Barra
Connect with us

Geral

Marketing nas Olimpíadas 2024: estudo revela padrões de investimento em mídia pelas principais marcas

Published

on

(Foto: Reprodução/ Instagram/@jogosolimpicos)

As Olimpíadas de Paris, que terão início nesta sexta-feira (26), serão um cenário não apenas de disputas pelas medalhas. Estará em jogo também a assertividade das estratégias de marketing das marcas que estão patrocinando o evento, as equipes e as transmissões. Segundo um estudo realizado pela agência Macfor, a tendência que se verifica nos Jogos de 2024 é que as marcas de produtos de consumo rápido concentram mais investimentos em mídia tradicional, enquanto o on-line leva a maior parte da publicidade de marcas mais nichadas ou focadas no público mais jovem. A disputa pelo consumidor será,  portanto, bastante acirrada.

 

Conforme aponta o estudo intitulado “Marketing das Olímpiadas mais midiáticas da história”,  um dos principais motivos para que profissionais da área acompanhem atentamente as experiências que serão testadas no evento é o volume recorde de verbas publicitárias. Serão os Jogos Olímpicos com o maior número de patrocinadores e também o maior na diversidade de canais de transmissão, com elevada importância do streaming. O fato de acontecer logo depois de duas grandes competições esportivas, como a Eurocopa e Copa América, também cria uma “perfect storm” para a experimentação na comunicação das marcas.

 

A Macfor, por meio da coleta de dados públicos das principais plataformas de busca e redes sociais (Google, Bing, TikTok, Facebook, Instagram e LinkedIn) e um aprofundado processo de social listening, vem monitorando o comportamento dos consumidores com relação aos Jogos Olímpicos pelo menos desde o fim do ano passado. Foi nesse período que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou seus patrocinadores oficiais. Em seguida, já se verificou um aumento no número de buscas pelos seus nomes.

 

Foram empresas que investiram alto em campanhas on-line, com o propósito de atingir públicos específicos, mas com o apelo emocional do esporte. Um exemplo foi a Riachuelo, que desenvolveu uma estratégia englobando diversas plataformas digitais. Em seu canal do YouTube, exibe filmes sobre a produção dos uniformes e nas redes sociais mantém anúncios pagos com foco também na roupa dos atletas a fim de gerar engajamento.

 

Segundo o monitoramento da Macfor, a Riachuelo obteve 90% de comentários positivos. Mas outras marcas de moda patrocinadoras, como Mormaii e Havaianas, também brilharam nas suas campanhas e conseguiram bom engajamento, com índices de 80% e 75% respectivamente.

 

Outra estratégia que está em alta nos Jogos é o do patrocínio a canais de streaming esportivos, como a CazéTV, que já alcançou 65 milhões no YouTube. Seus anunciantes, como Airbnb, Corona, Vivo e Volkswagen, obtiveram aumento nas buscas na internet e implementaram campanhas paralelas com o tema das Olimpíadas, incentivando ações dos consumidores e aproveitando o conteúdo gerado pelas pessoas. Muitos viralizaram.

 

Mas enquanto os patrocinadores que usam o on-line apostam na ultrassegmentação, no engajamento e num custo por impressões baixo, os anunciantes da mídia tradicional jogam num campo oposto. De acordo com o estudo da Macfor, a aposta na TV aberta tradicional não perdeu vez, mas alcançou maior sucesso com produtos de consumo rápido ou até impulsivo, voltados para públicos muito amplos, o que justificam um custo mais alto por audiência.

 

Ambev, Claro, Netshoes, Nivea e Piracanjuba decidiram patrocinar a cobertura da TV Globo, confirmando o padrão de que as marcas com público mais amplo preferem a mídia tradicional. Elas, inclusive, enquadram-se melhor ao tom de voz  mais formal da emissora, o que transmite mais credibilidade a elas.

 

Apesar dessa divisão, a estratégia das empresas não pode ficar muito restrita e deve buscar também a interatividade com o público por meio da comunicação em diversos canais. “Uma abordagem omnichannel pode oferecer o melhor dos dois mundos: o alcance e a visibilidade da TV e o engajamento e segmentação do digital”, conclui Fabricio Macias, co-CEO da Macfor.

 

Para acessar a pesquisa, basta clicar em:

https://universidade.macfor.com.br/olimpiadas-2024

Geral

Fat Family surpreende ao se apresentar no show de Priscilla no The Town 2025

O grupo vocal Fat Family, formado em 1996 em Sorocaba, fez uma participação especial e emocionante no show da cantora e apresentadora Priscilla (ex-Alcântara), durante a tarde deste sábado (13), no The Town 2025, em São Paulo. Atualmente formado pelo trio das irmãs Simone, Suzete e Katia Cipriano, o grupo levou o público ao delírio ao subir ao palco e interpretar um de seus maiores sucessos, que marcou gerações. O momento foi recebido com aplausos e cantoria da plateia, que acompanhou cada verso da canção. A presença do Fat Family no espetáculo de Priscilla reforçou o clima nostálgico e afetivo

Published

on

O grupo vocal Fat Family, formado em 1996 em Sorocaba, fez uma participação especial e emocionante no show da cantora e apresentadora Priscilla (ex-Alcântara), durante a tarde deste sábado (13), no The Town 2025, em São Paulo.

Atualmente formado pelo trio das irmãs Simone, Suzete e Katia Cipriano, o grupo levou o público ao delírio ao subir ao palco e interpretar um de seus maiores sucessos, que marcou gerações. O momento foi recebido com aplausos e cantoria da plateia, que acompanhou cada verso da canção.

A presença do Fat Family no espetáculo de Priscilla reforçou o clima nostálgico e afetivo do festival, reunindo diferentes estilos e gerações em um só palco. O público celebrou não apenas a potência vocal do grupo, mas também a força da música brasileira que atravessa décadas.

O The Town segue destacando encontros musicais inesquecíveis, e a performance do Fat Family ao lado de Priscilla entrou para a lista dos momentos mais marcantes desta edição do evento.

Continue Reading

Geral

Isoladão’ estreia na Bahia com proposta ousada de preparação para o Enem

Published

on

_Evento gratuito acontece no domingo (14), às 9h, no Cineflix (Shopping Bela Vista), e contará com a participação do professor Rogério Bartilotti, mestre convidado e homenageado do primeiro aulão_

Os estudantes que se preparam para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 têm um encontro marcado no domingo (14), a partir das 9h, no Cineflix (Shopping Bela Vista), em Salvador. A sala de cinema vai receber o lançamento oficial do projeto “Isoladão”, um plano educacional inovador que promete oferecer melhores condições para um excelente desempenho nas avaliações, nas Humanas e Redação.

Na estreia, uma masterclass especial marca a apresentação do projeto e conta com a participação do professor Rogério Bartilotti, mestre convidado e homenageado do primeiro aulão.

Sob a coordenação do professor Ricardo Carvalho, o “Isoladão” reúne um time de peso, formado por professores reconhecidos pela didática irreverente, criativa e envolvente: Xelão, Vitor Cirilo, Bruno Calhau, Luiz Alberto, professora Larissa (Redação) e Paulo Serrão.

O formato também é inédito: os alunos inscritos receberão uma videoaula diária até a data do Enem, somando 60 aulas exclusivas, com foco nos conteúdos mais relevantes da prova. O acesso será via WhatsApp e também pela plataforma digital do “Isoladão”, aproximando os estudos da rotina dos estudantes.

“O Isoladão nasce para democratizar a preparação para o Enem, mostrando que é possível estudar de forma séria, mas também divertida e acessível. Queremos criar um verdadeiro rebuliço entre os jovens da Bahia e colocá-los na linha de frente deste processo tão importante de ingresso no ensino superior”, afirma Ricardo Carvalho, coordenador do projeto.

O Isoladão é uma parceria do Escritório do Pensamento e da Geração Mil e conta com o apoio do Shopping Bela Vista e do Cineflix.

Fotos: Divulgação/ Escritório do Pensamento

Continue Reading

Geral

Avra Bar vence o prêmio Gerdau de Gastronomia – Encontro Gastrô

Published

on

(Da esq. para dir.: os sócios Fabiano, Vando, Mário e Alexei. Foto Victor Schwaner)

Bar no bairro de Lourdes é eleito o melhor na categoria Diversão/Novidade do Ano do prêmio, considerado o ‘Oscar da gastronomia mineira’

O Avra Bar, um dos novos destaques da cena gastronômica de Belo Horizonte, venceu uma das categorias do prêmio Gerdau de Gastronomia – Encontro Gastrô, considerado o “Oscar da gastronomia mineira”. O bar, em operação na rua Santa Catarina, no bairro de Lourdes, venceu a categoria Diversão/Novidade do Ano.

O Avra Bar combina ambiente descontraído com forte compromisso com a excelência no serviço de bebidas e na cozinha. O bar oferece seis tipos de chope, carta de vinhos com mais de 100 rótulos, petiscos e carnes no braseiro, além de telões voltados para a transmissão de jogos — proposta que une sofisticação e entretenimento em um mesmo espaço.

A operação é comandada pelos sócios Alexei Vallerini, Fabiano Aguiar, Vando Fontes, e o chef Mário Versiani, conhecido por sua atuação no ensino de gastronomia. A carta de drinks é assinada por Jocassia Coelho, uma das mais respeitadas profissionais da coquetelaria mineira. Entre os diferenciais da casa, está ainda o Espaço Lamas, criado em parceria com a mineira Lamas Destilaria.

Surpresa no subsolo

No subsolo Avra, passando por um corredor e um pequeno trajeto, que pode ser feito de escada ou elevador, funciona o Whisper, bar inovador em Belo Horizonte, com atmosfera intimista, inspirada nos speakeasies dos anos 1920 (bares secretos durante a lei seca, quando as bebidas alcoólicas eram proibidas nos EUA e alguns países da Europa).

Funcionando como um listening bar, Whisper tem, além das atrações musicais, a tecnologia como um diferencial: no telão de projeção mapeada, passam imagens realistas e até apresentações de bandas ao vivo gravadas exclusivamente para o bar. E também um robô bartender, único na América Latina, que faz sucesso preparando variadas combinações de drinks.

“Sempre acreditamos no diferencial e na força que Avra e Whisper teriam juntos. O prêmio é a confirmação de que a paixão e o esforço conjunto de toda a equipe nos colocaram no caminho certo. Esse reconhecimento não é apenas nosso, mas de cada um que se dedica para oferecer uma experiência única aos nossos clientes”, destaca Alexei Vallerini, sócio do Avra e Whisper.

Serviço: Avra

Rua Santa Catarina, 1287 – Lourdes

Segunda e terça 17h à 00h

Quarta e quinta 17h à 01h

Sexta 12h à 01h

Sábado 12h à 01h

Domingo 12h às 19h

Feriados 12h à 00h

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios3 horas ago

Iox Broker: A corretora ágil, segura e acessível que está redefinindo o investimento internacional

Em um cenário financeiro cada vez mais dinâmico e tecnológico, a Iox Broker se consolida como uma das melhores plataformas...

Negócios4 horas ago

Convenção Digital 2025: Onde o Futuro do Marketing se Encontra

Nos dias 09 e 10 de outubro de 2025, São Paulo será palco da 8ª edição da Convenção Digital, o...

Negócios4 horas ago

Iox Broker: A corretora ágil, segura e acessível que está redefinindo o investimento internacional

Em um cenário financeiro cada vez mais dinâmico e tecnológico, a Iox Broker se consolida como uma das melhores plataformas...

Negócios4 horas ago

Convenção Digital 2025: Onde o Futuro do Marketing se Encontra

Nos dias 09 e 10 de outubro de 2025, São Paulo será palco da 8ª edição da Convenção Digital, o...

Negócios4 horas ago

Semana Nacional do Trânsito 2025: tecnologia transforma dados em gestão inteligente no transporte coletivo

Durante a campanha nacional, a Empresa 1 destaca como a telemetria embarcada contribui para reduzir riscos, melhorar a condução e...

Saúde4 horas ago

Conforte-se Londrina: cuidado e inovação no apoio ao pós-operatório

A chegada da Conforte-se Londrina trouxe mais segurança e conforto para pacientes em recuperação. A empresa disponibiliza poltronas ergonômicas e...

Saúde4 horas ago

Conforte-se Maringá: referência em bem-estar no pós-operatório

A Conforte-se Maringá se consolidou como uma referência no apoio ao paciente durante a recuperação cirúrgica. Com poltronas modernas, ergonômicas...

Saúde4 horas ago

Conforte-se Florianópolis: inovação e cuidado no apoio ao pós-operatório

A Conforte-se Florianópolis oferece uma nova forma de encarar o período pós-operatório, trazendo mais segurança, praticidade e conforto aos pacientes...

Negócios5 horas ago

Dra. Silvana Correia celebra o sucesso internacional da linha Beauty Concept by Sil

A Dra. Silvana Correia, especialista em estética avançada, Harmonização Full Face e referência em terapia bioplacentária, comemora um marco em...

Negócios5 horas ago

Hurst Capital patrocina Prêmio ABAI 2025 e reforça protagonismo dos investimentos alternativos no Brasil

Premiação reconhece assessores em sete categorias, de jovens talentos a escritórios do ano, e reforça protagonismo dos investimentos alternativos no...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed