dia, somos confrontados com novos...

Tecnologia19 horas ago

Análise da raspagem de dados deveria ser antecipada pela ANPD em função das eleições

Por Alexandre Pegoraro (*) O Mapa de Temas Prioritários da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para o biênio...

Yeslaser é a franquia Yeslaser é a franquia
Geral19 horas ago

Modelo de negócio próprio para empresárias: Yeslaser é a franquia de fácil gestão, alta recorrência, que traz a segurança que toda empreendedora busca

Rede de clínicas de estética investem em programa para desenvolver mulheres empreendedoras O empreendedorismo feminino vem se consolidando cada vez...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed