Connect with us

Saúde

Mês de combate ao câncer: médico patologista é o responsável pelo diagnóstico

Published

on

Sociedade Brasileira de Patologia alerta para a carência de profissionais dessa área no Brasil, o que pode prejudicar a efetividade do tratamento e o diagnóstico precoce dos pacientes oncológicos 

Em fevereiro, reconhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) alerta a sociedade civil, comunidade científica e poder público sobre o impacto da baixa disponibilidade de médicos patologistas no diagnóstico precoce da doença. Segundo a entidade, a falta desses profissionais no Brasil ameaça o rastreamento de todos os tipos de câncer, como os de próstata, mama, pele, cólon e reto, colo do útero, cavidade oral e pulmão, além de diversas outras doenças. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença, por exemplo, podem ser curados se diagnosticados e tratados precocemente.

Segundo o relatório “Demografia médica no Brasil”, feito pela Faculdade de Medicina da USP, os patologistas no Brasil correspondem a 0,8% dos médicos especialistas no País. Atualmente, o Brasil conta com apenas 1,79 médico patologista para cada 100 mil habitantes, quando o ideal seria uma proporção de seis patologistas para cada 100 mil habitantes, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O patologista analisa tecidos retirados por biópsia ou removidos em cirurgia para fazer o diagnóstico preciso de um câncer — sendo esse passo essencial para sinalizar a escolha do melhor tratamento e para a cura em cada caso. Também é o patologista que classifica os tumores como benignos ou malignos, qual o seu subtipo e em que estágio de evolução se encontra.

O diagnóstico precoce de câncer tem estado em evidência por conta da divulgação de casos em pessoas famosas — que, ao revelarem sua condição, acabam contribuindo para os esforços de identificação dos tumores malignos, os tratamentos e as eventuais curas. Casos recentes, como o da influenciadora Fabiana Justus, filha do publicitário Roberto Justus (diagnosticada com leucemia mieloide aguda), e o do Rei Charles (diagnosticado com um câncer por ora não detalhado pela coroa britânica), chamam a atenção das pessoas para a maior conscientização sobre os sintomas e os fatores de risco das doenças, além de ressaltar a necessidade de um diagnóstico oncológico precoce — o que passa necessariamente pelo trabalho dos patologistas.

“Em uma equipe multidisciplinar para tratamento de câncer formada, por exemplo, por ginecologistas, oncologistas, hematologistas e urologistas, é o patologista quem conduz a investigação diagnóstica para determinar se o paciente passará por quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia. É ele que vai dizer se o câncer é mais ou menos agressivo e estimar as chances de cura”, explica o presidente da SBP, Dr. Clóvis Klock. “A jornada oncológica começa sempre com o patologista e dele depende para ser bem-sucedida”, completa.

Além da carência de médicos patologistas, a SBP menciona a reduzida cobertura dos procedimentos pelo SUS e a remuneração pouco atrativa desses profissionais em relação aos seus pares de outras especialidades como fatores que levam a uma demora no diagnóstico oncológico. “A baixa remuneração acaba impedindo que os procedimentos sejam ofertados com qualidade, já que o SUS muitas vezes não cobre sequer os custos de equipamentos e materiais básicos”, destaca o presidente da SBP. Outro obstáculo é a idade média dos profissionais, superior a 50 anos. “Estamos sobrecarregados e não temos substitutos”, acrescenta.

No fim de 2022, a SBP encaminhou ao Ministério da Saúde um ofício solicitando alterações nos parâmetros de codificação e remuneração do SUS para a Patologia. Segundo o documento, a defasagem dos valores chega a seis anos, decorrente de um hiato de 13 anos sem reajustes.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Saúde

Starlab compra Bonsai e avança na digitalização da saúde

Published

on

Planos incluem expansão do App e lançamento de novas funcionalidades

A Starlab, empresa de diagnósticos médicos do Rio de Janeiro, acaba de finalizar a compra do aplicativo de cuidados de saúde Bonsai. Este é mais um passo estratégico do empresário João Renato Côrtes de Barros Silveira, ex-proprietário da Lafe e fundador da ProEcho, vendidas respectivamente para o Grupo Fleury, em 2018, e para o Grupo Alliança de Nelson Tanure, em 2023.

A Starlab projeta expandir o alcance do App dos atuais 10 mil para mais de 1 milhão de usuários no próximo ano, com novas integrações em negociação. Além da expansão, os planos incluem agregar funcionalidades de inteligência artificial à experiência, com sugestões customizadas de cuidado preventivo e serviço concierge para marcação de exames.

A aquisição tem como objetivo fortalecer o ecossistema digital das empresas e parceiras do grupo, oferecendo novos benefícios e serviços à uma base de 7 milhões de usuários. “Acredito muito no Bonsai, é uma poderosa ferramenta de administração da saúde da família. Ele permitirá através de seu desenvolvimento, a forte inclusão de inteligência artificial, o acompanhamento dos diagnósticos, tratamentos e evoluções das etapas da vida humana. Poderemos desde controlar o período menstrual/fértil como acompanhar nossos avós remotamente. Todos os exames, todos os prazos, todas as recomendações em um único lugar. Este é o futuro!” afirma Silveira. O valor da transação não foi divulgado.

Fundado em junho de 2020 pelo empreendedor Oscar Faria e pelo empresário Marcos Gomes, o Bonsai é um aplicativo para armazenamento e acompanhamento da saúde familiar. Seu objetivo é devolver às pessoas a acessibilidade e controle dos seus dados, que antes moravam esquecidos em pastas, nos consultórios médicos ou mesmo espalhados nos portais de cada laboratório, dos quais ninguém lembra as senhas.

“A venda para a Starlab marca uma virada de chave para o Bonsai. Com a vasta experiência de Silveira no mercado e com sua rede de relacionamentos vamos alavancar exponencialmente o número de usuários. Estou muito animado com o que vem pela frente”, disse Faria.

Inspirados por situações pessoais em que familiares precisaram de atendimento hospitalar urgente e não tinham acesso a informações básicas como tipo sanguíneo a exames recentes, os fundadores conceberam a ideia de um repositório digital unificado para dados de saúde, facilmente compartilhados por cuidadores e responsáveis. O aplicativo abrange desde resultados de exames a receitas de medicamentos e consultas médicas, narrando não apenas a história da saúde individual, mas também familiar. No Bonsai, é possível conectar contas e adicionar dependentes.

O nome Bonsai deriva da arte milenar japonesa de plantar e cuidar de árvores miniaturas que são passadas de geração em geração. “Além de cuidar melhor da nossa saúde, deixaremos um legado de dados para a próxima geração. Imagina se eu soubesse hoje que 80% dos meus ascendentes desenvolveram diabetes. Meu cuidado preventivo seria muito mais direcionado”, explica Faria.

O Bonsai foi criado como solução para um desafio pessoal, porém seus idealizadores não tinham experiência prévia nos setores de tecnologia ou saúde. “Navegar nos mercados de tecnologia e saúde, promover o crescimento e construir parcerias representou um obstáculo em um mercado tão fechado e regulado”, observou Faria.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Saúde

A Força dos pensamentos: explorando os mistérios por trás da lei da atração

Published

on

A técnica da Lei da Atração se baseia na ideia de que a mente humana e o universo estão conectados por meio da energia dos pensamentos. De acordo com essa teoria, os pensamentos emitem uma energia que pode atrair ou repelir vibrações específicas. Por isso, é comum a recomendação de “pensar positivo”, já que, segundo a Lei da Atração, pensamentos positivos têm o poder de atrair mais positividade, enquanto pensamentos negativos atraem mais negatividade.

Resumidamente, a Lei da Atração sugere que, ao focar no que se deseja, é possível que o universo colabore para transformar esse desejo em realidade. Essa concepção parte do pressuposto de que nossos pensamentos e intenções têm a capacidade de moldar a realidade ao nosso redor.

A terapeuta especializada em Lei da Atração, Cibele Degrazia, destaca a relevância de compreender o impacto dos pensamentos em nossa existência. Segundo ela, nossos pensamentos não são apenas processos mentais simples, mas sim fontes de energia que interagem com o universo à nossa volta.

Através da prática consciente da Lei da Atração, conseguimos guiar nossos pensamentos e desejos para materializar o que almejamos em nossas vidas. Ao nos concentrarmos em nossas metas e permanecermos conectados com a energia positiva, aumentamos as possibilidades de atrair experiências e oportunidades alinhadas com nossos objetivos.

“Quando nos concentramos no que queremos e mantemos uma vibração positiva, estamos enviando ao universo um sinal claro das nossas intenções”, destaca Cibele. “E o universo, por sua vez, responde de acordo, trazendo para nossas vidas aquilo em que estamos vibrando.”

Embora a Lei da Atração seja uma técnica poderosa, é importante ressaltar que seu sucesso depende da prática consistente e da crença no seu potencial. Ao compreendermos e aplicarmos os princípios dessa lei de forma consciente, podemos abrir caminho para uma vida repleta de realizações e prosperidade.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Famosos

Psicoterapeuta Lilian de Paula é destaque em premiações e eventos internacionais

Published

on

By

Lilian de Paula

A psicoterapeuta premiada em Londres e Dubai está, atualmente, viajando o mundo com sua palestra.

A psicoterapeuta e educadora parental Lilian de Paula, reconhecida por seu trabalho com diferentes públicos no Brasil, ganhou projeção internacional, nos últimos meses, por realizar palestras em diversos países e conquistar prêmios no exterior. Entre os destaques estão troféus recebidos em Londres e Dubai, bem como eventos em diversas cidades onde Lilian palestrou para milhares de pessoas.

Lilian de Paula recebe prêmio em Londres. Foto: arquivo pessoal.

 

Com anos de experiência, Lilian se define como uma psicoterapeuta preparada para atender diversos públicos, incluindo homens, mulheres, casais e adolescentes, atuando tanto em aspectos individuais, quanto em questões familiares. Segundo a psicoterapeuta, um dos focos de sua abordagem é a construção de uma cultura familiar saudável, que proporcione um bom relacionamento entre pais e filhos.

Já as palestras de Lilian de Paula são mais voltadas para o universo corporativo, abordando questões emocionais para ajudar indivíduos a superarem traumas do passado, crenças limitantes e medos, buscando assim o crescimento pessoal e profissional. Com o passar dos anos, a especialista desenvolveu um portfólio de diferentes palestras que se encaixam muito bem na realidade de boa parte das empresas.

Uma das palestras mais conhecidas de Lilian é a que se chama “A Base do Sucesso”, na qual ela aborda os fundamentos essenciais para alcançar a prosperidade. “O que realmente precisamos para alcançar o sucesso é trabalhar nossas questões interiores”, explica. “Todo o exterior é reflexo do interior. Na palestra, consigo trabalhar essas questões”, diz ela.  Essa apresentação já foi realizada em diversas partes do Brasil, como em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, além de ter sido apresentada em eventos internacionais.

‘Outro workshop criado e oferecido pela psicoterapeuta é o “Desperte sua Coragem”, direcionado a empresários e empreendedores em busca de superar obstáculos e alcançar seus objetivos. “Buscamos entender os fatores que estão impedindo o avanço dos participantes para então destravar essas questões. Às vezes, encontramos as respostas até em traumas de infância”, diz Lilian. Este workshop já foi realizado em várias cidades do Brasil e, neste ano, a psicoterapeuta planeja levá-lo para países como Portugal, Reino Unido e Suíça.

A dedicação de Lilian de Paula também vem sendo reconhecida, nos últimos anos, em eventos de grande prestígio ao redor do mundo. Em Londres, ela foi premiada como a melhor psicoterapeuta do Brasil, em um evento que reuniu cerca de 600 pessoas. Também recentemente, em Dubai, Lilian recebeu o prêmio de Destaque Internacional, sendo reconhecida como uma das melhores do ano de 2023 — fato que, inclusive, ganhou destaque na mídia.

Outras atuações de destaque de Lilian incluem a participação no congresso “Visão de Águias”, em outubro de 2023, onde foi uma das apresentadoras ao lado de outros renomados palestrantes. Também no ano passado, a psicoterapeuta recebeu uma das homenagens da qual mais se orgulha: o título de doutora Honoris Causa, em reconhecimento a toda sua trajetória profissional de excelência.

Para os próximos anos, Lilian de Paula planeja continuar a impactar vidas ao redor do mundo com suas palestras e workshops, além de manter seus atendimentos individuais ou em grupo para qualquer pessoa que busque psicoterapia. Para saber mais, acompanhe Lilian no Instagram, no perfil instagram.com/liliandepaulaoficial.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios4 horas ago

Seguir gurus da internet é “roubada” para quem quer viver de day trade

Conselho é dado pelo trader Lucas Gabriel Assis, de Minas Gerais. Para ele, fórmulas ensinadas nas redes sociais só funcionam...

Negócios5 horas ago

Lílian Pereira assume o comando do “Bate Papo de Domingo” ao lado de Omar Gabriel

Uma nova era de conversas e entretenimento nasce nas redes sociais No cenário fervilhante das redes sociais, uma nova voz...

Saúde5 horas ago

Starlab compra Bonsai e avança na digitalização da saúde

Planos incluem expansão do App e lançamento de novas funcionalidades A Starlab, empresa de diagnósticos médicos do Rio de Janeiro,...

Geral5 horas ago

Sabor que Não Pesa no Bolso: Conheça a tradicional Pizza&Cia, no Rio de Janeiro

Se você é um apaixonado por pizza e busca uma experiência gastronômica inigualável na Zona Sul do Rio de Janeiro,...

Negócios6 horas ago

Essas quatro startups vão faturar mais de 100 milhões em 2024 e estão lançando tendências

Conheça o Aplicativo de Delivery Giross, a plataforma de passagens Buser e mais O ecossistema de startups brasileiras está em...

Entretenimento6 horas ago

Líderes da engenharia nacional representam o Brasil no 3DEXPERIENCE World 2024, no Texas (EUA)

A delegação histórica fez conexões globais e conheceu as principais tendências da engenharia e tecnologia para a próxima década Pela...

Negócios6 horas ago

Fazer a Declaração Anual de Renda deve ser prioridade do microempreendedor individual, entenda o porquê

O MEI Federal se destaca como uma plataforma de suporte e orientação essencial para os microempreendedores individuais (MEIs) que enfrentam...

Negócios6 horas ago

Plataforma disponibiliza certificado de antecedentes criminais da Polícia Civil e da Polícia Federal

No complexo cenário jurídico brasileiro, a obtenção de certidões emitidas pela Polícia Civil e Federal frequentemente se torna um labirinto...

Saúde6 horas ago

A Força dos pensamentos: explorando os mistérios por trás da lei da atração

A técnica da Lei da Atração se baseia na ideia de que a mente humana e o universo estão conectados...

Business7 horas ago

Não consegue delegar?

Psicóloga especialista em empresários e empreendedores explica como vencer esse desafio Dificuldade para delegar é uma das maiores dores apontadas...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed